Toyota Yaris vai sair de linha nos EUA: como ele fica no Brasil?

Veículo mais acessível da marca japonesa naquele país passará a ser o Corolla: por lá, mercado de compactos está cada vez menor

9. novo toyota yaris 2019
Gama do Toyota Yaris é composta por hatch e sedã (Toyota | Divulgação)
Por AutoPapo
Publicado em 26/06/2020 às 09h00

O Toyota Yaris vai deixar de ser comercializado nos Estados Unidos. A gama para o mercado norte-americano, que também é composta por hatch e sedã, deverá sair do mercado até o fim deste ano, sem deixar sucessor direto. Desse modo, o veículo mais acessível da marca japonesa naquele país passará a ser o Corolla.

VEJA TAMBÉM: 

De acordo com o site Jalopnik, a Toyota vai retirar o Yaris do mercado dos EUA devido à baixa demanda por veículos compactos. A publicação menciona, inclusive, que o Honda Fit e o Spark e o Sonic, da Chevrolet, também devem deixar de ser oferecidos por lá nos próximos anos. Vale lembrar que a Ford foi outra a abandonar esse segmento e, desde 2017, já não vende mais o Fiesta naquele mercado.

Os EUA constituem um mercado muito particular em relação ao restante do mundo. Enquanto na maioria dos países a categoria de compactos tem fundamental importância, por lá esse segmento é secundário. Isso deve-se, em especial, a um gosto local histórico por automóveis grandes. No Oeste Europeu, onde os consumidores também têm alto poder de compra, a demanda é, predominantemente, por automóveis de pequeno ou médio porte.

Toyota Yaris segue vivo no restante do planeta, inclusive no Brasil

A boa notícia para os proprietários brasileiros é que o fim da gama nos EUA não terá reflexo algum no mercado local. É que a Toyota vende nada menos que três modelos distintos do Yaris ao redor do globo. O norte-americano é derivado do Mazda 2, graças a uma parceria entre os dois fabricantes. Já o europeu é um projeto próprio, porém distinto. Por fim, o brasileiro é baseado no similar vendido na Ásia continental.

Desse modo, o Toyota Yaris continuará sendo produzido normalmente na planta de Sorocaba (SP). O mesmo acontece nos demais mercados: o modelo permanecerá à venda não só na Ásia e na Europa, mas também na África. E, como o projeto do modelo nacional não tem relação com o homônimo oferecido aos consumidores estadunidenses, ainda terá vida longa, com atualizações e novidades futuras.

Na linha Toyota, o compacto que tem destino mais nebuloso no Brasil é o Etios. Desde o lançamento, o hatch e o sedã da gama foram considerados simplórios demais. Além disso, ambos vêm perdendo participação no mercado desde que a Toyota lançou justamente o Yaris.

De qualquer modo, a curto prazo, o Etios não sairá de linha: tanto o hatch quanto o sedã devem continuar em produção por mais alguns anos. Todavia, depois disso, o destino de ambos será, provavelmente, o fim da produção. Até mesmo na Índia, mercado primordial do modelo, o desenvolvimento de uma nova geração ainda é incerto.

Boris Feldman explica melhor a concorrência interna entre Yaris e Etios: confira!

Fotos Toyota | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário