Troca de óleo: 7 erros fatais para o motor do carro

É disparado o mais importante item na manutenção de um carro. E mesmo assim ainda tem motorista que esquece...

troca de oleo motor carro shutterstock
Por Boris Feldman
Publicado em 23/03/2020 às 11h40

Até os motoristas mais negligentes, daqueles que fazem questão de afirmar que nada entendem e nem querem entender bulhufas sobre carros, se preocupam com a troca do óleo do motor pois sabem ser um esquecimento que pode ser fatal para o saldo bancário.

VEJA TAMBÉM

Óleo do motor é como sangue nas veias, vital para seu bom funcionamento e durabilidade.

Para que serve o óleo do motor?

O óleo do motor do carro serve para lubrificar as partes móveis do motor que se atritam umas com as outras, como pistões nos cilindros ou virabrequim nas bronzinas (casquilhos).

Além disso, é também responsável por ajudar a reduzir as extremas temperaturas internas do motor devido à combustão dos gases.

1. Deixar de fazer a troca de óleo

É o erro mais importante e frequente. O motorista simplesmente se esquece de conferir a quilometragem (ou o prazo, o que vencer primeiro) determinada pelo fabricante do carro para substituir o óleo lubrificante.

Os intervalos de troca variam de 5 mil a 20 mil quilômetros ou de 6 a 12 meses.

Manter o óleo por intervalo maior é prejudicial pois os aditivos perdem suas propriedades e pode ocorrer um desgaste maior nos componentes. Ou o óleo engrossar e se transformar quase numa graxa, chamada de borra, deixando de circular corretamente pelos canais internos.

O excesso de desgaste pela lubrificação deficiente (que faz acender a luz vermelha de alerta por falta de pressão) exige a retífica do motor, um reparo de elevado custo.

Tem motorista que se recusa a fazer a troca de óleo no prazo de 12 meses: “um absurdo, pois o carro só rodou 3 mil km”. Ele naturalmente ignora que, mesmo sem rodar, os aditivos perdem suas características, exatamente como remédio que expira.

2. Não observar o prazo da troca de óleo

É normal o nível de óleo (medido na vareta) abaixar um pouco antes de vencido o prazo de troca, pois sempre existe a queima de um pequeno volume do lubrificante durante a combustão.

Mas registram-se diversas anormalidades nessa operação:

Primeiro, o consumo excessivo. Num motor novo, é normal se completar um litro a cada 5 mil km. No mais antigo, se aproximando de 100 mil km, o consumo pode chegar a um litro a cada 1.000 km.

vareta de nivel do oleo do motor e avaliada com auxilio de uma flanela
O nível do óleo pode ser checado através da vareta, no motor do carro

Outro problema é que o nível indicado pela vareta pode estar distorcido porque o carro não está no plano ou porque o motor acabou de ser desligado e ainda tem óleo correndo para o cárter, onde fica a vareta.

O ideal é verificá-lo pela manhã, antes de ligar o motor.

3. Não trocar o filtro de óleo

A regra é: troque o filtro sempre que fizer a troca de óleo, pois ele pode acumular sujeiras que contaminam o novo lubrificante.

Existem alguns mecânicos que sugerem trocar o filtro apenas a cada duas trocas de óleo. Tipo da “economia de palito”, pois o preço do filtro é pouco mais que simbólico em relação ao custo do óleo.

4. Não respeitar o manual

A regra básica é: Respeite o Manual ! Óleo lubrificante tem várias características que variam entre as diversas marcas e projetos dos motores. As duas principais são a viscosidade e a aditivação.

A primeira é padronizada pela SAE (Sociedade dos Engenheiros Automobilísticos) e a segunda pelo API (American Petroleum Institute).

Viscosidade (SAE) é a fluidez do óleo, ou sua capacidade de escoamento. Quanto mais baixa a viscosidade, mais fluido, e vice-versa. A fluidez varia com a temperatura e, por isso, o óleo do motor é multiviscoso: 10W-40, por exemplo, quer dizer que a viscosidade é 10 em baixas temperaturas (Winter, de inverno) e 40 nas mais elevadas.

Aditivação (API) é a qualidade dos aditivos utilizados na elaboração do óleo. Quanto mais “alta” a letra, mais moderna. A mais recente é a SN, mas ainda existem diversos óleos SL. E também uma ainda mais moderna, específica para motores turbinados e com injeção direta, o SN Plus.

