Estes são os 10 carros com os piores motores já vendidos no Brasil

Automóveis que não combinam com seus conjuntos mecânicos ficam marcador por deixar a desejar em eficiência ou desempenho

Hyundai iX35   Imagem 01 alta resolucao
ix35 bebia tanto, que o frentista conhece o dono pelo nome (Foto: Hyundai | Divulgação)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 09/09/2023 às 11h03

Sabe quando teu santo não cruza com o daquela pessoa? Tem muito automóvel que é assim também. Na verdade, são motores que ficam piores em determinados carros, seja por incompatibilidade de projetos ou mesmo porque o propulsor é mais antigo que o veículo em si.

VEJA TAMBÉM:

Por isso, na lista de carros com piores motores, nem sempre a culpa é do automóvel, e nem sempre é do conjunto mecânico. Mas o resultado do casamento geralmente é consumo elevado, comportamento ruim ou desempenho aquém do esperado.

1. Jeep Renegade 1.8 E.torQ

Antes de mais nada, o Jeep Renegade sobe meio-fio, sim, apesar das piadas maldosas para cima do SUV compacto. Só que não tem como negar que as versões do jipinho com o motor 1.8 E.torQ deixam muito a desejar em vários aspectos.

jeep renegade sport 2016 prata frente e lateral
Motor 1.8 estava bem aquém da proposta do Jeep Renegade e foi substituído pela unidade 1.3 turbo (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)

Apesar de ser um projeto relativamente novo, oriundo da Tritec (joint venture entre BMW e Chrysler nos anos 2000), o 1.8 16V de 139/135 cv tem rodar áspero e vibra bastante. O consumo também é afetado, ainda mais com o datado câmbio automático de seis marchas da Aisin, com médias urbanas que dificilmente passam de 7 km/l com etanol, ou de 8,5 km/l, com gasolina.

Nem mesmo o que o nome que o motor sugere salva. Apesar das boas arrancadas e potência interessante, o Renegade 1.8 demora a embalar nas retomadas, justamente porque o torque máximo de 19,3 e 18,8 kgfm só aparece lá pelas 4.000 rpm.

2. Chevrolet Spin 1.8

O motor Família I é um herói da resistência. O conjunto motriz é um projeto da Opel (então divisão europeia da General Motors) que nasceu nos anos 1980. Por aqui, estreou no revolucionário Corsa, em 1994, com “litragem” 1.0 e 50 cv de potência. Hoje resiste na Spin e figura como um dos piores motores para um carro como esta minivan.

chevrolet spin 2023 cinza vista do alto
O motor 1.8 da Spin é um veterano do mercado, que passou por ajustes nos últimos 40 anos, mas ainda segue em linha (Foto: GM | Divulgação)

Isso porque o Família I passou por tantas mudanças (já foi 1.4, ganhou sistema multiponto, teve taxa de compressão aumentada etc) e hoje trabalha em sua capacidade máxima de cilindrada sob o capô do monovolume. São 111/106 cv para mover um automóvel familiar, de quase 1,2 tonelada.

Isso afeta diretamente o consumo da Spin, que tem médias urbanas na casa dos 7 km/l (E) e 9 km/l (G). O comportamento do motor ainda é bastante áspero e ruidoso. A caixa automática de seis velocidades também não se entende com o propulsor, com imprecisões em médios giros.

3. Hyundai ix35 2.0

O SUV feito em Anápolis (GO) pelo Grupo Caoa vendeu bem até sair de linha em 2022. Nada mais é que a segunda geração do Tucson que, por aqui, usou o motor Theta, um projeto até recente, de 2004, fruto de uma joint venture entre Hyundai, Chrysler e Mitsubishi.

Hyundai iX35 Imagem 02 alta resolucao
O ix35 chegou ao Brasil com o conhecido motor 2.0 da marca sul-coreana, mas peca pelo consumo exagerado (Foto: Hyundai | Divulgação)

Acontece que, ao virar flex, em 2012, o motor até ganhou em potência (partiu de 168 cv para 178/169 cv), mas perdeu em eficiência. E não combinou muito com o ix35 e sua transmissão automática de seis velocidades.

As queixas sobre o elevado consumo e as normas de emissões fizeram a Hyundai Caoa “estrangular” o propulsor, que teve a potência reduzida para 167/157 cv. Não resolveu uma coisa e piorou outra. O ix35 perdeu em desempenho nas acelerações e retomadas, e nem por isso aplacou sua sede.

