Picapes já crescem mais que SUVs e terão uma dezena de lançamentos

O segmento vive seu auge no Brasil: liderança do mercado, forte aumento das vendas e 11 novos modelos que chegam dentro de um ano

Por Zeca Chaves 21/05/21 às 17h29
picape hyundai santa cruz
Hyundai Santa Cruz: ousadia no design com porte de Fiat Toro (Foto: Hyundai | Divulgação)

Quem achava que os SUVs dominariam o mercado nos próximos anos e engoliria todos os outros segmentos sem nenhuma concorrência esqueceu-se de um detalhe. Nos últimos anos as picapes surgiram com uma força que ninguém esperava e já comprovam ser muito mais do que uma modinha passageira.

Você duvida? Então responda: que outro segmento vive uma efervescência no mercado que combina crescimento das vendas no presente com uma enxurrada de novidades no futuro?

VEJA TAMBÉM:

O carro mais vendido do mercado hoje é uma picape, a compacta Fiat Strada. Assim como o terceiro colocado também, a médio-compacta Fiat Toro, segundo o ranking de abril.

Verdade que a interrupção da produção da linha Onix por falta de componentes eletrônicos deu uma ajudinha, mas mesmo no acumulado do ano as duas ainda estão muito bem: Strada continuaria líder e a Toro ficaria em 8º lugar.

Mas não é apenas isso. Dê uma boa olhada no gráfico abaixo e veja a participação nas vendas internas dos dois segmentos nos últimos anos. A curva de crescimento de ambos é bem parecida.

Em 2019, os SUVs abocanharam 22,6% do mercado de veículos e, neste ano, já detêm 30,7%. As picapes tinham 12,8% das vendas antes e agora dominam 17,7%.

suvs x picapes

Fazendo as contas para calcular a taxa de crescimento, descobrimos que a participação das picapes aumentou em 38% (de 12,8 para 17,7) contra 36% dos SUVs (de 22,6 para 30,7). Em resumo, as picapes têm um mercado menor, porém crescem mais rápido.

Até aqui o placar é de 2 a 0 para as picapes. Porém ainda tem mais. Com as lojas já tomadas por dezenas de modelos de SUVs, o segmento das picapes ainda tem pouca oferta, que vai crescer absurdamente dentro de pouco mais de um ano. Eu contei mais de uma dezena entre certezas e grandes probabilidades. Vamos a elas.

Nova Fiat Toro

Foi lançada no Brasil no fim de abril e, mesmo com poucas mudanças estéticas, já é um sucesso – sua fila de espera chegou a três meses. As maiores novidades ficaram por conta do novo motor 1.3 turbo flex, do nível de equipamentos e da conectividade (agora tem wi-fi para até 8 celulares).

Nova picape da Chevrolet

A GM confirmou no início de maio que o modelo será produzido em São Caetano do Sul (SP) compartilhando a mesma plataforma do novo Onix e Tracker. Deve estrear no início do ano que vem para disputar o mesmo segmento da Toro.

  • Boris Feldman fala sobre essa nova picape

VW Tarok

Enfim a picape-conceito mostrada no Salão do Automóvel de 2018 vai virar realidade. Feita na plataforma modular MQB (a mesma de Polo e T-Cross), ela deve começar a ser produzida no fim de 2021 em São José dos Pinhais (PR) e lançada na virada do ano para enfrentar a Toro.

Renault Alaskan

Essa novela remonta desde 2018, quando apareceu no Salão do Automóvel com a confirmação das vendas para o mesmo ano. Mais tarde a marca descartou o lançamento da picape média, que compartilha sua base com a Frontier.

Agora o presidente da Renault Argentina, onde ela é fabricada, deixou escapar durante uma entrevista que deve mandá-la para o Brasil.

Ford Maverick

É a variação picape do Bronco Sport, o SUV que acabou de ser apresentado no Brasil. Como começa a ser vendido nos EUA no fim do ano, virá do México apenas em 2022 para complementar a oferta de importados da Ford.

picapes landtrek alaskan f 150 tarok
Landtrek e Alaskan (em cima) vão brigar entre as picapes médias; F-150 (à esq.) chegará com motor V8; VW Tarok finalmente vai ser lançada (Fotos: Divulgação)

Nova Nissan Frontier

Será apenas uma reestilização, já apresentada em países asiáticos, mas que traz um sopro de novidade para um visual já desgastado. A previsão é que seja importada da Argentina no segundo semestre.

