Lei do Som Automotivo pode ser revogada na câmara

Deputados aprovam, em comissão, revogação da norma que proibia os pancadões nos carros. Mudança ainda precisa ser votada pelo plenário para vigorar

Por AutoPapo 24/10/17 às 12h23
iStock 458295043

Um grupo de deputados decidiu que quer fazer barulho. Não. Eles não pretendem propor leis para melhorar o país, acabar com a corrupção ou cortarem os próprios rendimentos. A proposta da vez é revogar a legislação que proibiu som automotivo audível fora dos carros.

Em 2016 o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a resolução 624. A “lei do som automotivo” proíbe o uso em veículos – de qualquer espécie – de equipamento que produza som audível do lado externo, independentemente do volume ou frequência, mas que perturbe o sossego público.

VEJA TAMBÉM:

Na semana passada, os deputados da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo de autoria do deputado Cabo Sabino (PR-CE), que revoga a resolução do Contran.

“Uma medida oportunista, com vistas a aumentar a arrecadação dos órgãos de trânsito”, afirmou Sabino. O argumento do deputado se baseia, principalmente, no fato da resolução do Contran ter eliminado a exigência de medir o som automotivo com um decibelímetro.

Como era antes da Lei do Som Automotivo

Antes da resolução do Contran (a Lei do Som Automotivo), o artigo 228 do Código Brasileiro de Trânsito estabelecia um limite aceitável de até 80 decibéis a uma distância de 7 metros, e de 98 decibéis, a apenas 1 metro. O deputado quer que volte a valer a lei anterior. O projeto agora será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, irá para votação pelo Plenário.

“Seria razoável deixar a cargo da mera percepção do agente de fiscalização do trânsito a definição sobre o sossego ter sido ou não violado? Não ficaríamos sujeitos à discricionariedade desse agente público?”, questionou  relator do projeto, deputado Marcio Alvino (PR-SP).

Vale lembrar que a resolução do Contran que é questionada pelos deputados faz exceção a ruídos produzidos por buzinas, alarmes, sinalizadores de marcha a ré, sirenes pelo motor e demais componentes obrigatórios do próprio veículo.

Também não estão incluídos os veículos prestadores de serviço com emissão sonora de publicidade, divulgação, entretenimento e comunicação, desde que estejam autorizados por órgão ou entidade competente, além de veículos de competição e os de entretenimento público, que estejam permitidos a utilizar o som específico em locais apropriados ou de apresentação estabelecidos pelas autoridades competentes.

Lei do Som Automotivo pode ser revogada
Discussão sobre som automotivo sempre foi polêmica
SOBRE
70 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Railton 13 de fevereiro de 2021

Eu sou contra essa nova lei que é contra o uso do som automotivo pois ela aplicada da forma que está sendo feita não dá chance de defesa,agora basta o agente de segurança publicada ouvir o som tocando eles já mete a multa não têm mais medição de barulho não viu o som ligado é multa. Agora quem têm som automotivo irou criminoso por causa dessa nova lei, é pura arbitrariedade e serve apenas para arrecadar mais com as muitas é claro. Quero deixar esclarecido também que têm pessoas que abusam do som bem alto e isso realmente não pode!

Avatar
André Mauro de Andrade Silveira 4 de fevereiro de 2021

Cara eu ja tive som automotivo e sempre respeitei qua do alguem reclamava e pedia pra abaixar. Sempre q dava a gente ia pra outro lugar pra não incomodar. Ouviamos sertanejo, forro, rock, pop etc. Nunca gostei de funk. Mas hoje parece q tem uma lei que exige q todo som automotivo só pode tocar funk. Junta um bando de noiado e mulheres de baixo nível entupetados de drogas e cachaça ouvindo merda a noite toda. Tem razão a galera reclamar.

