Akio Toyoda não para de se desculpar pelas lambanças da Toyota

Sem descanso, Akio Toyoda, o chefão da Toyota, volta e meia precisa se desculpar por derrapadas de seus carros em várias partes do mundo

akio toyoda
Akio Toyoda ao lado do colega Mark Templin, então executivo da Lexus em 2011 (Foto: Creative Commons | Wikipedia)
Por Boris Feldman
Publicado em 14/05/2023 às 15h03
Atualizado em 15/05/2023 às 09h42

Já está virando rotina Akio Toyoda, CEO da Toyota, pedir desculpas públicas. Dessa vez pelo comportamento pouco ortodoxo de sua subsidiária Daihatsu. Começou em 2010, quando Akio Toyoda, então presidente mundial da Toyota, foi ao Congresso dos Estados Unidos se desculpar pelo recall de 8,5 milhões automóveis com problemas de aceleração espontânea. Um defeito inicialmente atribuído ao tapete, que poderia ser provocado também por uma falha no acelerador. Agravado pelo sistema eletrônico, que não cortava a aceleração do motor ao acionar emergencialmente o freio.

Acidentes, inclusive fatais, foram registrados em função deste problema. A empresa acabou reconhecendo sua responsabilidade, a culpa no cartório e convocou donos de Camry, Corolla e outros modelos Toyota e Lexus para um gigantesco recall. Como o mercado chinês também já crescia consideravelmente, Toyoda foi lá se desculpar também. O Corolla apresentou defeitos semelhantes no Brasil, mas a fábrica aqui não teve o mesmo comportamento.

VEJA TAMBÉM:

Primeiro, negar responsabilidade. Até que o jornal Estado de Minas publicou uma série de reportagens provando a mesma falha no carro. O Ministério Público de Minas Gerais e o Procon ouviram a fábrica e decidiram proibir a venda do carro em Minas até que se fizesse o recall. Mas a Toyota, indiferente e soberba, não o fez.

toyota corolla xei 2011 prata frente e lateral
Para a Toyota reconhecer falha do Corolla, foi necessário que Ministério da Justiça ameaçasse a proibição de sua comercialização (Foto: Toyota | Divulgação)

Porém, um mês depois, foi chamada às falas pelo Ministério da Justiça, em Brasília: “Se não fizer o recall, você vai ser proibida de vender o Corolla em todo o território nacional”. Só assim a empresa decidiu respeitar as autoridades públicas. Outro episódio que incomodou a Toyota foi em dezembro de 2020, quando seu RAV4 não foi aprovado nos testes da revista sueca Mundo Técnico, que classificou seu comportamento, aquele que simula um desvio de um alce, como perigosa.

A fábrica levou o carro de volta para o Japão, reajustou o controle de estabilidade e devolveu-o revista, que então aprovou. Mas a Toyota não fez o recall do carro que já estava no mercado, inclusive no Brasil. Apenas comentou que iria recalibrar o software dos carros produzidos daí para frente. Eu, hein! Outro imbróglio foi com a Hino, fábrica de caminhões controladas pela Toyota, que fraudava resultados de emissões desde 2003 até o ano passado. E cerca de 60.000 unidades foram chamadas para recall.

Satoshi Ogiso, seu presidente, desculpou-se publicamente e assumiu a responsabilidade pela fraude. Após ter recebido um puxão de orelhas de Akio Toyoda reprovando sua atitude. Agora, mais um na lista: a Daihatsu, fábrica de automóveis que se tornou subsidiária da Toyota em 2016, alterou as portas do Yaris Sedan para não comprometer o resultado dos crash test laterais. Foram 88.000 carros produzidos na Tailândia, com as marcas Daihatsu/Toyota e a Lei do Mercado Local, vendidos também no México, Oriente Médio e Malásia.

Na semana passada, Akio Toyoda voltou novamente a pedir desculpas públicas e chamou o fato de “violação inaceitável da confiança do consumidor”. Mais 88.000 carros chamados para recall. A Toyota, é a maior fabricante mundial de automóveis, e um fatores que a levou ao pódium do setor foi a indiscutível qualidade de seus veículos, inclusive os produzidos no Brasil. Mas seus executivos às vezes dão umas escorregadas como do Corolla Cross, lançado no Brasil, com mecânica e equipamentos inferiores aos de outros mercados. Além da esdrúxula decisão de pintar o silencioso de preto fosco para escondê lo, mas só pela metade e que ainda por cima descasca.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
23 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Gustavo 21 de maio de 2023

Também penso que a Toyota não é a “santinha” não, erram e enganam os consumidores como todas as outras marcas. São muito arrogantes, uma vez fui a uma agência ver para comprar um Etios e comentei com ele que queria um sedã pequeno mas o vendedor foi logo me empurrando um Corola, acabei indo na GM e comprei um Prisma, que por sinal é um excelente carro. Tem carros bons mas “pecam” também em vários aspectos.

Avatar
Carlos 19 de maio de 2023

É impressionante que um jornalista com décadas de história sobre o mercado automotivo seja enxovalhado por uma turminha que, do alto de seu déficit de cognição, não foram capazes de entender a gravidade dos FATOS narrados pelo Sr Boris, que admiro e respeito, pois, diferente de muitos “jornalistas” jabazeiros por aí, ele simplesmente cumpre, com louvor, sua carreira.
É lamentável ver esses “Toyota fãs” irrritadinhos porque sua marca favorita, como já provado, caga e anda para suas opiniões e segurança, na Bozolandia.
Melhorem crianças.

Avatar
Santos Lemos 18 de maio de 2023

Escrever bobagens?!? Não me faça rir!! Ai eu é que tenho de provar que a Toyota é de facto a melhor ou uma das melhores? Você quer melhor prova da fiabilidade desta marca que é todos os anos os mais de 10 milhões de clientes? Ora tome lá juizinho sim e não diga disparates.

Avatar
Rodrigo 18 de maio de 2023

Sério Boris? Vai falar mal de Toyota? Cuidado! O Brasil está extremista e polarizado até pra marca de carro! Vai sair tomando bengaladas na rua.

Avatar
Flavio 17 de maio de 2023

Com todo respeito a esse senhor. Ele nunca possuiu um Toyota Corolla. Está falando muita bobagem mas podemos entender ele já deve estar meio gaga, ou foi pagago para isso.
Pronto! falei.
Flavio

Avatar
Daniel F Oliveira 18 de maio de 2023

De vez em quando esse Sr. fala groselhas, mas quando o assunto é verídico bato palmas pra esse “velho gagá” (como alguns dizem)

Avatar
Rafael 18 de maio de 2023

Vc consegue refutar com fatos alguma coisa que ele falou ou é só um boçal fanático que não admite qualquer crítica a marca que idolatra?

Avatar
Rodrigo S. L 17 de maio de 2023

É impressionante o descaso das fábricas de automóveis com o mercado latino-americano, especialmente com o Brasil. Carros com problemas gravíssimos e eles não fazem recall ou são obrigados pela justiça. Em países sérios, o CEO da empresa vai e pede desculpas. Aqui só falta mandar tnc, aliás acho que até mandam de outra forma, vendendo esses carros com problemas crônico

Avatar
Santos Lemos 17 de maio de 2023

É engraçado esse pseudo juíz de causa nobre só o vejo vociferar contra a Toyota! Tudo bem pode falar o que quizer! Mas qual a desculpa que ele vai dar aos 10 milhões de clientes que todos os anos compram Toyota? Se este artista não tem possibilidades de comprar um Toyota 0 km, quem é que tem culpa disso? A Toyota obriga alguém a comprar os carros?
Na minha família desde o meu avô todos temos Toyota e nunca tivemos problemas mas em milhões de unidades vendidas tudo pode acontecer. Agora o que posso afirmar é que as outras marcas têm todas muito mais problemas. Em todo o caso acho que este tem muito pouco crédito.

Avatar
Wagner 18 de maio de 2023

O sr. Boris faz testes em muitos veículos zero, tem experiência e conhecimento suficiente para opinar sobre eles.
Se o que ele falou não está correto vc devia provar antes de escrever bobagens, esse mito que toyota é melhor pura jogada de marketing assim como uma propaganda mentirosa quando eles lançaram a tundra nos Estados Unidos dizendo que ela tinha mais resistência que a F-150, Chevrolet e Ram.
A quantidade de vendas da tundra mostra o lugar dela

Avatar
Santos Lemos 24 de maio de 2023

Bobagens é o que você escreve. Eu só lhe digo que a Toyota é a maior construtora mundial. E se é a maior é porque há muita mas mesmo muita gente a comprar carros da marca Toyota. Porque razão os mais de 10 milhões de clientes preferem a Toyota? É porque não prestam? É porque são fracos? Ora parece-me que estará aqui a resposta á sua ininteligente pergunta.

Avatar
Wagner 29 de maio de 2023

Seu problema é só conhecer o seu carro que com certeza é um toyota enquanto o Boris conhece muitos, ele faz testes em todos e tem propriedade para dar opinião, não é um fanzinho nervosinho de alguma marca não tão boa assim.
Se a toyota fosse tão boa porque no mercado norte americano que é muito mais exigente que o brasileiro as vendas deles perdem tanto das outras montadoras?
Nem consigo imaginar uma toyota a serviço da polícia por lá! kkkkkk

Avatar
Jorge Nicolau 15 de maio de 2023

Faltou citar o caso da Hilux, conhecida no mercado por Tomboyota, Tombilux, Capotalux que também teve um recall a nível mundial de seus controles de tração e estabilidade e aqui na América Latina foi ignorado.

Avatar
Wagner 18 de maio de 2023

Verdade, pior é que apesar do descaso com os consumidores ainda tem quem defenda. Não seria minha última opção em picape porque prefiro ter uma menor com mais segurança

Avatar
Rodrigo 15 de maio de 2023

Nossa, esse cara odeia a Toyota.

Acho que a notícia que ele sentiria o maior prazer em publicar seria se a Toyota fosse à falência. Ele teria um orgasmo!

Quanto ódio e perseguição por uma marca….

Avatar
Daniel F Oliveira 18 de maio de 2023

Como hoje tudo virou torcida…. meu Deus!!! Os carros da Toyota são excelentes, mas todos os fabricantes fazem bobagem. E a Toyota não é diferente nesse quesito

Avatar
Rodrigo 15 de maio de 2023

Gostaria de saber se esse senhor teve algum problema ou se por não poder comprar carro da Toyota, para ter tanto ódio de uma marca como ele tem…

É impressionante a perseguição e falta de ética desse pseufo-jornalista com tanta perseguição com a Toyota.. .

Avatar
Rodrigo 15 de maio de 2023

VW

Diesel Gate
Dedos decepados pelo basculamento do banco traseiro do Fox
Correia Dentada da Amarok que rasga se pegar muita poeira
Alto consumo de óleo dos motores 16v
Borra nos motores TSI com injeção direta
Pneus que se desgastam precocemente nos Polo, Virtus e T-Cross
Kombi que pagava fogo sozinha

Enfim… não é só a Toyota com problemas….

Avatar
Diego 15 de maio de 2023

Em algum momento ele já citou a Volkswagen por esse problemas. Aliás, cita todas as marcas. Mas, às vezes, aparecem alguns fanboys da marca A ou B que ficam nervosinhos e perdem o sono quando falam da sua preferida.

Avatar
Rodrigo 15 de maio de 2023

A perseguição desse senhor com a Toyota é histórica…

Nao tenho carros da Toyota, tenho 6 de outras marcas, mas é revoltante a postura desse senhor contra a Toyota.

Avatar
Rodrigo 14 de maio de 2023

É impressionante a perseguição desse senhor com a Toyota, chega a ser nojento!

Vamos lembrar da VW??????

VW: Diesel Gate, Dedos decepados pelo basculamento do banco traseiro do Fox, Correia Dentada da Amarok que rasga de pegar muita estrada de terra, Kombi que se autoincendiava, etc.

A

Avatar
Daniel F Oliveira 18 de maio de 2023

Como tudo hoje nesse pais virou torcida. Quando você fala algumas verdades sobre o queridinho deles, eles ficam machos e brabos…..

Acompanho esse canal a anos e a unica baboseira que vi até hoje foi sobre não ter problema bater as portas do carro com força, de resto não lembro de algo que soe perseguição a ou b.

Avatar
Deixe um comentário