Fuja da picaretagem: Sonda Lambda não requer manutenção periódica

Componente tem longa vida útil e não exige limpeza nem qualquer outro tipo de procedimento; porém, se apresentar problemas, precisa ser substituído

sonda lambda bosch
Por Alexandre Carneiro
Publicado em 16/03/2020 às 10h30
Atualizado em 18/03/2020 às 16h38

Poucos componentes automotivos causam tantas dúvidas quanto a sonda Lambda. Há quem tema pelos gastos com manutenção mesmo sem saber ao certo qual é a finalidade dela. Se esse for o seu caso, tranquilize-se: o AutoPapo explica tudo que você sempre quis saber sobre esse componente!

VEJA TAMBÉM:

O que é sonda Lambda?

Quem esclarece o que é sonda lambda é Erwin Franieck, mentor de tecnologia e engenheiro mecânico da SAE Brasil. O especialista lembra que esse componente, mais conhecido por uma letra grega, também é chamado de sensor de oxigênio, nome que já revela a sua função: aferir a quantidade de oxigênio presente entre os gases do escapamento.

“No Brasil, o tipo mais comum de sonda Lambda compara a quantidade de oxigênio no escapamento em relação ao oxigênio do ambiente”, afirma Franieck. Ele destaca que existem modelos mais sofisticados, que utilizam maior número de parâmetros. Porém, a ideia sempre é detectar qual quantidade desse gás é expelida após a queima do combustível no motor.

sonda lambda instalada no escapamento de um carro
Sonda Lambda é instalada no sistema de escapamento, logo antes do catalisador (foto Shutterstock)

O especialista esclarece ainda que o sensor é confeccionado em material cerâmico e afixado em eletrodos de platina. Geralmente, o componente é instalado após o coletor de escape, logo antes do catalisador. E, como está localizado no sistema de escapamento, trabalha em altas temperaturas, entre 300 ºC e 900 ºC.

Para que serve a sonda Lambda?

Os dados decorrentes das análises feitas pela sonda Lambda são determinantes para o funcionamento do veículo. Com base no sinal elétrico emitido por ela, a central da injeção eletrônica pode deixar a mistura ar combustível mais rica ou pobre. Essa medida adéqua o motor às fases fria e quente, por exemplo.

“Assim, a queima de combustível gera sempre a menor quantidade possível de poluentes”, sintetiza Franieck. Além disso, “nas condições ideais o catalisador atinge desempenho máximo”, complementa.

Em carros flex, a sonda Lambda tem ainda outro papel, de fundamental importância: identificar qual combustível está sendo utilizado. É justamente com base no oxigênio presente no escapamento que o componente reconhece se o motor está consumindo gasolina, etanol ou a mistura de ambos.

Mais uma vez, graças a essa detecção, o módulo da injeção ajustará o sistema para a queima mais apropriada. Nesse processo, a eletrônica também altera o ponto de ignição.

Luz da injeção eletrônica

Outra função da sonda Lambda é identificar possíveis falhas nos sistemas de alimentação e exaustão. “Ao detectar que a mistura dos gases do escapamento não está boa, o componente torna-se um indicador de uma série de problemas que podem acontecer com o carro”, alerta o engenheiro da SAE Brasil.

Caso o nível de oxigênio que flui pelo escapamento permaneça inadequado mesmo após a adoção de novos parâmetros de ignição, a luz de alerta do sistema de injeção de combustível deverá acender no painel do veículo. Ela pode sinalizar, por exemplo, problema em um dos bicos injetores ou vazamento de gás pelo escapamento. “O que a sonda Lambda indica pode não ter nada a ver com ela mesma”, pondera Franieck.

O que faz a sonda Lambda “queimar”?

Ao contrário de outras peças, a sonda Lambda não tem vida útil pré-determinada. Essa peça pode durar centenas de milhares de quilômetros sem qualquer problema. Ela tampouco exige qualquer tipo de manutenção periódica e, portanto, não costuma gerar despesas para os proprietários.

sonda lambda nova bosch
Sonda Lambda não tem vida útil pré-determinada: pode durar centenas de milhares de quilômetros (foto Bosch | Divulgação)

Contudo, isso não significa que o sensor seja imune a defeitos. O especialista da SAE Brasil aponta os choques térmicos como as maiores ameaças. “Quando o motorista deixa o carro muito tempo parado e, após a partida, acelera de uma vez, o sensor de oxigênio é atingido por água”. Ele adverte que, caso essa situação aconteça com frequência, o componente fica mais vulnerável a danos.

O combustível adulterado representa outro risco. Isso porque, principalmente em obliterações envolvendo etanol, é comum que grandes níveis de água sejam eliminados pelo escape. Além disso, outras substâncias inadequadas podem contaminar o componente.

Substituição

A má notícia é que, se algum desses fatores causar estragos, não é possível consertar o componente. “A sonda Lambda é uma peça que não está sujeita a reparos. Se ela estiver contaminada ou danificada, precisa ser trocada,” adverte Franieck.

