Como escolher o suporte de bicicleta ideal para o seu carro?

Características do automóvel, número de bikes a serem transportadas e acessórios do carro devem ser considerados na hora da compra

bicicleta verde presa em suporte no teto de um taxi em curitiba
Transbike de teto tem como vantagem o livre acesso ao porta-malas (Foto: Valdecir Galor | SMCS)
Por AutoPapo
Publicado em 14/10/2020 às 16h42
Atualizado em 15/10/2020 às 12h26

O Brasil é, segundo a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares, o quarto maior produtor de bikes do mundo. Considerando a relevância da frota nacional, que conta com mais de 70 milhões de unidades, e a necessidade de transportar os veículos de duas rodas por longas distâncias, explicamos qual o melhor suporte de bicicleta para o seu carro.

LEIA MAIS

Dentre as categorias de suporte de bicicleta existem os transbikes traseiros, presos ao porta-malas ou ao engate, e os de teto.

Para escolher o suporte ideal é preciso avaliar as características do seu automóvel e as possibilidades que ele oferece. Isso porque a presença de rack de teto ou de engate, por exemplo, pode influenciar na escolha do modelo. O tamanho da caçamba das picapes e a capacidade de carga dos veículos de passeio são outros detalhes a serem observados.

Feita a análise das característica do carro, considere quantas bicicletas você pretende carregar.

De acordo com a Thule, empresa especializada em transportadores de carga para automóveis, as vantagens dos suportes para bicicleta montados no teto são:

  • acesso livre ao porta-malas do veículo;
  • capacidade para acomodar várias dimensões de rodas;
  • possibilidade de transporte de duas bikes ao mesmo tempo; e
  • transporte da bicicleta sem a necessidade do desmonte da roda dianteira.
bicicleta verde presa em suporte no teto de um taxi em curitiba
Transbike de teto tem como vantagem o livre acesso ao porta-malas (Foto: Valdecir Galor | SMCS)

Os transbikes traseiros, por sua vez, têm como diferencial:

  • capacidade de transportar até quatro bicicletas;
  • facilidade de instalação e remoção; e
  • menor esforço para encaixar as bikes.

Se o carro tem engate, a opção pelo suporte de bicicleta traseiro é indicada. Isso porque ele é mais seguro que o de encaixe no porta-malas. A distribuição do peso encostado na lataria do carro também é menor. Por outro lado, os suportes de bicicleta apoiados no engate normalmente dificultam a visualização da placa traseira, o que pode render multa.

O suporte apoiado no porta-malas tende a ser mais barato, mas pode arranhar a pintura do carro e tampa o campo de visão do vidro traseiro, atrapalhando as manobras.

Nas picapes, há opção de instalar um TruckPad, que funciona como protetor da tampa traseira, ou o suporte TruckBedRacks para que a bicicleta seja transportada em pé dentro da carroceira. Só é possível optar pelo último equipamento se a caminhonete tiver comprimento suficiente para a bike.

Regras para transportar bicicletas:

  • As bikes não podem extrapolar o peso máximo especificado para o carro ou sua largura máxima.
  • Não podem ultrapassar a frente do automóvel ou as dimensões autorizadas na Resolução nº 210 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
  • As bicicletas devem estar bem acondicionadas, de modo que não se arrastem ou caiam na via.
  • O transporte pode ser feito no teto, desde que fixada em dispositivo apropriado.
  • Todos os acessórios, tais como cabos, correntes, lonas, grades ou redes que sirvam para acondicionar, proteger e fixar a carga deverão estar devidamente ancorados e atender aos requisitos da Resolução 349 do Contran.

Infrações por transportar bicicletas fora dos suportes

Segundo Código de Trânsito Brasileiro, conduzir o veículo com qualquer uma das placas de identificação sem condições de legibilidade e visibilidade é infração gravíssima.

Transitar com o veículo com suas dimensões ou de sua carga superiores aos limites estabelecidos legalmente ou pela sinalização, sem autorização, é infração grave.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
9 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Batista Freire 27 de setembro de 2021

O meu é um Nissan March, tem um aerofólio, gostaria de saber se existe algum adequado. Não posso carregar em cima, não tenho engate de reboque.

Avatar
Erick 19 de julho de 2021

Como faço para levar 3 bicicleta em uma Ecosport? Qual seria o melhor reck ou suporte ?

Avatar
carro para niños bici 17 de fevereiro de 2021

Gran aporte. Gracias, Un saludo

Avatar
Franciane Zanela 19 de dezembro de 2020

Como faço para transportar uma bike no ecosporte, com estepe traseiro?

Avatar
José Carlos Costa 29 de novembro de 2020

Suporte traseiro posso fixa no vidro para deixar a visualização da placa livre 2 bicleta uma aro 29 e outra aro 24?

Avatar
Pedro 14 de outubro de 2020

Boa noite! Tenho uma Freelander 2 (blindada) e estou buscando um suporte para comprar pro carro. São duas bicicletas (uma MTB e outra, speed). Pelo carro ter o teto com frisos e o vidro ser blindado, não consigo instalar as ventosas e não consigo encontrar nenhum modelo que sirva adequadamente e com segurança para transporte das bicicletas. Podem me ajudar aqui? Abraço

Avatar
Artur 14 de outubro de 2020

Tb tenho uma Freelander 2. Já tive o the de teto onde as longarinas se apoiavam no rack do teto. Hj uso o q prende no engate ( tb thule ) pois acho mais prático pra entrar na garagem q tem altura limitada.

Avatar
carlos 15 de outubro de 2020

TRansbike de engate. Os melhores modelos são o da thule, porém os mais caros. O detalhe é que o engate deve ser reforçado para aguentar o peso. Esqueça aqules engates pré-fabricados de R$ 300,00. Mande fazer um engate reforçado para o uso de transbike

Avatar
thiago costa 14 de outubro de 2020

Péssima reportagem.. incompleta e mal informativa.. exemplo? Teto leva mais que duas e traseiro dependendo do carro na leva nenhum (clio não adapta transbike traseiro).. na bola do engate se for carro baixo não leva nem duas com o porta malas cheio..
Poderiam ter explorado as diferenças entre as marcar, preços, tipos e, se o reporter tivesse mais tempo, diferenças entre modelos de veículos.

Avatar
Deixe um comentário