Preço dos carros cai com o dólar?

Que quando a moeda norte-americana sobe, o valor dos veículos aumenta, a gente sabe... Mas e o contrário, acontece?

calculadora e chave de carro em cima de contrato
Dólar interfere no preço dos carros porque muitos dos equipamentos e tecnologias são importados (Foto: Shutterstock)
Por Laurie Andrade
Publicado em 12/03/2021 às 16h00

É comum encontrarmos reportagens com títulos como “Alta do dólar faz preço dos carros dispararem”. Isso porque a moeda norte-americana tem influência direta no valor dos veículos vendidos no Brasil. Acontece que o contrário é, no mínimo, difícil de se observar. Por quê?

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Em primeiro lugar, é importante lembrar que até mesmo os automóveis nacionais precisam importar componentes e tecnologias.

Joel Leite, Diretor da Agência Auto Informe, afirma que não se lembra de nenhuma vez em que anunciou queda nos preços dos carros em razão da diminuição da disparidade entre o real e a moeda norte-americana.

A indústria reclama do dólar alto porque os carros utilizam muitos equipamentos e tecnologias importados. Mas é óbvio que quando a moeda cai não reduz o preço dos produtos. É que, em especial os importadores, afirmam que estão em defasagem.

Ainda de acordo com o especialista, os comerciantes de automóveis realmente acabam considerando o lucro resultante da queda do dólar como uma reposição da margem que fica defasada na maior parte do tempo.

O valor do dólar comercial, cotado hoje a R$ 5,57, interferiu bastante no preço dos carros brasileiros no início da pandemia. Em meados de maio, a moeda norte-americana chegou a bater os R$ 5,90. Na época, o Jeep Wrangler, que desembarcou em 2019 a R$ 259.990, era oferecido por R$ 347.990. Uma alta de aproximadamente R$ 88 mil ou 33,8%.

Especialista em indústria automobilística da Bright Consulting, Cassio Pagliarini disse, em entrevista ao Jornal do Carro, que “No mínimo 30% do custo de um veículo está ligado a itens importados. Se o motor e o câmbio vierem de fora, o impacto direto da cotação da moeda pode chegar a 70% do custo do veículo”.

De acordo com dados do Ministério da Economia, o Brasil importou US$ 13,2 bilhões em componentes automotivos em 2019. O valor, R$ 52,8 bilhões em conversão direta, inclui de aço à lubrificantes.

No mesmo ano (2019), a China forneceu 13% dos componentes usados pelas fabricantes e montadoras do Brasil, seguida pela Alemanha (12%), Estados Unidos (9%), Japão (8%), Argentina e Coreia do Sul (7% cada), México (6%), Tailândia e Itália (3%). Apesar dos países terem moedas distintas, a base para as negociações é o dolar.

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8 Comentários
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DMN 22 de março de 2022

Tudo conversa fiada das empresas: não existe e nunca existiu “defasagem” em lucro de grandes empresas no Brasil, o mundo INTEIRO sabe disso. Temos uma margem de lucro altíssima! Na Alemanha, lucro que chega a 10% é comemorado, é apenas para os melhores empresários. Aqui as margens de lucro são superiores a 100%. É apenas uma sociedade egoísta e injusta. Não repassa benefício à população. São gananciosos. Verdade seja dita, pelo menos.

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Ademir 21 de março de 2022

Dólar sobe os preço sobe, dólar caie os preço não cai!!!!

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Jonas SF 15 de junho de 2021

Quanto maior a demanda, maior o preço, quanto menor a demanda, menor o preço. A demanda dos veículos diminuiu, mas o preço sobe em qualquer contexto. Mercado que não segue a lógica normal está viciado. Será cartel?

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Rolegan 18 de agosto de 2021

Se a maioria fizesse como eu, vendi o meu para comprar um mais novo subiu não comprei.

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Guilherme Paniguel Gehring Cardoso 8 de junho de 2021

O que importa é que o salário sobe junto com o dólar… Sqn

Brasil sendo Brasil… Se pudesse ir embora…

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Raphael 8 de junho de 2021

Ahh ta. Aumenta dólar, aumenta o preço. Diminui o dólar, é, então vamos conversar..
Isso é prática abusiva. Cade os orgãos públicos para fiscalizarem esse tipo de prática abusiva?

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Sir.Alves 6 de junho de 2021

A tendencia do dolar eh so cair, pois ate o final do ano toda a populacao tera recebido ao menos uma dose, e o fim das restricoes de quantidade de funcionarios nas fabricas, maior oferta e menor procura… Tudo deve cair em termos de custo na casa dos 35%, mas o preco dos veiculos nao cai??? Dale importacao independente, comprar no mexico e trazer de navio… Danem-se fabricas nacionais…

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Luciano 3 de junho de 2021

Realmente os fabricante de carros em nosso país, estão agindo igual aos políticos…
Não aceitam reduzir valores.
Só pensam em ganhar cada vez mais.
Exemplo disso é a Jeep, quê no início do mês, lançou o Jeep compass atualizado, quando o dólar estava $ 5,79… Hoje o dólar está $ 5,08, e mesmo assim eles aumentaram o valor do carro. Esse aumento chega R$ 11 mil .
Acho quê isso é uma falta de respeito com o consumidor Brasileiro.

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