Tanque de combustível: saiba quando se deve fazer a limpeza

Se a maioria dos tanques de combustíveis atuais são de plástico, por que se se fala tanto na limpeza deles? Saiba que há só duas razões para fazê-la

Por Boris Feldman 29/10/19 às 17h00

A criatividade do brasileiro para enganar os outros não têm limites. Uma das ‘empurroterapias’ que apareceram recentemente é a tal limpeza do tanque de combustível. Ora bolas! No passado, quando o tanque era feito de chapa metálica, nem assim era necessária a limpeza do tanque.

Hoje, então, que a maioria dos automóveis tem tanque feito de plástico, aí que há dificuldade para ele oxidar. Afinal, ele não oxida, é de plástico, vai enferrujar como?  Vai oxidar como? Não existe essa história de limpeza do tanque de combustível, a menos que você tenha abastecido, por qualquer motivo, com o combustível errado.

Por exemplo: O carro é gasolina, você pôs diesel. Aí, é bom limpar todo o tanque para eliminar esse diesel. Ou então você pode ter abastecido com combustível comprovadamente adulterado. Aí é bom você limpar o tanque para eliminar o combustível que foi colocado errado ou o adulterado. Se não for uma dessas duas opções, do combustível errado para o carro ou do adulterado, é pi-ca-re-ta-gem!

tanque de combustivel
Foto Shutterstock
SOBRE
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Jorge 19 de agosto de 2020

    Estou de acordo com zLUIZ, limpar o tanque de combustível é as vezes necessário, é um assunto é facultativo, as vezes precisa as vezes não, portanto o combustível de hj sempre deixa a desejar, portanto a peneirinha do pescador sempre está suja,;:: posso até dar um exemplo próprio, meu filho comprou um caminhão vvolksvagen desse 360, e o danado na mesma hora q está funcionando bem começava falhar e perder força,, parava um pouco funcionava pegava bonito saia muito bem andava 1__–2 hrs começava tudo de novo, os mecânicos limpava filtro sangrava lavaram o tanque fizeram miséria e era o mesmo problema saia a viajar de repente o mesmo problema, meu filho reclamava pra mim eu sempre falava as vezes a peneirinha do pescador deve estar suja e eles mecânico não via, até q um meu filho resolveu ele mesmo fazer isso ver a peneirinha,, qual foi sua surpresa peneirinha muito suja, limpou ela funcionou bonito nunca mais teve problema com ele

  • Avatar
    Herivaldo Henrique 19 de agosto de 2020

    Comprei um Ecosport modelo 2006 esteve parado por 2 anos já fiz troca de componentes do motor e o carro apresenta a luz da injeção eletrônica acessa mas seu rendimento e normal preciso fazer uma limpeza no tanque ou revisão no módulo

  • Avatar
    Celio arcanjo 31 de outubro de 2019

    Gostaria de saber e fazer um comentario sobre o siena 2010 referente ao consumo e problemas na hora de abastecer q o tanque mesmo estando vazio as vzs nao aceita combustivel e ja olhei gargalo valvulas e suspiro e nao encontro soluçao. Por favor me ajudem porq fiquei sabendo q nao é so meu carro q dá esse problema.

  • Avatar
    Zluiz 29 de outubro de 2019

    Nem sempre é picaretagem. As vezes o combustível pode vir com sujeira. Não tem como saber. Depois de alguns anos certamente vai-se encontrar alguma sujeira no fundo já que a peneira ou pescador não vai até o fundo do tanque. Eu tenho uma hilux 2008 por motivos de revisão abri o tanque e a tela estava praticamente entupida.

Avatar
Deixe um comentário