Limpeza da sonda Lambda é picaretagem! Boris Feldman explica no vídeo:

Caso surja alguma anomalia, é essencial procurar mão-de-obra adequada. O engenheiro destaca que diagnósticos equivocados podem até provocar uma troca desnecessária. Antes de determinar a substituição, o mecânico deve buscar por anomalias em componentes relacionados, como bicos injetores e escapamento.

Caso a substituição seja inevitável, o engenheiro recomenda a aquisição de uma peça idêntica. É que existem diferentes tipos de componentes, que são desenvolvidos para os variados modelos de veículos. “A sonda Lambda tem uma série de características que precisam ser respeitadas,” explica.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
9 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
ANTONIO LAERCIO LOPES 23 de janeiro de 2022

boa tarde, Prezados!
Meu veiculo também está apresentando um problema na partida porém não foi constatado nada com motor de arramque ,alernador, estou desconfiado que possa ser comutador de partida porém ja levei em auto eletricos não apresenta o problema durante o diagnostico, observei que o cabo da sonda lambda esta danificado será que possa ser devido ao dano constatado, portanto esta apenas desencapado.

Avatar
Carlos Alberto da Silva 28 de agosto de 2021

Tenho uma SpaceFox 2008 bem conservada mas estou tendo problemas com a só dá lambda que fica alterando já mandei por duas vezes eletricistas olharem e não descobre o que é já gastei dinheiro com isso e está do mesmo jeito fica falhando a ré e cheira mal, aconteceu que ela foi roubada e arrancaram a instalação dela ,mandei fazer e também cortaram o fio da sonda lambda gostaria de saber se ela tem como consertar

Avatar
Orlando Fernando Boiko 20 de julho de 2021

Estourou meu carro palio fire 1.0 dai levei em um para orcar dai levei em outro fez o motor mas sumiu catalisador estou andando com o carro dai por exemplo passo em lombada ele morre alguma dica?

Avatar
julia 15 de julho de 2021

MEU CARRO UNO WAY 2014, COMECEI A PEGAR PISTA COM ELE E COMEÇOU A PISCAR A LUZ DA INJEÇÃO ELETRÔNICA, LEVEI AO MECÂNICA E ME DISSE QUE PODERIA SER COMBUSTÍVEL, TROQUEI DE POSTO, E AS FALHAS PARA ANDAR COM ELE E A LUZ DA INJEÇÃO COMEÇOU A PIORAR, E ELE CONSUMINDO MUITO…

LEVEI NOVAMENTE AO MECÂNICO E O MESMO ME DISSE QUE IRIA TROCAR VELA, CABO DA VELA, LIMPAR OS BICOS, E TROCAR O FILTRO DO AR E COMBUSTÍVEL E AJUDAR NO SISTEMA PARA O CARRO SÓ ANDAR NO ÁLCOOL (MEU CARRO ERA FLEX)..

E NA MESMA SEMANA QUE TIREI DO MECÂNICO O CARRO, CONTINUOU COM O MESMO DEFEITO, E AGORA VOLTEI NO MECÂNICO ELE ME INFORMOU QUE É A SONDA LAMBDA, E QUANDO PASSOU O RASTE ( APRESENTOU, FALHA DE 2 INJEÇÃO E PROBLEMA NA SONDA LAMBDA)…

OQUE EU FAÇO ? OQUE DEVE SER?

Avatar
FRANCISCO 29 de setembro de 2021

Cara, o meu fia Siena estava de jeito do seu. O mecânico fez os mesmos procedimentos, limpeza, troca de vela e cabo, filtro e nada de resolveu e ainda falou que era gasolina adulterada. Fui em outra oficina, lá eles só trocaram a sonda lambda e o carro voltou a normalidade e com mais potência ainda.

Avatar
Simone Viana 19 de abril de 2021

O meu carro deu problema após colocar gás quinta geração ficava engasgando direto e sempre falavam que era sonda lambda meu carro novo depois com o tempo mais de dois anos com o carro engasgando quando um rapaz tirou a sonda e recolocou no lugar o carro voltou a funcionar sem engasgar e queriam que eu trocasse a sonda lambda com meu carro zero

Avatar
Guilherme 29 de março de 2021

Troquei a sonda lambda e o painel começou a piscar o que pode ser?

Avatar
Joás 14 de janeiro de 2021

Muito boa essa dica. Estou com esse problema no Grand Livina. O carro passou muito tempo parado e acusou defeito no sistema de injeção. Ao avaliar com o scanner deu defeito na sonda lambda. O carro parou de funcionar, pensei que era bateria descarregada.

Avatar
Amelia gondim 17 de dezembro de 2020

Qual o defeito que o carro pode apresentar, é como o mecânico sabe que é preciso trocar a sonda LAMBDA, tendo certeza que ela é problema. Meu carro Fox 2013.

Avatar
Deixe um comentário