Avatar
Marco antonio de.moraes moreita 9 de janeiro de 2021

Esses deputados devem ser surdos e não sabe o quanto incomoda som alto o dia inteiro e as vezes varando a madrugada isso já é um caso se saúde pública pois sons altos atrapalham o sono p humor das pessoas e suas vidas entre familia

Avatar
ANDERSON 8 de dezembro de 2020

Simplesmente acho incrível pessoas falando que é egoísmos ouvir som, perturbar o sossego aleio e tals, mas nao vê que é egoismo querer somente aquilo que lhe agrada, certo que tem que ter consciência, eu sou fan de som automotivo e possuo um, mas raramente uso na cidade, e quando utilizo e mais na periferia onde as pessoas “gostam”, e nao adianta dizer que tem idoso em casa blablá, pois ate minha avó que tem 76 anos curte, agora em caso de ter criança pequena próximo já é outra situação enfim QUANDO TODOS SOUBEREM ENTRAR EM CONSENSO AO INVÉS DE CRITICAR AS COISAS MUDAM!

Avatar
Mamms 9 de janeiro de 2021

Vc acha que todas as pessoas da periferia gostam de ouvir sons altos o dia todo esperimenta ficar trancado com as portas e janelas fechadas com um calor insuportável por causa desses sons altos e ve se vc aguenta

Avatar
Diego 15 de novembro de 2020

Dá pra ver o nível da ignorância do brasileiro quando reclama que ter som em seu carro é crime. Se um animal desses soubesse ao menos ler, saberia que a lei proíbe o barulho em excesso. Mas se não sabe nem ler, quem dirá saber respeitar o próximo ligando * num volume compatível. Quer fazer barulho, faça só pra você, bem longe de outras pessoas, simples.

Avatar
Yago 10 de novembro de 2020

Isso eles fazer para arrecadar mais dinheiro bando de sem vergonha som automotivo não é crime queria ver as ruas do brasil e um lixo e um buraco em cima do outro bando de urubu esses chinelos no brasil as pessoas só querem estragar a vida dos outros e ajudar que é bom nada. Imagina a CNH 2400 reais o tripo de salário que uma miséria e com essa lei do som quando já não pegarao das pessoas e a onde vai esse dinheiro nas rua que não é queira saber para onde se as pessoas soube o Brasil ia tem uma cidade como presídio porque ia tá lotado não ajudar NINQUEM e querem o pouca que as pessoas consegue. Minha opinião. gosto de som automotiva mais não exagerado para perturbar outras pessoas. Como Deus diz amar ao próximo.

Avatar
Eduardo 16 de novembro de 2020

Tens razão completa ! Esse bando de vagabundo que faz isso devia perder o som quando a policia fosse chamada! Poêm alto perdi, ai eu queria ver!

Avatar
Mamms 9 de janeiro de 2021

Concordo com vc deveriam não só em carro como nas casas tbm som alto chama a policia e apreende o som da pessoa

Avatar
Mariana 30 de outubro de 2020

Não é inveja, como muitos aqui comentaram. Som automotivo pertuba sim. Não sou contra um som mais baixinho. As pessoas também tem que pensar no lado dos outros. Não precisa ter tanto barulho pra curtir. Credo

Avatar
Eduardo 16 de novembro de 2020

Pertuba e muito! Mais tem um estudo que mostra claramente a pessoa que está dentro do carro com o som alto , á médio prazo terá lesões cerebrais irreversíveis, logo vocês veram que vai ter muito cara com 30, 35 ouaté mesmo com demência , alzeihmer quem viver verá!

Avatar
Silvio Alexandre da Silva 22 de fevereiro de 2020

Tipo tem que ter o aparelho para medir sim que c não o agente de trânsito não for com sua cara so de c pasar perto dele com o rádio do carro ligado ele pode te multar que é a palavra dele que vale acho que tá errado estou muito errado tipo não tem critérios e mais para recardar dinheiro c for assim eles tem proibir e as lojas de vender altifalantes etc

Avatar
The punisher 28 de fevereiro de 2019

Quem gosta de som automotivo é vagabundo e criminoso sim! Nao tem a decência de respeitar o próximo, vao ouvir isso longe da sociedade, seus malandros.

Avatar
Patrick 10 de julho de 2020

Nao agente gosta nao e crime e comprado com suor de trabalho

Avatar
Eduardo 16 de novembro de 2020

E dai? Vocês não pensam no incomodo que causam as pessoas? Querem som tão alto porquê? Pra mostrar para as mulheres? Deixa de ser otário!

Avatar
cruel 17 de setembro de 2020

kkkk inveja de quem esta curtindo a vida

Avatar
Ademir 8 de outubro de 2020

The Punisher faço das suas palavras as minhas. Concordo plenamente com sua opinião. Deus te abençoe.

Avatar
Jesus lucas 21 de janeiro de 2019

Som automotivo nao e crime, e sim uma forma de viver, de se divertir, qm e contra o som automotivo, com certeza tem inveja de qm tek um som automotivo, ou vive preso em uma era medieval, apoio policiais prender bandidos e traficantes, pois enquanto um policial esta prendendo um carro com som automotivo, um bandido esta roubando outro. Deviamos ter policiais q protegeriam nossos bens, pq ja basta os bandidos tentando tiralos de nós, e ainda vem os policiais tbm, ai fica dificil ter um sonho realizado na garagem. #som automotivo não e crime #som automotivo liberado.

Avatar
Higor 21 de janeiro de 2019

Só observar o nível de educação dos que defendem som automotivo aqui, “é só tampar os ouvidos” “som é terapia” “tem sorte de não ser meu vizinho”
Que parem de multar mesmo, pq esses mal educados quando chegarem aos 60 anos vão todos terem sérios problemas nos ouvidos, ou até mesmo chegar a surdez, e eu vou é rir, pq depois os que incomodam hoje serão os que se sentirão incomodados amanhã kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Avatar
Diego silva 10 de janeiro de 2019

Gente é tao simples quem nao gosta de som automotivo vai morar em apartamento ou no mato que acaba o problema de vcs seus bando de velhos jovem vcs tem sorte de nao ser meus vizinhos pq vcs teria ter que aguenta so 2 bravox edx e 2 drive d450ti pra vcs ver como esses governantes nao presta proibe o som mais vende em lojas proibe de fumar cigarro em local fechado mais vende em bares e postos proibe de beber e dirigir mais vende cerveja em qualquer lugar so nao acha em farmacia pq em qualquer lugar acha o paizinho de merda que é esse brasil

Avatar
Gustavo Hartmann 15 de janeiro de 2019

Hahahaha… Show de bola! Hoje estou com 31 anos e voltei a colocar som no carro, estou com 3 405, 2 tweeter st450 e 3 woofer de 12 no meu vectra gsi. Antigamente eu tinha bravox edx e selenium extreme em um fuscão! Não tinha essa frescura de lei, nossa como eu era feliz hahaha… bons tempos!

Avatar
Higor 21 de janeiro de 2019

E vc ainda contribui pra deixar o País pior do que já é, com esse pensamento egoísta, aumenta o volume do carro e ignora o resto das pessoas nas ruas e nas casas, faltando completamente com o respeito e educação, parabéns por ter esse comportamento egoísta, continue assim.

Avatar
gilbson 24 de novembro de 2018

Também concordo que som não é crime mas também concordo que o respeito ao próximo é que deve ser sempre considerado por exemplo, eu estava com minha família na praia ouvindo músicas em uma caixinha amplificada com músicas que eu e minha família gostamos de ouvir então, chega uma família em um carro, abre o porta malas e coloca um som numa altura estupenda com musicas horríveis, aqueles funks que fazem apologias ao sexo e com palavrões, não dando mais a oportunidade aos que estão num raio de 100 metros de ouvir outra coisa, a não ser o som deles. Isso é desrespeito e invasão de privacidade e deve ser coibido na forma da lei.

Avatar
Samuel 3 de outubro de 2018

Nem os mais qualificados pra pegar bandidos, não querem, multar por qualquer merda de nossos veículos e da tapa na cara de cidadão dá mais lucro né. Afinal isso é um tapa na cara os mesmos que proíbem hoje ontem eram e faziam tudo oque dava na bola .. mas só hj Brasil tá essa bosta

Avatar
paulo 20 de setembro de 2018

curto som automotivo tenho meu paredao,acho q vcs tao mau equivocado com o som , som é terapia eu acho que tem tantas outras coisa para se preocupar vmo se preocupar com o futuro de nosso pais

Avatar
Tati 22 de setembro de 2018

Migo, enquanto vcs ligam som só nos eventos de vcs, ta mara, mas eu to cheia de problema psicólogico por causa de vizinho inconveniente. Meu sonho que eles fossem que nem vc. Como que faz no meu caso, se eu ja fui mais de 10 vezes pedir pelo amor de Deus pra respeitar meus estudos?

Avatar
ELIZETE APARECIDA KLIMKOWSKI 4 de novembro de 2018

Em lugar apropriado, bem longe das residências, respeito ao próximo, ao idoso, ao doente, a criança recem nascida, ao autista. Som alto é crime sim, porque invade a casa do próximo e rouba o sossego e o silêncio de quem precisa descansar,se recuperar de alguma doença, estudar, rouba o direito do outro de ouvir a própria música, de assistir ao seu programa ou de simplesmente dormir. Som alto é crime é tortura, para um autista é insuportável, dói. Florianópolis fará a primeira queima de fogos sem barulho em respeito aos animais e aos autistas mas essa evolução e respeito abraçará muito mais pessoas do que eles imaginam. Não desejo mau a quem tortura o próximo com música alta desejo apenas que envelheça…

Avatar
Lucas 12 de julho de 2018

Poxa eu axo q som alto motivo não e crime
Porem tem q temos respeito um pelo outro
Claro q icomoda vc liga um som en um lugar
Não adequado ? Mais dai vc não pode ter ?som
En seu carro ai e de mais vc pode muito bem ter seu
Som pra liga en seu sitio en sua fazenda en sua roça
Mais hoje vc nao pode nen ter q se as policia ver ja que lasca com o cidadão mesmo se o som tive fechado e desligado

Avatar
Daniel 23 de junho de 2018

Esse Contran está de palhaçada vai pegar bandido isso eles não faz né tem medo agora mexer
com o cidadão que paga imposto e luta pelos seus sonhos ele pegam vagabundagem por isso que esse país está uma merda…..

Avatar
anonymo 16 de maio de 2018

mano som automotivo nao e crime entao os autofalantes de porta do carro e crime o autofalante do shopin e crime?
dai eu venho te pergunta voce ia gosta se eles proibice uma coisa que voce gosta?
a sua resposta sera nao como todos
entao deixa agente ser feliz e quem nao quiser escuta tampe os ouvidos vamo continua mesmo sendo proibido ou nao

Avatar
Larissa 4 de julho de 2018

Estudar que é bom não quer

Avatar
Lucas 9 de abril de 2018

Ninguém é obrigado a viver a vida de ninguém ,quem Não quer som automotivo vai morar no meio do mato , porque somos brasileiros pagamos impostos , trabalhamos ,Não Somos nenhum vagabundos , quem Não gosta de som costura os ouvidos uai , quem Não gosto do meu comentário nem ligo , porque somos livres para dar nossa opinião …

Avatar
Larissa 4 de julho de 2018

O seu direito termina quando o meu começa.

