PRF disponibiliza serviços online: confira o que pode ser feito de casa

Defesa de autuação e identificação de condutor infrator são exemplos de solicitações que agora podem ser feitas pela internet; processo não é simples

policial rodoviario federal acessa no computador o sistema eletronico de informacoes sei
PRF disponibiliza aplicativo para facilitar o acesso aos serviços online (Foto: PRF | Divulgação)
Por AutoPapo
06 de agosto de 2020 12:45
*Matéria atualizada em 10 de fevereiro de 2022

A Polícia Rodoviária federal (PRF) permite que o cidadão faça, pela internet, diversas solicitações que até recentemente só podiam ser realizadas fisicamente nas unidades do órgão ou através dos Correios. Isso, graças à Instrução Normativa nº 15, publicada no Diário Oficial da União em agosto de 2020, que instituiu o peticionamento eletrônico como forma oficial de protocolo de documentos na instituição. Confira quais são os serviços que a PRF disponibiliza online e como acessá-los.

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Inicialmente, ficaram disponíveis cinco tipos de serviço:

  • Defesa de Autuação;
  • Recurso de Multa;
  • Identificação de Condutor Infrator;
  • Solicitação de Retificação de Boletim de Acidente de Trânsito; e
  • Solicitação de Cópia ou Vista de Processo/Documento.

Atualmente, porém, a PRF disponibiliza vários outros serviços, entre os quais:

  • Comunicar roubo ou furto de veículos
  • Acidentes
  • Localizar pontos de apoio em rodovias federais

Todos os serviços que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) disponibiliza online podem ser acessados 24h por dia.

Como fazer uma solicitação online para a PRF

O interessado deverá fazer um cadastro no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Para tanto, serão solicitados os seguintes dados:

  • CPF;
  • RG;
  • Telefone Fixo;
  • Telefone Celular; e
  • Endereço Residencial.

Feito isso, é preciso validar o cadastro – num processo não tão simples.

Com vistas a cumprir os procedimentos relativos ao credenciamento, para ativação do login é necessário apresentar em uma das unidades administrativas da PRF os seguintes documentos:

  1. original do Termo de Declaração de Concordância e Veracidade preenchido e assinado;
  2. cópia de documento de identificação civil com foto. Observações:

Alternativamente, na impossibilidade de comparecer pessoalmente, os documentos poderão ser apresentados:

I – por terceiros, presencialmente, em qualquer unidade administrativa da PRF;

II – por correspondência, endereçada a qualquer Superintendência ou à Sede Nacional da PRF; ou

III – por e-mail, desde que a documentação esteja acompanhada de uma foto do rosto do usuário externo com o Termo de Declaração de Concordância e Veracidade ao lado, sendo necessário que este apareça legível.

O e-mail que dará acesso aos serviços online que a PRF agora disponibiliza deverá ser encaminhado para um dos seguintes endereços eletrônicos, conforme a respectiva Unidade da Federação de domicílio do usuário externo:

Região Norte

  • Acre – protocolo.ac@prf.gov.br
  • Amapá – protocolo.ap@prf.gov.br
  • Amazonas – protocolo.am@prf.gov.br
  • Pará – protocolo.pa@prf.gov.br
  • Rondônia – protocolo.ro@prf.gov.brRoraima – protocolo.rr@prf.gov.br
  • Tocantins – protocolo.to@prf.gov.br

PRF região Nordeste

  • Alagoas – protocolo.al@prf.gov.br
  • Bahia – protocolo.ba@prf.gov.br
  • Ceará – protocolo.ce@prf.gov.br
  • Maranhão – protocolo.ma@prf.gov.br
  • Paraíba – protocolo.pb@prf.gov.br
  • Pernambuco – protocolo.pe@prf.gov.br
  • Piauí – protocolo.pi@prf.gov.br
  • Rio Grande do Norte – protocolo.rn@prf.gov.br
  • Sergipe – protocolo.se@prf.gov.br

Região Centro-Oeste

  • Goiás – protocolo.go@prf.gov.br
  • Mato Grosso – protocolo.mt@prf.gov.br
  • Mato Grosso do Sul – protocolo.ms@prf.gov.br
  • Distrito Federal – protocolo.df@prf.gov.br

PRF região Sudeste

  • Espírito Santo – protocolo.es@prf.gov.br
  • Minas Gerais – protocolo.mg@prf.gov.br
  • São Paulo – protocolo.sp@prf.gov.br
  • Rio de Janeiro – protocolo.rj@prf.gov.br

Região Sul

  • Paraná – protocolo.pr@prf.gov.br
  • Rio Grande do Sul – protocolo.rs@prf.gov.br
  • Santa Catarina – protocolo.sc@prf.gov.br

Depois que o cadastro for validado, o usuário poderá acessar o sistema da PRF e fazer a petição, anexando documentos e imagens necessários. Ao término, é gerado um recibo comprovando o peticionamento.

Os serviços que agora a PRF disponibiliza online estão alinhados com a Estratégia de Governo Digital para o período 2020 a 2022, definida por meio do Decreto n° 10.332 da Presidência da República.

De acordo com o Diretor-Geral da PRF, Eduardo Aggio, a desburocratização dos serviços é uma das diretrizes da nova gestão, que buscará oferecer um serviço público de qualidade, com menos gasto de tempo e dinheiro por parte do cidadão.

O passo a passo desse processo de mudança está descrito no Plano de Transformação Digital da PRF, assinado pelo Diretor-Geral durante a solenidade de comemoração aos 92 anos da instituição, em Brasília. O Plano prevê uma agenda de migração de diversos serviços para plataformas digitais até junho do próximo ano.

Além do peticionamento eletrônico, o documento prevê ainda a disponibilização de outros serviços ao cidadão, criação de aplicativo (App) e unificação de canais digitais.

Novas regras de trânsito entraram em vigor em 2021; Boris Feldman explica, em vídeo, as principais mudanças:

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13 Comentários
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Valdenir catreta 26 de março de 2022

Vejo a corporação como pessoas arrogantes e de um despreparo pra lidar com pessoas diferentes de bandidos eles botam todos no mesmo patamar.e nas abordagem dá pra contar nos dedos os carros novos que são vistoriados.e quando caontece um acidente aí invés de ver os feridos ficam intimidando os que tentam se aproximar para ajudar….eles que não esqueçam que são pagos pela população..e muito bem pago pra pouco preparo e serventia.

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Gelson Ferrareze 2 de março de 2022

No dia 18/02/2022, fui abordado e multado por ter cometido uma infração de trânsito na rodovia BR 285 a uns 20km de Lagoa Vermelha, sentido Vacaria/Passo Fundo, por volta de 11:00h, é necessário se faz elogiar o comportamento do policial Toffoli e seu colega que fizeram seu trabalho de forma respeitosa e contrastante com a maioria de outras abordagens que recebi dessa instituição. Temos que criticar os erros mas elogiar o bom trabalho do servidor público como foi nessa abordagem em que fui multado por ter sim cometido uma infração. Agradeço aos policiais.

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MAURA MORAES 24 de fevereiro de 2022

Estou há 4 dias pesquisando e navegando em vários sites , atrás de uma maneira para se averiguar se os protocolos de transferências de real infrator , foram definitivamente concluídos.
Simplesmente não existe nenhuma forma de obter respostas.
Se alguém puder me ajudar , indicando um caminho gratidão eterna.

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Catalan 27 de dezembro de 2021

Muito complexo e pouco usual para a grande maioria da população, uma vergonha de sistema.

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SONIA MAFER 29 de outubro de 2021

Sou cadastrada no Sistema Eletrônico de Informações, quero saber se posso enviar recurso de multa de outros e indicar condutor para terceiros? Sendo, recursos no qual eu não seja parte.

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Moisés Alexandre evangelista da Silva Lourenço Lourenço 27 de agosto de 2021

Acho que sou da PRF porque meu nome é de profeta e meu filho é bibi, Moisés e gabriel

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Hélio Cunha E Castro 17 de agosto de 2021

Recebi duas multas da PRF de forma desonesta, estava passando mal, queria entrar no posto de gasolina, entrei uns 100 metros antes no acostamento pois a BR estava congestionada. Fui multado, neste período que me pararam sujeira a roupa toda. Agora fui pagar a multas o códigos de barras não funcionam, deram erros, de processamentos. Liguei para Porfirio, a telefonista não me transferiu para que eu pudesse conversar com um responsável. Nao consigo mandar email pedindo novos boletos. Neste período viajei, fui ao velório da minha irmã, liguei novamente é não fui atendido. Obrigado a PRF parabens

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Helio Cunha e Castro 23 de agosto de 2021

Deixei um comentário até hoje não tive resposta de como pagar minhas multas.

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HELIO CUNHA E CASTRO 22 de setembro de 2021

Venho reiterar os dois anteriores que tentei pagar os boletos de multas os quais apresentaram inconsistência nos códigos de barras. Procurei a PRF não ti nha atendimento presencial, telefonei não tive solução. Deixei dois comentários não tive respostas. Pergunto: existe a possibilidade de emitir novos boletos nos mesmos valores para que eu possa efetuar os pagamentos . Estou aguardando respostas.

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Moisés Alexandre evangelista da Silva Lourenço Lourenço 27 de agosto de 2021

Tenho nome de profeta e meu filho é bibi dá pra me aposentar por aí?PRF,Moisés e gabriel

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João Paulo de Oliveira 15 de junho de 2021

Aqui vale o velho ditado “quanto pior melhor” estive na sede da PRF em contagem e os portões fechados com papéis dizendo para fazer o processo de identificação de condutor inflator via internet, mas quando entra na internet para fazer o cadastro me dou conta que o processo e ainda pior ,porque para fazer o cadastro tenho que levar documentos na sede do mesmo jeito , para validar o cadastro , ser a que posso colocar nos correios e mandar para a sede em contagem ou ser a que tenho que enviar para Brasília igual ao dnit ?

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Rosemária miranda neiva 19 de fevereiro de 2021

Estive na sede da PRF de Contagem e o que encontrei foi portão fechado com”bilhete” orientando usar a internet.
Como validar meu cadastro então???? internet vai servir para que? Por acidente rasurei a notificação….onde ter acesso a outra? pode enviar pelo correio rasurada?
Usei o sistema de bhdigital para outro caso e fui bem sucedida!
Sei mais o que pensar!

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Sandro Rodrigues 19 de janeiro de 2021

Parabéns para a burocracia…não seria mais fácil solicitar uma copia da CNH ou da CI para validar no sistema?

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