PRF disponibilizará, até junho de 2021, um aplicativo para facilitar o acesso aos serviços online (Foto: PRF | Divulgação)
Foi publicada, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa nº 15, que institui o peticionamento eletrônico como forma oficial de protocolo de documentos na Polícia Rodoviária Federal (PRF). A novidade permite ao cidadão fazer, pela internet, diversas solicitações que até então somente podiam ser realizadas fisicamente nas unidades do órgão ou através dos Correios. Confira quais são os serviços que a PRF disponibiliza online e como acessá-los.
Feito isso, é preciso validar o cadastro – num processo não tão simples.
Com vistas a cumprir os procedimentos relativos ao credenciamento, para ativação do login é necessário apresentar em uma das unidades administrativas da PRF os seguintes documentos:
III – por e-mail, desde que a documentação esteja acompanhada de uma foto do rosto do usuário externo com o Termo de Declaração de Concordância e Veracidade ao lado, sendo necessário que este apareça legível.
O e-mail que dará acesso aos serviços online que a PRF agora disponibiliza deverá ser encaminhado para um dos seguintes endereços eletrônicos, conforme a respectiva Unidade da Federação de domicílio do usuário externo:
Depois que o cadastro for validado, o usuário poderá acessar o sistema da PRF e fazer a petição, anexando documentos e imagens necessários. Ao término, é gerado um recibo comprovando o peticionamento.
PRF disponibilizará, até junho de 2021, um aplicativo para facilitar o acesso aos serviços online (Foto: PRF | Divulgação)
Os serviços que agora a PRF disponibiliza online estão alinhados com a Estratégia de Governo Digital para o período 2020 a 2022, definida por meio do Decreto n° 10.332 da Presidência da República.
De acordo com o Diretor-Geral da PRF, Eduardo Aggio, a desburocratização dos serviços é uma das diretrizes da nova gestão, que buscará oferecer um serviço público de qualidade, com menos gasto de tempo e dinheiro por parte do cidadão.
O passo a passo desse processo de mudança está descrito no Plano de Transformação Digital da PRF, assinado pelo Diretor-Geral durante a solenidade de comemoração aos 92 anos da instituição, em Brasília. O Plano prevê uma agenda de migração de diversos serviços para plataformas digitais até junho do próximo ano.
Além do peticionamento eletrônico, o documento prevê ainda a disponibilização de outros serviços ao cidadão, criação de aplicativo (App) e unificação de canais digitais.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.