Qual é a velocidade máxima que o seu pneu suporta?

Escolher um pneu exige que o motorista entenda os códigos que estão gravados no componente para não colocar em risco a sua própria segurança

Por Andre Willis 12/10/20 às 08h00
Sob supervisão

O pneu é um dos itens do carro que sempre precisa estar em boas condições para ser usado. Isso porque ele está interligado a frenagem e estabilidade e influencia diretamente na segurança do motorista e passageiros.

Por isso, além das medidas, é importante observar outros fatores ao comprar um pneu novo – elas devem ser os mesmos (ou superiores) aos do pneu que equipava originalmente o seu carro.

  • Velocidade máxima suportada
  • Peso
  • Atrito com o asfalto
  • Consumo

Você sabe como analisar estes indicadores nos pneus do seu carro? Na banda lateral há uma sequência alfanumérica. Cada letra, por exemplo, corresponde a uma velocidade em km/h, sendo ‘A’ uma velocidade mais baixa e ‘Z’, mais alta.

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Já os números são um código a carga máxima que cada pneu pode levar. Importante destacar que o número não representa o peso em quilos.

Exemplo: 94Y indica que é possível levar uma carga de 670 kg a, no máximo, 300 km/h.

Veja as tabelas completas abaixo.

destaque pneu

Velocidade máxima que o pneu suporta

Na banda lateral é possível localizar várias informações úteis além do diâmetro, altura e largura do pneu. Entre elas é a velocidade máxima suportada por ele, que é indicada por letras como A, H, T, W, X, Y e Z que acompanham números.

*Vamos considerar a partir da letra J, índice para 100 km/h

Índice de velocidade do pneu

Letra Km/h
J  100
K 110
L 120
M 130
N 140
P 150
Q 160
R 170
S 180
T 190
U 200
H 210
V 240
Z Mais de 240
W 270
Y 300

Índice de carga máxima suportada pelo pneu do carro

Código numérico associado à carga máxima que um pneu pode carregar em condições de serviço especificadas por seu fabricante. Exemplo: 94 indica que a carga máxima suportada pelo pneu do carro é de 670 kg.

tabela indice de peso de carga do pneu montagem autopapo andre almeida

Quantas libras devem ser colocadas no pneu do carro?

A calibragem deve ser feita com os pneus frios. Ou seja: a distância do posto deve ser, no máximo, 2km distante de onde você estiver. O estepe também deve ser conferido, e caso precise, calibrado. Neste caso, é recomendado colocar uma pressão de até 5 psi acima dos demais.

Na verdade, a pressão ideal que os pneus do carro devem ter varia de acordo com o peso que o automóvel está carregando; verifique o manual do proprietário ou etiquetas que indicam a pressão ideal de acordo com o peso.

Estes podem ser encontradas na tampa do bocal de abastecimento ou perto das borrachas da porta do motorista/passageiro.

Etiqueta do Inmetro no pneu: para que serve?

Ao comprar pneus, é importante também se atentar a etiqueta colocada nele pelo Inmetro. Nela, pode ser notada as características dos níveis de ruído que o pneu emite em decibéis, sua taxa de consumo e a aderência ao piso molhado.

O índice de atrito com o asfalto é classificado de A até G: quanto mais próximo da letra A, maior é a aderência do pneu ao solo. Caso o índice esteja na letra E, deve-se ficar atento. Entretanto, se a etiqueta mostra que o pneu tem índices F ou G, menor o atrito ao chão e maior o risco de ele escorregar em dias chuvosos.

Boris Feldman explica como ler a etiqueta do Inmetro no pneu. Veja o vídeo:

Como escolher o pneu mais econômico

Não é apenas a potência do motor, quantidade de pessoas que o carro está carregando ou o trânsito que influencia o consumo de combustível: os pneus também estão relacionados a este aspecto.

A mesma etiqueta do Inmetro, onde contém várias informações importantes sobre o pneu, possui também a tabela que mostra o nível de influência do pneu no consumo do carro.

A tabela vai de A até G, onde os níveis A, B e C são considerados influência aceitável no consumo; D e E são níveis considerados de médio consumo, F e G significam que os pneus têm alto consumo de combustível.

pneu etiqueta inmetro
Inmetro avalia consumo, aderência em pista molhada e ruído (Foto: Felipe Boutros | AutoPapo)

Prazo de validade do pneu do carro

Por último e um dos itens mais importantes, se não o mais relevante: o prazo de validade do pneu. Ele tem durabilidade de 5 a 6 anos após a data de sua fabricação. Após isso, ele começa a perder suas características originais, pode começar a deformar e afetar a segurança ao dirigir.

Até aí, tudo bem… Mas como saber a data em que os pneus do carro foram fabricados?

Por meio da banda lateral do pneu é possível encontrar a sigla DOT, um código de identificação que pode ser considerado a ‘identidade’ do pneu. Ele é acompanhado por mais 13 dígitos, que variam entre números e letras.

Caso o pneu do seu carro tenha sido fabricado antes de maio de 2019, quando houve uma atualização no método de identificação DOT, é possível você encontrar na banda lateral a especificação semelhante: ‘DOT 1218’; significa que a fabricação deste pneu foi na 12ª semana do ano de 2018.

