Prazo da isenção de IPI para PcD é aprovado por Comissão para até 2026

Além da ampliação da validade do novo teto da isenção de IPI para PcD, o projeto prevê a inclusão de deficientes auditivos no benefício

pessoa com deficiencia pcd olhando interior de um veiculo
O novo teto de isenção de IPI para PcD foi aprovado em julho com um prazo para até dezembro de 2021 (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 16/08/2021 às 13h59

Em Julho foi aprovado o novo teto para a isenção total de IPI em carros para PcD, com o valor de R$ 140.000. Porém esse valor novo estava com prazo de validade para até 31 de dezembro de 2021, deixando incerto o futuro do benefício.

Nessa segunda (16) a Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou o projeto de lei 5149/20, que amplia esse prazo de validade da isenção de IPI para até 2026. A ampliação de prazo também irá beneficiar os profissionais que atuam no transporte autônomo de passageiros.

VEJA TAMBÉM:

Outras mudanças além da isenção de IPI

Esse proposta acrescentou também os deficientes auditivos para gozar desse benefício. A inclusão constava na medida provisória que foi aprovada em julho, porém o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) vetou essa inclusão dos deficientes auditivos antes da sanção da lei.

Outra inclusão na isenção de IPI feita pelo PL 5149/20 é a dos opcionais e acessórios. Esses itens não recebem isenção, ou seja, o PcD precisa pagar o valor total nos opcionais e acessórios necessários para a adaptação dos veículos.

O que falta para esse projeto ser aprovado?

Projetos de lei como esse precisam ser aprovados por três comissões especiais e, por fim, pelo Plenário. A aprovação pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência foi a primeira delas, agora resta ser aprovado pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Sendo aprovadas por essas comissões, o projeto de lei chega ao Plenário. Com a aprovação do Plenário faltará apenas a sansão presidencial para se tornar uma lei de forma efetiva.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
17 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Ligia Villa Sart 4 de novembro de 2021

Ja é fato q a isenção de IPI vai até 2026?

Avatar
Eliete Barros de Oliveira 15 de dezembro de 2021

Gostaria de obter essa informação. Se foi prorrogada a isenção de IPI até 2026?

Avatar
Cida 14 de setembro de 2021

A INCLUSÃO DOS DEFICIENTES AUDITIVOS NA ISENÇÃO DO IPI PRA CARROS, FOI VETADA PELO JAIR BOLSONARO. A ÚNICA CATEGORIA DE DEFICIÊNCIA FORA DA ISENÇÃO DO IPI. SOU DEFICIENTE AUDITIVA E PRECISAMOS LUTAR PRA DERRUBAREM ESSE VETO, POIS FORTALECE A EXCLUSÃO, INDO CONTRA OS IDEAIS DE IGUALDADE DEFENDIDO PELA CONSTITUIÇÃO. COMO UM DEFICIENTE OUVIRÁ OS “PEDIDOS” PRA TROCA DE MARCHA NUM CARRO MANUAL? EU TIVE Q COMPRAR UM AUTOMÁTICO POR CONTA DESSA CONDIÇÃO. E O CARRO AUTOMÁTICO É BEM MAIS CARO. É INJUSTO O QUE O PRESIDENTE FEZ CONTRA OS DEFICIENTES AUDITIVOS. FOI APROVADO PELA CÂMARA E SENADO A INCLUSÃO DO DEF.AUDITIVOS, MAS O BOLSONARO VETOU. PRECISAMOS NOS FORTALECER PRA DERRUBAR ESSE VETO.

Avatar
José 6 de outubro de 2021

Vergonhoso vc ver congresso nacional aprovar desconto para deficientes auditivos depois vê sancionada lei e escrito DEFICIENTES AUDITIVOS FICAM FORA.
EU PARTICULARMENTE PELO VETO DO PRESIDENTE E POR DISCRIMINAR DEFICIENTES AUDITIVOS CONTRA CONSTITUIÇÃO DEVEMOS PEDIR IMPEACHMENT DO PRESIDENTE E NAS ELEIÇÕES PROXIMAS NAO COTAR EM NINGUÉM SE NAO REVEREM ESSE ERRO QUE FOI PELO PELO STF PARA INCLUIR NO PCD

Avatar
fernando 20 de agosto de 2021

Se as montadoras tinham lucro vendendo a 70mil imaginem vcs vendendo a 140mil. um absurdo.um roubo.

Avatar
Mara 019.997640714 17 de agosto de 2021

Qual o carro mais em conta da linha dos Pcd

Avatar
Daniel 17 de agosto de 2021

Tem que abaixar bastante o imposto de carro para todos, pois é muito alto.
E acabar com o IPVA, que é um assalto e só existe no Brasil este tipo de imposto vergonhoso.

Avatar
Fábio L Maraschin 17 de agosto de 2021

Por quê montadoras “se recusam” a vender seus carros para PcD?
Com o aumento do teto procurei a Honda e depois a Mitsubishi, mas ambas alegaram que as fábricas não abriram as vendas para PcD. É preconceito?
Não consigo ver outro motivo.
Os carros consultados foram HR-V e ASX, em concessionárias do RS.

Avatar
Lúcia Freitas 17 de agosto de 2021

Faz uma denúncia pela internet no Reclame Aqui. Vi uma reclamação sobre a montadora do Creta que não quis vender e o rapaz conseguiu comprar, depois da reclamação. A montadora até deu o número de protocolo para ele. Busca na internet que você acha!

Avatar
Gisele 17 de agosto de 2021

Procurei todas as conssecionarias de Curitiba, e só a rent tem o Logan e tratam muito mal e com preconceito mesmo

Avatar
Ramon 17 de agosto de 2021

Esse tipo de decisão mostra uma necessidade urgente, tornar o sistema tributário justo, corrigindo suas distorções.
Em vez de reduzir tributo somente para esse ou aquele grupo específico, é necessário evitar excessos, como tributar um veículo em mais de 100% de seu valor original, somados impostos federais e estaduais. No Brasil não há tributação, há confisco, e pra quê? Qual o retorno?

Avatar
RUDINEI PERSICO 17 de agosto de 2021

O importante,além da aprovação do projeto até 2026, é o preço dos veículos voltarem ao patamar razoável . É inaceitável que um carro que era vendido em março por 70 mil , esteja sendo vendido por 130 mil.

Avatar
José cruz 17 de agosto de 2021

Infelizmente os oportunistas, estão de plantão aguardando a oportunidade para entrar em ação! Assim fizeram com programa minha casa minha vida, ao qual o governo dava um subsídio conforme a renda familiar para compra da casa própria! As construtoras aumentaram os valores dos imóveis, sendo assim o subsídio do governo passou a ser indiferentes pois aumentaram os valores!!

Avatar
dayane 16 de agosto de 2021

Quando vai ser aprovado realmente?

Sou deficiente auditivo.

Avatar
TIAGO 17 de agosto de 2021

Foi negado, infelizmente! Esse país é muito injusto com os deficientes auditivos.

Avatar
neri sebastiao da rosa 16 de agosto de 2021

Olá sou deficiente auditivo bilateral, será que janeiro passa a valer a lei

Avatar
Tiago 17 de agosto de 2021

Foi negado, infelizmente! Esse país é muito injusto com os deficientes auditivos.

Avatar
Deixe um comentário