[Vídeo] Start-Stop realmente faz o carro economizar combustível?

"Se você tem Start-Stop no seu carro e o usa com muita frequência no trânsito urbano, você vai reparar, sim, uma redução do consumo"

start stop detalhe
Na maioria dos automóveis equipados com o start-stop, é possível desativar o sistema por meio de um botão (foto: Fiat | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 03/02/2021 às 18h30
Atualizado em 04/02/2021 às 11h19

E aí, meus amigos?! Muitos dos que acompanham os nossos vídeos, questionaram sobre o Start-Stop: aquele equipamento que desliga o motor quando você para o carro e também liga, automaticamente, quando você vai arrancar. Eu não sei se foi porque eu  mencionei o Start Stop em algum vídeo anterior, ou se foi coincidência mesmo, mas vários  me questionaram: “o que se diz sobre a economia, a redução de consumo de combustível com  o Start Stop?”

Eles viram em algum lugar que o Start Stop resulta numa redução de consumo de 10%  a 15%. E querem saber se é isso mesmo, porque  eles têm Start Stop no carro e não percebem essa  diferença… Então, eu vou tentar explicar isso um pouco mais detalhadamente!

Assista ao vídeo!

Se você tem Start-Stop no seu carro e o usa com muita frequência no trânsito urbano, você vai reparar, sim, uma redução do consumo; porque é até óbvio, gente: você para o carro, o carro está parado, ele andou zero quilômetro e o motor está funcionando, está gastando gasolina ou álcool, ou diesel. Ora, se você tem o Start Stop, o carro parou, desligou o motor. Claro que tem que diminuir o consumo e as emissões.

VEJA TAMBÉM:

Agora, se você anda muito também  na estrada, aí você não vai perceber redução do consumo. Por que? Na estrada, você está pisando o tempo todo, ou acelerando ou freando, mas você não desliga o motor.

O motor não deixa de funcionar na  estrada, então o Start Stop não tem como entrar em ação, porque você não para em momento nenhum; a não ser se tiver um congestionamento na estrada. Por isso é que o Start Stop economiza, sim, no trânsito urbano: só!

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
20 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Dundee 29 de dezembro de 2021

Fico na dúvida se em breves paradas(inferiores a 1min) se o start stop realmente economiza ou provoca “Picos” de injeção e energia à cada partida e ainda põe o motor de arranque em regime mais severo.

Avatar
Samarone 6 de fevereiro de 2021

Tenho um Sandero 1,6 creio que graças ao Stop Start, ele tem o consumo similar a um Sandero 1,0 que tive anteriormente, está atualmente com 83000 km 4 anos e bateria original, nunca me deu nenhuma dor de cabeça, o sistema religa mais rápido que eu engato a marcha, quando não funciona fico ate preocupado pois no manual diz que o sistema só funciona se tudo estiver “normal”, muita gente reclama da tecnologia sem conhecer.

Avatar
Leandro 5 de fevereiro de 2021

Start stop é uma boa ideia, se não fosse a questão ar condicionado, que torna insuportável viver sem. Mas o que muitos tem que abrir os olhos é o quanto o Brasil é atrasado sempre o último á evoluir. Se pensam tanto na “natureza” pq não investir pesado nós elétricos? É muita malandragem de todos. Seremos um país atrasado como sempre, nunca pensaram no meio ambiente hipocrisia!

Avatar
Gustavo Lima 4 de fevereiro de 2021

Uma boa mais não no Brasil aonde as peças são caríssimas, só a bateria de carro com esse dispositivo custa três vezes o valor de uma bateria normal e de boa marca tipo Moura, heliar.

Avatar
Conconco 29 de abril de 2021

Tio, não é bem assim

Avatar
José santos 4 de fevereiro de 2021

Boa tarde,gosto muito das sua avaliações automotivas gostaria da sua opinião motor farefly 1.3 strada Volcano

Avatar
Davide Margelli 4 de fevereiro de 2021

Cidade grande, pouca segurança nos farois, paradas e congestionamentos, alem do calor intenso, esse dispositivo desliga o ar condicionado e o motor , e quando voce quer sair de uma situaçao o motor demora segundos ( que parecem uma eternidade) para responder, dificilmente a economia de combustivel e emissoes vai compensar .

