Saiba o que fazer quando, em recalls, faltam airbags para substituição

Fabricantes de automóveis oferecem três soluções, sendo uma delas um tanto quanto curiosa: inutilizar do veículo

homem mexe em volante desmontado para extracao do airbag do motorista
Airbags Takata colocam a vida de motoristas e passageiros em risco (Foto: Shutterstock)
Por AutoPapo
Publicado em 29/04/2021 às 17h16
Atualizado em 29/04/2021 às 21h03

O maior recall da história automobilística envolve airbags. As bolsas de ar da Takata, que já feriram mais de 320 pessoas em todo mundo e tiraram a vida de outras 30, apesar de precisarem ser substituídas, ainda estão em inúmeros veículos no Brasil e frequentemente são origem de chamamentos. E fica um questionamento importante: o que fazer até que a troca do equipamento do segurança seja realizada?

LEIA MAIS

Recentemente, após a publicação de uma reportagem que divulgava a campanha da Chevrolet que oferecia R$ 500 para os proprietários que levassem seus veículos da marca para substituição dos airbags, recebemos denúncias de leitores que não encontraram os insufladores para troca. E questionamos a General Motors (GM).

De acordo com a fabricante, a marca tem um grande estoque de componentes. O que pode ter acontecido, ainda segundo a assessoria, é que as concessionárias específicas que foram procuradas não tinham os insufladores naquele momento específico por alta demanda. Para esses casos, as sugestões da montadora são as seguintes:

  • ligar na central de atendimento e questionar qual a concessionária mais próxima com o componente; ou
  • deixar de usar o carro até que os airbags sejam substituídos.

Outras fabricantes já anunciaram medidas próximas, a Ford, por exemplo, convocou um recall em duas etapas para a Ranger. No primeiro momento, os airbags eram desativados. Dois meses depois, a substituição dos dispositivos de segurança seria realizada.

No comunicado enviado à imprensa, a Ford também recomendou que os motoristas não dirigissem as Ranger envolvidas até que os airbags frontais fossem desativados.

Volante provisório na troca de airbags

Outra questão que causou polêmica nos últimos tempos e está ligada ao recall dos airbags Takata é a falta de volantes para os modelos Chevrolet Celta e Classic. O AutoPapo também recebeu relatos de proprietários descontentes com a “gambiarra” da GM.

capa de voltante provisoria colocada em chevrolet classic em recall de airbag
Consumidores pedem mais urgência na entrega da capa de volante definitiva (Foto: AutoPapo)

Em resposta à reportagem, a GM afirmou que tem como prioridade a segurança dos seus clientes e está fazendo todos os esforços para atingir o público-alvo e completar a campanha de recall dos airbags Takata:

Conforme informado no anúncio, os modelos Classic produzidos de 10 de novembro de 2011 a 03 de janeiro de 2013 terão o serviço executado em duas etapas, sendo a primeira para a troca do airbag do motorista por um novo, com uma cobertura de volante alternativa. A cobertura alternativa será substituída pela definitiva em uma segunda etapa, a ser informada pela montadora, tão logo esteja o componente disponível.

Prazo para recall

Vale lembrar que o objetivo do recall é eliminar os riscos à saúde e segurança dos consumidores. Por essa razão, enquanto persistir o risco que originou o chamamento, o consumidor poderá exigir o reparo ou a troca da peça defeituosa junto ao fornecedor.

Assim, o processo de recall dos airbags ou de qualquer outro componente só termina quando o risco for eliminado do mercado de consumo, ou seja, quando 100% dos produtos afetados pelo defeito forem reparados ou recolhidos.

Apesar de estabelecer um prazo para que as campanhas de chamamento sejam publicadas, a Portaria Conjunta nº 69, de 15 de Dezembro de 2010 não determina o tempo máximo que as fabricantes têm para realizar o reparo de cada veículo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
13 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Joao Batista 3 de julho de 2023

Comprei automovel crv 2008 de leilao, fui chamado para reccal, chegando na conssecionara o veiculo nao tinha o Aiberg, a consseciona me exigiu duas testemunhas para assinar. Será que vai liberar o licenciamento 2023 sem a reposicao do item?

Avatar
Marcos 17 de janeiro de 2024

Bom dia, no final das contas que aconteceu no seu caso? Estou passando pelo mesmo problema meu airbag está desativado e eu ainda não levei em concessionária pq a mais próxima fica a 600km, estou sem licenciamento.

Avatar
wendel cristiano 9 de março de 2023

Olá boa tarde td bem, preciso de ajuda, comprei um Honda City 1.5 LX ano 2010 em junho de 2021 em uma Revenda de veículos usados, até então td ok com carro, em janeiro agora de 2023 recebi um comunicado da Honda para levar o veículo para fazer um recall de Air Bags, pois fiz o agendamento e levei o veículo até a concessionaria de minha cidade, o técnico então foi efetuar o serviço e constatou q o veículo não possui os Air Bags, só estão as tampas nos lugares sem as bolsas, e não poderá ser feito o recall por este problema de não ter as bolsas no veículo, gostaria de uma orientação de qual o procedimento q tenho devo fazer, a Revenda q me vendeu o carro teria q assumir o problema ou cabe algum direito pra eu fazer a devolução do carro a eles, pergunto isso pelo tempo q já se faz de 1 ano e seis meses q comprei o carro, tenho algum direito a respeito ou não ?

