Lei do Som Automotivo pode ser revogada na câmara

Deputados aprovam, em comissão, revogação da norma que proibia os pancadões nos carros. Mudança ainda precisa ser votada pelo plenário para vigorar

iStock 458295043 pancadão
Por AutoPapo
Publicado em 24/10/2017 às 12h23
Atualizado em 18/02/2020 às 20h22

Um grupo de deputados decidiu que quer fazer barulho. Não. Eles não pretendem propor leis para melhorar o país, acabar com a corrupção ou cortarem os próprios rendimentos. A proposta da vez é revogar a legislação que proibiu som automotivo audível fora dos carros.

Em 2016 o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou a resolução 624. A “lei do som automotivo” proíbe o uso em veículos – de qualquer espécie – de equipamento que produza som audível do lado externo, independentemente do volume ou frequência, mas que perturbe o sossego público.

VEJA TAMBÉM:

Na semana passada, os deputados da Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo de autoria do deputado Cabo Sabino (PR-CE), que revoga a resolução do Contran.

“Uma medida oportunista, com vistas a aumentar a arrecadação dos órgãos de trânsito”, afirmou Sabino. O argumento do deputado se baseia, principalmente, no fato da resolução do Contran ter eliminado a exigência de medir o som automotivo com um decibelímetro.

Como era antes da Lei do Som Automotivo

Antes da resolução do Contran (a Lei do Som Automotivo), o artigo 228 do Código Brasileiro de Trânsito estabelecia um limite aceitável de até 80 decibéis a uma distância de 7 metros, e de 98 decibéis, a apenas 1 metro. O deputado quer que volte a valer a lei anterior. O projeto agora será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovado, irá para votação pelo Plenário.

“Seria razoável deixar a cargo da mera percepção do agente de fiscalização do trânsito a definição sobre o sossego ter sido ou não violado? Não ficaríamos sujeitos à discricionariedade desse agente público?”, questionou  relator do projeto, deputado Marcio Alvino (PR-SP).

Vale lembrar que a resolução do Contran que é questionada pelos deputados faz exceção a ruídos produzidos por buzinas, alarmes, sinalizadores de marcha a ré, sirenes pelo motor e demais componentes obrigatórios do próprio veículo.

Também não estão incluídos os veículos prestadores de serviço com emissão sonora de publicidade, divulgação, entretenimento e comunicação, desde que estejam autorizados por órgão ou entidade competente, além de veículos de competição e os de entretenimento público, que estejam permitidos a utilizar o som específico em locais apropriados ou de apresentação estabelecidos pelas autoridades competentes.

Lei do Som Automotivo pode ser revogada
Discussão sobre som automotivo sempre foi polêmica
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
120 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Cleidimar 7 de março de 2023

Moro em esmeraldas minas gerais tenho dois alto falante 6 x9 de porta e a polícia militar me multaram sem Ao menos me parar, sendo que tem pessoas com som muito alto e eles não param

Avatar
ININIGO DO CLEIDIMAR 22 de julho de 2023

Seu marginal, respeite as pessoas e deixe de querer se exibir, poluição sonora é crime!

Avatar
Cláudio Luís de Mesquita Carvalho 1 de outubro de 2022

Som em alto volume é crime ambiental. Seja no carro, seja em casa.

Avatar
Ronan 1 de outubro de 2022

É o seguinte
Na Espanha tem lugar adequado para o pessoal se reunirem
Já que aqui em Goiás é a capital do som automotivo ou em qualquer outra cidade o pessoal também gostam desse hobby, gerando renda, empregos e impostos
Então por quê não reservarem um local aproriado para o pessoal se reunirem??

Avatar
Luciano xavier de souza 27 de fevereiro de 2022

Tem um cara aqui na rua que dia de sábado abre o som 1h00 da manhã vai até 5h00 da manhã e ninguém fala nada se esse currupitos aprovar essa demência ..sinal que a constituição não presta….

Avatar
Pedro 9 de novembro de 2021

AS pessoas falam de direitos, mas esquecem dos deveres. Também pouco se fala da máxima “seu direito termina onde começa o do outro”. O som exagerado invade a casa das pessoas, hospitais, assusta a fauna em parques, enfim, é algo invasivo e agressivo. Quem não quer ouvir não tem alternativa a não ser sair de perto, ou colocar um tampão, que não resolve. O som exagerado treme as esquadrias das casas, aterroriza idosos e autistas. Não tem sentido. Não há justificativa pra pessoa ouvir o som em volume que dê pra ouvir fora do carro. Ou da casa.

Bom lembrar que esse projeto pretende mudar a forma de medir o som, mas não muda o fato que perturbação de sossego vale o dia todo e em qualquer ocasião. Uma serraria, bar, escapes sem silencioso, o vizinho estudando bateria e até mesmo igrejas, tudo isso pode ser qualificado como perturbação de sossego, a qualquer hora do dia e isso está previsto na legislação desde muito tempo. Tanto tempo que as multas são estipuladas em Réis. Muita gente fala dos direitos, mas sequer conhece a lei vigente. E importante lembrar que ignorar as leis não significam que elas não valem pra você.

Se a pessoa não tem a civilidade de pensar no próximo e manter seu som em nível razoável para si próprio, apenas, o estado deve sim aplicar sansões, de multas a apreensão. Pensa nisso: ninguem quer ouvir seu som, na hora que você quer, no lugar que você quer. Cada um que escolha o seu.

Avatar
Beto 23 de agosto de 2022

Grande verdade as vezes incomoda mesmo mas cabe ao bom senso e autoridade para fazer as leis q já existe
Mas agora se vão proibir já deveriam começar com as lojas q vendem pq imposto sobre os produtos eles recebem e aí de quem não pagar . Depois que cidadão compra paga todas as taxas e proibido usar
Se vai proibir proíbe de vender e deixa de lucra encima desta fábrica de dinheiro que multas
No Brasil lutamos para comprar um carro para fica o resto da vida pagando um bem que compramos para o governo. Bando de ladrões isso sim .

Avatar
. 12 de fevereiro de 2023

Precisava ler isso. Esclarecedor. Só uma pen nunca ser cumprido. Obrigada.