Avatar
Crégio Barreto 4 de fevereiro de 2021

Ok! E o motor de partida, não vai ser mas usado, a bateria? A vida útil não vai ser menor.

Avatar
Antônio Carlos 3 de fevereiro de 2021

Start-Stop em trânsito pesado numa cidade de clima quente você leva grátis uma sauna ambulante.

Avatar
Onézimo Mendes 3 de fevereiro de 2021

Cara nem é importante o consumo !? O importante desse equipamento é a redução das emissões pq o mundo tá necessitando e nossos pulmões precisam
Essa matéria é mal escrita
sinto em dizer

Avatar
José Rabello 4 de fevereiro de 2021

O Start -Stop é muito importante porque diminui a poluição nas cidades. O motor de arranque dele é modernizado, até que enfim melhoraram esta peça tão esquecida.

Avatar
José Rabello 4 de fevereiro de 2021

Só posso concordar contigo. Em grandes cidades o sistema economiza sim, e até favorece a menos formação de borra e desgastes no motor.

Avatar
Mauro Neves 3 de fevereiro de 2021

Tenho o dispositivo no meu ARGO que raramente funcionou. Já levei à concessionária algunas vezes e nunca resolveram o problema. Aliás, muitos proprietários já reclamaram deste dispositivo em outras reportagens. Poderiam, inclusive, explorar o assunto mais profundamente.

Avatar
Alexandre 4 de fevereiro de 2021

Caro Mauro, veja meu comentário sobre o Fiat Cronos com a mesma situação. Esse sistema da Fiat tem problemas sim mas ela não vai admitir. No YouTube já há tantos casos que um vídeo ensina a desconectar o cabo do sensor para voltar a funcionar, e realmente funciona por algum tempo. Mas eu até prefiro que essa porcaria não funcione evitando maiores problemas até eu poder vender o carro e não cair no mesmo conto novamente.

Avatar
Fabiano Serconeck de Carvalho 4 de fevereiro de 2021

Não funciona em aclive,pq senão o carro pode ir parar trás ao religar. Álcool batizado também interfere. Se não funciona pode ser culpa do combustível. Pesquise outros postos .

Avatar
Clayton 3 de fevereiro de 2021

Gostei muito da matéria, tirou a dúvida que tinha. Mas gostaria de fazer uma pergunta: a bateria tem vida útil, e inclusive em questão de quantidade de igniçoes que são realizadas, com essa função, reduz o tempo de vida da bateria?

Avatar
Carlos Márcio 4 de fevereiro de 2021

Creio q o problema não seria apenas o cara nsumo da bateria e sim partida.
O moto de partida por está acionando mais com certeza gastará mais.

Avatar
Uszacki 3 de fevereiro de 2021

Moro perto do trabalho, rodo pouco, a maior parte das vezes em trajetos curtos, e não quero e nem preciso dessa porcaria que é o start x stop! E ainda ter que pagar pelo que eu não quero! Até por segurança ela é desaconselhável, pois, quando desliga leva alguns segundos para ligar, o que gera insegurança desnecessária, ainda mais em trajetos noturnos!

Avatar
Alexandre 3 de fevereiro de 2021

Conheço uma pessoa que teve problema com a bateria do Golf após 2 anos, e na hora de trocar foi mais do que 10 tanques de gasolina. Fora este só li relatos na web sobre os altos custos da bateria. Acho uma aposta muito alta e por isso não considero o start stop um atrativo para compra. Minha esposa tem um Cronos 1.8 e após 6 meses de uso o sistema não acionou mais. Percebemos que se usar em trajetos curtos a bateria perde a carga e não aciona o sistema. Em percursos mais longos ou após estrada ele volta a funcionar por algumas vezes. A concessionária diz que não há problemas e que é normal.

Avatar
Fabiano Serconeck de Carvalho 4 de fevereiro de 2021

É normal sim. Está no manual

Avatar
Deixe um comentário