Troca de óleo: o que observar e o que fazer a mais?

No Dia do Trocador de Óleo algumas dicas de serviços para fazer no embalo da substituição do lubrificante 

oleo de motor despejado
Neste domingo 30, é comemorado o Dia do Trocador de Óleo, o profissional que não deixa seu motor fundir (Fotos: Shutterstock)
Por Fernando Miragaya
Publicado em 30/10/2022 às 13h03

Neste domingo 30 de outubro comemora-se o Dia do Trocador de Óleo. Uma data para dar os parabéns a esses profissionais que são responsáveis pela manutenção dos nossos carros, e também para aproveitar e fazer a substituição correta do lubrificante e, no embalo, fazer outros serviços no automóvel.

VEJA TAMBÉM:

Troca de óleo dentro das especificações

É importante seguir as recomendações do óleo do motor indicadas no manual do proprietário. Os lubrificantes são desenvolvidos por engenharias de fabricantes do produto e de montadoras para conjuntos mecânicos específicos após exaustivos e longos testes.

Colocar óleos de viscosidade, tipos e especificações diferentes das originais vai fazer o conjunto trabalhar mais e fora da temperatura ideal. Tal prática ainda aumenta o atrito entre os componentes metálicos, eleva o consumo de combustível, possibilita a formação de borra e pode até ocasionar a quebra do motor.

Além disso, é importante respeitar os prazos da troca de óleo. Em geral, os fabricantes recomendam a substituição do lubrificante a cada 10 mil km. Mas engenheiros aconselham reduzir esse intervalo para a cada 7 mil km em veículos com mais de cinco anos de uso.

Troca o óleo e o filtro também

Aproveite que vai dar os parabéns para o trocador de óleo fazendo ele trabalhar… e efetue a substituição do filtro. Ele é o responsável por impedir a entrada de impurezas que podem contaminar o lubrificante e afetar suas propriedades.

filtro oleo carro troca de óleo
Substituição do filtro de ocorrer a cada troca de óleo

Nada de tentar limpar os filtros com água e sabão ou jatos de ar comprimido. Você só vai desgastar ainda mais a peça. Lembre-se que o componente é relativamente barato e geralmente custa menos de R$ 50.

Pastilhas do freio

Aproveite que trocou o óleo e verifique se as pastilhas de freio estão em boas condições. Em geral, a dica de troca dessas peças é a cada 20 mil ou 30 mil km, conforme o modelo e a montadora.

As pastilhas são fundamentais para a boa frenagem do veículos. Além disso, quando muitos gastas, elas comprometem e poder de parada do carro e ainda podem danificar os discos de freio.

Óleo do freio

Por falar em freio, veja se não está na hora de fazer a troca do fluido do sistema. Sua principal função é transferir a pressão do pedal de freio durante o acionamento das sapatas e pastilhas.

O óleo do freio também contribui para a lubrificação do sistema de frenagem e previne a oxidação das peças Normalmente o produto deve ser reposto em intervalos de 20 mil km.

Filtro de ar (elemento) na troca de óleo

Dê uma checada também no filtro de ar do motor (elemento). O equipamento é o responsável por reter toda a sorte de impurezas: partículas, fuligem, poeira e sujeiras. E impedir que elas cheguem às superfícies de vedação do motor.

filtro ar condicionado sujo danificado podcast
Fitro de ar também deve ser trocado periodicamente

Filtro de ar desgastado não vai ter esse poder e isso vai afetar diretamente no comportamento do motor. Perda de desempenho, aumento do consumo de combustível são as consequências diretas.

Bateria

No embalo, peça para fazer um teste de bateria. Peças de primeira linha e de marcas renomadas têm garantia de 30 meses, em geral. Já as de segunda linha costumam durar só 18 meses.

Palhetas do limpador

Dê uma olhada nas palhetas do limpador do para-brisa. Verifique se as borrachas da peça apresentam ressecamento, ranhuras ou fissuras. Se sim, troque-as.

Ar-condicionado

O sistema de climatização também merece uma atenção periódica. Se for trocar o óleo do motor, aproveite para dar uma olhada no filtro de ar da cabine e, se necessário, fazer a sua substituição.

Uma higienizacao do conjunto também é uma pedida. A chamada oxi-sanitização consiste na aplicação de um produto antisséptico específico para ar de carro.

Com poder anti-baractericida, ele higieniza os dutos do sistema. As substâncias geralmente prometem eliminar 99% das bactérias e fungos que são prejudiciais à saúde humana.

Sistema de arrefecimento

Não deixe de checar o sistema de resfriamento, que ajuda o motor a funcionar com a refrigeração correta, evitando superaquecimentos. Confira o estado do radiador e das mangueiras, para ver se existem rachaduras e vazanentos.

Se for trocar o líquido de arrefecimento é preciso usar água desmineralizada. Além disso, não deixe de por aditivo próprio para esse fim, que ajuda a manter o conjunto limpo, e a aumentar o ponto de ebulição e diminuir o ponto de congelamento da água.

Pneus

Faça aquela inspeção nos pneus. Veja se eles estão con desgaste acentuado ou se está na hora de executar o rodízio conforme indicado no manual do proprietário.

Se o seu carro caiu em um buracão, ou você está sentindo a direção puxar mais para um lado e excessos de trepidação, faça um alinhamento e balanceamento. Vale tambem se for trocar os pneus.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Samarone 31 de outubro de 2022

Uma coisa que a maioria esquece, inclusive essa reportagem, é o anel de vedação do bujão do oleo, pode ser de borracha, aluminio, cobre e custa baratinho, só lembram quando começa a pingar oleo no chão.

Avatar
Deixe um comentário