Avatar
Vera 23 de março de 2024

Olá!
Então,eu estava procurando algo sobre esses deputado que em vez de trabalhar a favor da população, cria uma revogação a qual vai contra os direitos de sossego… Não temos que ficar ouvindo o que os outros querem nos impor.
Isso é uma vergonha! Agora eu entendo o porquê dessas perturbações desenfreadas.
Senhor deputado, o dia dia já gera por si só muitos, barulhos.Imagina,meu filho trabalha no fundo de uma garagem o que gera roncos de motores,entre outras…Já temos barulho demais dos quais não temos como fugir. Senhor deputado,vai procurar algo para fazer que faça diferença, nas vidas dos cidadãos,coisa que contribua para melhoria da saúde de nós cidadãos.
Ou esses cara gosta de um carro barulhento… ou eles tem gente,parentes donos de uma fábrica que produz esse tipo de sons.Como um relatou ai, isso ta indo pra violência,porque uma noite de sono perdida gera irritabilidade…que tira O EQUILÍBRIO,GERA ANSIEDADE E TANTOS OUTROS PROBLEMAS DE SAÚDE. E muito irritante a gente ficar ouvindo o que a gente não gosta e ainda por cima, extremamente alto.Olha só eu já mudei de quarto 3 vezes pra fugir de barulho
e me pergunta se adiantou,claro que não,pq o som de automótivas, tem longos alcance e não precisa ser exatamente um som de automotivas pra incomodar
basta apena que interfira em nossas atividades.Como por exemplo,ante minha tv era ligada no volume 8 e a gente ouvia muito bem, agora tá no 70 e mesmo assim não dá pra ouvir pq o barulho do vizinho que está indo no mesmo embalo.Isso gera um efeito dominó.Os cabeça de ovo que passa na rua e que não são poucos, fazem tudo balançar de tão alto e isso é o tempo todo. Estamos doentes pq não tem saúde que aguente isso não. Sabe, estamos realmente nos fins dos tempos
pq em vez de melhorar o retrocesso ta ai por parte de gente como esses deputado sem noção. Desculpem, mas a minha indgnição é muito grande.

Avatar
Vera 23 de março de 2024

Tinha que ver a cara desse fulano, desse absurdo. O culpado da gente estar vivendo esse inferno hoje.
Deputado; Cabo Sabino – O AUTOR DESSA REVOGAÇÃO.AABSURDA!
Fonte: Agência Câmara de Notícias

Avatar
Maique 3 de outubro de 2021

Subir favela, para pegar bandido polícia não quer, agora querer levar o som de que tem, as vzs demorou anos pra montar pq gosta!! Eles querem!! O Negócio eo seguinte esses comentários aqui a favor dos polícia tomar o som de quem tem, são tudo um bando de burgueses, que moram em condomínio de luxo e tals!! Engraçado que vcs fim de semana podem fazer barulho com os carroes de vcs né?? Polícia que toma som na covardia são tudo pilantra querendo faturar para um governo cheio de safados e corruptos!!!!

Avatar
Pedro 9 de novembro de 2021

Não Maique. A lei se aplica a todos. Se a policia não aprende as pessoas que você está falando, tem que lutar pra que faça isso. Não liberar geral. Sabemos que a fiscalização e punição são falhas e que tem problemas. Mas liberar geral não é a solução. Tem um monte de homicídios sem solução. Por isso vamos liberar? Não faz sentido. Eu, particularmente, não faço barulho com carro. Aliás, carro é transporte e o meu sequer tem som. Então me sinto no direito de cobrar as autoridades para que mantenham o mínimo de ordem.
Na minha cidade, carros (em geral rebaixados, e etc) passam com som em níveis absurdos próximo a escolas e hospitais sem a menor cerimônia. Você acha isso certo? Já viu a reação de um idoso, ou autista ? Eles são obrigados a isso , é o que você pensa?

sou favorável a que possa haver competições, em locais próprios, em datas específicas. Agora a rua é uma via de transporte. O carro é um apenas um veículo que te leva daqui pra lá.

Avatar
Régis Moraes 24 de agosto de 2021

Tem que multar, aprender o carro sim. Não vivemos em mundo sozinho, na vida tem regras, respeito, educação, sempre se por no lugar do outro. Um mundo sem regras como séria?

Avatar
Maique 3 de outubro de 2021

Ceis num sabe de nada!!! Vcs primeiramente tenque olhar para o rabo de vcs, antes de falar dos outros!!!

Avatar
Vanderson 27 de outubro de 2021

Boa tarde, tirando a paz de outas pessoas tudo bem, e se o cidadão estiver em um lugar ao ar livre ouvindo seu som sem encomodar outras pessoas e a polícia militar levar esse som oq q vc acha amigo?

Avatar
Leky 15 de agosto de 2021

Quem tem som automotivo não é criminoso não vocês autoridades tem que se preocupar é com a matança de gente e com a criminalidade que a cada dia cresce mais,não com som automotivo,porque querendo ou não tem dinheiro do cidadão investido nisso. Os cidadãos estão sendo tratado como cachorro na mãos dos políticos eles estão obrigando agente a viver como eles querem isso é errado porque pagamos nossos impostos,trabalhamos pra caramba para sustentar nossos filhos e não temos um pingo de moral e nem de respeito.

Avatar
Rodrigo Teodoro 3 de setembro de 2021

Falou tudo meu amigo
Enquanto fica correndo atrás de som o mundo do crime toma conta do nosso país BRASIL o país que corre atrás de coisas nada a vê e a criminalidade toma conta isso e a triste verdade …

Avatar
Pedro 9 de novembro de 2021

Rodrigo e Leky o som em si não é criminoso. Mas ouvir além dos limites estabelecidos por lei, é sim. E essa proposta dessa notícia não muda a lei, certo? Continua sendo crime. o que o deputado quer fazer é colocar de volta o decibelímetro o que é um retrocesso. Não precisa decibelímetro. Se você ouve o som de fora do carro, pronto, ta definido.

O seu direito te permite ouvir som pra você. Não há lei alguma que te dê direito de ser o dj da rua, definindo o que os outros vão ouvir , em qual hora e qual lugar. Isso vale pra som automotivo, festas em casa, igrejas barulhentas, bares, serrarias, até escolas. Vale pra todo mundo. As pessoas falam muito de direitos, mas muito pouco de deveres.

Como mencionaram ai, além de brigas que levam à morte (recentemente algumas no nordeste por conta dos paredões de som), esse tipo de abuso agressivo causa pavor em idosos e autistas, na fauna. Não tem coisa mais absurda que a pessoa colocar o som alto num parque, local de natureza e paz.

Se vocês se importarem em aprender sobre outras coisas, vão ver que não, não fica “todo mundo correndo atrás de som enquanto…” isso é achar que o mundo gira em torno do seu umbigo. Tem gente correndo atrás de tudo quanto é tipo de coisa. Aliás, quem reclama de político deveria participar de algum conselho de sua cidade. Vocês conhecem algum? Tem conselho de alcool e drogas, segurança pública, tecnologia da informação, cultura, segurança alimentar, etc etc… Tem centenas. Nesses conselhos o cidadão comum pode participar e cobrar o poder público pra que cumpra o que prometeu, além de falar o que pensa sobre as leis e normas atuais. Não é perfeito, mas cada um faz o que pode.

