Recibo de compra e venda de veículos: saiba como preencher

Certificado de Registro do Veículo (CRV) e Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV) são necessários para transferência

Recibo de compra e venda crv certificado de registro do veiculo
Recibo de compra e venda é essencial para realizar a transferência de propriedade de veículos automotores (Imagem: AutoPapo)
Por Laurie Andrade
Publicado em 26/06/2019 às 15h30
Atualizado em 10/06/2022 às 14h06

Quando um automóvel é emplacado pela primeira vez, seu proprietário recebe o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). O documento oficial vem preso ao Certificado de Registro do Veículo (CRV) e à Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV), conhecida popularmente como recibo de compra e venda.

VEJA TAMBÉM:

Esses dois últimos, ATPV e CRV, são emitidos apenas no primeiro emplacamento, na transferência de município ou de propriedade e são necessários para o processo de transferência de um carro.

Novo CRV Digital

A Resolução n° 809 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em 24 de dezembro de 2020, estabelece que o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV-e) passa a conter outros dois documentos vinculados: o CRV e o CLA. Desse modo, o CRV deixou de ser impresso em Papel Moeda.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital:

O recibo de compra e venda digital tem o mesmo valor que os antigos documentos impressos possuíam: o usuário pode apresentar o documento na versão digital por meio dos aplicativos oficiais do Governo Federal ou na versão impressa em papel A4 branco comum.

Porém, a mudança vale apenas aos veículos registrados a partir de 2021. Proprietários que já possuem o CRV impresso em Papel Moeda não sofrerão impactos práticos com a mudança. Nesse caso, o veículo é transferido seguindo o mesmo procedimento realizado anteriormente, com o Recibo de Compra e Venda em Papel Moeda.

crlv digital substitui o impresso e inclui recibo de compra e venda de veículos (CRV)
Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Digital (CRLV-e) inclui o Certificado de Registro do Veículo (CRV) (Foto: AutoPapo)

Compra e venda de veículos por aplicativo

O Governo Federal lançou em março deste ano uma funcionalidade no app Carteira Digital de Trânsito (CDT) que permite a transação de compra e venda de veículos virtual entre pessoas físicas.

A nova função possibilita a assinatura digital da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e) pelo vendedor e comprador, permitindo a comunicação automática da venda por meio do aplicativo CDT (App Store e Google Play), após a autorização do Detran de registro do veículo.

Através do aplicativo, o processo de venda se tornou mais rápido e excluiu a necessidade de reconhecimento de firma ou realização de contrato em papel. A segurança é confirmada através da autenticação no gov.br e biometria facial para a assinatura digital.

E vale lembrar: o serviço pelo app só está disponível nos estados do Mato Grosso do Sul, Paraná, Acre, Roraima, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Sul.

Como fazer a venda digital

AutoPapo ilustrou como se inicia o processo de venda de um veículo através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito.

Se o Detran do estado do vendedor tiver aderido ao sistema, basta  informar o CPF do comprador e registrar a intenção de venda. O Detran de registro do veículo toma conhecimento da intenção e autoriza a geração da ATPVe.

No aplicativo CDT, é gerada a ATPVe e o vendedor e comprador do veículo são notificados para assinarem digitalmente a ATPVe, por meio do gov.br, após a autorização do Detran de registro do veículo. Depois o comprador deve se dirigir a um Detran para realizar a vistoria do veículo e solicitar a transferência.

Por último, para utiliza a função online o vendedor e o comprador devem ter, para realizar a assinatura eletrônica, conta ouro ou prata na plataforma gov.br, que reúne diversos serviços públicos ao cidadão e informações sobre a atuação dos órgãos de governo.

Como preencher um recibo de compra e venda

Para que vendedor e comprador não errem o preenchimento do recibo de compra e venda de veículos, desenhamos um passo a passo:

  • Complete o campo “valor”, com a quantia pela qual o veículo foi vendido;
  • Escreva o nome do comprador e seus dados (RG, CPF/CNPJ e endereço);
  • Preencha a sessão “local e data”, com informações reais;
  • Colete a assinatura do proprietário em seu devido campo;
  • Colete a assinatura do comprador, também na linha adequada do CRV;
  • Vá até um cartório para reconhecer firma de ambas as partes (comprador e vendedor).

