[Vídeo] Por que a Ford fecha as fábricas do Brasil, mas investe na Argentina?

"A Ranger faz parte dos projetos da Ford para o futuro. Além do mais, ela tem uma fábrica, lá na Argentina, com um custo muito baixo"

Fábrica de São Bernardo era uma das mais antigas do país
Fábrica de São Bernardo do Campo (SP), que produzia caminhões, foi a primeira a ser desativada, ainda em 2019 (Foto: Ford | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 15/01/2021 às 18h02

Olá para todos! Estamos aqui mais uma vez para, ainda, fazer um comentário sobre a Ford fechando fábricas no Brasil. No meu último vídeo, eu expliquei o que um monte de gente estava querendo saber: “Eu tenho um Ford, ele vai desvalorizar?” Eu  falei: vai, como qualquer carro que sai de  linha. Não precisa de fechar a fábrica.

“Peça de reposição, eu vou ter?” Vai, a maioria das peças de reposição não é fabricada pela Ford, mas pelos fornecedores da Ford. Então,  eles vão continuar produzindo peças durante  muito tempo.

Hoje, eu quero falar sobre uma  pergunta que deixou muita gente encafifada:  por que ‘diabos’ a Ford está fechando as  fábricas todas no Brasil? Praticamente indo  embora, mas está investindo na Argentina,  vai trazer de lá a Ranger e comerciais da linha  Transit do Uruguai?

Assista ao vídeo!

Não é difícil explicar:  na Argentina, ela tem a fábrica da picape Ranger: ela sempre esteve lá. Enquanto os carros que ela fazia  aqui, Ford Ka, Fiesta, não estavam no portfólio global da Ford para o futuro – ela não vai fazer mais sedã,  hatches e peruas – a picape está, a Ranger.

VEJA TAMBÉM:

Porque estão no portfólio, nos modelos que ela vai passar a fabricar exclusivamente, picapes, utilitários  esportivos, comerciais e elétricos. Então, a Ranger faz parte dos projetos da Ford para o futuro.

Além do mais, ela tem uma fábrica, lá na Argentina, com um custo muito baixo, e que poderá ficar menor ainda, porque Ford e Volkswagen se associaram  para desenvolver novos projetos. Existe uma  grande possibilidade da Amarok, da Volkswagen,  da Ranger, da Ford, dividirem o mesmo espaço de produção; o que vai baratear mais ainda,  vai tornar mais eficiente a produção da  Ranger na Argentina.

E no Uruguai? No Uruguai, a Ford não investiu um tostão. Ela contrata  lá um terceirizado pra fazer a montagem dos  componentes da linha Transit, de comerciais, vans furgões.

Então, vem tudo no que se chama CKD – completamente desmontado -, monta-se do Uruguai  e exporta-se para o Brasil sem pagar impostos, assim como a Ranger. Porque tanto a Argentina,  como o Uruguai, pertencem ao Mercosul. Então, dá para vir para o Brasil sem pagar impostos de importação.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
28 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
José Luiz Correia 4 de abril de 2021

Parabéns a Ford , sua estratégia está certíssima . Produzir no Brasil é pagar impostos absurdos para sustentar congresso e STF que soltam bandidos das grandes organizações criminosas como CV, PCC, PT PMDB etc…

Avatar
Conconco 29 de abril de 2021

Não fará falta alguma, carros problemáticos, foi tarde

Avatar
Marco Antonio de Abreu 27 de março de 2021

Estranho o brasileiro, agora vem com esse papo de que não produz no Brasil, então não vamos comprar. Então não vai comprar nada, pois o que se produz por aqui, ou é sucata que saiu de linha la fora ou é made in Brasil, porque o Governo enche o fabricante de dinheiro para produzir lixo aqui. E nós pagando 2 vezes. Uma pela caridade deles produzirem porcaria por aqui e outra do povo comprar aquilo. Qual dos comentarista acima investiria uma moeda por aqui para produzir carro, sem o Governo bancar quase tudo? Ninguém, mão de obra péssima, cuja produção já ruim, piora até quando o time de futebol perde. Temos que ser realistas, o brasileiro está piorando a passos largos. Tem gente hoje que até para conversarmos com eles, é preciso um tradutor, pois além de não saber escrever, pouco sabe ler, e agora tá curto com circuito entre o cérebro e as cordas vocais. Tá difícil até conversar com esse povo que surgiu aqui. Não se alimenta, não estuda, não gosta de trabalhar, espera cair do céu um auxílio e fica satisfeito com uma bolsa qualquer do Governo. Não tem garra, falta tudo, bem diferente do Argentino. Vamos a Ford. Tenho um amigo que em 1980 era dono de uma Revenda Ford, e já reclamava muito de como a Ford tratava os revendedores, parecia que ela estava fazendo um favor em deixar que eles vendessem seus produtos. Margem de lucro péssima, peças de garantia demoravam séculos para voltar as prateleiras, nunca tinham ofertas decentes para os consumidores seja nos produtos ou na parte financeira para alavancar as vendas. Eles eram a Ford e os revendedores deveriam dar graças a Deus de poderem vender seus produtos. Esse amigo encheu o saco, acabou com a revenda Ford e hoje é um feliz dono de uma revenda de carro Alemão. Agora aos amigos que só querem comprar coisas aqui fabricadas, você vai viver tal como o homem das cavernas, pois cada dia que passa produzimos menos produtos top de linha, pois não temos mão de obra para fazer a montagem aqui. Fora essas coisas, pensem no dinheiro do investidor, ele vai colocar dinheiro aqui com esses políticos e com esse judiciário que temos? Somos um País de ladrões, todos roubamos, ou água, ou luz, ou tv por assinatura, ou tombo no seguro e por aí vai, então não podemos reclamar de políticos pois somos iguais, só muda a oportunidade. A única coisa que avança no Brasil é a agricultura, pois são máquinas que levam ela nas costas e não o povo. Encerrando, se vocês levarem ao pé da letra esse papo de só comprar de quem produz aqui, então nunca mais vamos ver suas idéias por aqui, pois de onde vem toda essa tralha de informática?

Avatar
André 14 de março de 2021

A Ford faz bons carros, muito duráveis, mas a assistência em termos de peças era muito ruim… Na verdade o que faltou, e falta a Ford, é planejamento estratégico… buscar um portefólio de carros que contenha opções que lhes permita se adequar a realidade de cada país. País pobre e desigual como o Brasil, tem que ter modelos de entrada populares e baratos, com uma rede de assistência e peças que se possa encontrar em qualquer lugar (como já teve o Celta da Chevrolet), mas ao mesmo tempo, ter modelos mais completos, para um público com maior poder de compra, como os SUVs e sedans (Como o Corolla Cross e o Civic)… Se for investir numa linha só, padronizada, vai sempre perder mercado para chineses, japoneses e quem mais vier…

Avatar
Pedro 17 de janeiro de 2021

Eu comprei uma Ranger no ano passado….Não vou comprar mais camionete da Ford…Temos que privilegiar quem investe no Brasil…Esse Mercosul só serve pra prejudicar o Brasil….

Avatar
Luiz Alberto Dos Santos 17 de janeiro de 2021

Concordo plenamente. Adoro o fusion. Mais temos que privilegiar quem cria emprego no Brasil.

Avatar
Luis Roberto Tartarelli 25 de março de 2021

Concordo contigo !
Devemos dar o troco em uma empresa que não quis acreditar no país e está deixando milhares de desempregados e milhões de viúvos e viúvas dos seus produtos.

Avatar
LOUZADA MARQUES DA Costa 16 de janeiro de 2021

Moeda fraca. Investimento menor.

Avatar
Morwen 17 de janeiro de 2021

Na moral. Com o cambio argentino, qualquer um que chega com um punhado de dólares vira o rei de Buenos Aires. Imagina uma grande empresa então. Fora que o cambio também gera uma desvalorizacao relativa da mão de obra lá, que aliás eh bem mais qualificada que a daqui. Como eles tem acesso ao nosso mercado, comoompensa muito mais produzir lá para exportar.

Avatar
Leandro 16 de janeiro de 2021

Por mim ninguém no Brasil compraria nada da Ford, muito menos a Ranger. Que se dane que seja produzido na Argentina e/ou montado no Uruguai. Deixa essas porcarias encalharem.

Avatar
Roseli 16 de janeiro de 2021

Bobo é quem comprar, pois se a Ford deixa de gerar emprego e renda no Brasil, nós deixamos de gerar lucro pra eles.
Vamos comprar só os carros populares que são feitos aqui.

Avatar
Edvaldo Grizante 16 de janeiro de 2021

Concordo plenamente.

Avatar
Claudio Nunes 16 de janeiro de 2021

A Ford já deveria ter aprendido com a autolatina, mas pelo jeito vai investir na parceria de novo, cada um tem o que merece. Acabou com a Troller por que? sendo que o propósito da Troller nunca foi de popularizar a marca, é sim um carro fora de estrada raiz e este é um público sempre muito restrito. A Ford sempre pensando em isenções e acordos só invés de investir pesado na América Latina com produtos atualizados. Então que venda seus produtos na Argentina e Uruguai. Brasileiros tem que parar de sentir complexo de vira latas!

Avatar
Marcos Rogério Evangelista de Souza 16 de janeiro de 2021

É simples é só o povo brasileiro para de comprar carros da Ford,quer vender no Brasil da emprego tenha uma montadora aqui.

Avatar
jose armando 16 de janeiro de 2021

Infelizmente mais uma que se vai, péssimo para o parque automotivo brasileiro, pena foi que o BNDE tenha ajudado tanto a essa empresa e a mesma não tenha correspondido a altura, são empregos e valores que se perdem, torcamos para que pelo menos a Troller(que é genuinamente idéia brasileira) venha a ser adquirido por um grupo investidor e que continue sua producão, minimizando a perda do País.

Avatar
Rodolfo 16 de janeiro de 2021

… Me preocupa muito a China, pois que país conseguiria competir com mão de obra tão barata da China (dizem na internet que existe até casos de trabalho escravo).
… Porém também sei que o Brasil deve reduzir a carga de impostos e ainda a culpa é o tal do custo Brasil, mas enquanto eu puder evitar comprar peça de carro “made in China”, estarei ajudando as indústrias do Brasil, pois de fato qualquer produto tecnológico hoje é praticamente “Made in China”, como por exemplo smartfone, computador e etc.

… Mas está começando a ficar difícil conseguir escolher peças de carro, pois meu carro (Onix 1.4-L – modelo LT – ano 2019) comprado 0 km, tem peça nele escrito “made in China”(faróis e o pneu de estepe).

… Mas eu posso ainda escolher comprar peças de reposição fabricadas no Brasil para o meu carro tais como: pneu, correia dentada, rolamento de roda e outras coisas mais. A parte eletrônica tudo bem não ser fabricada no Brasil, mas coisa simples do carro está sendo fabricado na China é um mau sinal para a indústria brasileira.
… Daqui a pouco literalmente o carro será apenas montado no Brasil, porque todas as suas peças foram fabricadas na China, e isso é péssimo para a indústria nacional, pois significa que foram fechados fornecedores de componentes no Brasil.

Avatar
César 16 de janeiro de 2021

Muita gente de Mi-mi-mi. Não fabrica aqui no Brasil não vou comprar.
Mas sonha com um carro importado.

Avatar
Santana 15 de janeiro de 2021

Tem que boicotar, deixar a Ranger boiando aqui no Brasil

Avatar
Francisco 16 de janeiro de 2021

Então tem que boicotar Hilux, Dodge Ram, Camaro, Ferrari, porque, etc. Nenhum é feito aqui

Avatar
VIZAGOR 16 de janeiro de 2021

Mais e o donos dessas marcas, vc sabe se pelo nenos tem fábrica aqui ? Kkkkkkkkkk

Avatar
VIZAGOR 16 de janeiro de 2021

Depois querem falar que só Brasileiro é trambiqueiro, fazendo um monte de manobras pra reduzir custos, parece ate que esta passando aperto, TODAS as outras montadoras estão com problemas, mais não pulou do barco, só vendia Ka e Ka sedan, Ecosport ja tomava bolada a tempos, a Ford sempre foi prepotente e sem palavras, várias pessoas que compraram carros com eles tiveram problemas com o Powershift, Ford perdeu bilhões, e ainda vai perder, fez merda, assumiu, mais não quer assumir o prejuízo, se tem imposto muito reduzido ou zero, pq então os Ford Ka e Ka Sedan custam mais de R$60.000 ? Era pra vir por R$30.000, abram o olho pq nenhuma empresa pensa em nós consumidores não !!!

Avatar
ivo foppa 15 de janeiro de 2021

qul a diferença de fabrica e montdora?

Avatar
Aldo da Silva Pereira Xavier 16 de janeiro de 2021

Fábrica é onde fábrica toda matéria prima agora montadora não é montado aqui mais as peças são importadas.

Avatar
Paulo Roberto Bianchi 15 de janeiro de 2021

Foda-se a ford. Já vai tarde. Tudo que vem dos americanos não presta, fede.
Que venham os chineses!!!!

Avatar
Rodrigo 15 de janeiro de 2021

…Que venham os chineses!!!!” e sua Covid…

Avatar
Paulo 15 de janeiro de 2021

Foda-se tudo,foda-se tudo………………………………………saco cheio………………………

Avatar
Leandro 16 de janeiro de 2021

Então se deleite com os carros chineses e tenha ótimas dores de cabeça.

Avatar
Odyr Nery 15 de janeiro de 2021

Nois brasileiro temos que parar de comprar da Ford.nao fabrica aqui.nao compra.carros da Ford são uma porcaria mesmo.foi tarde.so lamento pelos funcionários.que foram demitidos.

Avatar
Deixe um comentário