Avatar
Mariadefatimacarvalho 5 de outubro de 2021

Olá imagene contas pessoas estão com poblema de saude y os sons automotivos tem feito piorar ….

Avatar
Vanessa 6 de novembro de 2021

E você acha que briga entre vizinhos não pode acabar em morte??? Você acha certo uma pessoa perder o sossego dentro da própria residência por falta de educação do vizinho? Tem que ter lei pra isso sim

Avatar
João 21 de abril de 2022

Se vc se desse o mínimo interesse de estudo iria ver que esse tipo de atitude já fora usado até como tortura, pesquise antes de falar asneira, ah esqueci , pra defender esse tipo de atitude só pode ser um asno

Avatar
Esthevam Pereira 15 de maio de 2021

O fato de proporem uma lei para impedir baderneiros como vc pararem de se julgar superiores, achando que os demais tem que aturar sua falta de educação, faz jus a posição. Querer desqualificar com uma justificativa, onde uma coisa não justifica outra, só o torna num completo, enfim…
Infelizmente os sem educação desse país não aprendem com pedidos de por favor, bom-senso ou simplesmente educação
Poderia colocar mais rigor ainda, com apreensão, talvez assim que gosta de perturbar finalmente se de conta que não vive sozinho nesse planeta

Avatar
Railton 13 de fevereiro de 2021

Eu sou contra essa nova lei que é contra o uso do som automotivo pois ela aplicada da forma que está sendo feita não dá chance de defesa,agora basta o agente de segurança publicada ouvir o som tocando eles já mete a multa não têm mais medição de barulho não viu o som ligado é multa. Agora quem têm som automotivo irou criminoso por causa dessa nova lei, é pura arbitrariedade e serve apenas para arrecadar mais com as muitas é claro. Quero deixar esclarecido também que têm pessoas que abusam do som bem alto e isso realmente não pode!

Avatar
Lucas 4 de julho de 2021

Concordo com você tem vezes que já vi agentes de segurança multa com o som desligado numa ação desnecessária uma lei que oprime e não dar chance de defesa nem pessoal e nem física e nem verbal nos imobizando e nos constragendo desnecessariamente em ações as vezes até violentas

Avatar
André Mauro de Andrade Silveira 4 de fevereiro de 2021

Cara eu ja tive som automotivo e sempre respeitei qua do alguem reclamava e pedia pra abaixar. Sempre q dava a gente ia pra outro lugar pra não incomodar. Ouviamos sertanejo, forro, rock, pop etc. Nunca gostei de funk. Mas hoje parece q tem uma lei que exige q todo som automotivo só pode tocar funk. Junta um bando de noiado e mulheres de baixo nível entupetados de drogas e cachaça ouvindo merda a noite toda. Tem razão a galera reclamar.

Avatar
Pedro 9 de novembro de 2021

André, legal ver que você tem consciência. Mas pensa nisso, as pessoas tem que ir reclamar? Porque simplesmente não ouvir num volume que não saia do seu raio? Vivemos uma epidemia de perturbação de sossego no Br, com as caixinhas bluetooth nas praias, festas com som absurdos nas residências, som alto, bares sem isolamento, igrejas com gritaria e sem isolamento, serrarias, etc, etc.
Se você for se informar sobre o tema, vai ver que a própria polícia não recomenda ir falar com o vizinho, em casos de festas, por exemplo. Porque? Porque, em geral, as pessoas estão alcoolizadas, ou simplesmente não gostam de tomar puxão de orelha, o que costuma terminar em conflitos, muitas vezes em morte.
Fora que é um saco você ter que sair da sua casa e ir falar pro vizinho que ele não tem direito de sonorizar a vizinhança toda. Todo mundo tem que saber seus direitos e deveres e ser pro-ativo. Pensa em casas com idosos, autistas, hospitais, escolas.. Se cada um fizer sua parte, aos poucos, vamos melhorando como sociedade.
Outro ponto é esse “outro lugar”. Não tem isso. Hoje em muitas cidades do interior a zona rural está insuportável com gente alugando chácaras e colocando som em nível insano, absolutamente desproporcional. De fato, o som razoável pra uma festa ou carro é aquele que pode ser ouvido somente dentro da área. passou do muro, já pode ser tipificado como perturbaçao do sossego. Estou falando isso só pra dizer que já é previsto em Lei, bem antiga, só não há fiscalização.

Avatar
Luis Fernando 17 de janeiro de 2022

Para, cada um tem seu gosto, respeite o gosto de cada um , agora , se tão fazendo uso de droga ou coisa q fãs ser fora da lei concordo, agora se julgar melhor porque não curte fank, se olha no espelho e ver a diferença de vc pros outros.

Avatar
Aluno 25 de março de 2023

Não existe isso de gosto de cada um Luiz, não estamos falando se fulano escuta Tom Jobin ou Mister Catra, o ponto aqui é o desrespeito de quem escuta som alto, seja ele de qual estilo for, sua resposta só mostra o quão ignorante pessoas como vc é, isso só mostra que com esse tipo de pessoas não existe conversa, o correto é denunciar e deixar a polícia multar …

Avatar
Marco antonio de.moraes moreita 9 de janeiro de 2021

Esses deputados devem ser surdos e não sabe o quanto incomoda som alto o dia inteiro e as vezes varando a madrugada isso já é um caso se saúde pública pois sons altos atrapalham o sono p humor das pessoas e suas vidas entre familia

Avatar
Rosilene dos santos 22 de abril de 2021

Vai deitar cachorro molhado

Avatar
Esthevam Pereira 15 de maio de 2021

Aqui temos uma sem educação, que deve se achar dona da rua e que todos devam se render aos seus caprichos

Avatar
Trabalho pra essa bosta de pais 5 de agosto de 2021

Aposto que vc ta procurando emprego, pelo menos acho!
Que deve dormir até dizer chega enquanto os pais se lascam pra te trazer rango

Avatar
Rodrigo Teodoro 3 de setembro de 2021

Kkkkkk esse deve ser um corno daqueles invejoso

Avatar
ANDERSON 8 de dezembro de 2020

Simplesmente acho incrível pessoas falando que é egoísmos ouvir som, perturbar o sossego aleio e tals, mas nao vê que é egoismo querer somente aquilo que lhe agrada, certo que tem que ter consciência, eu sou fan de som automotivo e possuo um, mas raramente uso na cidade, e quando utilizo e mais na periferia onde as pessoas “gostam”, e nao adianta dizer que tem idoso em casa blablá, pois ate minha avó que tem 76 anos curte, agora em caso de ter criança pequena próximo já é outra situação enfim QUANDO TODOS SOUBEREM ENTRAR EM CONSENSO AO INVÉS DE CRITICAR AS COISAS MUDAM!

Avatar
Mamms 9 de janeiro de 2021

Vc acha que todas as pessoas da periferia gostam de ouvir sons altos o dia todo esperimenta ficar trancado com as portas e janelas fechadas com um calor insuportável por causa desses sons altos e ve se vc aguenta

Avatar
roberto 12 de outubro de 2021

Fácil dizer isso né cara de pau e o respeito ao próximo fica aonde, Você acha que tem o direito de avacalhar o sono dos outros sua avó atura vc isso sim, ninguém é obrigado ouvir seu barulho as 4 da manha.

Avatar
Pedro 9 de novembro de 2021

Anderson, primeiro importante lembrar que, independente da sua opinião, a perturbação de sossego está prevista em lei, bem antiga (código penal e inclusive ambiental) então opiniões são vem vindas, mas não mudam a lei. O que não há é fiscalização adequada e a maioria das pessoas simplesmente ignora a lei e acha que tem “direito”. Seu direito vai até onde começa o do outro.
Não há em lei, no entanto, o direito de “sonorizar a vizinhança”. Muito pelo contrário, a lei prevê que se você tem uma serraria em local residencial, deve tomar providências pra que não incomode os outros, investindo em isolamento acústico. Falei de serraria pra mostrar que a lei prevê qualquer tipo de fonte de perturbação sonora. Igrejas, bares, casas, incluindo escolas.
Você não sabe o que “as pessoas” gostam. Nem na periferia e nem em lugar algum. Você sabe o que voce, sua vó e poucos amigos gostam. O resto você simplesmente acha e provavelmente se engana.
Tem quem goste de futebol, tem quem goste de balé, tem quem goste de barulho, quem goste de silêncio. A questão da perturbação é uma epidemia no brasil, causando inúmeros conflitos, com mortes e etc. Isso porque o vizinho “acha” que o vizinho goste de bossa nova, mas ele gosta é de couve. Não ache que você sabe o que os outros querem e não use isso de argumento a seu favor.
Vai ver como fica uma pessoa com autismo, idoso com labirintite expostos a som MUTIO alto

Veja, a maioria das pessoas se incomoda com o absurdo. Som alto em carro nem novidade é. Mas antigamente não havia os woofers que fazem tremer esquadrias das casas.
Sobre a crítica ela é positiva e necessária, justamente pra chegar no consenso. Mas, antes do consenso, tem a Lei. Ai volto ao começo “independente da opinião, tem a lei”. Quer mudar a lei? Vai participar de um conselho municipal, vai à câmara dos vereadores, cobra o deputado, exija que cumpram o plano de governo e etc.

Avatar
Diego 15 de novembro de 2020

Dá pra ver o nível da ignorância do brasileiro quando reclama que ter som em seu carro é crime. Se um animal desses soubesse ao menos ler, saberia que a lei proíbe o barulho em excesso. Mas se não sabe nem ler, quem dirá saber respeitar o próximo ligando * num volume compatível. Quer fazer barulho, faça só pra você, bem longe de outras pessoas, simples.

Avatar
Yago 10 de novembro de 2020

Isso eles fazer para arrecadar mais dinheiro bando de sem vergonha som automotivo não é crime queria ver as ruas do brasil e um lixo e um buraco em cima do outro bando de urubu esses chinelos no brasil as pessoas só querem estragar a vida dos outros e ajudar que é bom nada. Imagina a CNH 2400 reais o tripo de salário que uma miséria e com essa lei do som quando já não pegarao das pessoas e a onde vai esse dinheiro nas rua que não é queira saber para onde se as pessoas soube o Brasil ia tem uma cidade como presídio porque ia tá lotado não ajudar NINQUEM e querem o pouca que as pessoas consegue. Minha opinião. gosto de som automotiva mais não exagerado para perturbar outras pessoas. Como Deus diz amar ao próximo.

Avatar
Eduardo 16 de novembro de 2020

Tens razão completa ! Esse bando de vagabundo que faz isso devia perder o som quando a policia fosse chamada! Poêm alto perdi, ai eu queria ver!

Avatar
Mamms 9 de janeiro de 2021

Concordo com vc deveriam não só em carro como nas casas tbm som alto chama a policia e apreende o som da pessoa

Avatar
Esthevam Pereira 15 de maio de 2021

Um problema não tem nada haver com outro, a turma de sem
Educação tem essa mania de procurar justificativa onde não existe

Avatar
Mariana 30 de outubro de 2020

Não é inveja, como muitos aqui comentaram. Som automotivo pertuba sim. Não sou contra um som mais baixinho. As pessoas também tem que pensar no lado dos outros. Não precisa ter tanto barulho pra curtir. Credo

Avatar
Eduardo 16 de novembro de 2020

Pertuba e muito! Mais tem um estudo que mostra claramente a pessoa que está dentro do carro com o som alto , á médio prazo terá lesões cerebrais irreversíveis, logo vocês veram que vai ter muito cara com 30, 35 ouaté mesmo com demência , alzeihmer quem viver verá!

Avatar
Silvio Alexandre da Silva 22 de fevereiro de 2020

Tipo tem que ter o aparelho para medir sim que c não o agente de trânsito não for com sua cara so de c pasar perto dele com o rádio do carro ligado ele pode te multar que é a palavra dele que vale acho que tá errado estou muito errado tipo não tem critérios e mais para recardar dinheiro c for assim eles tem proibir e as lojas de vender altifalantes etc

Avatar
KLEBES DE ALMEIDA ALVES 11 de julho de 2021

Isso mesmo seu analfabeto, vamos proibir as lojas de vender alto falantes, e aproveitar e pedir para as montadoras de automóveis fazer carros que anda no máximo até 120 km por hora. Pra que fabricar carros cujo velocímetro é de até 220. Pra perguntas idiotas, resposta a altura.??

Avatar
Pedro 9 de novembro de 2021

Caramba, Kleber , que agressividade. Curioso que nem pergunta o Silvio fez. Ele fez uma afirmação. Discordo dele que tenha que ter aparelho pra medir, afinal basta ver se o som pode ser ouvido de fora do carro e pronto, tá qualificado. Agora, concordo com ele que isso pode levar a abusos do fiscal. Como numa obra que o fiscal pode simplesmente apontar que os pedreiros não estão usando EPI e causar problemas.
É importante saber diferenciar cada um dos problemas, pra poder tentar melhorar cada aspecto. Uma coisa é o fato em si, outra a fiscalizaçao, outra a punição, etc.
As coisas são complexas e muitas delas são feitas pra ser assim mesmo, pra dificultar o entendimento, facilitar a indústria de multas e propinas, cabe ao cidadão entender e tentar atuar pra mudar.
Sobre o som em si (e a perturbação de sossego), já existem leis que abordam o tema, seja causado por carro, igreja, festa em casa, indústrias, etc. O que tem é problema de fiscalização. E muitas vezes a própria polícia não sabe direito como agir. Mas chegaremos lá, um dia.

