Recall inédito: Volkswagen recompra 194 carros para sucatear
Empresa quer tirar unidades problemáticas dos modelos Gol, Up!, Golf, Tiguan, Touareg, CC, Passat, Saveiro, Polo, Parati, Voyage, Fox e CrossFox do mercado
Na esteira de outro problema da Volkswagen nos EUA e na Europa no final do ano passado, acusada de ter vendido milhares de carros chamados “pré-série”, ou seja, ainda não homologados para venda ao público, sua subsidiária brasileira arregaçou as mangas para verificar se não ocorreu o mesmo no Brasil.
E… “Bingo!”: após uma gigantesca pesquisa em seus arquivos, descobriu que, entre os sete milhões de carros Volkswagen produzidos entre 16 de janeiro de 2008 e 17 de fevereiro de 2017, 194 unidades não possuíam documentação interna completa. Isso significa que algum componente (não identificado) não definitivo foi utilizado na linha de montagem. E inadvertidamente vendidos ao mercado.
As unidades envolvidas no recall são dos modelos Touareg, CC, Passat, Passat Variant, Tiguan, Golf, Up!, Fox, CrossFox, Saveiro, Polo, Polo Sedan, Gol, Parati e Voyage.
A Volkswagen constatou que os veículos foram montados sem registro de liberação e que há risco de falha de funcionamento de componentes e sistemas.
Mas, para que são montados carros que não podem ser comercializados? São utilizados antes de se iniciarem as vendas, para filmes e fotografias publicitárias, treinamento de vendedores e mecânicos, eventos de lançamento e outras atividades internas da fábrica.
Quais itens são provisórios, utilizados só para completar a montagem dos carros carros Volkswagen? Os mais variados: podem ser estéticos: faróis de uma série anterior, borracha de pedal, adesivo de decoração, friso da carroceria ou mesmo uma tinta ligeiramente fora de especificação. Como pode também ser um item mecânico: rolamento, mangueira, cabo, vela do motor, suporte, etc, também utilizado numa série anterior.
Decisão da Volkswagen: recall (anunciado nesta quarta-feira, 30/01) para comprar de volta todas estas unidades pagando ao proprietário valor da Tabela Fipe, para sucateá-los. A fábrica nem cogitou tentar substituir as peças fora de conformidade porque não existe uma documentação capaz de indicar qual componente está fora do padrão em cada carro. Portanto, a operação de verificar (ou desmanchar) cada um teria um custo gigantesco. Mais simples e prático indenizar o dono por um valor justo e “escrapeá-los”.
E se o proprietário se recusar a vendê-lo de volta? A fábrica vai pedir que assine um documento oficializando sua recusa.
As unidades enquadradas neste recall correm risco de acidente ou são ilegais? Diz a Volkswagen que eles são absolutamente corretos, ou não teriam sido montados nem aprovados pelo controle de qualidade. Alguns chegam a ser usados nos lançamentos para a imprensa e concessionários, test-drives dos jornalistas ou incluídos na frota e utilizados normalmente por seus executivos. Mas não são comercializados.
Para mais informações sobre o recall inédito, entre em contato com a Volkswagen pela página da fabricanteou ligue no telefone 0800 019 8866.
Confira, abaixo, os chassis envolvidos no recall
MODELO
ANO-MODELO
CHASSIS NÃO SEQUENCIAIS
Volkswagen Touareg
2013 e 2015
WVGVF67P7DD011212
Touareg
2013 e 2015
WVGVF67P0DD011214
Touareg
2013 e 2015
WVGVF67P9FD000280
Touareg
2013 e 2015
WVGVE67P3FD004165
Touareg
2013 e 2015
WVGVF67P5FD004388
Volkswagen CC
2013 e 2016
WVWBC63C7DE519774
CC
2013 e 2016
WVWBC63C2DE520427
CC
2013 e 2016
WVWBC63C8DE521226
CC
2013 e 2016
WVWBD63C2GE508067
Volkswagen Passat
2013
WVWMG83C7DP009759
Passat
2013
WVWMG83C0DP010154
Passat Variant
2013
WVWRG83C6DE019104
Volkswagen Tiguan
2013 e 2015
WVGSV65N4DW014306
Tiguan
2013 e 2015
WVGSV65N3DW519611
Tiguan
2013 e 2015
WVGSV65NXFW016449
Volkswagen Golf
2015, 2016 e 2017
FW094744 até H4000452
Up!
