Quando a luz da pressão do óleo acende, a notícia não é boa

Motorista muitas vezes fica confuso quando a luz da pressão do óleo acende, mas sempre é um sinal de alerta que deve ser verificado por um mecânico

luz do oleo painel portal
A luz da pressão do óleo pode apontar problemas que vão além do nível do lubrificante no carter (Foto: Internet)
Por Boris Feldman
27 de julho de 2022 18:03

Uma das luzes de alerta mais importante no painel do carro é aquela que mostra a falta de pressão de óleo no sistema de lubrificação do motor. É uma luz, em geral, vermelha, que mostra uma almotolia, aquele instrumento que injeta óleo, que parece um bule de café.

E por que é que o pessoal fica em dúvida? Porque às vezes essa luz se acende, às vezes ela pisca, acende, apaga, acende e apaga. E às vezes acende direto e pode ser por falta de óleo no cárter. Tanto que quando ela acende,  muita gente vai no posto para conferir o nível do óleo. Se estiver baixo, basta completar e a luz se apaga.

VEJA TAMBÉM:

Ah, então tem gente que acha que essa luz mostra o nível baixo do óleo no motor. O nível baixo de óleo motor provoca uma falta de pressão no sistema de lubrificação, mas essa luz de alerta não é para mostrar o nível do óleo, é para mostrar a falta de lubrificação que pode ter uma origem muito mais grave, que é a falta de pressão mesmo com o nível.

Falta de pressão do óleo

Então, se acende a luz, ou pisca a luz, você vai no posto verificar e o nível de óleo está correto? Ah, aí pode preparar seu bolso ou seu saldo bancário, que aí tem um problema provavelmente grave. É a falta de pressão do sistema de lubrificação que pode ser folga excessiva lá no eixo virabrequim ou no eixo-comando, seja lá onde for, tem uma folga excessiva e essa folga excessiva é falta de pressão de óleo.

Pode saber que vai ter que abrir o motor, vai ter que conferir todas essas peças móveis e provavelmente ele vai ter que ser retificado. Então, nada dessa doce ilusão de achar que acendeu a luz alerta da pressão é porque está faltando óleo.

A falta de óleo faz ela aceder, mas um problema grave no motor também faz essa luz de alerta acender. Se ela acender e o nível estiver certo, pode levar para oficina, pode levar para retífica. Lamento, mas a facada no seu bolso vai ser pra valer.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Aureo santa 28 de julho de 2022

Nem sempre pode ser um problema grave,meu Corsa acendeu a luz do olho,fui verificar o nível do olho ,estava baixo, completei e não voltou mais acender,, também pode ver a cebolinha do olho,,,

Avatar
Deixe um comentário