Avatar
The punisher 28 de fevereiro de 2019

Quem gosta de som automotivo é vagabundo e criminoso sim! Nao tem a decência de respeitar o próximo, vao ouvir isso longe da sociedade, seus malandros.

Avatar
Patrick 10 de julho de 2020

Nao agente gosta nao e crime e comprado com suor de trabalho

Avatar
Eduardo 16 de novembro de 2020

E dai? Vocês não pensam no incomodo que causam as pessoas? Querem som tão alto porquê? Pra mostrar para as mulheres? Deixa de ser otário!

Avatar
cruel 17 de setembro de 2020

kkkk inveja de quem esta curtindo a vida

Avatar
Ademir 8 de outubro de 2020

The Punisher faço das suas palavras as minhas. Concordo plenamente com sua opinião. Deus te abençoe.

Avatar
Vera 24 de março de 2024

Então THE PUNISHER
Hoje eu concordo contigo; “Quem gosta de som automotivo é vagabundo e criminoso sim!
Não tem a decência de respeitar o próximo, vão ouvir isso longe da sociedade, seus malandros.”
Pera, eu justifico o porquê; olha só, aqui na minha rua tem uma distribuidora
que foi aberta em 2016 e desde então, o sossego acabou para todos os vizinhos porque eles os donos dessas, são os primeiros
a usarem sons automotivas onde os iguais se sentem à vontade para fazerem o mesmo. Deus do céu, é um inferno… mas o pior não é isso pior que se alguém reclamar eles fazem passeata nos arredores e ainda ameaças. Ou seja, se agem como bandidos…
então, bandidos são as palavras certa para descrevem lós.
Aqui só eu tomo atitudes e penso o que essa gente faz comigo e com minha família.
Pega aqueles sacos de lixo cheio de orgânicos pedaços de carne e coloca na minha porta… vomita,defeca na minha porta…
e os demais vizinhos morrem de medo, mas tentaram conversar com eles, ou seja, eles já agiram e surpreendentemente, dois deles tiveram os carros destruídos na porta de casa. Meus vizinhos só fala conosco no zap para não sofrerem ameaças desses. Saber que tudo isso foi gerado por pessoas que nós mesmo elegeu. Bom, não é o meu caso e nem dos meus vizinhos porque não votamos nessas cabecinhas.
Tem mais, compramos uma chácara rural para fugir desses e adivinha, eles estão invadindo lá também justificando; que não aguentam o silêncio.
São três vizinhos que utilizam esses tipos de sons, mas segundo os meus vizinhos mais próximos, eles estão vivendo um tempo de paz porque já foi bem pior lá… eu tenho apenas seis meses lá e ainda não construímos, então a gente só visita e cuida das frutíferas.
Já os meus vizinhos têm dois anos lá.
Acredito que os fazendeiros mais próximos, agiram contra esses porque (eles) os fazendeiros nos odeiam mesmo não fazendo o que outros fizeram…
Pois, além da baderna que estes provocava ainda invadiam lavouras e roubava tudo pela frente… como plantações de milhos…
É isso, os inocentes pagam pelos culpados. A gnte faz o que pode ou que podemos e as “autoridades não fazem nada” há, enrriquecem né?

Avatar
Jesus lucas 21 de janeiro de 2019

Som automotivo nao e crime, e sim uma forma de viver, de se divertir, qm e contra o som automotivo, com certeza tem inveja de qm tek um som automotivo, ou vive preso em uma era medieval, apoio policiais prender bandidos e traficantes, pois enquanto um policial esta prendendo um carro com som automotivo, um bandido esta roubando outro. Deviamos ter policiais q protegeriam nossos bens, pq ja basta os bandidos tentando tiralos de nós, e ainda vem os policiais tbm, ai fica dificil ter um sonho realizado na garagem. #som automotivo não e crime #som automotivo liberado.

Avatar
KLEBES DE ALMEIDA ALVES 11 de julho de 2021

Quer escutar alto, escute num fone de ouvido, ninguém e obrigado a escutar a barulho dos outros e ainda mais alto. Por isso que as vezes acontece merda, por causa de pessoas folgada como vc.

Avatar
Pedro 9 de novembro de 2021

Não tenho a menor inveja de som automotivo, acho um gasto desnecessário e pouco inteligente. Meu passatempo é tocar guitarra. coloquei isolamento acústico na minha casa e frequentemente toco com fone de ouvido. Porque o passatempo é só meu, meus vizinhos não tem nada a ver com isso.
As ruas são vias de locomoção pública, ou seja, é tanto sua, quanto de quem não quer o som alto. No entanto, a perturbação de sossego não é um direito. Já o sossego é um direito.
Não use o seu julgamento pra definir o que é bom pros outros. Se você gosta de som automotivo, ótimo. Curta. Mas garanta que ele é só para você, ninguem tem interesse nisso.

Avatar
Zélia 28 de fevereiro de 2023

Você gosta de som alto, então use o fone de ouvido, não sou obrigada a ouvir o seu som, mesmo porque o meu ouvido não é pinico, vc tem seu super som no seu super carro parabens , eu tenho uma casa, onde trabalhei muito para garantir o sossego e o bem estar da minha família, o meu respeito é por todos, mesmo porque o seu super som além de agredir os meus ouvidos, a minha pessoa, pois, descrimina e desmoraliza as mulheres, só aumenta o uso de drogas, bebidas e pornografia.
O número de estrupo só aumenta o número de mães solteiras só aumenta. Não sejamos hipócritas e irresponsáveis Esse tipo de movimento é o que mais incentiva a criminalidade. Pode ter certeza não tenho inveja. Tenho pena, em pleno século XXI, qual o nível da nossa ignorância.