2014
ET500039 até ET500077
Fox e CrossFox
2015, 2016, 2017 e 2018
F4001762 até J4000040
Saveiro
2009, 2015, 2017 e 2018
9P082682 até JP100759
Volkswagen Polo
2009, 2010, 2011 e 2014
9BWAB49N69P019666
Polo
2009, 2010, 2011 e 2014
9BWAB49N79P020017
Polo
2009, 2010, 2011 e 2014
9BWAE49N8AP000001
Polo
2009, 2010, 2011 e 2014
9BWDB49N0BP000002
Polo
2009, 2010, 2011 e 2014
9BWAB49N5EP000004
Volkswagen Polo Sedan
2009 e 2014
9BWJB49NX8P038428
Polo Sedan
2009 e 2014
9BWJB49N28P038679
Polo Sedan
2009 e 2014
9BWDE49N79P000015
Polo Sedan
2009 e 2014
9BWDB49N7EP000003
Volkswagen Gol
2010, 2011, 2014 e 2016
AP012368 até GP185049
Parati
2009 e 2011
9BWGB45W69P083389
Parati
2009 e 2011
9BWGB05W3BP000001
Parati
2009 e 2011
9BWGB05W0BP025342
Volkswagen Voyage
2010
9BWDB05U0AT034050
Voyage
2010
9BWDA45U5AT035060
Voyage
2010
9BWDB45U4AT039887
Volkswagen GolVolkswagen Fox está em fim de carreiraVolkswagen Up!Voyage também é um dos modelos que está no recall da VolkswagenVolkswagen Passat
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Mamedio
20 de outubro de 2019
A minha Spacefox 2008/2009, além desse problema de infiltração nos pés do motorista a maioria com tempo tem problemas no arrefecimento, já troquei até o modulo e não resolveu , até procurei por RECALL mas até o momento nada! Estou na “gambiarra do Tempra” cebolão universal é como consigo andar com o carro. Problemas de engenharia elétrica entre Bosch e VW!!!
tenho um espcefox 2009/2010, e o mesmo guando choive, o limpador de parabrisa do lado direito, do lado do motorista não limpa numa parte do vidro. Indo à varios vidraceiro ,os mesmos me relataram que varios espcefox apresentam esse mesmo problemas, como corrigir esse problema.
Não conheço mas como é do Grupo, fico me perguntando se a Audi Brasil é tão ruim ou mesmo pior que a Volkswagen Brasil em componentes nacionalizados, fabricação e pós-venda!
Alguém que teve um Audi poderia me responder?
tenho um gol 1.0 ano 2012 modelo 2013 unico dono, apresentou problemas no motor por 3 vezes, esquenta ventuinha funciona quando quer quase nunca ja troquei bomba dagua, bate valvula, tucho, para-choque abriu pela segunda vez. enfim para um carro novo ja tive muito gasto. gostaria de saber se o meu ta na lista.
tenho um gol 1.0 2012 modelo 2013 ja apresentou problemas no motor por trez vezes ventuinha nao funciona ja troquei bomba dagua, problema de valvulas batendo tuch.. enfim para um carro novo esta com muito defeito fora que o para-choque ja abril por duas vezes.
comprei um 2015 2015 com dois anos de uso ele estragou a bomba de água e basta deixar ele ligado na lenta a temperatura sobe rapidamente até pensei que ele estava neste recall támbem mas se so 2014 ai não sei ok está acontecendo queria saber sobre ele chassi e 9BWAG4123Gt512440
comprei um 2015 2015 com dois anos de uso ele estragou a bomba de água e basta deixar ele ligado na lenta a temperatura sobe rapidamente até pensei que ele estava neste recall támbem mas se so 2014 ai não sei ok está acontecendo
Tenho um gol 2014 meu carro não está na lista da VW mas perdi totalmente a confiança no carro estou frustrado com a VW. Vou entrar na justiça pra rever essas condições, porque alguns carros estão, e outros nao?
Touareg, CC, Passat e Passat Variant são importados. Como estás pré-series chegaram aqui? É muita falta de controle e respeito. Tem mais HISTÓRIA atrás.
ELIEL CARLOS NUNES DE OLIVEIRA SANTOS
30 de janeiro de 2019
Boa noite ,tenho G4 2011 o que já gastei com esse carro ,sempre dá um probleminha,caixa de direção menos de km100.000troca nova e mesmo assim tem uns barulhos quando ando estrada de terra , embreagem com menos de km100.000 teve que trocar,tem que ficar limpado anti-chama sempre se não vira uma meleca só,fala que tem que usar óleo 5w 30 bate tucho hidráulico,se eu continuasse com esse óleo já tinha dado b.o no motor ,eu estou usando óleo 15w40 semi-sintetico,agora pelo menos no óleo acertei,fora outras coisas etc ,…o bom mesmo era aquele motor a.p podia sentar o pé e de boa
Montadora vendeu unidades que têm problemas com a documentação para a venda; prática ocorreu com carros ano/modelo 2009 a 2018, os veículos não têm o “registro de liberação”, que é uma “documentação técnica interna de montagem”. Por conta disso, “não é possível assegurar que as 194 unidades em questão atendam aos padrões e regulamentos exigidos, por não possuir a documentação de produção destas 194 unidades, não sabemos quais peças eles possuem e então a empresa decidiu pela recompra. Estes veículos sequer poderiam ser vendidos pois trata-se de veículos” cobaias “.
Comprei um Voyage 2015/2016, e a concessionária demorou para consertar o freio de estacionamento que apresentou defeito toda vez que eu parava em ladeira, no final da garantia foi trocado todas peças , portanto agora não faz barulho , mas ao freiar tenho que ficar atento pois o carro não freia totalmente.
A evento é grave, entretanto percebe-se, como sempre, que há uma grande complacência da mídia automotiva em geral quando o assunto é problemas com os produtos Volkswagem, com certeza por tratar-se de um grande anunciante. Ah, se fosse uma marca francesa ou chinesa, já estariam pedindo o fechamento das fábricas.