Por que caminhoneiros batem nos pneus antes de viajar?

Pode parecer um ritual, mas na verdade, caminhoneiros dão marteladas nos pneus antes da partida por uma questão de segurança 

Exemplos da categoria E: caminhões com carretas articuladas
Marteladas podem evitar problemas futuros (Fotos: Shutterstock)
Por Érico Pimenta
Publicado em 02/03/2024 às 11h03

Você talvez já tenha visto um caminhoneiro em um posto batendo nos pneus com um martelo de madeira, e deve ter ficado curioso para tal costume. mas apesar parecer e ser algo simples, é uma questão de segurança.

VEJA TAMBÉM:

Por que caminhoneiros batem nos pneus?

Ao bater nos pneus, o caminhoneiro consegue saber se o pneu está com uma pressão baixa, ou seja, se está ficando vazio, mas como? na verdade é simples. Se você bate no pneu e o martelo voltar, quer dizer que o pneu está cheio, mas se você bate e o martelo não volta, quer dizer que ele não está na pressão certa, e é sinal que pode haver algum problema, seja um vazamento ou outro detalhe.

Além disso, ao bater nos pneus, o caminhoneiro também consegue fazer uma vistoria visual nos pneus, e pode notar algum desgaste irregular e demais problemas que podem requerer visita a um borracheiro.

Por que caminhoneiros batem no pneu
Nem sempre o caminhoneiro tem um um aparelho para verificar a pressão dos pneus e bater com o martelo pode indicar necessidade de calibragem

Os caminhoneiros também devem ter outros cuidados com os pneus, além de bater o martelo. De acordo com Roberto Ayala, Gerente de Engenharia de Vendas da Bridgestone. “É muito importante controlar os 5 principais “ladrões de km”: Alinhamento, Balanceamento, Emparelhamento, Calibragem e Desenho de bandas inadequadas. Estes itens reduzem em até 25% a quilometragem do pneu”.

Roberto Ayala, também deixou dicas sobre alinhamento, balanceamento, rodízio de pneus e calibragem.

Alinhamento e balanceamento: É uma manutenção que está conectada com a performance do veículo. Sua realização pode evitar desgastes prematuros dos pneus e ajuda a evitar que o veículo fique instável ou inseguro.

Rodízio de pneus: A depender da distribuição da carga, pode haver um desgaste irregular dos pneus. Realizando o rodízio, o motorista consegue equilibrar mais os pneus, evitando irregularidades.

Calibragem: Sempre confira com os pneus frios. É preciso calibrar semanalmente os pneus, seguindo sempre a recomendação exata da pressão de ar indicada para o seu caminhão.

Rodoar ou rodocalibrador, o martelinho 2.0

Um item que foi muito comum nos anos 1990 e 2000 e não era apenas um mero acessório era o rodoar ou rodocalibrador.

O seu funcionamento era simples, se trata de uma mangueira de ar ligada ao pino do pneu do caminhão. E como um caminhão tem naturalmente cilindros de ar comprimido para o acionamento dos freios e da suspensão a ar (em modelos que possuem esse tipo de conjunto), o sistema é sempre alimentado, e o caminhoneiro poderia, mesmo de dentro da cabine, ajustar a pressão dos pneus. Assim, os pneus sempre estavam calibrados na pressão certa.

Com o passar do tempo, o rodoar foi caindo em desuso devido a alguns fatores. Entre os motivos, está a manutenção que os rodoar demandava, já que as mangueiras poderiam vazar os rasgar.  Também era muito comum ocorrer de o caminhoneiro acertar um buraco ou dar uma esbarrada no meio fio, o que poderia causar um rompimento interno e potencializar a formação de bolhas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Irineu 4 de março de 2024

…”seja um vazamento ou outro detalhe”? Gostaria de alguns “detalhes”, mas não tem.

Avatar
Valdecidio Gomes Pereira 3 de março de 2024

Pra eles acordar e ficar atento no trabalho!

Avatar
Deixe um comentário