DOT identificação fabricação pneu do carro
Novo DOT foi implementado em maio de 2019 (Foto: Continental | Divulgação)
22 Comentários
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    José Correia da Silva 13 de outubro de 2020

    Muito útil, não tinha todo este conhecimento.

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    Edson 13 de outubro de 2020

    Os pneus são junto com o freio, são fatores de segurança, de qualquer veículo.Cuide e observe isso.

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    Elizete 13 de outubro de 2020

    Nossa muito util esse comentário eu nao tinha ideia desa informacao.

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    Joao Santana 13 de outubro de 2020

    Pneu 186 60 r15

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    Joel neres 13 de outubro de 2020

    Muito importante este anúncio eu mesmo não sabia destas informações

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    ALEX SOARES 13 de outubro de 2020

    Excelente matéria, informações valiosas para não cair na lábia dos vendedores de pneus e lojas que vendem pneus com data de validade vencida geralmente em promoção, pneus de baixa qualidade em remolds, principalmente pneus de alta performance. Só quem já passou por problemas semelhantes sabe o que postei. Gratidão mais uma vez pelo artigo.

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    Junior preto 13 de outubro de 2020

    Leandro os 5psi que imformam acima indicando e para o pneu de suporte que muitos nao pensam em calibra lo ok

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    Francisco Diassis Couras 13 de outubro de 2020

    Meu prisma Qual o pneu meu primo

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      Fernando B 14 de outubro de 2020

      Vá até seu carro e olhe, maluco. Bicho preguiçoso

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    Leandro 13 de outubro de 2020

    A validade citada aí na reportagem está errada, o que foi citado é sobre a garantia do fabricante, ok? A garantia do fabricante se dá a partir da data de compra e é de 5 anos a partir da data na NF de compra pelo consumidor, concordo com as outras informações sobre a qualidade que cai a partir dos 5 anos de fabricação”Após isso, ele começa a perder suas características originais, pode começar a deformar e afetar a segurança ao dirigir.” pneus de marcas conhecidas dão em média de 10 anos de validade da borracha, porém dão 5 anos de garantia a partir da data de compra pelo consumidor final, basta ir em uma loja com vendedores mais esclarecidos que te explicam melhor sobre isso, melhor que ler alguma coisa errada na net, com relação a calibragem, deve ser seguido o adesivo que tem colado no carro, nunca se coloca em média de 5 psi a mais na calibragem OLHEM O ADESIVO e se for colocar mais peso no carro, calibrem como se o carro estivesse totalmente lotado, mais uma informação equivocada por parte da reportagem, os pneus são parte importante de todo o conjunto que envolve a suspensão, o freio e a segurança dos veículos,comprar qualquer um pneu de qualquer loja pode afetar a segurança de sua família e das outras famílias no trânsito.

    • AutoPapo
      AutoPapo 13 de outubro de 2020

      Leandro,

      A validade do pneu é sim determinada a partir da fabricação: não faz sentido pensar que um pneu estocado há anos só vai começar a sofrer degradação por ação do tempo após ser vendido.

      Sobre a pressão de até 5 psi a mais, é recomendada para o estepe, que muitas vezes é esquecido. Para os outros, as recomendações estão na matéria, exatamente como você repetiu em seu comentário.

      Obrigado!

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    João Evangelista Gama dos Santos 12 de outubro de 2020

    Excelente reportagem, muito útil, meus sinceros parabéns.

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    antônio Curcino 12 de outubro de 2020

    seria importante abrir as explicações é muita coisa.

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    José Carlos Marques 12 de outubro de 2020

    Informações importantes para um dos principais itens de segurança do veículo: o Pneu.

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    Antonio c. Lima Jr. 12 de outubro de 2020

    Muito complexo,na hora de comprar um pneu, não lembraremos da metade de tudo isso, precisaria facilitar todos esses códigos. Meu carro está com bolhas em três dos quatro pneus, o que é, pneus errados? Ou são pneus ruins? Gostaria muito de saber! Se ligar-mos para os revendedores, vão dizer que o pneu, teria que ser outro modelo, que pode ter andado com calibragem errada, etc. Mas não é culpa deles ou do pneu nunca. Piada o que é feito com o consumidor.

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      Leandro 13 de outubro de 2020

      Pneus com bolhas, esse tipo de defeito é causado pelo condutor, NENHUM pneu apresenta este tipo de defeito de fábrica, culpe os governantes de sua cidade, estado e país, eles têm que tapar os buracos causadores dessas bolhas nos seus pneus, procure usar tbm o pneu certo pra seu carro isso tbm pode ser a causa dessas bolhas.

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      Alex 13 de outubro de 2020

      Quinas de buracos causam isso

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      Ricardo 13 de outubro de 2020

      Essas bolhas pode ter sido ocasionadas por buracos na estradas, geralmente fazem isso e tbm deformam pneus.

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    Thiago sanches 12 de outubro de 2020

    Exelentes informaçoes de uma forma bem especifica e clara gostei muito compartilhei e aprendi muito tambem

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    Tito santos oliveira 12 de outubro de 2020

    Boa noite
    Serviu muito essas indicasoes gostei recomendo

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      Odair 12 de outubro de 2020

      Segurança é mto importante eu sei, mas cada um compra o pneu de acordo com o seu bolso….. é isso ai

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        Elisndro 13 de outubro de 2020

        Quanto mais barato menor o tempo de vida útil acaba se tornando mais caro no final experiência própria kkk

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