Picapes mais baratas do Brasil em 2023 – preços e análises

Para o lazer ou para o trabalho, confira os modelos de picapes mais acessíveis entre pequenas, médio-compactas e médias

Toyota Hilux SRX Limited 2023
Preços iniciam abaixo dos R$ 100 mil e podem chegar a R$ 250 mil (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Especial para o AutoPapo
Publicado em 04/03/2023 às 11h03

Todas as projeções do mercado automotivo apontam que se existe um segmento que vai crescer além dos SUVs é o de picapes. Tanto que a própria categoria busca novos meios de diversificação enquanto alguns modelos tentam se segurar para figurar entre as picapes mais baratas do país em 2023.

VEJA TAMBÉM:

Prova disso é a estreia recente de modelos como a nova Chevrolet Montana, que já se posiciona entre as picapes mais baratas do país. Tudo para incomodar a Fiat Toro e também as compactas. Sem falar na Ford Maverick, que se posiciona em um nicho abaixo das médias ou as grandalhonas da Ram e a novata F-150.

Confira agora as picapes mais baratas do mercado brasileiro em 2023. Selecionamos as versões de entrada de cada linha e os preços públicos sugeridos foram levantados na última semana de fevereiro – exceto para os estados de São Paulo e Paraíba, e para a Zona Franca de Manaus

1 . Picape mais barata do Brasil: Volkswagen Saveiro Robust CS

saveiro robust cd
Saveiro é a picape mais barata do Brasil, mas é o projeto mais antigo da praça, com 15 anos de mercado (Foto: VW | Divulgação)
  • Preço: R$ 91.800
  • Motor: 1.6 16V flex de 116/106 cv e 16,1/15,4 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas; tração dianteira
  • Caçamba: 924 litros
  • Capacidade de carga: 662 kg

A Saveiro sobrevive à sombra da supremacia da Strada no segmento de compactas. Se serve de consolo, o modelo da Volkswagen é a picape mais barata de todo o Brasil em 2023. Claro que na variante de entrada Robust, a mais tímida em equipamentos e com cabine simples.

Na relação de itens de série, recebe o básico: ar-condicionado, vidros e travas elétricos, regulagem de altura do banco do motorista, chave do tipo canivete e computador de bordo. Pelo menos o motor é o 1.6 16V e a picape vem com direção com assistência elétrica e freios a disco nas quatro rodas

2. Fiat Strada Endurance Cabine Plus

fia strada 2021 endurance cabine plus 13
Estrada Endurance é um carro com foco no transporte de volumes (Foto: Fiat | Divulgação)
  • Preço: R$ 99.990
  • Motor: 1.4 8V flex de 88/85 cv e 12,5/12,4 kgfm
  • Câmbio: manual de cinco marchas; tração dianteira
  • Caçamba: 1.350 litros
  • Capacidade de carga: 720 kg

A Strada é a líder absoluta de vendas no segmento de compactas, mas é a vice entre as picapes mais baratas. O modelo da Fiat se segura abaixo dos R$ 100 mil nesta versão de entrada, mas não se engane com o pomposo nome Cabine Plus: é uma cabine simples mesmo.

Também não se anime com o conjunto mecânico. Trata-se da única opção da linha a usar o velho motor 1.4 Fire. Muito menos guarde empolgação para os equipamentos da configuração. Só vem basicamente com ar-condicionado, computador de bordo e direção hidráulica.

Isso mesmo. Itens como vidros e travas elétricos, brake light, fechadura da caçamba, alarme, capota marítima e mesmo uma regulagem de altura do banco do motorista são oferecidos como opcionais dentro do Pack Worker. O kit sai por R$ 4.190 adicionais. Pelo menos tem caçamba e carga útil boas.

3. Renault Oroch Pro

renault oroch 2023 rodando na terra
Renault Oroch ganhou potência e robustez com adição de motor turbo de 170 cv (Foto: Renault | Divulgação)
  • Preço: 114.750
  • Motor: 1.6.16V flex de 120/118 cv e 16,2 kgfm
  • Câmbio: manual de seis marchas; tração dianteira
  • Caçamba: 683 litros
  • Capacidade de carga: 680 kg

A Oroch, que já estava mal posicionada no mercado, agora está mais perdida que pinguim no verão na Praia de Copacabana com a chegada da nova Montana. Custa só R$ 2 mil a menos que a rival da General Motors para marcar território no pódio das picapes ais baratas do país em 2023.

O problema é que o veículo da Renault não oferece argumentos muito convincentes nem no design nem em suas capacidades. Na parte de equipamentos, a opção de entrada Pro vem com controles de estabilidade, de tração e de subidas, ar, direção eletro-hidráulica e comando elétrico dos vidros dianteiros e travas.

4. Chevrolet Montana 1.2 turbo MT

chevrolet montana turbo 2023 prata
Versão de acesso da nova Montana tem preço inferior a R$ 120 mil (Foto: GM | Divulgação)
  • Preço: R$ 116.890
  • Motor: 1.2.12V turboflex de 133/132 cv e 21,4/19,4 kgfm
  • Câmbio: manual de seis marchas; tração dianteira
  • Caçamba: 874 litros
  • Capacidade de carga: 637 kg

A nova Montana “chegou chegando”. Se não conseguiu ficar mais em conta que a Oroh, pode bater no capô e dizer que é a picape turbo mais barata do Brasil em 2023. Isso em sua versão de entrada, que não tem sobrenome, mas usa o mesmo motor 1.2 três-cilindros de até 133 cv das opções mais caras do SUV Tracker.

Chama a atenção na picape o nível de equipamentos. Desde esta opção mais básica são seis airbags, assistente de partida em rampas, monitoramento dos pneus, MyLink com tela de 8”, sensor de luminosidade, wi-fi, serviço OnStar e protetor de caçamba. Sem falar no ar e vidros e travas elétricos. E nos controles de estabilidade e tração exigidos por lei.

5. Fiat Toro Endurance T270

fiat toro endurance 2022 cinza de frente em movimento
Versão Endurance é a opção de acesso da picape italiana (Foto: Fiat | Divulgação)
  • Preço: R$ 146.990
  • Motor: 1.3.8V turboflex de 85/180 cv e 27,5 kgfm
  • Câmbio: automático de seis marchas; tração dianteira
  • Caçamba: 937 litros
  • Capacidade de carga: 750 kg

A Toro vai ter trabalho após o lançamento da Montana. Ainda mais que sua versão mais em conta custa bem mais que a rival – mesmo se comparado às variantes turboflex e ATs da Chevrolet. Mesmo assim, se mantém na quinta colocação entre as picapes mais baratas do Brasil em 2023.

Além disso, o modelo da Fiat tem capacidade de carga e caçamba ligeiramente maiores que a nova concorrente. Fora que usa um jogo de suspensão traseira multibraço independente. O motor 1.3 da família GSE também entrega bem mais potência, com até 185 cv com etanol.

Na parte de equipamentos, não decepciona. A Toro de entrada é vendida com controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas, seis airbags, bloqueio do diferencial, ar, trio elétrico e central multimídia com tela de 7 polegadas.

6. Toyota Hilux 4×4 MT CS – R$ 226.790

toyota hilux mt cs 1200x800
Entre as picapes mais baratas do Brasil está a opção de entrada da Hilux, que parte de R$ 212 mil (Foto: Toyota | Divulgação)
  • Preço: R$ 226.790
  • Motor: 2.8 16V turbodiesel de 204 cv e 42,8 kgfm
  • Câmbio: manual de seis marchas; tração integral com reduzida
  • Caçamba: 1.580 litros
  • Capacidade de carga: 1.010 kg

A Toyota tem, além da líder de vendas na categoria, a picape média mais barata do Brasil. Isso na configuração mais básica e com cabine simples, voltada para vendas diretas e frotistas. Inclusive, a Hilux nesta opção tem desenho frontal diferente do restante da gama.

A proposta para a labuta fica ainda mais evidente na lista de equipamentos. Entre os itens de série, essa Hilux traz três airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, ar-condicionado e sensor de luminosidade. Se quiser vidros elétricos ou sistema de som só como acessório de concessionária.

7. Ford Ranger XL 2.2 4×4 MT CS

ford ranger xl cabine simples 2020
Versão de entrada da Ranger leva penas dois, como no caso da Hilux e da Strada (Foto: Ford | Divulgação)
  • Preço: R$ 230.490
  • Motor: 2.2 16V turbodiesel de 160 cv e 40 kgfm
  • Câmbio: manual de seis marchas; tração integral com reduzida
  • Caçamba: 1.420 litros
  • Capacidade de carga: 1.234 kg

Essa Ranger para estar entre as picapes mais baratas do país também se vale da configuração de entrada, com cabine simples e nitidamente para frotistas. O motor é o 2.2 menos potente da gama, o câmbio é manual, mas o destaque fica para a carga útil, uma das maiores do segmento.