Avatar
Um qualquer ^^ 3 de outubro de 2018

Nada disso querida, meu direito não acaba quando o seu começa… você não vou perder nada só porque seu direito começou… isso é bobagem dito por algum trouxa… se você acredita nisso, então posso muito bem acabar com o seu? se você tem o direito de viver, e eu chegar ai posso tirar seu direito de viver pra começar o meu? nada ver essa bosta que você falou. Fica a dica ^^ qualquer coisa me chama no whats :3

Avatar
João 23 de maio de 2019

Sério que ainda tem gente que acha que a opinião dela vale na internet? Kkkkkk ;-;

Avatar
Henrique 29 de março de 2018

#somautomonaoecrime

Eu apoio o som automotivo

Avatar
Carlos 19 de março de 2018

Sou de uma cidade de interior, tenho som de fábrica no meu carro. E enquanto polícias estavam me multando por estar com som moderado no meu carro, bandidos estavam praticando furto á residência próximos ao local. Eu apoio sim á volta do som automotivo!

Avatar
Marcos 16 de março de 2018

Basta ver uns comentários aqui, de um ameaçado o outro, ” ah se vc fosse meu visinho”, pra ficar bem claro o problema do som automotivo.

Avatar
fredson rocha costa 13 de março de 2018

Som auto é crime. E tem que ser combatido. Esse deputado em parece que tem conhecimento do que acontece realmente no país.

Avatar
Agno Sales 20 de janeiro de 2018

Sou a favor do som altomotivo a gnt trabalhos paga imposto no fim de semana quer ter um lazer até no seu sítio e não pode ligar o som que policiassem tirar o nosso sossego banditismos eles não prendem a população tah à mercê da bandidagem a gnt quer apenas ser feliz cada um curte do jeito que mais se sente bem

Avatar
Andre 20 de janeiro de 2018

O q precisa realmente , seria os brasileiros terem mais educação, muitos falam sobre direitos e tal . Mas agora não posso nem ouvir um somzinho no carro ,isso é violar o meu direito , a lei antiga , atendia muito bem a questão do som , exagerado , concordo q as vezes o sim do vizinho atrapalha , d novo volta ao bom senso e educação. Não estou aqui para discutir quem tá certo ou errado , Daqui a pouco para ser multado por velocidade não precisará de radar , o agente olha , “deduz” q vc está em alta velocidade e multa . O caso é a arbitrariedade q fica submetida uma lei ,com uma pontuação alta na carta é um valor alto .

Avatar
Paulo 14 de janeiro de 2018

Quem usa som fora dos limites civilizados é bandido. E como tal devem ser tratados.

Avatar
Wagner 15 de janeiro de 2018

Bandido e quem rouba trafica e etc…ñ quem usa som altomotivo.queria que fosse meu vizinho,pra vc ver o bandido….

Avatar
nobru 2 de março de 2021

Quando alguém te estuprar ou te roubar não reclame, porque se tu acha normal infernizar os outros com teu sertanojo e forró, funk nas alturas então não tem direito a reclamar quando violam teu bem estar e sossego. Gente mau caráter tem que ser punida mesmo ! Mostra a cara !

Avatar
Paulo 14 de janeiro de 2018

Os delinquentes vibram. Este deputado deve ter se “dobrado” ao lobby dos fabricantes de equipamentos de tortura.

Avatar
Gino 13 de janeiro de 2018

Pouca vergonha. Deveriam era prender esses f**** que tiram o sossego alheio com essas porcarias. Quer escutar música alta? Vá para uma festa, p****. Eu mesmo já ganhei duas indenizações por conta dessa badernas, sorte de vcs de não me terem como vizinho, seus merdas.

Avatar
IGOBI ALEFF LOHN 24 de janeiro de 2018

É meu amigo, que pena que a gente não é vizinho.

Avatar
Leonardo 28 de dezembro de 2017

Som não é crime tantas coisas pra se preocupar ,é menor matando e roubando e não vai preso eles tem q ver é isso não som altotivo

Avatar
Leonardo 28 de dezembro de 2017

Altomotivo ***

Avatar
Danilo 26 de dezembro de 2017

Quem não quer ouvir que tampe os ouvidos na frisia tem bastante protetor auricular

Avatar
nobru 2 de março de 2021

Quando alguém te estuprar ou te roubar não reclame, porque se tu acha normal infernizar os outros com teu sertanojo e forró, funk nas alturas então não tem direito a reclamar quando violam teu bem estar e sossego. Gente mau caráter tem que ser punida mesmo ! Mostra a cara bandidinho.

