Senador quer proibir carros a gasolina e diesel no Brasil

Projeto de lei, em análise na Comissão de Meio Ambiente, quer fim de veículos movidos a combustíveis fósseis no Brasil

fumaca emitida por automoveis shutterstock
PL de autoria do senador Ciro Nogueira quer acabar com os carros que usam derivados do petróleo totalmente até 2040 (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Com Agência Senado
Publicado em 22/03/2024 às 10h03

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) se reuniu para análise de um projeto de lei que proíbe a venda de veículos novos movidos a combustíveis fósseis, como gasolina ou diesel, a partir de 2030. O PLS 304/2017 acrescenta que, a partir de 2040, ficará proibida a circulação de automóveis desse tipo.

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O projeto do senador Ciro Nogueira (PP-PI) determina que os veículos movidos a biocombustíveis, como o etanol, continuarão liberados. O texto abre algumas exceções: automóveis de coleção, veículos oficiais e diplomáticos ou carros de visitantes estrangeiros poderão continuar circulando no país, ainda que usem combustíveis fósseis.

Segundo Ciro Nogueira, outros países estão tomando decisões semelhantes. O Reino Unido e a França querem proibir a venda de veículos movidos a combustíveis fósseis a partir de 2040; a Índia, a partir de 2030; e a Noruega, já em 2025. O senador afirma que esse tipo de veículo é responsável por um sexto das emissões de dióxido de carbono na atmosfera, gás proveniente da queima de combustíveis fósseis e importante agente causador do efeito estufa, que leva ao aquecimento global.

Proibição do carro a gasolina

Relator da matéria na CMA, o senador Carlos Viana (Podemos-MG) concorda com o argumento, lembrando que a Constituição assegura o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Ele destaca os compromissos internacionais do Brasil na redução de emissões de gases de efeito estufa e argumenta que o Legislativo deve sinalizar seu compromisso com a descarbonização da economia brasileira.

“A migração para veículos menos impactantes ao meio ambiente, de tração elétrica (tendência crescente em países desenvolvidos) e movidos a biocombustíveis, não só reduzirá significativamente as emissões de GEE [gases do efeito estufa] do setor de transportes, mas também incentivará a indústria do etanol e dos biocombustíveis”, conclui o relator.

A decisão da CMA é terminativa: se aprovado na comissão e não houver recurso de Plenário, o texto seguirá para análise da Câmara dos Deputados.

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7 Comentários
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Estephan Goicochea 25 de março de 2024

Galera, sei que não resolve nada.. ms ao menos podemos votar no portal da cidadania contra esse PL sem pé nem cabeça..
façam login no portal cidadania e VOTEM CONTRA

https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=130612

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Emanuel Lacerda Piauiense 22 de março de 2024

inacreditável. essa gente é surreal. vão trabalhar, vagabundos. hipócritas.

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Carlos Alberto Ranieri 22 de março de 2024

Tem um probleminha … equipamentos agrícolas são movidos a diesel. Caminhões que transportam a cana e o etanol aos postos são movidos a diesel …

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Andre Rocha 22 de março de 2024

Não só equipamentos agrícolas… transporte terrestre (ônibus, vans), veículos de resgate (bombeiros, ambulâncias), veículos de carga/combustível/alimentos (caminhões, VUCs) etc etc etc…

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Rajaxo 22 de março de 2024

Adivinha quem é bilionário brasileiro conhecido como “rei do etanol” e pra quais partidos foram as “doações” dele na eleição de 2022.

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Brendan 22 de março de 2024

É no mínimo fantasioso e acéfalo propor algo deste tipo. Já de cara na Europa já se fala em não cumprir metas agressivas de redução de consumo combustíveis fósseis. Ainda mais lá que é muito mais desenvolvida que aqui. Propostas devem ser feitas com base em estudos, terem planos graduais para ocorrer e serem factíveis.
Já é de conhecimento global que “propostas infantis de contos de fadas” não funcionam no mundo real.
Ideias com objetivos particulares também não duram!!!

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Andre Rocha 22 de março de 2024

Sejam bem vindos à Nova Cuba!

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