4. Fiat Mobi 1.0

Para ter um dos modelos mais baratos do país, a Fiat mantém o 1.0 Fire no Mobi. Trata-se de um dos carros com piores motores porque aqui falamos de um conjunto que tem origem em 1985 e que já se mostra bastante defasado, mesmo para a proposta de veículo popular do subcompacto da marca italiana.

Carro popular teve baixa de 10,8% nos preços
O Mobi chegou a usar o motor Firefly, mas a Fiat optou usar o velho bloco FIRE, que é mais barato (Foto: Marcelo Jabulas | Divulgação)

Sigla para “Fuly Integrated Robotised Engine”, algo como “Motor Robotizado Totalmente Integrado” (por causa da montagem do propulsor, feita por robôs), o Fire estreou no Brasil em 2000 na família Palio para suceder aos motores Fiasa e Sevel. Teve variantes 1.3 e 1.4, potência aumentada e ganhou até sobrenome Evo.

Sobrevive no Fiorino e no Mobi, mas no hatch o desempenho é sofrível. Além disso, o peso do tempo do motor se reflete em um consumo e o carrinho fica bem atrás de seu principal rival neste quesito, o Renault Kwid. Para piorar, o custo de revisão do Mobi Fire na rede Fiat é mais caro do que o Argo 1.0 três-cilindros Firefly – motor que o Mobi chegou a ter.

5. Peugeot 208 1.6

Outro quase quarentão que faz o 208 ser um dos carros com os piores motores. O conjunto que conhecemos aqui como EC5 nasceu em 1986, como TU na então PSA Peugeot Citroën, em variantes oito e 16 válvulas. No Brasil, debutou com o Xsara, em 1998, um pouco antes de o 206 (1999) o “popularizar”.

Motor que equipa o Peugeot 208 é confiável, porém, desempenho deixa a desejar
O 208 é um carro moderno e incrivelmente bonito, mas motor 1.6 vai contra tudo que o visual vende (Foto: Peugeot | Divulgação)

O motor começou a ser feito em Porto Real (RJ), passou por novas calibragens e várias mudanças e ganhou sistema de partida a frio sem necessidade de tanquinho. Mas nunca foi o primor de eficiência. Na segunda geração do Peugeot 208, lançada em 2022, isso ficou mais evidente.

O compacto usa uma plataforma moderna e modular, tem bom acerto dinâmico, mas o 1.6 16V parece não combinar. Não que o desempenho seja ruim, com seus 120/113 cv, mas tem nível de vibração um pouco elevado e deixa a desejar no consumo. Além do mais, não combina com a bela carroceria do 208.

6. Mitsubishi ASX 2.0

O motor 4B11 nem era tão velho quando passou a equipar o ASX. O 2.0 quatro cilindros surgiu em 2005 até com nossas, com bloco e cabeçotes de alumínio e comando duplo de válvulas, com variação na admissão e no escape.

mitsubishi asx 2013 branco frente parado com o pao de acucar ao fundo
O ASX era um SUV bacaninha, mas pecava pelo motor defasado que bebia demais e tinha comportamento letárgico (Foto: Mitsubishi | Divulgação)

Mesmo assim, se mostrou bem vacilante no crossover compacto da Mitsubishi. Com 160 cv e câmbio CVT, demora a embalar e não é nem um pouco econômico. Em 2017, virou flex, passou para 170 cv, mas o ASX continuou com desempenho anestesiado.

7. Chrysler PT Cruiser 2.4

O estilô retrô do PT Cruiser, inspirado no Plymouth 1937, merecia um motor melhor. O estiloso carro da Chrysler teve um dos piores motores que se tem ideia. O 2.4 16V da linha EDZ sucedeu ao 2.0 com alguns cavalos a mais (totalizando 143 cv) e promessa de mais torque.

chrysler pt cruiser 2007 azul frente e lateral
Certamente o PT Cruiser foi o maior banho de água fria da história, com seu medonho motor 2.4 (Foto: Chrysler | Divulgação)

Na prática, o desempenho do belo carro continuou vacilante. O 0 a 100 km/h supera os 11 segundos e a caixa automática de quatro marchas pouco ajuda. O carro patina bastante em retomadas e tem consumo elevado.

Para piorar, o 2.4 tem ainda histórico de problemas de vazamento de óleo e manutenção complicada e cara. Ainda ganhou sobrevida no SUV Fiat Freemont, no qual também deixou um histórico de queixas quanto a performance e eficiência.

8. Ford Maverick

O Maverick pode ser cultuado hoje, mas em vida foi um carro que jamais empolgou em vendas e ainda começou com um dos piores motores para a época. Lançado em 1973, o modelo carregava um propulsor dos anos 1930.

piores motores
Performance e eficiência eram atributos que o Maverick 4 cilindros nunca conheceu (Foto: Ford | Divulgação)

O seis cilindros da Willys-Overland – cujas operações no Brasil a Ford havia acabado de comprar – era pesado e pouco empolgante para um carro com desenho esportivo e que queria peitar o Chevrolet Opala. Para piorar, o velho propulsor trabalhava com uma transmissão vinda do Aero Willys, pontuada por vários problemas.

O desempenho era decepcionante, com 0 a 100 km/h acima dos 20 segundos. O consumo também era: menos de 9 km/l. Isso rendeu ao Maveco a famosa frase “anda como um quatro cilindros, mas bebe como um oito cilindros”.

9. Lifan 530 1.5

O sedã da marca chinesa já não era grande coisa. Mas conseguiu ser um carro controverso e com um dos piores motores da história da indústria. Com 103 cv e 13,6 kgfm de torque a 3.500 rpm, o 1.5 é barulhento e manco.

piores motores
Pensa num carro ruim! (Foto: Lifan | Divulgação)

Não compensa nem com consumo significativo, já que as médias apontavam menos de 9 km com um litro de gasolina na cidade. Felizmente, o carro e o motor duraram pouco no mercado brasileiro.

10. Dodge Journey V6 2.7

dodge journey r t 2 7 v6 vermelho frente parado

Existem motores de carros importados que ficam problemáticos por não estarem preparados adequadamente para as nossas condições e combustíveis. Com o V6 2.7 do Dodge Journey o problema veio da matriz.

Esse propulsor já havia má fama nos EUA desde o lançamento, sofrendo com problemas de borra de óleo. É importante lembrar que por lá toda gasolina recebe aditivos detergentes e dispersantes, ou seja, não tem cuidado que salve o proprietário do problema.

O causador desse problema era uma falha de projeto: o V6 trabalha com temperatura alta, o volume de óleo utilizado é insuficiente e a bomba d’água tocada por corrente vaza no cárter. Esse problema e as falhas no tensionador da corrente de comando renderem processos contra a Chrysler nos EUA.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Paulo Xavier 11 de setembro de 2023

Vc tem toda razão. Não há carro que aguente desaforo de cupim de ferro, seja qual for. O que eu quis dizer é que os japoneses são mais conservadores e por isso fazem motores que cumprem bem o papel. Não empolgam mas também não decepcionam. Em tempo, não tenho carro de marca japonesa e nem faço questão de ter. Nunca gostei do estilo de nenhum deles.

Avatar
Paulo Macedo 9 de setembro de 2023

Renegado 1.8 nem de graça kkkkkkkkk

Avatar
marcoa urelio cunha 9 de setembro de 2023

ap e opala são mais piores beberrões de etanol

Avatar
Rodrigo 9 de setembro de 2023

Esqueceu do Ford CHT 1.6 (AE 1.6 Autolatina VW), robusto, mas fraquissimo em potencia para os carros que o utilizavam, EA 211 VW pela falta de confiança e problemas, dos atuais VW com injeção direta que sofrem altíssimos índices de carbonização se não tiver a manutenção correta, virando as famosas bombas…

Quanto ao e-Torq 1.8, digam oo que for, mas que motor robusto e confiável. Pergunte para quem tem carro com esse motor…

Avatar
Paulo Xavier 9 de setembro de 2023

É aquela coisa: quer um motor confiável, porém manco e beberrão, ou um motor altamente eficiente mas que faz a alegria do mecânico? Os japoneses parecem que chegaram ao equilibrio nesse quesito.

Avatar
Rodrigo 10 de setembro de 2023

Nem tanto… deixe de fazer o ajuste fãs válvulas dos Honda e veja bomba que terá em mãos…

A verdade é uma só… carro é máquina e, máquinas precisam de manutenção preventiva e adequada.

E fácil criticar e falar groselha se o dono for relapso com a manutenção…

Avatar
Deixe um comentário