Carros e músicas: relação é antiga e vai além de série especiais

Nem só do sertanejo ostentado picape vive a música, as relações dela com os carros são das mais variadas possíveis

shutterstock reo spped wagon emblema grade
O nome da banda veio de um caminhao (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 03/09/2023 às 09h02

A Volkswagen está patrocinando o festival de música The Town e já anunciou que renovou o apoio ao Rock In Rio. Já a Chevrolet patrocina o Lollapalooza. Porém essas relações entre músicas e carros está longe de ser novidade.

Quando os primeiros carros apareceram, eles já se tornaram objeto de desejo e ícones da cultura pop. Uma das músicas que é considerada como percursora do rock and roll, por exemplo, é de Ike Turner exaltando o Oldsmobile Rocket 88 com motor V8.

VEJA TAMBÉM:

Nesses mais de um século de existência dos carros, vários tipos de referências e homenagens à músicas já foram feitas pela indústria também. A seguir vamos listar alguns exemplos dessa relação.

1. Volkswagen homenageando bandas

O Fusca foi um ícone da contracultura nos anos 60. A Volkswagen demorou a entrar nesse meio da música, mas quando o fez, foi com os dois pés.

Durante os anos 90, a marca alemã patrocinou várias turnês de bandas grandes. No Brasil tivemos o Gol Rolling Stones, que era em referência à turnê do álbum Voodoo Lounge.

No velho continente, o carro que recebeu edições relacionadas com bandas foi o Golf de terceira geração. Ele recebeu as versões Pink Floyd e Bon Jovi, além do Rolling Stones.

2. Banda com nome de carro

reo model 23 speed wagon stake truck
Esse caminhão é o REO Speed Wagon, que foi homenageado pela banda (Foto: Wheelsage)

Músicas que falam de carros são mais fáceis de achar, mas você conhece a banda com nome de carro? Quem viveu os anos 80 provavelmente conhece essa, mas pode não ter ideia do significado de seu nome: REO Speedwagon.

Sim, os autores dos sucessos “Roll With The Changes” e “Take It On The Run” homenageia um veículo do início do século 20. A diferença é que o nome do carro é Speed Wagon.

A marca REO, sigla para o nome de seu fundador, Ransom E. Olds, foi fundada em 1905. Ela produziu carros e ônibus, mas os produtos mais bem sucedidos foram os caminhões.

O Speed Wagon, foi um caminhão leve, praticamente um percursor das picapes modernas. O nome foi escolhido pela banda em 1967, quando os integrantes ainda estavam no colégio.

3. Carros nas músicas brasileiras

Muitos sabem que a questão social e industrial não permite e não quer que o Wilson Simonal ande a pé. O cantor já falava de ter um carro para mostrar o seu sucesso na vida já na década de 60. Porém não havia grana ainda para um Mustang cor de sangue.

Na mesma época, Roberto Carlos exaltava o chame do calhambeque, que faz mais sucesso com os “brotos” que o luxuoso Cadillac. Indo para o interior do Brasil, Almir Rogério temia do Fuscão Preto.

Hoje os carros estão muito presentes nas músicas de sertanejo e funk voltados a ostentação. Dodge Ram, Camaro amerelo, Renault Megane, (Honda) 1100, etc. Alguns já lembram com saudosismo quando o MC Martinho estava voado na pista dentro de um Golf Sapão e o Mag rebaixou seu Audi A3 e colocou rodas de 16 polegadas.

Mas será que veremos em breve alguma música de ostentação com carros elétricos? Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos…

4. Quando a Honda criou uma banda

honda super cub c100
A Honda fez uma banda de surf rock para promover a Super Cub (Foto: Honda | Divulgação)

Hoje estamos vendo marcas chinesas grandes invadindo o Brasil, cada uma com uma estratégia. A GWM, por exemplo, colocou o DJ Alok como garoto propaganda.

Nos anos 60 (mais uma vez), ocorria a invasão japonesa no mercado de motocicletas dos EUA. A pequena Honda Super Cub, de apenas 50 cm³, agradou em cheio os jovens. A moto era uma forma barata e confiável de se mover.

Os Beach Boys, famosa banda de surf rock, eternizou a Super Cub em 1964 com a música “Little Honda”. No mesmo ano, a filial norte-americana da marca japonesa criou o The Hondells, grupo do mesmo gênero musical que fez um cover da música.

Essa banda conseguiu resultados melhores que os Beach Boys com a música “Little Honda” nas paradas da Billboard. O grupo durou até 1970, sempre com músicas relacionadas a marca.

5. De jazz aos sonetos

Com centenas de marcas de carros pelo mundo, cada uma com uma estratégia para nomear os carros, é mais comum que imaginamos ver modelos com referências à música. Não necessariamente a nome de faixas ou bandas, mas sobre gêneros e tecnicalidades.

O Honda Fit, por exemplo, se chama Jazz na Europa. Os britânicos da Austin tiveram os compactos Maestro e Allegro, ambos são referências a música clássica.

O Hyundai Sonata, tem seu nome em referência aos sonetos. Já o Mazda Bongo, parente do Kia Besta, tem o nome de um instrumento musical.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário