[Vídeo] Primeiros caminhões autônomos são entregues no Brasil

A Volvo fez a primeira entrega comercial de caminhões autônomos do mundo para a colheita de cana de açúcar em Maringá

m1xsn4oqrfjth0jbum9shtkfg8
Por AutoPapo
Publicado em 07/09/2018 às 12h00
Atualizado em 19/10/2022 às 14h53

A Volvo fez a primeira entrega de caminhões autônomos do mundo no Brasil. Sete unidades do VM Autônomo foram entregues à Usaçucar, em Maringá (Paraná). O veículo foi desenvolvido aqui e com apoio de engenheiros da Suécia.

A Volvo fez a primeira entrega comercial de caminhões autônomos do mundo no Brasil.

O VM Autônomo foi desenhado para operar na colheita de cana de açúcar. Estes caminhões autônomos funcionam com um mapa feito da plantação e, segundo a fabricante, podem reduzir o esmagamento de mudas.

Assim, o caminhão pode aumentar a safra. Isso ocorreria devido à margem de erro de apenas 2,5 centímetros no trajeto programado, número apurado pela Volvo. De acordo com o diretor financeiro da Usaçucar, uma em cada cinco safras é perdida devido ao pisoteamento da plantação. Com a tecnologia autônoma, esse número seria reduzido a zero, analisa ele.

Além disso, estes caminhões autônomos também podem operar no período noturno, quando motoristas têm seu trabalho dificultado pela escuridão.

Como os caminhões autônomos funcionam

O VM Autônomo é capaz de funcionar sozinho dentro de regiões mapeadas da lavoura. Para se direcionar, ele faz uso de geolocalização e giroscópio, alinhando as rodas dianteiras e traseiras. O veículo trabalha ao lado de uma colheitadeira.

Entretanto, segundo a marca, o motorista não será retirado do processo de colheita. Ele ainda tem que levar o caminhão para a colheita, e depois ao ponto de descarga. O condutor também deve permanecer dentro do veículo durante seu funcionamento, para se certificar de que ele está funcionando corretamente e segundo exige a legislação.

O modelo da Volvo são contratados em um serviço semelhante ao de uma TV a cabo, ao invés de comprados.

Estes caminhões autônomos foram desenvolvidos pelo setor de engenharia avançada da marca no Brasil, com apoio da Suécia, país de origem da Volvo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Luciano 27 de janeiro de 2019

Estão querendo eliminar mais uma profissão…como vamos ter trabalho dessa forma?o empresário vai fabricar e vender pra quem se o povo não terá renda?

Avatar
Thierry 5 de novembro de 2019

Fatalmente haverá a implantação de um programa de renda mínima. Bilhões de esfomeados sobrevivendo de uma esmola governamental em nível global, mas, ainda assim, consumindo. Espere e verá.

Avatar
Deixe um comentário