Recibo de compra e venda de veículos: saiba como preencher

Certificado de Registro do Veículo (CRV) e Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV) são necessários para transferência

Por Laurie Andrade 26/06/19 às 15h30
Recibo de compra e venda crv certificado de registro do veiculo

Quando um automóvel é emplacado pela primeira vez, seu proprietário recebe o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O documento oficial vem preso ao Certificado de Registro do Veículo (CRV) e à Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV), conhecida popularmente como recibo de compra e venda.

Esses dois últimos, ATPV e CRV, são emitidos apenas no primeiro emplacamento, na transferência de município ou de propriedade e são necessários para o processo de transferência de um carro.

Para que vendedor e comprador não errem o preenchimento do recibo de compra e venda de veículos, desenhamos um passo a passo.

Explicamos como preencher o recibo de compra e venda de automóveis, a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV) do CRV.

Como preencher um recibo de compra e venda

  • Complete o campo “valor”, com a quantia pela qual o veículo foi vendido;
  • Escreva o nome do comprador e seus dados (RG, CPF/CNPJ e endereço);
  • Preencha a sessão “local e data”, com informações reais;
  • Colete a assinatura do proprietário em seu devido campo;
  • Colete a assinatura do comprador, também na linha adequada do CRV;
  • Vá até um cartório para reconhecer firma de ambas as partes (comprador e vendedor).

Os trâmites para transferência de veículos pode variar nos Estados do Brasil. Isso porque a alteração é de responsabilidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e não do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Em São Paulo, por exemplo, os vendedores e compradores não precisam mais de ir ao Detran para fazer a comunicação de venda. No Estado, após o reconhecimento da firma do vendedor no recibo de compra e venda, o cartório envia as informações relativas à transferência do veículo à Secretaria da Fazenda e ao órgão de trânsito.

Em Minas Gerais, tanto comprador quanto vendedor precisam ter a assinatura reconhecida em cartório.

Certificado de Registro do Veículo

No CRV ficam registradas todas as informações referentes ao veículo, como a marca, modelo, cor predominante, ano de fabricação, placa, chassi, proprietário, categoria, localização e demais observações.

Sem o recibo de compra e venda de veículos não é possível realizar a transferência de propriedade, o que pode causar problemas futuros.

Assim que Documento Único de Transferência (DUT) ou CRV for assinado e datado no cartório, começa a correr o prazo de 30 dias estabelecido pelo artigo 134 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para a transferência. Não respeitar a data limite gera a cobrança de multa grave e a perda de cinco pontos na Carteira Nacional de habilitação (CNH).

Perdeu o recibo de compra e venda de veículos?

Em casos de extravio, o proprietário de um veículo pode solicitar a segunda via do CRV pelo Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) ou pelo site do Detran de seu Estado.

O processo de emissão de um novo recibo de compra e venda ou ATPV envolve o pagamento de uma taxa, que varia de acordo com a unidade federativa, e a realização de uma vistoria.

Foto | AutoPapo

SOBRE
28 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Adilson Tostes Andrade 23 de janeiro de 2021

Bom dia, crv foi assinado e reconhiddo firma em cartório, sem preencher o valor do veículo. Tem validade. Já q o vendedor do carro está com cópia autenticada sem o valor preenchido.

Avatar
Julio Cesar 23 de janeiro de 2021

Olá, tudo bom, duvida, eu como proprietário e vendedor do carro posso preencher e assinar e reconhecer firma na minha cidade, e depois enviar o documento ou levar o documento para o comprador assinar em outra cidade, e em outro cartório e em outra data? Sendo que assinaremos em data e cartório diferentes, pode fazer assim? Ou é contra a lei?

Avatar
Fernando B. silva 17 de dezembro de 2020

No caso do proprietario ter falecido e o documento ter estraviado como procede para a viuva legalizar o veiculo …….

Avatar
Michele 3 de novembro de 2020

Gostaria de saber sw tem como o vendedor preencher o recibo em branco sem a presença do comprador na hora de reconhecer firma? Tipo a pessoa reconhece firma na cidade dela, me envia o documento pra eu reconhecer firma na minha cidade.

Avatar
Alberto 20 de outubro de 2020

Precoso saber quando p veículo e de dois proprietarios onde o segundo assina em caso de venda

Avatar
Francisco Adauto Araújo 18 de outubro de 2020

Obrigatório coloca o valor da compra no recibo

Avatar
alipio soares 12 de outubro de 2020

Comprei um veículo de uma empresa,sendo que este veículo contém multas obtidas por terceiros.
Poderei passar para o meu nome o recibo, sem pagar as multas.

Avatar
Brito 23 de setembro de 2020

Olá o meu documento do carro é de uma cidade e ao preencher o recibo pra venda coloquei data e cidade vizinha onde estou as duas são do mesmo estado tem algum problema isso?

Avatar
Erivelto Braz 19 de julho de 2020

Vendi uma moto, o comprador e de outra cidade. Tô preenchendo o documento e vou reconhecer minha firma e enviar o documento pra ele reconhecer a firma dele lá na cidade dele. Tá correto assim?

Avatar
Diogo 19 de julho de 2020

Oi comprei um carro e assinei o documento atras e venceu os trintas dias,só que até agora não me liberam pra fazer a transferência pois o carro está com dívida do proprietário antigo.o carro é de uma revenda, o que posso fazer?

Avatar
Richard 9 de julho de 2020

Eu vendi uma moto a uma concessionária mais eles venderam a moto e não fizeram comunicado de venda, mais eu tenho as cópias autenticadas do dut preenchido, só que está assinada pelo nome de alguém da concessionária o dut, porque passei procuração, será se só com ás cópias do CRV o Dut consigo fazer comunicado de venda ainda ?

Avatar
Nane 1 de julho de 2020

Dúvida :
Meu marido, de boa fé, comprou um carro de um amigo
Todo amassado e de leilão (S/Motor) de outro estado.
Ainda por cima, está no nome da esposa desse homem.
O carro já está todo restaurado. tenho somente o documento de comprade leilão.
Comprou motor/pagou Ipva/Duda/taxas de transferências + emplacamento. Tudo pago pelo meu marido.
Qd ia levar o carro para emplacar .Detran fechou por conta do Covid 19.
Só que eu vi na Internet que o detran já está agendado esses serviços de transferências de propriedade e emplacamento,Mais o rapaz diz que ainda não está disponível. Esta enrolando meu marido.o que devo fazer ?

Avatar
Fabio Pires 13 de junho de 2020

Placa nfg8421 queria tirar o recibo como faço online

Avatar
Carlos Lima 30 de abril de 2020

no reconhecimento do CRV, tem alguma norma que regulamento o reconhecimento de firma que primeiro tem que reconhecer do vendedor???

Avatar
Valmir 12 de março de 2020

Vendi a moto mas não sei se foi transferido o documento como faço pra saber

Avatar
CELSO JUNIOR 23 de março de 2020

OLHA NO SITE DETRAN MG CONSULTAR VEICULO, COLOCA OS DADOS SEUS E VER SE ESTA NO SEU NOME E AINDA

Avatar
Nilcéia Almeida 27 de fevereiro de 2020

Quero comprar um carro isso mas o recibo já está preenchido, como resolver?

Avatar
Antônio 6 de fevereiro de 2020

No caso do veículo estar alienado ao banco, o atpv vem só depois de quitar as parcelas?

Avatar
geraldo 30 de janeiro de 2020

E possível o vendedor preencher o crv e reconhecer firma na parte dele e alguns dias depois eu reconhecer a minha parte como comprador em outra cidade? lembrando que ele vai preencher todos os meus dados so não vai reconhecer firma da minha parte.

Avatar
Anderson Alves dos Passos 30 de janeiro de 2020

Queria saber se posso fazer o reconhecido de firma no recibo em branco para vender ele depois pq a pessoa q vai comprar e de outra cidade e ele está no nome da minha mãe ?

Avatar
Luciano 22 de janeiro de 2020

Vendi um carro para uma pessoa, porém preenchi no campo do comprador parte do meu nome(vendedor), se após esse fato colocar; fulano de tal, digo que sicrano de tal é o comprador… Valerá?

Avatar
Gustavo 19 de janeiro de 2020

Estou comprando um carro de uma pessoa que deixou o recibo assinado e está fora do país, como procedo com o vendedor peço documentos a ele também ou só da vendedora, parece que ele é o responsável legal, como não cair em golpe.

Avatar
Clayton 11 de janeiro de 2020

Os 30 dias são corridos contando feriados ?

Avatar
Pedro 12 de janeiro de 2020

Olá,sim,sao 30 dias corridos contando com feriados, mais alguma dúvida?

Avatar
Giovana 21 de dezembro de 2019

Gostaría de saber se o valor que repassei para o vendedor tem que ser o mesmo no recibo, paguei 10,200.00 porém o recibo tá preenchido no valor de 8,500.00. Se por lei ele teria que marcae o valor que eu reoaseir em mãos, qaidq medidas devo tomar para corrigir tá erro

Avatar
Cid Rabelo 18 de dezembro de 2019

Comprei um veículo e o dut está preenchido em meu nome é registrado em cartório.
Mas o dut está com outra pessoa que não tenho mais contato .
O que fazer para esse veículo não seja transferido pra outra pessoa sem minha autorização?
Obs: ainda não transferi para meu nome.

Avatar
Thiago de Santana 12 de dezembro de 2019

Do que eu preciso pra fazer a comunicação de venda ao Detran? Preciso do recibo? Ou já posso entregar o recibo ao novo proprietário?

Avatar
Rafael 10 de novembro de 2019

Esse ATPV fica no VERSO do seu CRV (fica atrás).

Avatar
Deixe um comentário