Rolls-Royce trapaceou a VW em US$ 800 milhões; conhece a história?

Numa gigantesca bobeada da área jurídica, há exatos 25 anos, a VW pagou uma fortuna pela marca britânica, mas não levou

logo rolls royce vermelho preto
O Spirit of Ecstacy é tão poderoso que cegou o chefão da Volkswagen (Foto: Rolls-Royce | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 26/11/2023 às 15h03

Não deve ter sido fácil para Ferdinand Piëch – chefão mundial da Volkswagen, neto de Ferdinand Porsche – explicar para seus acionistas ter caído numa verdadeira trapaça de centenas de milhões de dólares armada pelos ingleses há exatos 25 anos.

Piëch defendia a aquisição de marcas nobres para valorizar a própria Volkswagen. O ano de 1998 foi muito expressivo, pois foi quando comprou duas marcas famosas de esportivos: Lamborghini e Bugatti.

VEJA TAMBÉM:

Neste mesmo ano, a Vickers PLC, empresa inglesa que produzia os automóveis Rolls-Royce e Bentley colocou sua fábrica à venda e duas marcas alemãs (além de dois consórcios ingleses) se interessaram pelo negócio. A primeira foi a BMW, que já tinha um relacionamento comercial com a Vickers pois era quem fornecia motores para seus automóveis.  Bernd Pischetsrieder, seu então presidente, ofereceu US$ 610 milhões pela empresa britânica.

Quando as conversas já estavam adiantadas, Piëch resolve partir para a terceira marca, atravessar o negócio, oferecer 780 milhões de dólares e levar o mais sofisticado automóvel do mundo para a Volkswagen. E ainda de bônus o Bentley, produzido na mesma antiga linha de montagem em Crewe, no interior da Inglaterra, desde 1946.

Rolls-Royce e VW

Mas a Vickers, esperta, não contou um pequeno detalhe para Piëch. O neto de Porsche só ficou sabendo, depois de fechado o negócio, de não estar levando para a VW a marca mais famosa do mundo. Uma outra inglesa, a Rolls-Royce Group PLC, avisou que ela só estava comprando a velha e obsoleta fábrica de Crewe e a marca Bentley, pois desde 1971 detinha os direitos do nome Rolls-Royce que usava em suas turbinas e propulsores aeronáuticos e marítimos.

Na verdade, a Vickers produzia os carros das duas marcas, mas era dona apenas do nome Bentley. A marca do duplo R pertencia à fábrica de turbinas. O resumo da ópera é que a Volkswagen pagou quase 800 milhões de dólares para comprar apenas os projetos, as antigas instalações administrativas e industriais e a famosa estatueta Spirit of Ecstasy fincada no alto da grade do carro.

rolls royce ghost detalhe grade emblema ornamento capo
Volkswagen mirou no Spirit of Ecstacy, mas acabou acertando mesmo na velha e capenga fábrica de Crewe

E o direito da marca Rolls-Royce em automóveis?

Numa outra espertíssima (para não dizer pior….) negociação, a marca já tinha sido vendida pela fábrica de turbinas para Pischetsrieder (da BMW) por US$ 70 milhões.

É claro que logo se iniciou uma disputa judicial. Mas, ao perceber esta inexplicável e monumental bobeada de sua área jurídica, a Volkswagen decidiu propor um acordo para a BMW e ficou então acertado que ela teria o direito de produzir os automóveis Rolls-Royce por mais cinco anos, até 2003. E a obrigação de continuar a fabricar o Bentley na Inglaterra.

Rolls-Royce e BMW

phantom series ii 2 1652357186
Rolls-Royce Phantom já teve duas gerações sob a batuta da BMW

A BMW, por sua vez, teria de produzir os automóveis Rolls-Royce também na Inglaterra. Construiu uma nova fábrica em Goodwood para produzi-los a partir de 2003. Acertou com a Volkswagen o fornecimento de motores durante cinco anos e ficou com a famosa estatueta Spirit of Ecstasy (o Espírito de Êxtase), o mais emblemático símbolo da indústria automobilística mundial que decora até hoje os automóveis Rolls-Royce.

A VW, depois do abalo de caixa de quase um bilhão de dólares, levantou, sacudiu a poeira, modernizou a fábrica de Crewe e investiu em novos projetos para a Bentley, que continua produzindo carros tão sofisticados quanto os Rolls-Royce.

bentley bentayga s 8
À VW restou a Bentley, já que Rolls-Royce foi parar no colo da BMW (Foto: Bentley | Divulgação)

Mas dificilmente vai conquistar a consolidada e centenária imagem do mais requintado e luxuoso automóvel do mundo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário