O carro fala: aprender a interpretar problemas de alinhamento

Sinais na direção dizem se há problemas no alinhamento, como direção puxando e desgaste irregular da banda de rodagem

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Desgaste na banda dos pneus podem indicar problemas na geometria (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 12/10/2022 às 18h03

Você usa um termômetro para indicar febre numa pessoa. E a febre significa problemas. No automóvel também há os seus termômetros. Existem várias maneiras de você avaliar o comportamento de uma série de componentes do carro, e o alinhamento de direção é outra delas.

Se você estiver com a geometria de direção errada, se as rodas dianteiras não estiverem perpendiculares, paralelas entre si, de acordo com a determinação da fábrica, esses pneus das rodas dianteiras vão ter um desgaste irregular. E qual é o termômetro disso? Basta olhar a banda de rodagem, aquela parte do pneu que está em contato com solo.

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Ali tem frisos, esses frisos vão se gastando a medida que você vai rodando com os pneus. Mas muitas vezes esse desgaste pode ser irregular. Ele gastou mais do lado direito do que a esquerdo. Que isso significa? Problema na geometria de direção.

O pneu está se desgastando irregularmente e você está jogando dinheiro fora porque ao invés do pneu durar 50 mil quilômetros ele vai durar só 30 mil. Você vai ter que trocar antes o pneu. Ou seja, prejuízo no bolso.  Então fique de olho nesses termômetros do carro e o desgaste do pneu dianteiro é um deles.

Importância do alinhamento

O alinhamento, como já foi dito, é o ajuste das rodas dianteiras para que elas fiquem no mesmo sentido. Ou seja, a geometria de direção deve ser idêntica em ambos os lados.

Direção puxando é sinal de que há problema no alinhamento, assim como desgaste irregular das bandas de rodagem dos pneus. É recomendado fazer o alinhamento preventivamente. Fabricantes recomendam a cada 10 mil km. Mas caso seja percebido que o a direção esteja puxando para um dos lados, é melhor levar o carro na oficina o quanto antes.

Mas fique atento, pois muitas vezes a direção começa a puxar para um dos lados e o problema é falta de pressão em alguns dos pneus. Sendo assim, calibre os pneus, de acordo com a determinação do fabricante.

Há uma plaqueta na coluna da porta do motorista ou próximo ao bucal de abastecimento, indicando a pressão ideal para cada eixo. Caso, a direção continue pendendo para um dos lados, leve o carro ao mecânico, antes que ele acabe com seu pneu.

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