Avatar
José laires som 21 de dezembro de 2017

Som não é crime crime e roubar traficar a polícia tem que si preocupar com isso aí é serviço de polícia que país é esse que ninguém tem direito a nada só tomar porrada

Avatar
Marcos 26 de dezembro de 2017

Não se trata de violar uma lei caracterizando-se um crime, mais o som alto motivo viola o respeito, a liberdade do próximo a ética. Nós moramos em uma ária urbana, somos uma comunidade, pessoas de idade diferentes, gostos diferentes. O som automotivo é totalitário e inflexível. Invade os lares das pessoas e desrespeita as nossas famílias, ditando quando e o que você deve ouvir. O Sr Cabo Sabino ,muito provavelmente, deve mora em condomínio fechado, e não passa por isso. Deve ter uma casa acústica muito boa. E o povo que mora com a parede da sala á um metro da rua? É um problema que já vitimou famílias e precisa ser resolvida. Sugestão: Paredão liberado com regras em lugar determinado por órgãos competentes ( e somente nesses lugares com lei severa quem funcionem) Exemplo: Na fazendo do Sr Sabino ficaria ótimo pra todo mundo não acham?

Avatar
Diego 20 de dezembro de 2017

Ele merece um troféu som e bom de mais vo hora pra libera luga de policiais e atras de ladrão n atrás de sonhos q demora anos pra conquistar

Avatar
evandro souza 3 de dezembro de 2017

parabens deputados,o que deveria proibir eles nao proibe de verdade,o desmatamento ilegal.Volta som automoivo!

Avatar
Henrique Fernandes 8 de novembro de 2017

Vô até orar para o som vouta

Avatar
itamar barbosa silva 17 de novembro de 2017

Você deveria era “VOUTAR’ para a escola.

Avatar
Henrique Fernandes 8 de novembro de 2017

Vouta som automotivo

Avatar
Henrique Fernandes 8 de novembro de 2017

Som automotivo tem que vouta as ruas não tá roubando nem matando apenas é um som veii
Vouta som automotivo pfvr

Avatar
Saulo 26 de outubro de 2017

Até que enfim alguém que olho por nós

Avatar
Saulo 26 de outubro de 2017

Apoiado até que enfim alguém que olho por nós

Avatar
Edson 26 de outubro de 2017

Esse sim tem meu apoio som não e crime

Avatar
Lucas Henrique 26 de outubro de 2017

Já vi um Amigo ser Multado com Apenas 4 Alto Falantes de porta kk é bem engraçado pois o Guarda pediu pra abrir o Porta Malas e não tinha nada porém mesmo assim ele foi Multado

Avatar
Marcilio 26 de outubro de 2017

Som altomotivo nao e crime

Avatar
Marcilio 26 de outubro de 2017

#somaltomotivonaoecrime

Avatar
Allan 25 de outubro de 2017

Som automotivo não é crime!! Em que tipo de país estamos em que a polícia se importa mais em prender nossos paredões do que bandido? #SomAutomotivoNãoÉCrime

Avatar
Vagner 26 de outubro de 2017

Nao não crime! Mas, respeita o próximo isso que falar pra quem tem paredões

Avatar
Vagner 26 de outubro de 2017

Falar = Falta *

Avatar
Angélica 2 de fevereiro de 2019

VC É TÃO VAGABUNDO E CRIMINOSO QUANTO QUALQUER BANDIDO!!

Avatar
Franco Vieira 25 de outubro de 2017

Isso sempre foi uma piada. Quem já testemunhou alguém sendo multado por som alto?

Avatar
Deixe um comentário