Onix e Tracker apresentam falha na direção; GM organiza recall branco

Informação foi divulgada pela Quatro Rodas, que teve acesso ao documento enviado aos concessionários da marca

Por AutoPapo 15/12/20 às 11h20
frente do onix rs vermelho estacionado
Problema na direção não coloca passageiros dos Chevrolet Onix envolvidos em risco (Foto: Chevrolet | Divulgação)

Proprietários dos modelos Chevrolet Onix e Tracker já tinham anunciado o endurecimento repentino da direção em manobras ou mudanças de faixa. Verificado o problema, a General Motors propôs aos concessionários da marca uma ação de reparo. As diretrizes do recall branco foram divulgadas pela Quatro Rodas.

LEIA MAIS

O documento denominado “ação de campo” foi enviado pela fabricante em 09 de dezembro e explica como deve ser realizada a atualização da programação e configuração do módulo da direção elétrica (EPS).

O texto do boletim inclusive relata que “alguns veículos podem apresentar uma deficiência no software do modulo de controle da direção assistida (EPS), que pode gerar eventualmente sua reinicialização.”

imagem comunicado recall branco onix e tracker
Imagem: Quatro Rodas | Reprodução

“Recall eterno”

Outro ponto que chama atenção é que o documento afirma que todos os Onix, Onix Plus e Tracker envolvidos na ação precisarão passar por reprogramação sempre que passarem por uma concessionária da marca. Isso, claro, sem custos.

comunicado recaal branco de chevrolet onix e tracker
Imagem: Quatro Rodas | Reprodução

O que é recall branco

Se o recall é a forma pela qual um fornecedor vem a público informar que seu produto ou serviço apresenta riscos aos consumidores, o recall branco é a ciência de um ajuste necessário, mas que não implica periculosidade.

De acordo com o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Bruno Burgarelli, o termo não tem previsão legal. Ou seja, não está descrito no Código de Defesa do Consumidor.

Ainda assim, o fabricante tem a responsabilidade de realizar o reparo ou substituição. “Pode-se dizer que o recall branco implica em situações em que o fornecedor detecta falha em uma peça que não oferece risco à saúde do consumidor. Nesses casos, não há necessidade do chamamento formal. No entanto, o defeito não deixa de ser uma infração ao Código do Consumidor”, afirma o especialista.

“O fornecedor deve resolver o problema porque um produto ou serviço que não está de acordo com o que foi anunciado é considerado publicidade enganosa”, completa Burgarelli.

Como o problema na direção não coloca passageiro e terceiros em risco, a Chevrolet não tem obrigação de anunciar um recall convencional para os Onix e Tracker envolvidos.

Para padronizar o reparo do recall branco, a marca pediu que os concessionários convidassem os proprietários por meio do texto abaixo.

Meu nome é […………] e sou funcionário da Concessionária Chevrolet […………].

Estamos entrando em contato com o senhor para convidá-lo a comparecer em nossa concessionaria para que seja realizada a programação e configuração do módulo de controle da direção assistida (EPS) do seu veículo.

O serviço é necessário, pois alguns veículos podem apresentar uma deficiência no software do modulo de controle da direção assistida (EPS), que pode gerar eventualmente sua reinicialização.

Visando sua satisfação e o perfeito funcionamento do seu veículo, solicitamos o agendamento em data e horário de sua melhor conveniência.

Esse serviço será inteiramente gratuito.

Ainda de acordo com a Quatro Rodas, a solução encontrada pela GM não resolveu o problema de todos os consumidores que se queixaram do problema. Procurada, a Chevrolet não comentou o caso.

SOBRE
10 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Fábio Carvalho 9 de janeiro de 2021

O Comunicado da Chevrolet sobre do Recall Branco foi mau redigido para as concessionárias e clientes pois informa que “Todos dos Chassis” (De – Até) devem passar pelo Recall Branco. Já estive em levando o meu Novo Onix 20/20 LT1Hatch aspirado cujo Chassi encontra-se dentro dessa específicação e alegam que o meu Chassi não está comtemplado p esse Recall. Me deslocarei para o Litoral no próximo mes e ao pegar a estrada espero não quer comtemplado com o travamento da direção desse carro que estou com ele a apenas 3 meses.

Avatar
Alves 4 de janeiro de 2021

Iamos fechar uma tracker agora em janeiro, mas acho que vou considerar outro veiculo, talvez um nissan.

Avatar
Guarnieri Mendes Affonso De 19 de dezembro de 2020

Meu onix premier está com 23000 km. O problema vem ocorrendo desde zero km. , vamos ver o resultado. Já passei por 3 situações de alto risco de acidente grave. quase entrei em baixo de uma carreta quando travou volante na curva. Desde então em viagens eu estou desligando o alerta de colisão para evitar o travamento do volante. Tenho a impressão que toda vez que regula o volante (distância e altura) o problema acontece de forma mais evidente. Esse é o único ponto ruim do carro. No mais, o melhor chevrolet que já tive. Já tive várias vezes reclamando do carro na Chevrolet sobre isto eles vão esperar acontecer um acidente de eu morrer para depois tomar uma decisão algum pai de família deixar sua família e sofrer um acidente para tomar atitudes como vem acontecendo comigo

Avatar
Felipe Pinheiro 29 de dezembro de 2020

Hoje troquei a coluna de direção, no relato do mecânico estava apresentando curto, vi em alguns fóruns na internet que apenas a troca resolveu o problema, boa sorte!

Avatar
Tyrone 18 de dezembro de 2020

Minha tracker está com 11000 km. O problema vem ocorrendo desde zero km. Estou fazendo recall hoje, vamos ver o resultado. Já passei por 3 situações de alto risco de acidente grave. O pior deles foi na serra de Mairiporã, quase entrei em baixo de uma carreta quando travou volante na curva. Desde então em viagens eu estou desligando o alerta de colisão para evitar o travamento do volante. Tenho a impressão que toda vez que regula o volante (distância e altura) o problema acontece de forma mais evidente. Após o recall vou checar isso. Esse é o único ponto ruim do carro. No mais, o melhor chevrolet que já tive.

Avatar
Leonardo Ramos de Carvalho 17 de dezembro de 2020

O meu é um Onix plus Premier já tive 15 idas pra concessionária já trocaram coluna de direção agora vão trocar semi eixo e nada de problema resolvido só contragemenro, um carro que era um sonho virou um pesadelo

Avatar
Andre Brugger 16 de dezembro de 2020

Saudades dos veículos com direção duráulica… rs

Avatar
Osmane 15 de dezembro de 2020

Esses carros compactos novos projetos, com preços até 100 mil que foram feitos para países emergentes são, caros é de baixa qualidade e baixa segurança não são confiáveis e com preços superfaturados. Vou esperar pelo menos mais uns 3 anos pra pensar em trocar de carro.

Avatar
Ivan Fernandes Veiga 16 de dezembro de 2020

Estou procurando um local apropriado para descarte onde pretendo deixar o meu Tracker 20/21. Carro confortável, com bom desempenho e razoável consumo. Vale cada centavo investido, Diante da opinião do Osmane não vejo outra solução a não ser o descarte.

Avatar
Mister Gasosa 15 de dezembro de 2020

Epra quem não pretende fazer revisão na concessionária essa atualização será gratuita pela eternidade?

Avatar
Deixe um comentário