Transit irá estrear nova divisão de veículos comerciais da Ford

A Ford anunciou sua divisão de veículos comerciais no Brasil; A estreia dessa divisão será a van Transit, que é fabricada no Uruguai

ford transit linha
A Transit fabricada no Uruguai irá estrear a divisão de veículos comerciais da Ford no Brasil (Foto: Ford | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
13 de setembro de 2021 17:36

A Ford pode ter fechado as suas fábricas no Brasil, mas não quer perder o nosso mercado. Após anunciar seus importados Bronco Sport e Mustang Mach 1, o fabricante americano foca na sua divisão de veículos comerciais. A estrela será a van Transit.

O destaque dessa apresentação da nova divisão foi o atendimento ao cliente. A Ford quis deixar bem claro que o fim da produção no Brasil não significa um abandono da marca ao nosso mercado. Toda a atual rede de concessionários também passará a trabalhar com a Transit.

VEJA TAMBÉM:

ford transit frente prata modelo curto de passageiros
A versão de passageiros é chamada de Minibus e oferece quatro configurações distintas

Os destaques da divisão de veículos comerciais

Os clientes de veículos comerciais possuem prioridades diferentes dos clientes de carros de passeio. A Ford promete pacotes de manutenção, serviços financeiros e canais de atendimentos 24 horas para os clientes comerciais.

A Transit terá revisões com preços fixos a cada 20 mil km e conectividade com o aplicativo Ford Pass. Por meio do aplicativo, o proprietário da van poderá agendar e acompanhar os serviços, gerenciar alertas, receber diagnóstico dentre outras funções.

A Ford já preparou cinco centros de distribuição de peças no Brasil em Salvador, Barueri, Cajamar, Porto Feliz e Gravataí. O fabricante garante ter 20.000 peças em estoque nas concessionárias antes do lançamento da van, garantindo entrega expressa. Cestas de peças de manutenção, desgaste e colisão terão preços competitivos.

O fabricante também irá contar com implementadores certificados em diferentes regiões do Brasil, além de fornecer um manual do modificador. Isso irá facilitar a vida do cliente que precisar de adaptar a van para seu uso.

O que sabemos sobre a Ford Transit

O lançamento oficial da nova Transit será mais tarde, ainda em 2021, mas a Ford já adiantou algumas informações sobra a van. O ponto de partida da Transit fabricada no Uruguai é o modelo europeu, que rodou mais de 1 milhão de km em testes de validação para o mercado sul-americano.

ford transit lateral prata modelo curto de passageiros
A Transit já é líder de vendas nos EUA e na Europa

A equipe de engenharia da Ford em Camaçari (BA) foi responsável pelos testes, que foram conduzidos em laboratórios, na pista de teste de Tatuí (SP) e também nas rodovias do Brasil. O campo de provas de Tatuí e a área de engenharia de Camaçari serão mantidos pela Ford para a validação de veículos no futuro.

A Transit chegará ao Brasil atendendo às normas Proconve P7 e PL7, equivalentes à Euro 6. Segundo a Ford, sua van será a mais potente e terá o maior torque da categoria. Isso pode indicar que o motor utilizado será o novo 2.0 turbodiesel EcoBlue de 170 cv e 41,3 kgfm. Esse motor será utilizado também pela próxima geração da Ranger.

A Transit é feita em uma plataforma modular que permite versões de tração dianteira ou traseira, para a América do Sul virá apenas com tração traseira.

Essa não é a primeira aventura da Transit no Brasil, a van foi vendida por aqui entre 2009 e 2014. Na época ela era importada da Turquia e se tornou inviável com a alta do dólar, fato que a Ford quer contornar com a produção no Uruguai.

Tecnologia para auxiliar o motorista

O mercado de veículos comerciais vem adotando sistemas modernos de segurança ativa tão rápido quanto o de carros de passeio. A Ford não quer ficar para trás nisso e anunciou que a Transit terá tecnologias semiautônomas.

Isso pode incluir o sistema de frenagem autônoma de emergência, o cruiser control adaptativo e assistentes para manter na faixa de rolagem. A direção terá assistência elétrica, com três modos diferentes de condução.

Versões da Transit

slide ford tansit opcoes de carroceria
As versões que a Transit terá no Brasil em seu lançamento foram adiantadas

A Ford Transit fará sua estreia no Brasil em dois tipos de carroceria diferentes e três configurações: carroceria curta com teto baixo ou longa com teto alto e as configurações serão furgão fechado, furgão vidrado e Minibus.

A versão furgão vidrado será exclusiva da carroceria curta, as outras versões contarão com ambas carrocerias. A versão Minibus com carroceria curta terá versões 14+1 passageiros ou 15+1 passageiros, já a longa poderá ser 17+1 passageiros ou 18+1 passageiros.

O furgão curto oferecerá 10,7 m³ de área total no compartimento de carga, já a versão furgão longa contará com capacidade para 12,4 m³.

Fotos: Ford | Divulgação

3 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Renato Pacco da Silva 14 de setembro de 2021

Minha primeira transit foi uma 14 lugares 2008 a comprei em 2008 , nada mais ada menos q um carro de passeio de luxo, desde então já tive 25 veículos da marca ainda possuo uma chassi 2013 q está com 88 mil km não vejo a hora do retorno dessa máquina

Avatar
Omega 13 de setembro de 2021

Alguém ainda confia na Ford?
Daqui uns dois ou três anos podem parar de importar mais uma vez, e aí…
Bye bye again!

Avatar
Renato Pacco da Silva 14 de setembro de 2021

Amigo, desculpe mais não tenho dificuldade alguma de encontrar peças e mão de obra, com o desmonte da empresa ex funcionários montaram oficinas e também distribuidores de peças,em comparação com a Sprinter q vem com a mesma mecânica da Renault Master deixa todos em cheque por realmente não ser uma mecânica de qualidade,

Avatar
Deixe um comentário