Senador quer proibir carros a gasolina e diesel no Brasil

Projeto de lei, em análise na Comissão de Meio Ambiente, quer fim de veículos movidos a combustíveis fósseis no Brasil

fumaca emitida por automoveis shutterstock
PL de autoria do senador Ciro Nogueira quer acabar com os carros que usam derivados do petróleo totalmente até 2040 (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Com Agência Senado
Publicado em 22/03/2024 às 10h03

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) se reuniu para análise de um projeto de lei que proíbe a venda de veículos novos movidos a combustíveis fósseis, como gasolina ou diesel, a partir de 2030. O PLS 304/2017 acrescenta que, a partir de 2040, ficará proibida a circulação de automóveis desse tipo.

VEJA TAMBÉM:

O projeto do senador Ciro Nogueira (PP-PI) determina que os veículos movidos a biocombustíveis, como o etanol, continuarão liberados. O texto abre algumas exceções: automóveis de coleção, veículos oficiais e diplomáticos ou carros de visitantes estrangeiros poderão continuar circulando no país, ainda que usem combustíveis fósseis.

Segundo Ciro Nogueira, outros países estão tomando decisões semelhantes. O Reino Unido e a França querem proibir a venda de veículos movidos a combustíveis fósseis a partir de 2040; a Índia, a partir de 2030; e a Noruega, já em 2025. O senador afirma que esse tipo de veículo é responsável por um sexto das emissões de dióxido de carbono na atmosfera, gás proveniente da queima de combustíveis fósseis e importante agente causador do efeito estufa, que leva ao aquecimento global.

Proibição do carro a gasolina

Relator da matéria na CMA, o senador Carlos Viana (Podemos-MG) concorda com o argumento, lembrando que a Constituição assegura o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Ele destaca os compromissos internacionais do Brasil na redução de emissões de gases de efeito estufa e argumenta que o Legislativo deve sinalizar seu compromisso com a descarbonização da economia brasileira.

“A migração para veículos menos impactantes ao meio ambiente, de tração elétrica (tendência crescente em países desenvolvidos) e movidos a biocombustíveis, não só reduzirá significativamente as emissões de GEE [gases do efeito estufa] do setor de transportes, mas também incentivará a indústria do etanol e dos biocombustíveis”, conclui o relator.

A decisão da CMA é terminativa: se aprovado na comissão e não houver recurso de Plenário, o texto seguirá para análise da Câmara dos Deputados.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify YouTube PodCasts YouTube PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
11 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Carlos 30 de abril de 2024

Camarada aí é desinformado, critica sem saber o que está criticando e, quando recebe uma resposta, faz pressuposições infundadas sobre quem respondeu, e tenta replicar, de novo, sem se informar acerca do assunto. Eu vi muito bem que o projeto de lei de que trata a matéria propõe a retirada de circulação, a partir de 2040, dos veículos que utilizam combustíveis poluentes. Por isso fiz questão de especificar que a lei europeia e o projeto de lei americano se referem à produção de novos veículos. Mas, se o camarada tratasse de se informar antes de comentar, saberia que, para além da legislação geral da União Europeia, projetos de lei específicos de diversos países do bloco estão propondo a retirada de circulação dos veículos a combustão, inclusive, em alguns casos, antes da deadline da lei europeia que mencionei. A Noruega, por exemplo, tem um projeto para banir esses veículos já a partir do ano que vem.

Avatar
Estephan Goicochea 25 de março de 2024

Galera, sei que não resolve nada.. ms ao menos podemos votar no portal da cidadania contra esse PL sem pé nem cabeça..
façam login no portal cidadania e VOTEM CONTRA

https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=130612

Avatar
Carlos 30 de abril de 2024

Fui lá e deixei meu voto A FAVOR.

Avatar
Emanuel Lacerda Piauiense 22 de março de 2024

inacreditável. essa gente é surreal. vão trabalhar, vagabundos. hipócritas.

Avatar
Carlos Alberto Ranieri 22 de março de 2024

Tem um probleminha … equipamentos agrícolas são movidos a diesel. Caminhões que transportam a cana e o etanol aos postos são movidos a diesel …

Avatar
Andre Rocha 22 de março de 2024

Não só equipamentos agrícolas… transporte terrestre (ônibus, vans), veículos de resgate (bombeiros, ambulâncias), veículos de carga/combustível/alimentos (caminhões, VUCs) etc etc etc…

Avatar
Rajaxo 22 de março de 2024

Adivinha quem é bilionário brasileiro conhecido como “rei do etanol” e pra quais partidos foram as “doações” dele na eleição de 2022.

Avatar
Brendan 22 de março de 2024

É no mínimo fantasioso e acéfalo propor algo deste tipo. Já de cara na Europa já se fala em não cumprir metas agressivas de redução de consumo combustíveis fósseis. Ainda mais lá que é muito mais desenvolvida que aqui. Propostas devem ser feitas com base em estudos, terem planos graduais para ocorrer e serem factíveis.
Já é de conhecimento global que “propostas infantis de contos de fadas” não funcionam no mundo real.
Ideias com objetivos particulares também não duram!!!

Avatar
Andre Rocha 22 de março de 2024

Sejam bem vindos à Nova Cuba!

Avatar
Carlos 30 de abril de 2024

Só se for nova Europa, ou novo Estados Unidos, porque a União Europeia tem uma lei aprovada determinando que veículos novos a combustão não possam ser mais vendidos no bloco a partir de 2035, e os Estados Unidos tem um projeto de lei prevendo que, até 2032, dois terços dos novos veículos vendidos no país sejam elétricos. Brasileiro adora criticar sem nem se dar ao trabalho de se informar primeiro sobre o que está criticando.

Avatar
Andre Rocha 30 de abril de 2024

Digo o mesmo.. se você lesse o conteúdo teria visto que o texto diz:
“O PLS 304/2017 acrescenta que, a partir de 2040, ficará proibida a circulação de automóveis desse tipo.”
Você leu o item PROIBIDA A CIRCULAÇÃO??? Não é só PRODUÇÃO de veículos novos, é PROIBIÇÃO DA CIRCULAÇÃO de TODO E QUALQUER VEÍCULO movidos à gasolina e diesel!

Leia por completo antes de postar respostas!

Avatar
Deixe um comentário