Tragédia em SC comprova ‘preparação’ mal-feita de BMW e escancara riscos

Modificações feitas em oficinas sem preparo colocam em risco a vida de brasileiros que querem personalizar seus carros

bmw jovens sc foto pmsc
Modificação no escapamento provocou tragédia (Foto: PMSC | Divulgação)
Por Felipe Boutros
Publicado em 14/01/2024 às 11h03

Na última sexta-feira (12), a Polícia Científica de Santa Catarina concluiu que os quatro jovens encontrados mortos no dia 1º de janeiro, no interior de um carro na rodoviária do Balneário de Camboriú, foram intoxicados por monóxido de carbono, emitido ao interior do veículo por meio do ar-condicionado.

A falha decorreu de modificações feitas em uma peça do escapamento, o downpipe, com o objetivo de dar maior potência ao motor.

VEJA TAMBÉM:

“As provas periciais demonstraram que a causa da morte das quatro vítimas se deu por asfixia por monóxido de carbono decorrente das alterações irregulares no escapamento”, resumiu a perita geral da Polícia Científica de Santa Catarina Andressa Boer Fronza.

– “Ah pronto, vão começar a perseguir os prepadores de carros”, começam a bradar os mais afobados!

Separara os bons

Claro que não. A prática de modificar um carro, prepará-lo para extrair mais performance, surgiu, praticamente, com o próprio automóvel. O que tem que ser, sim, perseguido e extirpado são os maus profissionais que fazem verdadeiras gambiarras, como a que vitimou os jovens de Santa Catarina.

Infelizmente, eles não são minoria, como seria o esperado – e o pior, muitos consumidores, pelo preço mais em conta, topam fazer verdadeiras gambiaras que transformam seus carros em bombas-relógio. E quem alerta sobre o risco é visto atacado. Uma verdadeira inversão dos valores.

E não é só mexer no motor que coloca a vida do motorista (e de quem estiver com ele em risco): alterar a suspensão, por exemplo, é mais comum e tão perigosa quanto. Um carro com a suspensão modificada sem qualquer critério altera a sua geometria e o comportamento do carro. Cortar a mola para rebaixar o carro? Uma grande irresponsabilidade e das coisas mais comuns que você vê pelas ruas brasileiras.

Outra “inocente” modificação de carro que coloca vidas em risco? Colocar peças e acessórios que não são homologados ou de origem duvidosa. O cantor sertanejo Cristiano Araujo foi vítima de uma roda com uma solda mal-feita que ganhou de presente.

Punição

A tendência é que os responsáveis pelas modificações no BWM sejam indiciados por homicídio culposo. Que todos os fatos sejam apurados e, se comprovada a culpa, que os envolvidos sejam punidos. Mas que as autoridades de trânsito também não esperem novas tragédias aconteceram e que façam fiscalizações rigorosas.

Quem sabe uma inspeção veicular anual, por exemplo, não evite que carros modificados de qualquer maneira fiquem rodando colocando diversas vidas em risco?

Com informações da Agência Brasil

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Mister Gasosa 15 de janeiro de 2024

Pelo que entendi, lendo um artigo de uma oficina que faz essa adaptação, esse downpipe tira a eficiência e/ou inutiliza o catalizador, salvo melhor juízo,, logo os gases poluentes não serão tratados. Assim creio que trata-se de infração ambiental, passível de multa para o motorista em uma fiscalização de rotina da polícia.

Avatar
Paulo 14 de janeiro de 2024

Título da matéria teria que ser … no veículo BMW senão estaria dando a entender que é problema da montadora/ marca.

Avatar
Deixe um comentário