Peugeot Landtrek

É a estreia da marca francesa do segmento das picapes médias, com a missão de enfrentar a Toyota Hilux – por isso terá capacidade de carga acima de 1 tonelada. Vai ser fabricada no Uruguai e deve desembarcar por aqui no início do segundo semestre.

Ford F-150

A picapona com motor V8 tem grandes chances de ser importada para o Brasil, mesmo chegando com um preço elevadíssimo, pois viria dos EUA. Porém, como disputará o mesmo público da Ram 1500, igualmente grande, cara e americana, o custo não seria um grande problema. A empresa até registrou a patente no INPI de várias peças estéticas da F-150.

Nova Renault Oroch

É tão apagada no mercado que muitos nem perceberam que ela ainda não recebeu a mesma reestilização adotada pelo Duster em março de 2020. Deve recebê-la, enfim, no ano que vem. Mas dificilmente fará frente à Toro, já que a Oroch vende hoje quase sete vezes menos que a rival da Fiat.

Jeep Gladiator

Prometida desde meados de 2020, o dólar em alta tem postergado sua importação porque o suprassumo do off-road custaria mais que os R$ 440 mil do Wrangler Rubicon, no qual ela é baseada. No entanto, por ser um veículo de imagem, bastaria trazer um lote reduzido para ser vendido apenas em um número restrito de concessionárias da Jeep.

Hyundai Santa Cruz

Feito sobre a base do novo Tucson, o modelo de design ousado (tem oito pequenos faróis na dianteira!) foi apresentada lá fora em abril. Como é fabricada nos EUA, sua importação para o Brasil seria inviável se quisesse concorrer na mesma faixa de preço da Toro. A solução será produzi-la localmente, o que pode se tornar uma realidade se esse segmento continuar a crescer no ritmo atual.

Resultado

Dessa maneira, a partida SUVs x picapes termina com um 3 a 0 para a portadoras de caçamba, ao unir vendas em alta, crescimento acelerado e uma enxurrada de lançamentos. Mas calma lá, pois ninguém está dizendo que o reinado dos SUVs está ameaçado, ao contrário. A diferença é que eles agora têm um rival à vista que ninguém esperava.

SOBRE
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Jairo 29 de maio de 2021

Me ajudem

Avatar
Marcelo 25 de maio de 2021

Olha como são as coisas, em tempos em que a palavra de ordem é poluir menos o meio ambiente e melhorar a eficiência dos produtos, nós nos deparamos com isso: picapes e SUVs liderando vendas pelo mundo, com suas carrocerias pesadas e aerodinâmica ruins, precisando de motores muito mais fortes para empurrá-los e consumindo mais combustível. Isso me parece meio irracional.

Avatar
Kaio Souza 27 de maio de 2021

Seu comentário não tem lógica alguma, vou lhe dar exemplos a Toro tem Motor 1.3 e também logo veremos camionetes movidas a Eletricidade como é o Caso da Cybertruck e outra recém lançada da Ford.

Avatar
alecs 24 de maio de 2021

A FIAT parece que é proibida de fazer sucesso em qq segmento: logo chegam concorrentes aos montes (e não só) com as mesmas inovações que ela trouxe!!!

Avatar
Marco 22 de maio de 2021

Caramba… esqueceu de falar do principal lançamento….Da Chevrolet Silverado e das novas Ranger e S 10

Avatar
Marcos Antônio Dias De Sousa 22 de maio de 2021

Não entendi a matemática dessa porcentagem se o aumento das pick-ups foi de 12 para 17 e de suv foi de 22 para 30 como as pick-ups foram maiores?

Avatar
Ivan 22 de maio de 2021

De 12 para 17 temos crescimento de 41,6%
De 22 para 30 temos crescimento de 36,6%

Avatar
José Ferreira 24 de maio de 2021

12 para 17 aumento de 41 % enquanto que 22 para 30 aumento de 36 %

Avatar
Deixe um comentário