Os trâmites para transferência de veículos podem variar nos Estados do Brasil. Isso porque a alteração é de responsabilidade do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e não do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Em São Paulo, por exemplo, os vendedores e compradores não precisam mais de ir ao Detran para fazer a comunicação de venda. No Estado, após o reconhecimento da firma do antigo proprietário no recibo de compra e venda: o cartório envia as informações relativas à transferência do veículo à Secretaria da Fazenda e ao órgão de trânsito.

Em Minas Gerais, tanto o antigo dono quanto o novo proprietário precisam ter as firmas reconhecidas em cartório.

Certificado de Registro do Veículo

No CRV ficam registradas todas as informações referentes ao veículo, como a marca, modelo, cor predominante, ano de fabricação, placa, chassi, proprietário, categoria, localização e demais observações.

Sem o recibo de compra e venda de veículos o comprador não pode fazer a transferência de propriedade, o que pode causar problemas futuros.

Assim que Documento Único de Transferência (DUT) ou CRV for assinado e datado no cartório, começa a correr o prazo de 30 dias estabelecido pelo artigo 134 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para a transferência. Não respeitar a data limite gera a cobrança de multa grave e a perda de cinco pontos na Carteira Nacional de habilitação (CNH).

Perdeu o recibo de compra e venda de veículos?

Em casos de extravio, o proprietário de um veículo pode solicitar a segunda via do CRV pelo Centro de Registro de Veículos Automotores (CRVA) ou pelo site do Detran de seu Estado.

O processo de emissão de um novo recibo de compra e venda ou ATPV envolve o pagamento de uma taxa, que varia de acordo com a unidade federativa, e a realização de uma vistoria.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
67 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Roberto 8 de janeiro de 2024

Preenchi o atpv-e da moto no valor errado era pra ser 5.500 saiu 55 da problema na transferencia

Avatar
Lucio 19 de março de 2024

Na transferência não dá problema, o carro é seu e você vende pelo preço que quiser. Vai dar problema na declaração de imposto de renda. Se for 55mil ao invés de 5.5 mil pode gerar um lucro que efetivamente não aconteceu.

Avatar
Gustavo 13 de abril de 2023

É possível preencher o recibo de transferência de veículo em nome de dois compradores?
Se puder, como seria o preenchimento do recibo ?

Avatar
Henrique 7 de fevereiro de 2023

Como faco para alterar o enderco do recibo comprei uma moto e o endereco estava na casa locada da minha mae demorei para passar para meu nome agora nao resido no endereco preenchido como posso mudar o endereco o despachante pede o comprovantenno endereco preenchido nao residomnele maisme ajude

Avatar
Henrique 7 de fevereiro de 2023

Como faco para alterar o enderco do recibo comprei uma moto e o endereco estava na casa locada da minha mae demorei para passar para meu nome agora nao resido no endereco preenchido como posso mudar o endereco o despachante pede o comprovantenno endereco preenchido nao residomnele mais

Avatar
anderson 13 de janeiro de 2023

eu comprei um carro ai fichei o recibo no meu nome ai o ex dono pegou o recibo dizendo que enviou pro dentran mais me falaram quando se trata de tranferencia nao envia o recibo em si mais sim uma xerox do recibo alguem poderia me ajudar ?

Avatar
Marcos 6 de janeiro de 2023

Meu carro foi furtado há quase um mês, a seguradora ainda não me indenizou porquê não estamos conseguindo acessar o recibo digital pra transferência de minha propriedade pra seguradora , o sistema de Minas Gerais tá travando falando que veículo com roubo furto não pode emitir recibo digital pra transferência , já
paguei todas as multas e impostos do ano anterior , e agora , que devo fazer agora ?

Avatar
Luan 17 de dezembro de 2022

Fiz a venda de um veiculo e somente eu preenchi o recibo e entreguei acontece que a pessoa que compro não preencheu o recibo também e esta tomando multa
essas multa são minha responsabilidade? mesmo depois de ter preenchido o recibo?

Avatar
Edevaldo pedro de souza 7 de junho de 2022

Comprei uma moto e extraviei o recibo antes de fazer a transferência no DETRAN, como proceder nesse caso?

Avatar
Angélica Deranian 31 de maio de 2022

Meu pai faleceu em 2014. Tinha um carro que entrou no inventário. Esse carro ficou comigo um carro apolo 1994. Quero vender pois meu marido teve AVC e não pode mais dirigir e eu não dirijo. Tenho 3 irmãos 1 falecido e os outros 2 não os vejo mais. Por favor me ajude. Pois não tenho condições de ficar com o carro. Pois preciso vender para pagar os remédios de meu marido.obg.

Avatar
Vitória 16 de março de 2022

Gostaria de saber o valor da segunda via do recibo de compra e venda,pq eu perdi

Avatar
Wendel 14 de março de 2022

Comprei uma moto mas não transferir ainda,o vendedor colocou valor errado no doc. era pra ser 28.000,00 ele colocou 280,00 da problema na hora de finalizar o processo junto ao detran-Mg?

Avatar
Humberto Barbosa de Mello 17 de janeiro de 2022

Vendi um carro e o novo dono foi fazer a transferência o posto do Detran indeferiu a transferência, alegando que a data do recibo é anterior ao reconhecimento de firma. Aí eu pergunto isto está correto?

Avatar
Alana Rodrigues 11 de dezembro de 2021

Gente pelo amor de Deus meu problema é insolucionavel.
Vendi um carro a três anos atrás, passeio recibo e passei o veículo e os documentos para o novo dono e não comuniquei a venda do veículo, agora entrei na auto escola para tirar minha carteira e começou chegar multa desse veículo no meu nome porém nao tenho CONTATO do comprador e nao consigo encontra lo para resolver o que eu posso fazer lembrando que a unica coisa que tenho desse veículo é a multa que chegou pra mim.

Avatar
Josilane 21 de janeiro de 2022

Olá! Poxa, estou em.uma situação similar. Você conseguiu resolver? Se sim,se puder me dá um help.

Avatar
Janaine 12 de março de 2022

Volte ao Cartório onde foi feita a assinatura do recibo de compra e venda do veículo com assinatura do comprador e vendedor. Peça ao cartório uma certidão com a identificação dos dados: vendedor, veículo e dados completos do comprador (Nome, RG, CPF e endereço). Com esse documento e demais documentos (identidade, formulário de comunicação de venda disponível no site do Detran etc), você agenda um atendimento no Detran para comunicar a transferência. Aqui nesse link do DETRANSP tem mais informações (Passo a passo e Documentos):
http://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/veiculos/fichaservico/vendaSemCopia

Se não conseguir a certidão no Cartório, o procedimento é inserir restrição administrativa por não transferência pelo novo proprietário no prazo. Também tem todas as informações aqui nesse link do Detran:
http://www.detran.sp.gov.br/wps/portal/portaldetran/cidadao/veiculos/fichaservico/ComunicacaoVenda/sa-fichaservicorestricaoadministrativaveiculosemcomunicacao/6ed9ae1b-b231-430d-9322-e24504b8d2a6

Avatar
TYRIONCV 23 de fevereiro de 2022

AS ÚNICAS COISAS Q SEI VC PODE FAZER UM RECURSO QUANDO FOR RENOVAR A CNH: ANTES PASSA NO CARTÓRIO Q ASSINOU O RECIBO E PEGA UMA CERTIDÃO DE CARTÓRIO DO DIA Q FEZ O RECONHECIMENTO DA VENDA(SE AINDA ESTIVER OS DADOS DO COMPRADOR MELHOR AINDA) DEPOIS FAZ UM BLOQUEIO DE FALTA DE TRANSFERÊNCIA NO DETRAN E QUANDO FOR RENOVAR A CNH PROVISÓRIA PARA A DEFINITIVA VC DÁ ENTRADA NA DEFESA SÓ ESPERAR O DEFERIMENTO NO ÚLTIMO CASO VAI TER QUE PROCURAR UM ADVOGADO E ENTRAR COM MANDADO DE SEGURANÇA(SOU AUX DE DESPACHANTE EM SÃO PAULO NÃO SEI SE DÁ PRA FAZER ISSO EM OUTRAS UNIDADES DA FEDERAÇÃO)

Avatar
Edmilton 3 de novembro de 2021

O meu carro e do estado da Bahia e o carro está na Bahia eu vendi o carro mas porém eu moro atualmente eu moro em São Paulo eu posso assinar o recibo aqui mesmo em São Paulo para eu enviar pra o comprador na Bahia para ele fazer a transferência

Avatar
Gilberto Pereira da costa 20 de setembro de 2021

Receber comprovante de compra é venda.

Avatar
Rodrigo 31 de agosto de 2021

Queri tirar uma duviva comprei uma moto e o recibi foi assinado em datas diferentes em que data começa a valer o prazo de 30 dias a vevdedor que assinou primeiro ou a minha que foi por último?

Avatar
sheyla oliveira São Paulo de Castro 22 de agosto de 2021

Boa tarde tenho um veículo em nome de dois proprietário quero vender gostaria de saber se os dois assinam e o dut e qual deles reconhece a firma em cartório só o primeiro titular ou os dois precisam reconhecer firma

Avatar
marta 23 de julho de 2021

vendi um carro no nome do meu pai , portanto ele esta com alzaimer e não consegue assinar…neste caso como devo proceder?se ele não assina mais

Avatar
Thalita Sales 27 de julho de 2021

O mais correto seria ajuizar uma ação de interdição do seu pai, alegando e comprovando a incapacidade civil dele, e caso o juiz te nomeie curador, você poderá assinar o documento no lugar dele.

Avatar
Rudiney 21 de julho de 2021

Boa tarde amigo vendi um carro tem dois anos quase três anos só agora vou preencher o recibo de compras e vendas eu posso colocar no recibo a data de quando eu vendi realmente pois tenho comprovantes de transferência da conta do comprador pra minha conta é reconhecer como o vendedor na atual data me ajuda ae

Avatar
Irene leal blaszczyk 11 de junho de 2021

Eu vendi meu carro e vim procurar o recibo acho que na mudança perdi o recibo

Avatar
Lucas 11 de junho de 2021

Fiz a comunicação de venda da minha motocicleta porem perdi o recibo que ha estava preenchido autenticado no cartório e já feito a comunicação de venda, ai perdi o recibo no dia de fazer a vistoria e agora oque faco?

Avatar
Dercy Antônia da Conceição 10 de junho de 2021

Estou precisando deste recibo que perdi

Avatar
Marta 8 de junho de 2021

Vendi um carro de PE na BA. Perdi o recibo de venda. Posso tirar na BA? Tem vistoria lacrada? Obrigada.

Avatar
Helena 4 de abril de 2021

Bom dia!
Comprei um carro, de MG, fazer só troca de município para RJ, moro aqui, tem problema se preencher com o endereço onde moro, q Rj

Avatar
Luiz Henrique Silva Pereira 26 de março de 2021

Eu coloquei o traço dos dois últimos números do CPF ente os 3 últimos, da alguma problema ?

Avatar
Cleonice Giribelo 6 de março de 2021

Como faço pra preencher o nome do comprador nesse novo documento crv e qual procedimento para transferi o mesmo??

Avatar
Rose Soares Aranha 18 de fevereiro de 2021

Comprei o carro financiado novembro e só agora neste mês de Fevereiro o ex proprietário me entregou o documento reconhecido em cartório. Eu vou ter que pagar a multa? De quanto será? Sou do Rio de Janeiro

Avatar
camila 17 de fevereiro de 2021

eu recebi um recibo de compra e venda com erros de digitação, isso pode afetar em algo ?