Desde já muito obrigado .

Att Wendel Cristiano .

Avatar
Wendel Cristiano 9 de março de 2023

me desculpe faz quase 2 anos q comprei o carro .

Avatar
Uiliam 28 de maio de 2022

Amigo tenho um Honda fit 2008 levei para fazer o recall na concessionária Honda informaram para mim que o recall só atendia o inflador do lado do passageiro e que também trocaria o botão do vidro elétrico pois havia Recall para ele… moral da história carro fez o recall no airbag do passageiro trocou interrupção do vidro porém a luz do airbag continuo acesa !! Voltei na concessionária agendei um diagnóstico me cobraram r$ 260 para mim falar qual era o problema pois o defeito não tinha nada a ver com recall levei o carro em outra oficina com aparelhos especializados em diagnóstico em airbag paguei 100 reais e ficou constatado que o veículo precisa trocar a bolsa do inflador do airbag motorista!!!
Vou ter que arcar com as despesas pois a honda não garante ou reparem seus airbags defeituoso só atende o lado do passageiro acho que como e um recall de airbag ele tinha que solucionar o problema não importa qual for seu lado!!!

Avatar
Cristina Kremer Garcia 9 de janeiro de 2022

Há mais de cinco meses levei meu carro na para a realização do recall do airbag do passageiro (em 03/08/21), na Citroën de Porto Alegre (loja Lyon Peugeot/Citroën). Nesta ocasião fui informada de estar efetuando a primeira etapa do recall, em que foi retirado o airbag do passageiro do meu C3. Somente após a retirada, informaram não ter previsão da reposição da peça. Estou aguardando até hoje a segunda etapa do recall, que consiste em recolocar o airbag, mas segue sem previsão de conclusão do serviço. Em retorno da Citroën aos meus apelos para a reposição deste item de segurança, a empresa alega não ser um item obrigatório de segurança, visto que a exigência do Detran corresponde somente ao cinto de segurança. Isso mostra o descaso da Citroën com seus clientes, ao retirar um item de segurança e não recolocar.
Também não consigo vender o C3, para comprar outro carro, pois ninguém quer comprar um carro faltando peça. Ao ligar o carro, o sistema do carro emite um sinal de alerta e liga a lâmpada que acusa defeito no airbag.
Empresa que age com má fé, não merece credibilidade no mercado.

Avatar
Laura Siqueira 29 de junho de 2022

Meu carro Citroën c3, está sem airbag passageiro também foi retirado e já faz mais três anos a loja de Canoas , concessionária , não substitui e nem consertou . É um descaso com o comprador. Quero vender e não consigo assim. Atenção gente.Para vender fazem de tudo e quando surge o problema não resolvem.

Avatar
Sam 18 de novembro de 2021

Estamos aguardando até hoje o tal airbag definitivo dos corsas clássic e celtas. Pois até hoje estamos rodando com gambiarras nós volantes

Avatar
Luciano Barreto 27 de outubro de 2021

Tenho um honda civic lx ano 98
Chegou em minha residencia pelo detran um aviso de Recall para a troca do air bag, do motorista. Levei na Honda mais próximo da minha residência, retiraram a peça e agora estão alegando que a peça retirada não tem no país. Ainda tentaram enganar com um falsa troca da peça.

Avatar
Deja 17 de julho de 2022

Como vc fez para saber se fez a troca
O Honda 98 faz 3 anos nesta entre vai e vem

Avatar
Elton Rossi 4 de agosto de 2021

Tenho FIT LXL 2008. Tenho Recall p/efetuar no Air bag passageiro. Na concessionária viram que o Air Bag provavelmente foi furtado. Não posso comprar outro, é muito caro. E o modelo LX nem Air Bag possui no lado passageiro!! Vou enviar meu carro p/ desmanche.

Avatar
Paulo Vianna 2 de julho de 2021

CARO BORIS, SOU PROPRIETÁRIO DE UM ECOSPORT 4WD, 2008, E ATÉ HOJE NÃO CONSEGUI SABER SE É EQUIPADO COM ESSES HOMICIDAS DA TAKATA. SE SOUBER ALGO FICARIA MUITO GRATO….

Avatar
Andre 23 de maio de 2021

Já trabalhei dentro da montadora GM, o nível da inspeção de qualidade fica a critério do fornecedor ou sistemista. Mas deixando isso de lado, O QUE TEM HAVER O AIRBAG(bolsa) com o VOLANTE(auréola)?
Se o problema é a bolsa, porque não trocaram apenas a bolsa? para quem ficou O volante artigo?

Avatar
Deixe um comentário