Renault Kardian híbrido será o rival do Pulse Bio-Hybrid

SUV compacto da Renault chegou com nova plataforma, motor turbo e transmissão, mas também receberá versão eletrificada

renault kardian 2024 laranja frente lateral traseira interior 2
Renault Kardian deu início à nova fase da marca francesa no Brasil, mas foi só o primeiro passo (Fotos: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 05/04/2024 às 08h03

O Renault Kardian chegou ao mercado na segunda quinzena de março. O modelo que coloca a marca francesa em pé de igualdade com Fiat e Volkswagen para concorrer no segmento de SUVs compactos, inaugurou a novíssima plataforma RGMP.

Modular, ela servirá de base para a próxima família de automóveis da marca como um SUV médio e a sucessora da Oroch, que chegarão num patamar de sofisticação mais elevado. Mas o principal é que a nova plataforma foi projetada para receber conjuntos eletrificados. E o Kardian é um dos cotados para ganhar uma versão híbrida flex.

VEJA TAMBÉM:

Por hora ainda não há um cronograma de lançamento do Kadian híbrido e nem mesmo qual tecnologia irá embarcar o modelo. Mas o diretor de Marketing da Renault, Aldo Costa, deixou claro que o modelo será eletrificado, durante entrevista no lançamento do SUV.

“Temos planos de hibridização. O Kardian é construído sobre uma plataforma de flexibilidade ampla, não só de tamanhos, mas que também  que permite sistemas multienergia”, explica.

Kardian híbrido e a linha multienergia

O que a Renault chama de multienergia consiste em todas as soluções de eletrificação. O degrau inicial é o híbrido leve (mild hybrid), que utiliza módulo 48V que substitui motor de arranque e alternador, que aliviam o esforço do motor a combustão, além de entregar torque em condições de baixa demanda de força. Híbrido, híbrido plug-in e 100% elétrico também fazem parte desse pacote multienergia.

renault kardian 2024 laranja frente lateral traseira interior 1
Kardian receberá opção híbrido leve no futuro, como parte da estratégia de eletrificação da gama da marca no Brasil e América Latina

Para o Brasil, num primeiro momento a solução serão os híbridos, como aponta o executivo. “A orientação futura e estratégica da empresa são os elétricos para Europa, América do Norte e China, mas sabemos que cada mercado terá sua solução, mas o veículo a combustão ainda é uma realidade e com certeza há evolução disso para os híbridos é um fato”, afirma.

E não há como a Renault fugir disso. Diversas marcas já anunciaram que lançaram seus híbridos nacionais por aqui. Hoje apenas Toyota e Caoa Chery montam carros eletrificados. Mas Stellantis, Honda e demais fabricantes já anunciaram seus híbridos.

A Fiat lançará ainda este ano seu primeiro modelo eletrificado, com a chancela Bio-Hybrid. Segundo o portal Autos Segredos, Pulse e Fastback eletrificados estreiam ainda este ano. Ou seja, nessa toada, agora que a Renault se igualou com os rivais, não dá para marcar touca e ficar para trás novamente.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Airplane 5 de abril de 2024

Esse Kardian não tem a mínima chance contra o VW Nivus i o Fiat Fastback pois não passa de um Dacia Sandero com para-choques modificados/esportivados e com uma embreagem que é rejeitada pelos brasileiros !

Avatar
Deixe um comentário