Volante vibrando? A culpa pode ser da pedrinha

Vibrações na direção podem ocorrer por diferentes motivos. Muitas vezes elas surgem em apenas determinadas velocidades e vamos te explicar o motivo

volante vibrando por pedras nos sulcos dos pneus podem causar vibrações no volante
Pedras nos sulcos dos pneus podem gerar vibrações na direção do automóvel (Foto: Shutterstock )
Por Boris Feldman
11 de maio de 2022 19:31

De repente o amigo está dirigindo e percebe o volante vibrando. Em geral, o problema ocorre em velocidades mais elevadas, entre 90 km/h e 100 km/h. Ele começa a vibrar quando vai chegando nessa velocidade, e na hora que você sobe mais, anda mais rápido, a trepidação desaparece. O que é que pode ser isso? Balanceamento é a primeira ideia.

Mas nem sempre. Isso porque alguns pneus, como não são corretamente montados no aro, podem provocar também essa vibração. Pois, lá na oficina que estão fazendo balanceamento, podem ter colocado vários pesinhos, mas eles foram insuficientes para corrigir o desbalanceamento.

VEJA TAMBÉM:

Principalmente nos pneus especiais como aqueles Run Flat, por exemplo, que anda mesmo murcho. Ou pneus de rodas de aros maiores como 18, 19, 20 polegadas, assim como pneu para carros com tração nas quatro.

Volante vibrando por outras razões

Outro problema na montagem é que o pneu tem na banda lateral, uma pintinha amarela (quase sempre amarela). Essa pintinha tem que coincidir com a válvula, aquele bico que você enche o pneu. Porque ali é o menor peso do pneu para coincidir com o maior peso da roda.

E finalmente, um problema que ninguém se recorda: É você entrar com o carro numa estrada de terra, e o automóvel que estava andando perfeitamente sem vibração passa a vibrar. Aí você fala: “Caiu algum peso de balanceamento”, não é? Errado. Pode ter entrado uma pedrinha no sulco do pneu suficiente para desbalancear a roda.

Como é que resolve isso? Com um canivete você tira a pedrinha do pneu.

Acompanhe o AutoPapo também no YouTube.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário