Dicas de segurança para mulheres em apps de transporte, como Uber

Além de conhecer os recursos dos aplicativos, como o botão de pânico, o indicado é sentar-se no banco traseiro e compartilhar a corrida com familiares

mulher jovem de oculos com celular nas maos sentada banco traseiro de carro uber app shutterstock
Avaliar o motorista é uma das estratégias para proteger as demais passageiras de apps (Foto: Shutterstock)
Por Laurie Andrade
Publicado em 26/03/2024 às 15h02

O medo é uma constante para grande parte das mulheres que precisam pegar carros de aplicativo. Não à toa, já que casos de assédio e golpes não param de ser registrados. Elencamos algumas dicas para contribuir com a segurança das mulheres no Uber, 99 e outros apps de transporte.

VEJA TAMBÉM:

Dicas de segurança

A Uber criou, em conjunto com a polícia, uma lista com 10 recomendações que contribuem para a segurança das passageiras. São elas:

  1. Solicite a viagem em um lugar seguro;
  2. Confira as informações da viagem;
  3. Peça para o motorista confirmar seu nome;
  4. Sente no banco de trás;
  5. Sempre use o cinto de segurança;
  6. Compartilhe a viagem com familiares ou amigos;
  7. Proteja suas informações pessoais;
  8. Siga sua intuição;
  9. Pratique a gentileza e o respeito; e
  10. Deixe seus comentários sobre a viagem.

Procure não ficar muito tempo na rua com o telefone na mão. Espere em um lugar seguro, de preferência, dentro de casa, do escritório ou estabelecimento, até que o app mostre que o seu motorista chegou.

Sempre que fizer uma viagem em aplicativos de transporte, confira a placa, a marca e o modelo do veículo, bem como a foto do motorista.

Além das etapas de verificação das informações da viagem, você pode pedir para o motorista confirmar seu nome antes de entrar no carro. O seu nome sempre aparece no app dos motoristas parceiros, assim como o nome do seu motorista aparece no seu app.

Para confirmar seu nome com segurança, você pode perguntar: “Quem você veio encontrar?”.

Sente-se no banco de trás, principalmente se estiver sozinha. Isso te dá a opção de sair por qualquer lado do carro para evitar o tráfego de veículos. Além disso, dificulta o acesso do motorista ao seu corpo.

Como compartilhar sua corrida

Durante o trajeto, toque em “Compartilhar status da viagem” para enviar o nome do motorista, a foto, a placa e a sua localização para um amigo ou membro da família. Ele receberá um SMS ou uma notificação push para acompanhar a viagem e ver a previsão de chegada.

Tanto usuários quanto motoristas parceiros podem compartilhar a viagem em tempo real com quem desejarem.

Botão de emergência é estratégia para garantir a segurança de mulheres

Se você achar que está em uma situação de emergência, use o botão de emergência “Ligar para a polícia”, no apps de transporte. Sempre que você ligar para os serviços de emergência pelo aplicativo da Uber, sua localização em tempo real e as informações da viagem vão aparecer para você compartilhar com as autoridades.

O recurso pode ser usado por meio da Central de Segurança, identificada por um escudo sobre o mapa da viagem no apps. Ao pressionar este botão, além de efetuar a ligação, o usuário será informado de sua localização atual e informações do veículo em viagem.

Lembre-se: você pode finalizar a viagem a qualquer momento se achar que não está em segurança.

Avalie sua viagem e ajude as próximas passageiras

Ao fim de cada viagem, um pedido de avaliação é enviado às usuárias. Isso ajuda a manter a plataforma segura, já que medidas podem ser tomadas pelo aplicativo diante de denúncias e notas baixas. O motorista pode ter sua conta suspensa para proteger a comunidade.

Tecnologias que auxiliam a segurança de mulheres

Vale ressaltar que a Uber e outros apps de transporte, como o 99, adotaram medidas para garantir a segurança de mulheres e homens. Confira alguma delas:

Combinação para segurança de mulheres

O 99 afirma que direciona motoristas bem avaliados ou motoristas mulheres para suas passageiras em situações noturnas, viagens prolongadas e locais movimentados.

Verificação de parceiros

Os motoristas parceiros passam por um processo de cadastro e por diferentes modalidades de verificações que ajudam a confirmar sua identidade antes de aceitar a primeira viagem.

Uma delas é a checagem de apontamentos criminais, que é realizada por empresa especializada e refeita periodicamente com todos os motoristas ativos. Além disso, para evitar fraudes, a partir das informações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do documento do veículo, a empresa verifica digitalmente as fotos submetidas pelos motoristas com as arquivadas pela autoridade de trânsito.

De tempos em tempos, a Uber pede, aleatoriamente, para que os motoristas tirem uma selfie antes de aceitar uma viagem ou de ficar on-line para verificação de sua identidade.

Gravação de áudio

Usuários e motoristas podem utilizar o próprio aplicativo da Uber para gravar o áudio da viagem caso não se sintam confortáveis. O conteúdo pode ser enviado para a empresa de forma criptografada por meio de um relato de segurança e, em caso de necessidade, utilizado para investigações ou compartilhado com autoridades, na forma da lei.

Aprenda a gravar suas viagens:

Checagem de rota

Este recurso identifica paradas longas inesperadas, mudanças de rota e viagens encerradas antes do previsto. Ele automaticamente manda uma mensagem para o motorista e o usuário perguntando se algum suporte é necessário e os direcionam para as ferramentas de segurança disponíveis.

Detecção de mensagens inapropriadas

Mensagens enviadas no bate-papo do app que possam ser consideradas ofensivas, de cunho sexual, ou que ameacem a integridade de uma pessoa entram automaticamente em um processo de revisão que pode levar à desativação permanente da conta Uber.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário