Qual é a velocidade máxima que o seu pneu suporta?

Escolher um pneu exige que o motorista entenda os códigos que estão gravados no componente para não colocar em risco a sua própria segurança

pneus
Vários pneus juntos com detalhe (Foto: Shutterstock)
Por Andre Willis
Sob supervisão
Publicado em 12/10/2020 às 08h00
Atualizado em 12/10/2020 às 20h38

O pneu é um dos itens do carro que sempre precisa estar em boas condições para ser usado. Isso porque ele está interligado a frenagem e estabilidade e influencia diretamente na segurança do motorista e passageiros.

Por isso, além das medidas, é importante observar outros fatores ao comprar um pneu novo – elas devem ser os mesmos (ou superiores) aos do pneu que equipava originalmente o seu carro.

  • Velocidade máxima suportada
  • Peso
  • Atrito com o asfalto
  • Consumo

Você sabe como analisar estes indicadores nos pneus do seu carro? Na banda lateral há uma sequência alfanumérica. Cada letra, por exemplo, corresponde a uma velocidade em km/h, sendo ‘A’ uma velocidade mais baixa e ‘Z’, mais alta.

VEJA TAMBÉM:

Já os números são um código a carga máxima que cada pneu pode levar. Importante destacar que o número não representa o peso em quilos.

Exemplo: 94Y indica que é possível levar uma carga de 670 kg a, no máximo, 300 km/h.

Veja as tabelas completas abaixo.

destaque pneu

Velocidade máxima que o pneu suporta

Na banda lateral é possível localizar várias informações úteis além do diâmetro, altura e largura do pneu. Entre elas é a velocidade máxima suportada por ele, que é indicada por letras como A, H, T, W, X, Y e Z que acompanham números.

*Vamos considerar a partir da letra J, índice para 100 km/h

Índice de velocidade do pneu

Letra Km/h
J  100
K 110
L 120
M 130
N 140
P 150
Q 160
R 170
S 180
T 190
U 200
H 210
V 240
Z Mais de 240
W 270
Y 300

Índice de carga máxima suportada pelo pneu do carro

Código numérico associado à carga máxima que um pneu pode carregar em condições de serviço especificadas por seu fabricante. Exemplo: 94 indica que a carga máxima suportada pelo pneu do carro é de 670 kg.

tabela indice de peso de carga do pneu montagem autopapo andre almeida

Quantas libras devem ser colocadas no pneu do carro?

A calibragem deve ser feita com os pneus frios. Ou seja: a distância do posto deve ser, no máximo, 2km distante de onde você estiver. O estepe também deve ser conferido, e caso precise, calibrado. Neste caso, é recomendado colocar uma pressão de até 5 psi acima dos demais.

Na verdade, a pressão ideal que os pneus do carro devem ter varia de acordo com o peso que o automóvel está carregando; verifique o manual do proprietário ou etiquetas que indicam a pressão ideal de acordo com o peso.

Estes podem ser encontradas na tampa do bocal de abastecimento ou perto das borrachas da porta do motorista/passageiro.

Etiqueta do Inmetro no pneu: para que serve?

Ao comprar pneus, é importante também se atentar a etiqueta colocada nele pelo Inmetro. Nela, pode ser notada as características dos níveis de ruído que o pneu emite em decibéis, sua taxa de consumo e a aderência ao piso molhado.

O índice de atrito com o asfalto é classificado de A até G: quanto mais próximo da letra A, maior é a aderência do pneu ao solo. Caso o índice esteja na letra E, deve-se ficar atento. Entretanto, se a etiqueta mostra que o pneu tem índices F ou G, menor o atrito ao chão e maior o risco de ele escorregar em dias chuvosos.

Boris Feldman explica como ler a etiqueta do Inmetro no pneu. Veja o vídeo:

Como escolher o pneu mais econômico

Não é apenas a potência do motor, quantidade de pessoas que o carro está carregando ou o trânsito que influencia o consumo de combustível: os pneus também estão relacionados a este aspecto.

A mesma etiqueta do Inmetro, onde contém várias informações importantes sobre o pneu, possui também a tabela que mostra o nível de influência do pneu no consumo do carro.

A tabela vai de A até G, onde os níveis A, B e C são considerados influência aceitável no consumo; D e E são níveis considerados de médio consumo, F e G significam que os pneus têm alto consumo de combustível.

pneu etiqueta inmetro
Inmetro avalia consumo, aderência em pista molhada e ruído (Foto: Felipe Boutros | AutoPapo)

Prazo de validade do pneu do carro

Por último e um dos itens mais importantes, se não o mais relevante: o prazo de validade do pneu. Ele tem durabilidade de 5 a 6 anos após a data de sua fabricação. Após isso, ele começa a perder suas características originais, pode começar a deformar e afetar a segurança ao dirigir.

Até aí, tudo bem… Mas como saber a data em que os pneus do carro foram fabricados?

Por meio da banda lateral do pneu é possível encontrar a sigla DOT, um código de identificação que pode ser considerado a ‘identidade’ do pneu. Ele é acompanhado por mais 13 dígitos, que variam entre números e letras.

Caso o pneu do seu carro tenha sido fabricado antes de maio de 2019, quando houve uma atualização no método de identificação DOT, é possível você encontrar na banda lateral a especificação semelhante: ‘DOT 1218’; significa que a fabricação deste pneu foi na 12ª semana do ano de 2018.

DOT identificação fabricação pneu do carro
Novo DOT foi implementado em maio de 2019 (Foto: Continental | Divulgação)
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
42 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Luiz Carlos Nielsen 29 de dezembro de 2022

Estou querendo entender essa história da validade do pneu depois da compra 5 anos,,, se o pneu fica l
20anos na loja então mesmo assim fica com 5 anos após a venda?

Avatar
Wallace Majjor 25 de novembro de 2022

Olá os pneus do meu UNO são 175/65/14 82T, posso trocar eles pelo modelo 175/65/14 82H? Tem problema?

Avatar
Luiz Carlos 29 de dezembro de 2022

Estou querendo entender essa história da validade do pneu depois da compra 5 anos,,, se o pneu fica l
20anos na loja então mesmo assim fica com 5 anos após a venda?

Avatar
Jovi 8 de junho de 2023

Boa tarde, Wallace! Pode sim, sem problema algum. O H é de uma velocidade máxima superior ao T, o pneu servirá perfeitamente.

Avatar
Luiz Carlos 23 de dezembro de 2021

Acho que está havendo certa confusão com o prazo de 5 anos. 5 anos não é prazo de validade, é prazo de garantia. Essa garantia implica na substituição do pneu se ele apresentar problema de fabricação no prazo de 5 anos. Ou seja, se o seu pneu tem mais de 5 anos de uso isso não significa que necessariamente você precisa trocá-los. Significa que se ele falhar você terá de comprar outro. Claro que um pneu muito velho, tipo 8, 9, 10 anos, pode apresentar riscos que um mais novo não apresenta.

Avatar
Cléber Castro 28 de outubro de 2023

Bom dia!!
Aqui no Rio de Janeiro,se o pneu estiver fora da validade,será rebocado numa blitz! Mesmo sabendo que a durabilidade é maior que 5 anos.

Avatar
Marcelo Henrique 3 de outubro de 2021

Nunca vi pneu com índice A do Inmetro seja para consumo ou frenagem.
Somente B pra baixo e a vasta maioria é E ou F.

Avatar
Heric 3 de agosto de 2022

O pneu Michelin Primacy 4 para 205 55R16 tem A para frenagem e B para consumo.

Avatar
Carlos 15 de maio de 2021

Tenho uma Pajero Full, cuja medida original é Bridgestone 265/60 R18 110H. Troquei os pneus e só tinha Bridgestone 265/60 R18 110T, o que muda é a velocidade máxima (T 190km/h e H 210km/h).

Pelas especificações tecnicas do carro, sua velocidade máxima de 174km/h.

Gostaria de saber quais impactos posso ter no veículo ou no pneu como desgastes e etc. ?? Ou então posso ficar despreocupado que não terei problema?? Obrigado.

Avatar
Everson Medina 17 de fevereiro de 2022

Bom dia, com descrito por você a velocidade máxima indicada que o carro atinge é de 174km/h e o pneu a qual você está usando é o T (190km/h). Pode ficar despreocupado que com relação a isso o pneus não terá desgaste. Lembrando que para uma durabilidade maior do pneus é sempre bom manter a pressão correta do pneus (verificar a cada 15dias), alinhamento e balanceamento a cada 5mil km rodados!

Avatar
MARCELO ALVES 10 de novembro de 2022

Boa tarde amigo, por gentileza, poderia ne dizer se tem algum problema em colocar pneu 185/65R14 86T no lugar do ORIGINAL 185/65R14 86H, única coisa que muda e o índice de velocidade. ASTRA 2.0 8V 1999 SEDAN. Obs.: ando no máximo a 120kh

Avatar
Luciano 8 de março de 2024

5 mil km é muito pouco, ideal é a cada 6 meses ou 10 mil km, pq se for a cada 5 mil fica mais caro do que deixar os pneus acabarem, agora se acontecer uma situação adversa, leve ao mecânico da sua confiança.

Avatar
RENATO MONTANDON DE LIMA 30 de dezembro de 2020

Meu Jeep Renegade Trailhawk vem de fábrica com pneus Pirelli 215/60R17 – 100H M+S. Pretendo colocar o Goodyear 215/60r17 Goodyear Wrangler At Adventure 96h. Mesma velocidade mas perde um pouco na carga: 710kg (96) e 800Kg (100). Será que o fator carga pode afetar estes pneus?

Avatar
Marcelo Henrique 3 de outubro de 2021

Se o veículo estiver carregado, sim tem influência.
É igual a Fiat Strada que usa classificação de 700kg, dá pra usar o usual 500kg, mas vai ficar limitado a carregar até 500kg.

Avatar
André Gosmann 15 de dezembro de 2020

Muito útil todas as informações já feitas nesse blog. Parabéns
Boris, gostaria de saber se tem um limite de alteração aceitável.
Tenho uma Sportage 2016 com pneus originais 235 55 R18 Hankook. Pretendo trocar por Michelin Primacy 225 55 R18. Essa diferença de 1 cm na largura reduz um pouco a altura da roda. Essa diferença pra menos pode afetar o sistema de controle e estabilidade? A ideia é colocar um pneu com menor consumo de combustível (C inmetro ) e tmb um pouco menor.

Avatar
Jovi 8 de junho de 2023

Boa tarde, André! Não é recomendável mudar as medidas originais dos pneus, você pode ter problemas, sim. Alguns vendedores de pneus vão dizer que não, mas no seu caso irá mudar a velocidade lida pelo ABS para maior, o pneu irá dar mais voltas que o recomendado, o câmbio poderá ficar um pouco perdido nas trocas, além de ficar mais sujeito a danos no aro da roda pelo menor flanco do pneu. Espero ter ajudado.

Avatar
José Correia da Silva 13 de outubro de 2020

Muito útil, não tinha todo este conhecimento.

Avatar
Edson 13 de outubro de 2020

Os pneus são junto com o freio, são fatores de segurança, de qualquer veículo.Cuide e observe isso.

Avatar
Elizete 13 de outubro de 2020

Nossa muito util esse comentário eu nao tinha ideia desa informacao.

Avatar
Joao Santana 13 de outubro de 2020

Pneu 186 60 r15

Avatar
Joel neres 13 de outubro de 2020

Muito importante este anúncio eu mesmo não sabia destas informações

Avatar
ALEX SOARES 13 de outubro de 2020

Excelente matéria, informações valiosas para não cair na lábia dos vendedores de pneus e lojas que vendem pneus com data de validade vencida geralmente em promoção, pneus de baixa qualidade em remolds, principalmente pneus de alta performance. Só quem já passou por problemas semelhantes sabe o que postei. Gratidão mais uma vez pelo artigo.

Avatar
Junior preto 13 de outubro de 2020

Leandro os 5psi que imformam acima indicando e para o pneu de suporte que muitos nao pensam em calibra lo ok

Avatar
Francisco Diassis Couras 13 de outubro de 2020

Meu prisma Qual o pneu meu primo

Avatar
Fernando B 14 de outubro de 2020

Vá até seu carro e olhe, maluco. Bicho preguiçoso

Avatar
Everson Medina 17 de fevereiro de 2022

185/65R15 88H 5.5Jx15 ET47 2.4
185/70R14 88H 5Jx14 ET47 2.4
185/65R15 88H 6Jx15 ET45 2.4

Avatar
Leandro 13 de outubro de 2020

A validade citada aí na reportagem está errada, o que foi citado é sobre a garantia do fabricante, ok? A garantia do fabricante se dá a partir da data de compra e é de 5 anos a partir da data na NF de compra pelo consumidor, concordo com as outras informações sobre a qualidade que cai a partir dos 5 anos de fabricação”Após isso, ele começa a perder suas características originais, pode começar a deformar e afetar a segurança ao dirigir.” pneus de marcas conhecidas dão em média de 10 anos de validade da borracha, porém dão 5 anos de garantia a partir da data de compra pelo consumidor final, basta ir em uma loja com vendedores mais esclarecidos que te explicam melhor sobre isso, melhor que ler alguma coisa errada na net, com relação a calibragem, deve ser seguido o adesivo que tem colado no carro, nunca se coloca em média de 5 psi a mais na calibragem OLHEM O ADESIVO e se for colocar mais peso no carro, calibrem como se o carro estivesse totalmente lotado, mais uma informação equivocada por parte da reportagem, os pneus são parte importante de todo o conjunto que envolve a suspensão, o freio e a segurança dos veículos,comprar qualquer um pneu de qualquer loja pode afetar a segurança de sua família e das outras famílias no trânsito.

AutoPapo
AutoPapo 13 de outubro de 2020

Leandro,

A validade do pneu é sim determinada a partir da fabricação: não faz sentido pensar que um pneu estocado há anos só vai começar a sofrer degradação por ação do tempo após ser vendido.

Sobre a pressão de até 5 psi a mais, é recomendada para o estepe, que muitas vezes é esquecido. Para os outros, as recomendações estão na matéria, exatamente como você repetiu em seu comentário.

Obrigado!

Avatar
Luiz Carlos 23 de dezembro de 2021

Vocês insistem nessa besteira de que pneu tem validade de 5 anos… A ANIP (Associação Nacional de fabricantes de Pneumáticos diz que não tem prazo de validade. Consultem o site. https://www.anip.org.br/releases/pirelli-explica-diferencas-entre-validade-e-garantia-dos-pneus/

Avatar
Claudio Hase 17 de abril de 2022

A borracha NUNCA PARA DE ENDURECER !!! Isto significa que quanto mais velho o pneu, mais dura será a sua borracha, e pior a performance numa frenagem. Por este motivo não se deve colocar pneus de idades diferentes nos lados do veículo, pois numa frenagem brusca o veículo poderá “torcer” (girar) na pista. O pneu mais duro terá menor atrito.

Avatar
João Evangelista Gama dos Santos 12 de outubro de 2020

Excelente reportagem, muito útil, meus sinceros parabéns.

Avatar
antônio Curcino 12 de outubro de 2020

seria importante abrir as explicações é muita coisa.

Avatar
José Carlos Marques 12 de outubro de 2020

Informações importantes para um dos principais itens de segurança do veículo: o Pneu.

Avatar
Antonio c. Lima Jr. 12 de outubro de 2020

Muito complexo,na hora de comprar um pneu, não lembraremos da metade de tudo isso, precisaria facilitar todos esses códigos. Meu carro está com bolhas em três dos quatro pneus, o que é, pneus errados? Ou são pneus ruins? Gostaria muito de saber! Se ligar-mos para os revendedores, vão dizer que o pneu, teria que ser outro modelo, que pode ter andado com calibragem errada, etc. Mas não é culpa deles ou do pneu nunca. Piada o que é feito com o consumidor.

Avatar
Leandro 13 de outubro de 2020

Pneus com bolhas, esse tipo de defeito é causado pelo condutor, NENHUM pneu apresenta este tipo de defeito de fábrica, culpe os governantes de sua cidade, estado e país, eles têm que tapar os buracos causadores dessas bolhas nos seus pneus, procure usar tbm o pneu certo pra seu carro isso tbm pode ser a causa dessas bolhas.

Avatar
Alex 13 de outubro de 2020

Quinas de buracos causam isso

Avatar
Ricardo 13 de outubro de 2020

Essas bolhas pode ter sido ocasionadas por buracos na estradas, geralmente fazem isso e tbm deformam pneus.

Avatar
Comentarista 8 de junho de 2023

Bolhas nos pneus são ocasionadas por impactos em buracos. Procure revisar sua maneira de dirigir e cobre seus governantes para consertarem os buracos nas vias.

Avatar
Thiago sanches 12 de outubro de 2020

Exelentes informaçoes de uma forma bem especifica e clara gostei muito compartilhei e aprendi muito tambem

Avatar
Tito santos oliveira 12 de outubro de 2020

Boa noite
Serviu muito essas indicasoes gostei recomendo

Avatar
Odair 12 de outubro de 2020

Segurança é mto importante eu sei, mas cada um compra o pneu de acordo com o seu bolso….. é isso ai

Avatar
Elisndro 13 de outubro de 2020

Quanto mais barato menor o tempo de vida útil acaba se tornando mais caro no final experiência própria kkk

Avatar
Deixe um comentário