Senador quer proibir carros a gasolina e diesel no Brasil
Projeto de lei, em análise na Comissão de Meio Ambiente, quer fim de veículos movidos a combustíveis fósseis no Brasil
Projeto de lei, em análise na Comissão de Meio Ambiente, quer fim de veículos movidos a combustíveis fósseis no Brasil
A Comissão de Meio Ambiente (CMA) se reuniu para análise de um projeto de lei que proíbe a venda de veículos novos movidos a combustíveis fósseis, como gasolina ou diesel, a partir de 2030. O PLS 304/2017 acrescenta que, a partir de 2040, ficará proibida a circulação de automóveis desse tipo.
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O projeto do senador Ciro Nogueira (PP-PI) determina que os veículos movidos a biocombustíveis, como o etanol, continuarão liberados. O texto abre algumas exceções: automóveis de coleção, veículos oficiais e diplomáticos ou carros de visitantes estrangeiros poderão continuar circulando no país, ainda que usem combustíveis fósseis.
Segundo Ciro Nogueira, outros países estão tomando decisões semelhantes. O Reino Unido e a França querem proibir a venda de veículos movidos a combustíveis fósseis a partir de 2040; a Índia, a partir de 2030; e a Noruega, já em 2025. O senador afirma que esse tipo de veículo é responsável por um sexto das emissões de dióxido de carbono na atmosfera, gás proveniente da queima de combustíveis fósseis e importante agente causador do efeito estufa, que leva ao aquecimento global.
Relator da matéria na CMA, o senador Carlos Viana (Podemos-MG) concorda com o argumento, lembrando que a Constituição assegura o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Ele destaca os compromissos internacionais do Brasil na redução de emissões de gases de efeito estufa e argumenta que o Legislativo deve sinalizar seu compromisso com a descarbonização da economia brasileira.
“A migração para veículos menos impactantes ao meio ambiente, de tração elétrica (tendência crescente em países desenvolvidos) e movidos a biocombustíveis, não só reduzirá significativamente as emissões de GEE [gases do efeito estufa] do setor de transportes, mas também incentivará a indústria do etanol e dos biocombustíveis”, conclui o relator.
A decisão da CMA é terminativa: se aprovado na comissão e não houver recurso de Plenário, o texto seguirá para análise da Câmara dos Deputados.
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Galera, sei que não resolve nada.. ms ao menos podemos votar no portal da cidadania contra esse PL sem pé nem cabeça..
façam login no portal cidadania e VOTEM CONTRA
https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=130612
inacreditável. essa gente é surreal. vão trabalhar, vagabundos. hipócritas.
Tem um probleminha … equipamentos agrícolas são movidos a diesel. Caminhões que transportam a cana e o etanol aos postos são movidos a diesel …
Não só equipamentos agrícolas… transporte terrestre (ônibus, vans), veículos de resgate (bombeiros, ambulâncias), veículos de carga/combustível/alimentos (caminhões, VUCs) etc etc etc…
Adivinha quem é bilionário brasileiro conhecido como “rei do etanol” e pra quais partidos foram as “doações” dele na eleição de 2022.
É no mínimo fantasioso e acéfalo propor algo deste tipo. Já de cara na Europa já se fala em não cumprir metas agressivas de redução de consumo combustíveis fósseis. Ainda mais lá que é muito mais desenvolvida que aqui. Propostas devem ser feitas com base em estudos, terem planos graduais para ocorrer e serem factíveis.
Já é de conhecimento global que “propostas infantis de contos de fadas” não funcionam no mundo real.
Ideias com objetivos particulares também não duram!!!
Sejam bem vindos à Nova Cuba!