Projeto sugere que passageiro sem cinto tenha que assumir a multa

Um projeto de lei apresentado na Câmara dos Deputados passa a multa para o passageiro que estiver sem cinto de segurança

bancos traseiros encosto cinto tres pontos kicks special edition
Até então a multa é dada ao motorista (Foto: Nissan | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 15/06/2022 às 16h04

Se algum passageiro de um veículo estiver sem cinto quem leva a multa é o motorista. O Projeto de Lei 1536/2022, apresentado pelo deputado Pastor Eurico (PL/PE), muda essa regra e estabelece a multa para o passageiro. O condutor terá a responsabilidade de identificar o passageiro infrator.

Caso o passageiro sem cinto de segurança seja menor de 18 anos, a responsabilidade irá cair sobre os pais. No texto do PL diz que isso irá mostrar aos pais a importância de educar os filhos sobre a segurança no trânsito.

VEJA TAMBÉM:

Uso de cinto no banco traseiro voltou a ser preocupação

No final de março um motorista de aplicativo bateu em um caminhão parado. Seu passageiro, o ex-BBB Rodrigo Mussi, estava sem o cinto de segurança e sofreu ferimentos graves. Na ocasião iniciou uma discussão sobre a responsabilidade, já que o motorista deveria cobrar o uso do cinto de segurança.

Um passageiro no banco traseira que está sem cinto de segurança é projetado para a frente em um acidente e tem o peso de seu corpo multiplicado. Por isso, esse passageiro coloca em risco a vida de quem está no banco dianteiro.

Os aplicativos reforçam que é importante usar o cinto, até por ser uma obrigação que consta no Código de Trânsito Brasileiro. Porém muitos motoristas não insistem que o passageiro use por receio de levar uma avaliação negativa no aplicativo.

Com multa ou não, use sempre o cinto quando estiver dentro de um carro. O Boris explica:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário