Tudo que você precisa saber sobre a Tarok, a anti-Toro da VW

A Volkswagen Tarok será a aposta dos alemães no marcado de picapes monobloco, ela promete bons atributos porém demora a chegar

volkswagen tarok concept azul lateral em movimento por do sol
A picape apresentada como conceito em 2018 chegará apenas em 2025 (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
13 de setembro de 2021 15:13

Nos últimos anos, o mercado automotivo brasileiro mudou seus antigos paradigmas. Algumas novas categorias cresceram, deixando de ser nichos e virando protagonistas. Uma delas é a de picapes médio-compactas, representada atualmente apenas pela Fiat Toro e a Renault Oroch. A Volkswagen pretende entrar nesse segmento em 2025 com a Tarok.

A picape Tarok  foi apresentada como conceito no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, com formas praticamente prontas para a produção. Ela utiliza a plataforma modular de motor transversal do grupo Volkswagen, a MQB.

VEJA TAMBÉM:

Onde a Tarok se destaca na categoria?

Esse novo nicho de piacpes busca atender consumidores que também consideram um SUV, sem ter a necessidade de utilizar a caminhonete no uso pesado como ocorre com as médias tradicionais. Por isso é importante que a picape seja moderna e traga soluções práticas para o dia-a-dia.

A Volkswagen trouxe de volta uma inovação introduzida pela Chevrolet na picape Avalanche em 2002: a divisória entre a caçamba e a cabine pode ser rebatido, assim como o banco traseiro. Isso estende a área do assoalho da caçamba de 1,20 m para 1,86 m. Com a tampa da caçamba aberta e o banco traseiro rebatido essa área chega a 2,77 m, medida maior que os 2,35 m de comprimento da caçamba da Chevrolet S10 cabine simples.

Essa divisória da Tarok possuí um ponto fraco, entretanto, o vigia traseiro não rebate junto da divisória. Ou seja, o objeto comprido não pode ser alto. O fabricante demonstra com uma prancha de surfe, mas essa divisória poderá ajudar a transportar uma bicicleta deitada ou tábuas.

O conceito da Tarok traz um interior igual ao do SUV Taos, se diferenciando pelo voltando vindo do Golf GTI, texturas diferentes nos painéis de porta e uma seção pintada no mesmo tom de azul da carroceria. A versão de produção deverá contar com o que existe de mais atual em infotenimento na marca em 2025.

Mecânica e medidas da Tarok

O conceito da Volkswagen Tarok foi apresentado no Salão com o motor 1.4 TSI aliado ao cambio automático Aisin de seis marchas. Esse conjunto já é bem aceito no mercado sul-americano e deverá ser utilizado na versão de produção.

Um item que não está presente no Taos vendido no Brasil mas virá na Tarok é a tração integral 4Motion. Nos carros da plataforma MQB a tração integral utiliza um sistema Haldex part-time, que trabalha com tração dianteira e pode enviar até 50% da força do motor para as rodas traseira em caso de perda de tração.

volkswagen tarok concept cutaway mecanica mostrando suspensao motor tracao integral
A plataforma MQB, o motor TSI e a tração 4Motion são velhos conhecidos

Motor diesel para peitar a Fiat Toro

É esperado também que o Taos traga um motor 2.0 turbodiesel para competir em pé de igualdade com a Fiat Toro. Esse motor é o mesmo da picape Amarok, mas virá com acerto diferente e apenas na versão com um turbocompressor.

Esse motor 2.0 diesel é oferecido na plataforma MQB em versões entre 150 e 190 cv, o torque varia entre 32,6 e 40,7 kgfm. O motor diesel é um dos motivos do sucesso da Fiat Toro e dos Jeep Renegade e Compass.

Na Europa esse motor diesel é acompanhado apenas do cambio automatizado de dupla embreagem DSG de sete velocidades nos carros de motor transversal. Não se sabe ainda se a Tarok diesel utilizará o mesmo cambio ou se uma caixa automática tradicional será adotada.