Avatar
Higor 21 de janeiro de 2019

Só observar o nível de educação dos que defendem som automotivo aqui, “é só tampar os ouvidos” “som é terapia” “tem sorte de não ser meu vizinho”
Que parem de multar mesmo, pq esses mal educados quando chegarem aos 60 anos vão todos terem sérios problemas nos ouvidos, ou até mesmo chegar a surdez, e eu vou é rir, pq depois os que incomodam hoje serão os que se sentirão incomodados amanhã kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Avatar
Isaque 21 de novembro de 2021

Pois é pessoal discordo de um sol exagerado dentro de casa tbm, eu tenho som, mais na minha casa não ligo alto, como eu sei que não tá alto pq nunca tiver reclamações, meus vizinhos fala mais alto que o som e nem por isso nunca reclamei, o foda que no Brasil tudo incomoda seu eu tenho um carro melhor que do meu vizinho ele se incômoda, enquanto vc tiver prosperando vc vai tar incomodando às pessoas. Isso não se chama perturbação de sossego, tá mais pra inveja msm ! As pessoa fala e ambiente, mais olha como tá nossos rios poluídos nossas cidades alagando, e vem dizer que foi meu som kkkkk. Acho engraçado que vcs reclama do meu som mais sua filha não, arruma sua casa primeiro vejo oque seus filhos anda fazendo, e depois vcs reclama dos filhos dos outros que tá vivendo tudo que um dia foi sonhado.

Avatar
Diego silva 10 de janeiro de 2019

Gente é tao simples quem nao gosta de som automotivo vai morar em apartamento ou no mato que acaba o problema de vcs seus bando de velhos jovem vcs tem sorte de nao ser meus vizinhos pq vcs teria ter que aguenta so 2 bravox edx e 2 drive d450ti pra vcs ver como esses governantes nao presta proibe o som mais vende em lojas proibe de fumar cigarro em local fechado mais vende em bares e postos proibe de beber e dirigir mais vende cerveja em qualquer lugar so nao acha em farmacia pq em qualquer lugar acha o paizinho de merda que é esse brasil

Avatar
Gustavo Hartmann 15 de janeiro de 2019

Hahahaha… Show de bola! Hoje estou com 31 anos e voltei a colocar som no carro, estou com 3 405, 2 tweeter st450 e 3 woofer de 12 no meu vectra gsi. Antigamente eu tinha bravox edx e selenium extreme em um fuscão! Não tinha essa frescura de lei, nossa como eu era feliz hahaha… bons tempos!

Avatar
Pedro 9 de novembro de 2021

Fala Gustavo !
a Lei existe há muitos anos já, no código penal e no código ambiental, já que som alto pode ser caracterizado como poluição ambiental. Como em muitos casos, o que falha é a fiscalização e punição. A lei abrange toda e qualquer fonte de som, de indústrias, igrejas, bares a festas em casa e som automotivo, pois aborda o som emitido em si, não a fonte geradora do ruído. Então se aquela igreja cheia de gritaria te incomoda, ou o cachorro do vizinho, sabe que você pode buscar seus direitos, como quem se incomoda com som automotivo também pode.
O artigo do código penal é tão antigo que a multa é prevista em Réis, então bem mais de 30 anos.

Eu sou a favor de que todo mundo possa curtir seu hobby, desde que não aporrinhe os outros que não tem nada a ver com isso, lembrando dos autistas, idosos, hospitais, etc. É só cada um fazer sua parte e ser razoável que vai diminuindo a necessidade de fiscalização e autuação.

Avatar
Zelia 28 de fevereiro de 2023

Então, 31 anos perdidos, não aprendeu o básico respeito ao próximo.

Avatar
Gustavo 1 de março de 2023

Zélia, é sério que você respondeu ao meu comentário de 4 anos atrás? Kkkk… grato pela lembrança.
Você nem ao menos me conhece. Sempre fui nos eventos com o meu som. Fora que moro em uma chácara. Estou com quase 36 anos e ainda curto o hobby. Que eu nunca me torne um velho chato. Amém!

Avatar
Higor 21 de janeiro de 2019

E vc ainda contribui pra deixar o País pior do que já é, com esse pensamento egoísta, aumenta o volume do carro e ignora o resto das pessoas nas ruas e nas casas, faltando completamente com o respeito e educação, parabéns por ter esse comportamento egoísta, continue assim.

Avatar
gilbson 24 de novembro de 2018

Também concordo que som não é crime mas também concordo que o respeito ao próximo é que deve ser sempre considerado por exemplo, eu estava com minha família na praia ouvindo músicas em uma caixinha amplificada com músicas que eu e minha família gostamos de ouvir então, chega uma família em um carro, abre o porta malas e coloca um som numa altura estupenda com musicas horríveis, aqueles funks que fazem apologias ao sexo e com palavrões, não dando mais a oportunidade aos que estão num raio de 100 metros de ouvir outra coisa, a não ser o som deles. Isso é desrespeito e invasão de privacidade e deve ser coibido na forma da lei.

Avatar
Samuel 3 de outubro de 2018

Nem os mais qualificados pra pegar bandidos, não querem, multar por qualquer merda de nossos veículos e da tapa na cara de cidadão dá mais lucro né. Afinal isso é um tapa na cara os mesmos que proíbem hoje ontem eram e faziam tudo oque dava na bola .. mas só hj Brasil tá essa bosta

Avatar
paulo 20 de setembro de 2018

curto som automotivo tenho meu paredao,acho q vcs tao mau equivocado com o som , som é terapia eu acho que tem tantas outras coisa para se preocupar vmo se preocupar com o futuro de nosso pais

Avatar
Tati 22 de setembro de 2018

Migo, enquanto vcs ligam som só nos eventos de vcs, ta mara, mas eu to cheia de problema psicólogico por causa de vizinho inconveniente. Meu sonho que eles fossem que nem vc. Como que faz no meu caso, se eu ja fui mais de 10 vezes pedir pelo amor de Deus pra respeitar meus estudos?

Avatar
ELIZETE APARECIDA KLIMKOWSKI 4 de novembro de 2018

Em lugar apropriado, bem longe das residências, respeito ao próximo, ao idoso, ao doente, a criança recem nascida, ao autista. Som alto é crime sim, porque invade a casa do próximo e rouba o sossego e o silêncio de quem precisa descansar,se recuperar de alguma doença, estudar, rouba o direito do outro de ouvir a própria música, de assistir ao seu programa ou de simplesmente dormir. Som alto é crime é tortura, para um autista é insuportável, dói. Florianópolis fará a primeira queima de fogos sem barulho em respeito aos animais e aos autistas mas essa evolução e respeito abraçará muito mais pessoas do que eles imaginam. Não desejo mau a quem tortura o próximo com música alta desejo apenas que envelheça…

Avatar
Lucas 12 de julho de 2018

Poxa eu axo q som alto motivo não e crime
Porem tem q temos respeito um pelo outro
Claro q icomoda vc liga um som en um lugar
Não adequado ? Mais dai vc não pode ter ?som
En seu carro ai e de mais vc pode muito bem ter seu
Som pra liga en seu sitio en sua fazenda en sua roça
Mais hoje vc nao pode nen ter q se as policia ver ja que lasca com o cidadão mesmo se o som tive fechado e desligado

Avatar
Pedro 9 de novembro de 2021

Lucas! Legal saber da sua opinião. No entanto o som alto é sim tipificado pelo código penal e florestal como crime. Mas veja, não é perseguição com som automotivo. Pode ser uma fábrica, um bar, um vizinho barulhento, cachorro, bandas ensaiando, etc
O que o deputado ai quer mudar é apenas a forma como o fiscal afere o som.
Você pode ouvir som no seu carro, mas num volume que seja só pra você, afinal ninguem mais deve ser obrigado e forçado e ouvir o que o outro acha que é bom. Imagina seu vizinho resolve contratar um banda de guarânia pra ouvir todo dia de manhã na frente da SUA casa?
Ah e na zona rural os niveis de ruido permitidos são ainda menores, por lei ok? Não existe “outro lugar”. Todo lugar tem gente, com seu direito a sossego. Fora os animais. Não por acaso ruído muito alto é considerada poluição ambiental e atrapalha a vida dos bichos, sua reprodução, etc.

Pensa nisso: faça as coisas pra vc. deixa que cada um decida o melhor pra si. Escuta o som num volume que só você ouça. pode apostar que ninguem mais vai querer proibir.

Avatar
Daniel 23 de junho de 2018

Esse Contran está de palhaçada vai pegar bandido isso eles não faz né tem medo agora mexer
com o cidadão que paga imposto e luta pelos seus sonhos ele pegam vagabundagem por isso que esse país está uma merda…..

Avatar
anonymo 16 de maio de 2018

mano som automotivo nao e crime entao os autofalantes de porta do carro e crime o autofalante do shopin e crime?
dai eu venho te pergunta voce ia gosta se eles proibice uma coisa que voce gosta?
a sua resposta sera nao como todos
entao deixa agente ser feliz e quem nao quiser escuta tampe os ouvidos vamo continua mesmo sendo proibido ou nao

Avatar
Larissa 4 de julho de 2018

Estudar que é bom não quer

Avatar
Pedro 9 de novembro de 2021

e vai continuar tendo gente querendo proibir e que sejam confiscados, simples assim.
o som alto é crime sim, tipificado no código penal e ambiental. do seu carro e de qualquer outra fonte, como fábricas, igrejas e etc.
seja feliz sem deixar os outros infelizes. Porque dai o infeliz também vai querer te deixar infeliz e isso nunca acaba bem .
Só ter um pouquinho de noção e respeito que as coisas melhoram. Nunca é demais conhecer a lei também. Constituição, código penal, ambiental e as leis municipais estão todos disponíveis na Internet, basta gastar um tempinho e ler. Gente informada se dá melhor na vida.

Avatar
Lucas 9 de abril de 2018

Ninguém é obrigado a viver a vida de ninguém ,quem Não quer som automotivo vai morar no meio do mato , porque somos brasileiros pagamos impostos , trabalhamos ,Não Somos nenhum vagabundos , quem Não gosta de som costura os ouvidos uai , quem Não gosto do meu comentário nem ligo , porque somos livres para dar nossa opinião …

Avatar
Larissa 4 de julho de 2018

O seu direito termina quando o meu começa.

Avatar
Um qualquer ^^ 3 de outubro de 2018

Nada disso querida, meu direito não acaba quando o seu começa… você não vou perder nada só porque seu direito começou… isso é bobagem dito por algum trouxa… se você acredita nisso, então posso muito bem acabar com o seu? se você tem o direito de viver, e eu chegar ai posso tirar seu direito de viver pra começar o meu? nada ver essa bosta que você falou. Fica a dica ^^ qualquer coisa me chama no whats :3

Avatar
Pedro 9 de novembro de 2021

A Larissa tem razão. “um qualquer ^^” não é porque você não conheça as coisas, que elas não existem. E você não entendeu o que ela quis dizer. Ela disse justamente o contrário. A pessoa tem o direito de viver, mas você não tem o direito de tirar a vida dela. Ou seja, o seu termina onde começa o dela.
Isso é um ditado antigo, muito certo e que todo mundo sabia antes. Curioso hoje em dia não saberem. Se todo mundo lembrasse disso teríamos uma convivência muito mais tranquila e menos necessidade de leis, fiscalização e punição.
Tem que parar de achar que o mundo começou quando você nasceu. E que ele gira em torno do seu umbigo. Gasta um tempinho lendo as leis, vais ficar mais esperto, se dar melhor na vida, ter menos problemas.

Avatar
João 23 de maio de 2019

Sério que ainda tem gente que acha que a opinião dela vale na internet? Kkkkkk ;-;

Avatar
Aluno 25 de março de 2023

Lucas, vc precisa receber uma multa pesada para aprender a viver em sociedade, o brasileiro só aprende assim

Avatar
Henrique 29 de março de 2018

#somautomonaoecrime

Eu apoio o som automotivo

Avatar
Aluno 25 de março de 2023

Não é crime, mas se ultrapassou os limites previsto por lei vc poderá ser autuado, reveja suas atitudes, algo comum entre todos que gostam desse tipo de baderna é que todos costumam ser muito ignorantes, nem converso mais, é mais fácil denunciar e ver o cidadão levar uma multa ou ter os equipamentos apreendidos…

Avatar
Carlos 19 de março de 2018

Sou de uma cidade de interior, tenho som de fábrica no meu carro. E enquanto polícias estavam me multando por estar com som moderado no meu carro, bandidos estavam praticando furto á residência próximos ao local. Eu apoio sim á volta do som automotivo!

Avatar
Marcos 16 de março de 2018

Basta ver uns comentários aqui, de um ameaçado o outro, ” ah se vc fosse meu visinho”, pra ficar bem claro o problema do som automotivo.

Avatar
fredson rocha costa 13 de março de 2018

Som auto é crime. E tem que ser combatido. Esse deputado em parece que tem conhecimento do que acontece realmente no país.

Avatar
Agno Sales 20 de janeiro de 2018

Sou a favor do som altomotivo a gnt trabalhos paga imposto no fim de semana quer ter um lazer até no seu sítio e não pode ligar o som que policiassem tirar o nosso sossego banditismos eles não prendem a população tah à mercê da bandidagem a gnt quer apenas ser feliz cada um curte do jeito que mais se sente bem

Avatar
Aluno 25 de março de 2023

Um completo sem noção e ignorante, se acha no direito de fazer barulho e incomodar pessoas ao redor, pessoas como vc não perdôo, denuncio e espero as autoridades chegarem … Escute o seu som, nas não incomode as pessoas ao seu redor…

Avatar
Andre 20 de janeiro de 2018

O q precisa realmente , seria os brasileiros terem mais educação, muitos falam sobre direitos e tal . Mas agora não posso nem ouvir um somzinho no carro ,isso é violar o meu direito , a lei antiga , atendia muito bem a questão do som , exagerado , concordo q as vezes o sim do vizinho atrapalha , d novo volta ao bom senso e educação. Não estou aqui para discutir quem tá certo ou errado , Daqui a pouco para ser multado por velocidade não precisará de radar , o agente olha , “deduz” q vc está em alta velocidade e multa . O caso é a arbitrariedade q fica submetida uma lei ,com uma pontuação alta na carta é um valor alto .

Avatar
Paulo 14 de janeiro de 2018

Quem usa som fora dos limites civilizados é bandido. E como tal devem ser tratados.

Avatar
Wagner 15 de janeiro de 2018

Bandido e quem rouba trafica e etc…ñ quem usa som altomotivo.queria que fosse meu vizinho,pra vc ver o bandido….

Avatar
nobru 2 de março de 2021

Quando alguém te estuprar ou te roubar não reclame, porque se tu acha normal infernizar os outros com teu sertanojo e forró, funk nas alturas então não tem direito a reclamar quando violam teu bem estar e sossego. Gente mau caráter tem que ser punida mesmo ! Mostra a cara !

Avatar
Paulo 14 de janeiro de 2018

Os delinquentes vibram. Este deputado deve ter se “dobrado” ao lobby dos fabricantes de equipamentos de tortura.

Avatar
Gino 13 de janeiro de 2018

Pouca vergonha. Deveriam era prender esses f**** que tiram o sossego alheio com essas porcarias. Quer escutar música alta? Vá para uma festa, p****. Eu mesmo já ganhei duas indenizações por conta dessa badernas, sorte de vcs de não me terem como vizinho, seus merdas.

Avatar
IGOBI ALEFF LOHN 24 de janeiro de 2018

É meu amigo, que pena que a gente não é vizinho.

Avatar
Leonardo 28 de dezembro de 2017

Som não é crime tantas coisas pra se preocupar ,é menor matando e roubando e não vai preso eles tem q ver é isso não som altotivo

Avatar
Leonardo 28 de dezembro de 2017

Altomotivo ***

Avatar
Danilo 26 de dezembro de 2017

Quem não quer ouvir que tampe os ouvidos na frisia tem bastante protetor auricular

Avatar
nobru 2 de março de 2021

Quando alguém te estuprar ou te roubar não reclame, porque se tu acha normal infernizar os outros com teu sertanojo e forró, funk nas alturas então não tem direito a reclamar quando violam teu bem estar e sossego. Gente mau caráter tem que ser punida mesmo ! Mostra a cara bandidinho.

Avatar
Mafioso 27 de outubro de 2022

Atrás do teclado, é valetão… passe um lugar, pode ser uma praça pública, para eu mostrar a cara para você….. mocinha.
gostei do seu ódio gratuito, mas aguardo seu contato.
Posso ir a qualquer lugar do Brasil, apenas me diz o dia, a hora e o lugar.

Avatar
José laires som 21 de dezembro de 2017

Som não é crime crime e roubar traficar a polícia tem que si preocupar com isso aí é serviço de polícia que país é esse que ninguém tem direito a nada só tomar porrada

Avatar
Marcos 26 de dezembro de 2017

Não se trata de violar uma lei caracterizando-se um crime, mais o som alto motivo viola o respeito, a liberdade do próximo a ética. Nós moramos em uma ária urbana, somos uma comunidade, pessoas de idade diferentes, gostos diferentes. O som automotivo é totalitário e inflexível. Invade os lares das pessoas e desrespeita as nossas famílias, ditando quando e o que você deve ouvir. O Sr Cabo Sabino ,muito provavelmente, deve mora em condomínio fechado, e não passa por isso. Deve ter uma casa acústica muito boa. E o povo que mora com a parede da sala á um metro da rua? É um problema que já vitimou famílias e precisa ser resolvida. Sugestão: Paredão liberado com regras em lugar determinado por órgãos competentes ( e somente nesses lugares com lei severa quem funcionem) Exemplo: Na fazendo do Sr Sabino ficaria ótimo pra todo mundo não acham?

Avatar
Diego 20 de dezembro de 2017

Ele merece um troféu som e bom de mais vo hora pra libera luga de policiais e atras de ladrão n atrás de sonhos q demora anos pra conquistar

Avatar
evandro souza 3 de dezembro de 2017

parabens deputados,o que deveria proibir eles nao proibe de verdade,o desmatamento ilegal.Volta som automoivo!

Avatar
Henrique Fernandes 8 de novembro de 2017

Vô até orar para o som vouta

Avatar
itamar barbosa silva 17 de novembro de 2017

Você deveria era “VOUTAR’ para a escola.

Avatar
Henrique Fernandes 8 de novembro de 2017

Vouta som automotivo

Avatar
Henrique Fernandes 8 de novembro de 2017

Som automotivo tem que vouta as ruas não tá roubando nem matando apenas é um som veii
Vouta som automotivo pfvr

Avatar
Saulo 26 de outubro de 2017

Até que enfim alguém que olho por nós

Avatar
Saulo 26 de outubro de 2017

Apoiado até que enfim alguém que olho por nós

Avatar
Edson 26 de outubro de 2017

Esse sim tem meu apoio som não e crime

Avatar
Lucas Henrique 26 de outubro de 2017

Já vi um Amigo ser Multado com Apenas 4 Alto Falantes de porta kk é bem engraçado pois o Guarda pediu pra abrir o Porta Malas e não tinha nada porém mesmo assim ele foi Multado

Avatar
Marcilio 26 de outubro de 2017

Som altomotivo nao e crime

Avatar
Marcilio 26 de outubro de 2017

#somaltomotivonaoecrime

Avatar
Allan 25 de outubro de 2017

Som automotivo não é crime!! Em que tipo de país estamos em que a polícia se importa mais em prender nossos paredões do que bandido? #SomAutomotivoNãoÉCrime

Avatar
Vagner 26 de outubro de 2017

Nao não crime! Mas, respeita o próximo isso que falar pra quem tem paredões

Avatar
Vagner 26 de outubro de 2017

Falar = Falta *

Avatar
Angélica 2 de fevereiro de 2019

VC É TÃO VAGABUNDO E CRIMINOSO QUANTO QUALQUER BANDIDO!!

Avatar
Franco Vieira 25 de outubro de 2017

Isso sempre foi uma piada. Quem já testemunhou alguém sendo multado por som alto?

Avatar
Deixe um comentário