Avatar
Sirlene muniz de oliveira 13 de fevereiro de 2021

Como entro no sait do detran pra eu aprender a preencher. O crv do meu veiculo. Pra venda

Avatar
Jaqueline 29 de janeiro de 2021

Olá, estou vendendo uma moto que quitamos a pouco tempo! E não encontro o Recibo de compra e venda! Tem possibilidade de não ter recebido?

Avatar
Adilson Tostes Andrade 23 de janeiro de 2021

Bom dia, crv foi assinado e reconhiddo firma em cartório, sem preencher o valor do veículo. Tem validade. Já q o vendedor do carro está com cópia autenticada sem o valor preenchido.

Avatar
Julio Cesar 23 de janeiro de 2021

Olá, tudo bom, duvida, eu como proprietário e vendedor do carro posso preencher e assinar e reconhecer firma na minha cidade, e depois enviar o documento ou levar o documento para o comprador assinar em outra cidade, e em outro cartório e em outra data? Sendo que assinaremos em data e cartório diferentes, pode fazer assim? Ou é contra a lei?

Avatar
Mauricio 18 de fevereiro de 2021

Pode sim amigo, sem problema . Vai ser no mesmo estado?

Avatar
Reginaldo 1 de novembro de 2021

Comprei um veículo e ainda não recebi o recibo e não sei ser foi datado ainda oque fazer eu pago multa

Avatar
Fernando B. silva 17 de dezembro de 2020

No caso do proprietario ter falecido e o documento ter estraviado como procede para a viuva legalizar o veiculo …….

Avatar
Michele 3 de novembro de 2020

Gostaria de saber sw tem como o vendedor preencher o recibo em branco sem a presença do comprador na hora de reconhecer firma? Tipo a pessoa reconhece firma na cidade dela, me envia o documento pra eu reconhecer firma na minha cidade.

Avatar
Alberto 20 de outubro de 2020

Precoso saber quando p veículo e de dois proprietarios onde o segundo assina em caso de venda

Avatar
Francisco Adauto Araújo 18 de outubro de 2020

Obrigatório coloca o valor da compra no recibo

Avatar
alipio soares 12 de outubro de 2020

Comprei um veículo de uma empresa,sendo que este veículo contém multas obtidas por terceiros.
Poderei passar para o meu nome o recibo, sem pagar as multas.

Avatar
Brito 23 de setembro de 2020

Olá o meu documento do carro é de uma cidade e ao preencher o recibo pra venda coloquei data e cidade vizinha onde estou as duas são do mesmo estado tem algum problema isso?

Avatar
Erivelto Braz 19 de julho de 2020

Vendi uma moto, o comprador e de outra cidade. Tô preenchendo o documento e vou reconhecer minha firma e enviar o documento pra ele reconhecer a firma dele lá na cidade dele. Tá correto assim?

Avatar
Diogo 19 de julho de 2020

Oi comprei um carro e assinei o documento atras e venceu os trintas dias,só que até agora não me liberam pra fazer a transferência pois o carro está com dívida do proprietário antigo.o carro é de uma revenda, o que posso fazer?

Avatar
Richard 9 de julho de 2020

Eu vendi uma moto a uma concessionária mais eles venderam a moto e não fizeram comunicado de venda, mais eu tenho as cópias autenticadas do dut preenchido, só que está assinada pelo nome de alguém da concessionária o dut, porque passei procuração, será se só com ás cópias do CRV o Dut consigo fazer comunicado de venda ainda ?

Avatar
Nane 1 de julho de 2020

Dúvida :
Meu marido, de boa fé, comprou um carro de um amigo
Todo amassado e de leilão (S/Motor) de outro estado.
Ainda por cima, está no nome da esposa desse homem.
O carro já está todo restaurado. tenho somente o documento de comprade leilão.
Comprou motor/pagou Ipva/Duda/taxas de transferências + emplacamento. Tudo pago pelo meu marido.
Qd ia levar o carro para emplacar .Detran fechou por conta do Covid 19.
Só que eu vi na Internet que o detran já está agendado esses serviços de transferências de propriedade e emplacamento,Mais o rapaz diz que ainda não está disponível. Esta enrolando meu marido.o que devo fazer ?

Avatar
Fabio Pires 13 de junho de 2020

Placa nfg8421 queria tirar o recibo como faço online

Avatar
Gleyson 26 de junho de 2022

Sou proprietário e posso reconhecer firma no CRV sem preencher e vender o carro após um mês?

Avatar
Carlos Lima 30 de abril de 2020

no reconhecimento do CRV, tem alguma norma que regulamento o reconhecimento de firma que primeiro tem que reconhecer do vendedor???

Avatar
Valmir 12 de março de 2020

Vendi a moto mas não sei se foi transferido o documento como faço pra saber

Avatar
CELSO JUNIOR 23 de março de 2020

OLHA NO SITE DETRAN MG CONSULTAR VEICULO, COLOCA OS DADOS SEUS E VER SE ESTA NO SEU NOME E AINDA

Avatar
Nilcéia Almeida 27 de fevereiro de 2020

Quero comprar um carro isso mas o recibo já está preenchido, como resolver?

Avatar
Antônio 6 de fevereiro de 2020

No caso do veículo estar alienado ao banco, o atpv vem só depois de quitar as parcelas?

Avatar
geraldo 30 de janeiro de 2020

E possível o vendedor preencher o crv e reconhecer firma na parte dele e alguns dias depois eu reconhecer a minha parte como comprador em outra cidade? lembrando que ele vai preencher todos os meus dados so não vai reconhecer firma da minha parte.

Avatar
Anderson Alves dos Passos 30 de janeiro de 2020

Queria saber se posso fazer o reconhecido de firma no recibo em branco para vender ele depois pq a pessoa q vai comprar e de outra cidade e ele está no nome da minha mãe ?

Avatar
Luciano 22 de janeiro de 2020

Vendi um carro para uma pessoa, porém preenchi no campo do comprador parte do meu nome(vendedor), se após esse fato colocar; fulano de tal, digo que sicrano de tal é o comprador… Valerá?

Avatar
Gustavo 19 de janeiro de 2020

Estou comprando um carro de uma pessoa que deixou o recibo assinado e está fora do país, como procedo com o vendedor peço documentos a ele também ou só da vendedora, parece que ele é o responsável legal, como não cair em golpe.

Avatar
Clayton 11 de janeiro de 2020

Os 30 dias são corridos contando feriados ?

Avatar
Pedro 12 de janeiro de 2020

Olá,sim,sao 30 dias corridos contando com feriados, mais alguma dúvida?

Avatar
Giovana 21 de dezembro de 2019

Gostaría de saber se o valor que repassei para o vendedor tem que ser o mesmo no recibo, paguei 10,200.00 porém o recibo tá preenchido no valor de 8,500.00. Se por lei ele teria que marcae o valor que eu reoaseir em mãos, qaidq medidas devo tomar para corrigir tá erro

Avatar
Cid Rabelo 18 de dezembro de 2019

Comprei um veículo e o dut está preenchido em meu nome é registrado em cartório.
Mas o dut está com outra pessoa que não tenho mais contato .
O que fazer para esse veículo não seja transferido pra outra pessoa sem minha autorização?
Obs: ainda não transferi para meu nome.

Avatar
Mary Fagundes 10 de novembro de 2022

Esse é meu caso
Você conseguiu resolver?
Preciso de ajudaaaa

Avatar
Thiago de Santana 12 de dezembro de 2019

Do que eu preciso pra fazer a comunicação de venda ao Detran? Preciso do recibo? Ou já posso entregar o recibo ao novo proprietário?

Avatar
Rafael 10 de novembro de 2019

Esse ATPV fica no VERSO do seu CRV (fica atrás).

Avatar
Deixe um comentário