Os óleos podem também ser minerais, semissintéticos e sintéticos.

homem le o rotulo de um frasco de oleo lubrificante em frente a uma prateleira com diferentes tipos de oleo
Na hora da troca de óleo, o manual do proprietário deve ser consultado

É importante seguir as instruções do manual em relação a todas essas características, e, se possível, não mudar a marca do óleo, pois cada fábrica o produz com identidade própria.

Não se deve misturar lubrificantes diferentes (sintético com mineral, por exemplo) na hora da troca de óleo, pois eles não se combinam.

Em caso emergencial, esgote todo o cárter que tenha sido completado com outro óleo assim que possível.

5. Qual o nível de óleo correto?

Exatamente entre as marcas de “mínimo” e “máximo” na vareta. Se o nível ainda se encontra na marca de “mínimo”, não vale a pena completar com o lubrificante pois ele é vendido, em geral, em frascos de 1 litro.

E, nesse caso, o óleo poderia superar o nível máximo.

Problemas: abaixo do mínimo, o óleo poderá faltar para a bomba em situações extremas como curvas e início de subidas ou descidas muito íngremes.

Por outro lado, exceder o “máximo” pode deixar o nível tão elevado que o óleo será atingido pelo eixo virabrequim em seu movimento rotatório. Além de representar um freio, as ondas provocadas podem provocar espuma. Que circulam no óleo e prejudicam a lubrificação.

6. Troca de óleo para diesel?

Se o motor foi projetado para gasolina ou etanol, não se deve jamais utilizar óleo para motores diesel. Há quem sugira esta opção na troca de óleo, alegando que o motor a diesel recebe muito mais esforço que os demais, pelas elevadas taxas de compressão e pelo seu próprio funcionamento.

E que, por isso, seria capaz de resistir a maiores exigências.

Entretanto, cada óleo é projetado para o combustível daquele motor e resistir aos gases da combustão não queimados que descem até o cárter.

Gases provenientes dos motores diesel são completamente diversos dos demais, e o óleo projetado para motor diesel pode não resistir à contaminação dos gases de gasolina ou etanol.

7. Uso de aditivos na troca de óleo

Assunto polêmico, devido aos fortes interesses comerciais envolvidos. Basicamente, nem há o que se discutir: o óleo lubrificante já é produzido com todos os aditivos necessários para o bom funcionamento e a durabilidade do motor.

E essa aditivação original vem sendo atualizada frequentemente, sempre sincronizada com as novas tecnologias desenvolvida para os novos motores, conforme explicado acima.

Óleo recomendado no manual do proprietário é o resultado de um desenvolvimento conjunto entre as engenharias da fábrica do automóvel e a do óleo.

troca oleo cambio automatizado automatico fluido

Existem, entretanto, dezenas de empresas que fabricam aditivos para diversos fluidos, inclusive para o óleo do motor. Cada uma anuncia resultados “extraordinários” para convencer o freguês, entre eles melhor lubrificação, menor atrito e maior desempenho, redução de temperatura e até a que anuncia “recomposição” de componentes metálicos desgastados…

Há quem diga que “aditivo no cárter, se não fizer bem, mal não faz!”. Ledo engano: pode não combinar quimicamente com os aditivos originais do óleo recomendado pela montadora, ou outro qualquer que já esteja no cárter.

E fazer mal, sim! O resultado dessa falta de “relacionamento molecular” pode ser desastroso.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
salvadormeles rafael bendane 16 de outubro de 2020

Gostei das orientacoes de como se muda o oleio. Tenho um d4d quando vou as bombas abastecer full tanque o gajo engasga disliga se mas n meio tank nao

Avatar
JÚNIOR 24 de março de 2020

Alguns familiares meus tiveram o problema da borra de óleo. O principal motivo: negligência da troca de óleo e uso de combustível batizado. É sabido que os especilistas em lubrificação recomendo reduzir o prazo de troca de óleo especidicado no manual se a pessoa usar combustível batizado.
Assim se por exemplo o manual indicar:
– uso severo: 5.000 km ou 6 meses, o que o corre 1º. caso de uso combustível batizado: 2500 km ou 3 meses, o que ocorrer 1°;
– uso normal: 10.000 km ou 12 meses, o que o corre 1º. caso de uso combustível batizado: 2500 km ou 3 meses, o que ocorrer 1°.
Desta maneira, os manuais do proprietário deviam ser atualizados de acordo com a realidade da qualidade péssima do combustível brasileiro, pois são poucos postos que vendem combustível de qualidade, salvo melhor juízo.

Avatar
Deixe um comentário