SSD 1TB é mais que suficiente para armazenar seus dados

Fazer backup de dados pessoais é mais simples que parece e basta um bom SSD externo que não precisa ser maior que 1TB

ssd 1tb kingston sx 1000
SSD externo é uma forma segura de manter backup de seus documentos e arquivos importantes (Foto: Marcelo Jabulas | AutoPapo)
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 01/04/2024 às 20h03

Quem nunca perdeu fotos, músicas e documentos que atire o primeiro pen drive. Cada vez mais é preciso ficar atento com armazenamento de dados e. Afinal, toda nossa vida é digitalizada e por mais que guardemos tudo em nuvem, ter uma unidade física de backup é fundamental. E não é um servidor, um SSD de 1TB é mais que suficiente.

VEJA TAMBÉM:

Quem dá a dica é Yuri Santos, que é gerente de tecnologia da Kingston no Brasil, uma das principais fabricantes de unidades de memória do mercado. Para o especialista não basta salvar dados apenas em nuvem, mas é preciso ter uma cópia física.

E a razão é simples: o armazenamento na nuvem é vulnerável. Hoje estamos habituados a salvar tudo em nuvem. Fotos e documentos sobem imediatamente de computadores e celulares, o que se tornou uma facilidade. Mas Santos explica que a facilidade de armazenar não é diferente da facilidade de perder controle do acesso.

De fato, nossas contas podem ser acessadas por estranhos. A perda de um celular ou furto já é uma brecha para o acesso. Quem não se lembra da história de uma fã da cantora Taylor Swift que ficou agradecida de o ladrão de seu telefone ter compartilhado as fotos que ela fez da artista em uma das apresentações no Brasil? O caso viralizou na Internet e reacende discussões sobre a vulnerabilidade de nossas informações.

Sempre há o risco de uma conta ser invadida. A repetição de uma senha em uma plataforma menos segura pode abrir um caminho para que sua conta em nuvem seja acessada. O ideal é ter uma rotina de backup de dados para evitar ser surpreendido com a perda de informações importantes que podem se tornar um grande transtorno. Ou seja, além da nuvem tenha uma cópia de redundância em unidade física”, explica.

Para isso, Santos explica que o ideal é apostar em um SSD externo, que não precisa ter mais que um 1TB de armazenamento. Isso porque o SSD é uma mídia física bastante resistente a choques e com poucos riscos de perda das informações.

pasta de documentos computadores shutterstock
Organizar o backup por períodos e tipos de conteúdos facilitam na hora da busca (Foto: Shutterstock)

No passado tínhamos problemas de perda de dados gravados em disquetes e CDs. Disco rígidos também eram passíveis de falhas, principalmente HDs externos, que são frágeis a choques mecânicos (tombos). Isso sem falar que com o avanço da tecnologia, dispositivos compatíveis são eliminados do nosso cotidiano. Computadores há muito não são oferecidos com leitores de disco.

Um SSD externo de 1TB é uma solução acessível, que custa em média R$ 450. O ideal, segundo o especialista, é ter uma rotina de backup por período. “Pode ser todo dia primeiro do mês. Basta criar uma pasta do mês e dividir os conteúdos como fotos, documentos e demais formatos. É importante também renomear esses arquivos para facilitar a busca posteriormente”, orienta.

Mas o que é SSD?

O SSD é uma unidade de armazenamento em estado sólido. Ele surgiu no início dos anos 1990, mas só se popularizou em meados dos 2000, devido ao preço elevado.

Hoje o SSD se tornou padrão em computadores de mesa notebooks. Suas principais vantagens estão na maior taxa de transferência de dados, assim como gravação e leitura, quando comparados ao disco rígido (HD).

ssd sata 2 5 polegadas shutterstock
SSD não utiliza partes móveis, o que lhe garante grande resistência a choque mecânico, ao contrário do disco rígido (Foto: Shutterstock)

Outra característica é sua resistência a choque mecânicos. Por não ter partes móveis, como um HD, uma queda ou pancada não compromete os dados gravados, diferentemente do HD que grava as informações de forma magnética em discos metálicos e podem sofrer danos irreversíveis caso sofra uma pancada.

SSD de 1TB

O SSD de 1TB se tornou uma opção satisfatória no mercado. Hoje há modelos de uso empresarial com até 8 TB de armazenamento, mas que podem superar os R$ 10 mil.

No entanto, para uso pessoal, uma unidade de 1TB é mais que suficiente. Isso porque atualmente vivemos um período de estagnação do tamanho dos arquivos, como explica o especialista.

“Hoje chegamos a um ponto em que não é preciso mais espaço do que o temos disponível. Um SSD de 1TB vai comportar com tranquilidade fotos, documentos e filmagens. Mas claro que com o aumento da demanda por resolução, como filmagens em 4K e 8K, será necessário mais espaço. Para isso já temos opções com até 8TB em um formato padrão de 2,5 polegadas”, comenta.

Seja como for, o importante é fazer seu backup e de forma organizada, mesmo que seja num pen drive.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário