Você conhece todos os tipos de bicicleta? Descubra a melhor para você

Com a ampla gama de bikes disponíveis no mercado, é importante entender os diferenciais de cada uma e qual é a melhor para cada situação

passeio de bicicleta shutterstock
Para cada atividade há um tipo de bike mais apropriado (Foto: Shutterstock)
Por Camila Melo
23 de julho de 2022 12:03

Nem sempre escolher o tipo de bicicleta mais adequado é tarefa fácil: essa “missão” dependerá do seu perfil e sua finalidade de utilização. Existem bikes para vias pavimentadas, asfalto, terra e para uso como meio de transporte, lazer ou esporte.

O primeiro passo para fazer uma boa escolha é entender as principais diferenças entre as bicicletas. Confira a seguir a explicação sobre os modelos mais comuns e sua usabilidade.

VEJA TAMBÉM:

Mountain bike

mtb credito dusten ryen

Sem dúvidas esse é o tipo  de bicicleta mais popular aqui no Brasil, também conhecido como MTB, pode ser usado em qualquer terreno e condição, incluindo trilhas acidentadas, vias de terra ou lama.

Os pneus são largos, com cravos, que oferecem melhor estabilidade e aderência, tracionando nos terrenos mais irregulares. Entre os modelos de bikes MTB podemos encontrar a hardtail, que possui apenas suspensão dianteira, ou a full suspension.

Bike Speed

speed divulgacao trek

Esse tipo de bicicleta, também conhecido como “bike de estrada”, é usado para ciclistas que percorrem trajetos longos, em vias pavimentadas, adquirindo velocidades médias mais altas: é utilizada em corridas de estrada, pistas ou velódromos. A bike Speed tem aro de 700 milímetros, pneus estreitos slick e quadro e garfo sem amortecimento.

Bicicleta urbana

bike urbana divulgacao cannondale

O desenho do quadro desse tipo de bicicleta é mais apropriado para uso nas cidades, sobretudo em vias pavimentadas. As bicicletas urbanas possuem pneus slick (com banda lisa) e semi-slick (banda com cravos bem baixos ou desenhos), que proporcionam melhor eficiência na aderência com o piso. Este modelo oferece mais estabilidade, pois o ciclista fica menos inclinado ao pedalar.

Bicicleta dobrável

Esse tipo de bicicleta é muito indicada para uso no dia a dia, pois ocupa pouco espaço, podendo ser transportada e acomodada com maior facilidade.

Em muitas cidades, a bicicleta dobrável pode ser transportada dentro de ônibus urbanos ou de viagem, metrô e trens, facilitando o deslocamento em trajetos longos. Existem diferentes tipos, incluindo modelos elétricos. Em geral, ela possui aro menor do que as demais, geralmente de 20”.

Bicicleta elétrica

eletrica e mtb dusten ryen

Também chamada de “e-bike”, esse tipo de bicicleta possui sistema de potência auxiliar de até 350 watts, motor acionado somente por pedais, com auxílio do motor para velocidades até 25 km/h aproximadamente (varia de acordo com a marca), sem aceleradores manuais ou de qualquer outro tipo.

O objetivo deste tipo de bike é proporcionar um desempenho mais leve e constante para os bikers. Existem modelos de bicicletas elétricas urbanas, dobráveis, de estrada e mountain bikes para diferentes situações de uso.

Bicicleta gravel

gravel kevin fickling

A bicicleta gravel tem como objetivo rodar bem nas estradas em qualquer condição, seja asfalto, estrada de terra batida ou cascalho. Por isso esse modelo reúne as características das bikes de estrada e mountain bikes. E está cada vez mais ganhando adeptos no Brasil.

Estes são os modelos mais comuns de bicicletas, que variam de acordo com a necessidade de cada ciclista e também com o nível técnico.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
José ferreirajosepaula61@gmail.com 25 de julho de 2022

Estou pensando em comprar uma OGGI 8.2 elétrica , pois eu pedalo de segunda a segunda saindo de madrugada d vídeo a pandemia ,e escolas e trânsito constate , devido a idade , e longos trechos o cansaço tá pegando principalmente nas ladeiras ,devido a estes fatos vou acrescentar está nova bike , pois acho que a tecnologia pode me ajudar . Pretendo não desfazer da antiga que tenho , pois é d carbono e bem leve .

Avatar
Cadillata 23 de julho de 2022

Bicicleta urbana deve ter guidão alto como nos Países Baixos e não de guidão baixo como no Brasil.

Avatar
Deixe um comentário