Tamanho na média da categoria

A Fiat Toro vem sendo a referência dessa categoria de picapes derivadas de SUV com monobloco: todas com cerca de entre-eixos com cerca de 3 metros, 5 metros de comprimento e cerca de 1,80 m de largura. A única exceção é a Renault Oroch, que é mais curta.

Medida VW Tarok Ford Maverick Fiat Toro Renault Oroch
Comprimento 4,91 m 5,07 m 4,94 m 4.70 m
Entre-eixos 2,99 m 3,07 m 2,99 m 2.83 m
Largura 1,83 m 1,83 m 1,84 m 1.82 m
Altura 1,67 m 1,74 m 1,73 m 1.69 m

Quando a Tarok chega ao mercado

volkswagen tarok concept sketch mostrando a dianteira e a traseira
O desenho foi chefiado pelo brasileiro JC Pavone

Apesar do conceito apresentado em 2018 praticamente pronto para a produção, a Volkswagen irá demorar a chegar nesse mercado novo. Segundo o jornal argentino Ámbito, que obteve um relatório da empresa de consultoria IHS Markit, a produção da picape inicia em 2025.

Até lá a Ford já estará vendendo a Maverick, marcada para 2022, e a Chevrolet terá a Nova Montana, prevista para o final de 2022. A Maverick será importada do México apenas na versão XLT e equipada com motor 2.0 turbo, ocupando um faixa de preço mais alta. Já a Nova Montana será nacional e equipada apenas com motores flex.

Preço da Tarok

Com o lançamento só para 2025, fica difícil prever o preço da picape. As especificações serão próximas às da Fiat Toro, tanto com motor 1.3 turbo quanto com motor 2.0 diesel. Portanto, é de se esperar que os preços também sejam próximos aos da picape Fiat.

Dentro da gama Volkswagen a Tarok ficará entre a compacta Saveiro e a média tradicional Amarok. Até lá, a Amarok deverá estar em uma nova geração, compartilhando a plataforma e linha de produção com a Ford Ranger.

Fotos: Volkswagen | Divulgação

Confira a entrevista do Boris com JC Pavone sobre a Volkswagen Tarok:

5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santos 21 de setembro de 2021

CARRO APRESENTADO EM 2018.DESDE ENTÃO “””PARA O ANO SERÁ LANÇADA”””!!!E AGORA ESSA ULTIMA:”VAI SER LANÇADO PROVAVELMENTE EM 2025″ E A MIDIA FICA O TEMPO TODO COLOCANDO MANCHESTES SOBRE ESSA PICKUP QUE NUNCA SAI DO PAPEL!!! NÃO DÁ PARA SABER QUEM E PIOR SE A VW DECADENTE OU A MIDIA DAS MILHARES DE MANCHETES SOBRE UM TEMA QUE TODO DIA MUDA!!!

Avatar
Gerson Souza de Almeida 14 de setembro de 2021

Preço da tarok

Avatar
alecs 13 de setembro de 2021

Cada vez mais os VW brasileiros são bem piores que os alemães,eu tive 4 VW dos
velhos tempos e não me conformo com o que acontece com os carros atuais,enquanto alguns concorrentes estão cada vez melhores,na VW estão piores…Volkswagen,quem te viu ,quem te vê…Se essa Tarok fizer o que promete ,tô pagando pra ver!!!

Avatar
Fe 13 de setembro de 2021

🤦 Até 2025 muita coisa acontecerá….
Tudo pode mudar, para melhor ou para pior…..
Acorda VW Brasil.

Avatar
Gustavo Lima Antunes 13 de setembro de 2021

Parece mesmo um VW, bem vagabundo e mal construído. Só compra um VW quem é trouxa (eu já fui um também), assim certamente apanhará da Stellantis nessa categoria, tanto quanto os outros VW apanham (muito) nas outras.

Avatar
Deixe um comentário