A lista de itens de série segue a lógica da venda direta. A Ranger XL é negociada com três airbags e controles eletrônicos de estabilidade e de tração, assistente à subida em rampas, ar, travas elétricas, tapete de borracha, som com USB e chave tipo canivete com telecomando. Chamam a atenção os controles de descidas e de oscilação de reboque.

8. Ford Maverick Lariat FX4

picape ford maverick lariat fx4 10
Entre as picapes mais baratas do mercado está a Ford Maverick, com seu motor de 253 cv (Foto: Ford | Divulgação)
  • Preço: R$ 240.490
  • Motor: 2.0 16V turbo a gasolina de 253 cv e 39 kgfm
  • Câmbio: automático de oito marchas; tração integral sob demanda
  • Caçamba: 943 litros
  • Capacidade de carga: 617 kg

A picape da Ford chegou no ano passado para ficar posicionada abaixo da Ranger – porém, é mais cara que a companheira, inclusive em configurações cabine dupla da média. A Maverick se vale de nome de carro famoso do passado e de estrutura monobloco do antigo Focus para ser uma picape com pegada de carro de passeio.

O motor a gasolina Ecoboost é o mesmo do Bronco Sport. Nesta proposta mais para o lazer, vem recheada com sete airbags, controles de estabilidade, tração e subidas, câmera de ré, ar automático dual zone, regulagens elétricas dos bancos dianteiros, chave presencial e abertura de portas por código.

9. Nissan Frontier S MT 4×4 CD

nissan frontier s 2023 branca frente lateral sobre ponte
Versão de entrada da Frontier é a picape média, com cabine dupla, mas barata do mercado (Foto: Nissan | Divulgação)
  • Preço: R$ 245.090
  • Motor: 2.3 16V turbodiesel de 163 cv e 43,3 kgfm
  • Câmbio: manual de seis marchas; ração integral com reduzida
  • Caçamba: 1.054 litros
  • Capacidade de carga: 1.043 kg

Para quem gosta de segmentação, a Frontier abocanha o título de picape média cabine dupla mais barata do país em 2023. O modelo da marca japonesa foi remodelado no início do ano passado e até ganhou alguns centímetros a mais na caçamba.

Só que a versão para ser a picape mais barata da linha Frontier é dotada do motor biturbodiesel com potência menor, de 163 cv, contra 190 cv das demais opções. De qualquer forma, recebe seis airbags, controles de tração, de estabilidade, de subidas e de descidas, ar com saídas para o banco traseiro, vidros elétricos e piloto automático.

10. Mitsubishi L200 Triton Outdoor GLS CD

mitusbishi l200 triton gls 2022 prata perfil
A picape mais barata da Mitsubishi mantém linhas da geração passada, como no Hilux (Foto: Mitsubishi | Divulgação)
  • Preço: R$ 246.990
  • Motor: 2.4 16V turbodiesel de 190 cv e 43,9 kgfm
  • Câmbio: automático de cinco marchas; tração integral com reduzida
  • Caçamba: 1.046 litros
  • Capacidade de carga: 1.055 kg

A L200 Outdoor segue mais ou menos a estratégia da linha Hilux CS. A picape da Mit não recebeu a remodelação mais recente da gama Triton Sport para fechar a lista das mais baratas de 2023.

O motor é o mesmo 2.4 de 190 cv, mas esta versão de entrada é mais comedida em itens de série. Estão lá controles eletrônicos de estabilidade, de tração de subidas, ar-condicionado, trio elétrico e central multimídia com conexão com smartphones.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Renan d agro 3 de maio de 2023

NO BRASIL TA COMPLICADO CARRO DE TRABALHO SENDO VENDIDO A PREÇO DE VEICULOS DE LUXO, O PIOR É QUE OS TROXA SÃO OBRIGADOS A COMPRAR.

Avatar
Jo 1 de abril de 2023

Até 2019 os preços eram razoáveis. Depois as montadoras enlouqueceram e preço subiu mais de 65% em 4 anos. A renda do brasileiro no mesmo período estacionou. Logo, a conta não fecha mesmo.

Avatar
Antonio Donizeti Martins 28 de março de 2023

REPETINDO: metade do preço é imposto.

Avatar
Deixe um comentário