Câmara aprova multa para carro estacionado em rampa para PcD

O CTB regulamenta multa apenas para quem estacionar nas vagas destinadas a PcD, deixando de lado os dispositivos usados em calçadas para o acesso

Rampa PcD
Atualmente, não existe multa para quem parar próximo a esse tipo de rampa (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 22/03/2024 às 11h02

Apesar do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) regulamentar multa para quem estaciona nas vagas de para pessoas com deficiências (PcD) ou mobilidade reduzida, não existe uma para quem coloca o carro nos acessos instalados nas calçadas, as famosas rampas. O Projeto de Lei 4937/2020 altera isso, colocando inclusive que o veículo deverá ser guinchado.

Essa proposta foi apresentada em 2020 pelo Diego Tavares (PP-PB) e foi aprovada pela Comissão de Finanças e Tributação na Câmara dos Deputados. Agora ele segue para ser analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e depois seguirá para o Plenário.

VEJA TAMBÉM:

O texto aprovado diz que a arrecadação das multas será direcionada para obras e projetos de acessibilidade. Segundo o relator da CCJ, o deputado Fernando Monteiro (PP-PE), a medida terá impacto positivo nas finanças públicas.

Atualmente, esse tipo de multa existe apenas para carros estacionados em faixas de pedestres e guias rebaixadas para entrada e saída de veículos. Já para quem para em vagas PcD sem a devida identificação, vêm uma infração gravíssima com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 293,47.

Caso o estacionamento irregular seja em um local privado, como shoppings e supermercados, a gestão do local precisa chamar as autoridades para aplicar a multa.

Os acessos para PcD são aquelas rampas instaladas em calçadas e meios-fios, que ajudam na transição para as ruas. Muitas são instaladas em faixas de pedestres, porém também podem existir em outros locais.

Um item que irá mudar caso o projeto de lei seja aprovado, é o direcionamento do dinheiro arrecadado. Atualmente são direcionados apenas em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário