Só cai para cima! Saiba porque o preço do carro não vai baixar

O preço do carro não vai baixar, na verdade ele sempre irá subir, pois os custos de produção são regidos pela economia e até fatores geopolíticos

venda carro concessionaria shutterstock 1579747456
Novas tecnologias, que podem vir por força da lei ou demanda de mercado, são fatores que elevam o preço do carro (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
20 de julho de 2022 18:03

Pois ainda tem tanta gente otimista que me pergunta: “o Boris, quando é que o carro vai baixar o preço? Porque não para de subir nunca.”

Lamento informar que não. Não vai baixar o preço, porque os fatores que influem na subida, dificilmente vão fazer cair esse preço. Por quê?

VEJA TAMBÉM:

Primeiro porque nós temos inflação. Nós vivemos em um país inflacionário. Então, sobem todos os custos para o fabricante, para o concessionário. Sobe o salário de quem trabalha na fábrica, ou na concessionária. Sobe água, sobe luz, sobe telefone, sobe preço de tudo. E sobe o custo para fazer um carro por causa de todos esses custos indiretos.

Mas tem também outra influência que faz crescer esse custo que são os insumos, aquilo que a fábrica tem que comprar para produzir o carro.

A guerra e o preço do carro

Então, tem guerra na Ucrânia, tem uma greve no Oriente Médio, sobe o custo do aço, sobe o custo do vidro. Então, esses são outros valores que crescem fora da inflação, crescem mais ainda.

Falei em guerra da Ucrânia, tem outro problema: fornecimento de certos componentes, que vêm da Ucrânia, outros que vem da China, ou do Japão. Faltou o chip agora, não é!? O semicondutor.

Foi uma novela para a fábrica conseguir comprar o chip, que subiu de preço, faltou carro. Porque além de subir de preço, não tinha no mercado semicondutores.

Faltou carro e diminuiu a oferta. Diminui a oferta, mas a demanda continua a mesma. É claro que vai subir o preço.

Finalmente, um outro fator que não vai deixar de existir nunca: tecnologia. Cada vez tem mais tecnologia no automóvel, ou por lei, como foi ABS e airbag, ou porque o mercado pede, quase que exige, a eletrônica

Ah é, seu carro tem uma tela multimídia de 10 polegadas’? Que bom! Quanto você acha que custa isso?

Ah, agora todos os carros serão obrigados a ter sistema eletrônico de controle da estabilidade. Formidável, vai aumentar muita segurança, vão diminuir os acidentes, vidas serão poupadas. Mas você acha que isso aí vem de graça?

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Renan 23 de julho de 2022

Desculpinhas para ficarem ainda mais ricos!! Aumentos acima da inflação!! Aterrorizante isso o que fizeram com os preços dos automóveis!! Brasil um país do futuro!! Tomara que o futuro chegue um dia…

Avatar
Jo 22 de julho de 2022

Instabilidade econômica e paridade em dólar. O problema é que recebemos em reais e a grana não acompanha a elevação. isso para todos setores e não só automotivo. Vou continuar com a manutenção em dia no meu carro usado. Que modem no pátio.

Avatar
Santiago 21 de julho de 2022

A maior “inflação” do nosso mercado automotivo, nestes últimos anos, foi a especulação puxada pela tal moda dos “suvs” de araque.
Agora que essa moda está entrando em ressaca, pode ser que os reajustes bizarros esfriem, e a inflação real faça os valores nominais se aproximarem daquilo que os veículos realmente valem.
O problema é que, basta uma sutil retomada do mercado, e as montadoras correm pra aumentar os preços de novo – a velha e atrasada cultura brazuca de se querer lucrar alto por produto, e não pelo montante da produção.

Avatar
José HABIB 21 de julho de 2022

Saiba POR QUE o preço do carro não vai baixar

Avatar
Neemias Oliveira Matos 20 de julho de 2022

Caro, Bóris. O que as pessoas te perguntam é quando o valor real do automóvel vai cair. Ou seja, depois de ter sido feita a devida correção da inflação. O valor real do automóvel caiu muito do final dos anos 1980 até meados da última década (mesmo com toda evolução tecnológica do período). Ocorre que o Brasil vem passando por uma longa recessão (desde 2015), o salário real do brasileiro médio vem diminuindo, mas os preços dos automóveis vêm subindo (em valor real, ou seja, já corrigida a inflação). Talvez isso tenha sido em grande parte influenciado pela desvalorização do real diante do dólar, o que facilita a vida do setor exportador, mas gera transtorno para maioria dos nacionais. Afinal de contas, as filiais das fabricantes têm que mandar remessas de lucro para suas matrizes em dólar.

Avatar
Whilson 20 de julho de 2022

E por q nos outros 30 anos não foi assim? sempre tivemos inflação e aumento constante dos gastos com funcionários, água luz aluguel e etc
torço que vc esteja errado e essa inflação seja controlada e os preços normalizem, pois se isso não ocorrer não vejo um futuro bom pro setor automobilístico do Brasil.

Avatar
Rick 20 de julho de 2022

Quem viveu nos anos 80/90 sabe muito bem o que é a inflação e sabe que não terá mais fim! Teremos aumentos sem parar até arrebentar com tudo!
Igual foi exatamente nos anos 80/90 que as remarcações eram POR HORA! vc ia no mercado de manha tava um preço, voltava de tarde tava outro!
Nessa época não tinha código de barras nos produtos e todos os preços eram etiquetados com maquininhas de etiquetas! Só se via os remarcadores com essas maquininhas sem parar nos mercados! Chegava o cumulo de ter 20 etiquetas uma em cima da outra com as remarcações!!! Os carros então eram aumentos diários! O principal motivo disso tudo era exatamente o lucro sem parar das empresas que ganhavam horrores com a inflação! Era o melhor negocio financeiro existente “A INFLAÇÃO” As empresas ganhavam rios de dinheiro, por isso que todas elas querem quanto mais inflação melhor! Deixa estourar….o governo que se vire com os pobres que ficarão sem poder nenhum de compra! Nenhum politico presta muito menos o presidente (não vou falar o nome para não ser censurado) daquela época, mas foi o único que conseguiu parar aquela pouca vergonha e conseguiu segurar até pouco tempo tudo isso com a politica econômica que foi se estendendo com os outros governos. Agora viveremos tudo isso de novo… a inflação galopante descontrolada onde as empresas ficarão ainda mais ricas!!

Avatar
Deixe um comentário