Lei Seca: as consequências de quem é pego infringindo a lei

A Lei Seca está presente no Brasil desde de 2008 e, mesmo após 14 anos em vigor, muitas pessoas ainda têm dúvidas a seu respeito

lei seca bafometro drogometro multa passageiro
Dirigir embriagado é uma infração gravíssima autossuspensiva (Foto: Shutterstock)
Por Bernardo Castro
Publicado em 03/12/2022 às 13h02

A Lei Seca entrou em vigor no Brasil em 2008 com o intuito de reduzir os acidentes de trânsito causados por motoristas que combinam bebida e direção e perdem boa parte de sua capacidade ao volante.

Dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) mostraram que as mortes no trânsito vêm caindo a cada ano no Brasil desde 2012, quando a Lei Seca ficou ainda mais rígida. Foram registrados 38.651 óbitos em 2015, redução de 11,7% de óbitos por lesões no trânsito, 5.129 a menos do que em 2014. Em 2019, 31.945 pessoas perderam a vida por lesões de trânsito, 710 a menos do que em 2018.

VEJA TAMBÉM:

No entanto, a multa por dirigir embriagado ainda é uma das mais frequentes no país e um levantamento da Pesquisa Nacional de Saúde mostra que aproximadamente 17% da população brasileira ingere bebidas alcoólicas antes de cair na estrada.

E mesmo com números consideravelmente altos ainda existem algumas dúvidas a respeito de como funciona a Lei Seca no Brasil. Por isso, o AutoPapo vai te ajudar a entendê-la melhor.

O que o CTB diz sobre a Lei Seca

Para entender como essa legislação funciona é preciso recorrer ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para saber o que ele diz a respeito de dirigir sob o efeito do álcool. Para isso, existem dois artigos importantes que determinam o que acontece com quem assume o volante após fazer o uso de substâncias psicoativas.

A começar pelo artigo 165, que diz:

Dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência: (Redação dada pela Lei nº 11.705, de 2008)

Infração – gravíssima; (Redação dada pela Lei nº 11.705, de 2008)Penalidade – multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses.(Redação dada pela Lei nº 12.760, de 2012)

Medida administrativa – recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo, observado o disposto no § 4º do art. 270 da Lei no 9.503, de 23 de setembro de 1997 – do Código de Trânsito Brasileiro.(Redação dada pela Lei nº 12.760, de 2012)

Parágrafo único. Aplica-se em dobro a multa prevista no caput em caso de reincidência no período de até 12 (doze) meses. (Redação dada pela Lei nº 12.760, de 2012)

O artigo 306, por sua vez, afirma que dirigir embriagado pode ser configurado como crime:

Conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência:

Penas – detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

§ 1º. As condutas previstas no caput serão constatadas por: I – concentração igual ou superior a 6 decigramas de álcool por litro de sangue ou igual ou superior a 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar; ou II – sinais que indiquem, na forma disciplinada pelo Contran, alteração da capacidade psicomotora.

§ 2º. A verificação do disposto neste artigo poderá ser obtida mediante teste de alcoolemia ou toxicológico, exame clínico, perícia, vídeo, prova testemunhal ou outros meios de prova em direito admitidos, observado o direito à contraprova.

§ 3º. O Contran disporá sobre a equivalência entre os distintos testes de alcoolemia ou toxicológicos para efeito de caracterização do crime tipificado neste artigo.(Redação dada pela Lei nº 12.971, de 2014)

§ 4º. Poderá ser empregado qualquer aparelho homologado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO – para se determinar o previsto no caput.

Dirigir embriagado é crime?

motorista garrafa cerveja alcool
Multa por dirigir embriagado é gravíssima e tem valor multiplicado por 10 (Foto: Reprodução)

Dirigir sob o efeito de álcool pode ser considerado crime quando um dos exames descritos no § 2º do art. 306 confirma a presença de, pelo menos, 0,3 miligrama de álcool por litro de ar alveolar.

Quando pego em flagrante, além de ser detento o motorista recebe uma multa gravíssima no valor de $ 293,47. Contudo, o artigo 165 determina o fator multiplicador de 10 vezes o valor da multa para que a punição seja ainda mais grave. Com isso, o valor sobe para R$ 2.934,70.

Mas acredite, os valores podem ser ainda mais caros, já que o artigo 165 determina que o valor da multa dobre em caso de reincidência no período de até 12 (doze) meses. Nesse caso, o condutor teria de desembolsar R$ 5.869,40, além de ter a CNH cassada.

O teste do bafômetro

bafometro etilometro pronto para uso
Etilômetro é o nome ‘oficial’ do bafômetro (Foto: Reprodução)

O teste do bafômetro acontece, geralmente, durante as blitz da polícia, que utiliza o etilômetro – nome oficial do aparelho – para detectar a presença de álcool no organismo do motorista.

E é simples e rápido fazer o teste, basta o condutor soprar o aparelho no local indicado e o resultado é obtido na mesma hora. Com base no resultado indicado no bafômetro o motorista pode ser autuado de acordo com as determinações da lei.

Vale lembrar que o resultado não é obtido através do hálito, pois se fosse esse o caso seria muito fácil burlar as regras. O teste do bafômetro captura o álcool presente no ar que é expelido pelos pulmões, e por isso ele é realizado através do sopro.

E se recusar o teste?

Caso seja parado na blitz da Lei Seca você tem a opção de não soprar o bafômetro, mas ainda assim a pessoa sofre algumas consequências, já que o artigo 165-A do CTB diz:

Recusar-se a ser submetido a teste, exame clínico, perícia ou outro procedimento que permita certificar influência de álcool ou outra substância psicoativa, na forma estabelecida pelo art. 277:Infração – gravíssima.

Penalidade – multa (dez vezes) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses. Medida administrativa – recolhimento do documento de habilitação e retenção do veículo, observado o disposto no § 4º do art. 270.

Parágrafo único. Aplica-se em dobro a multa prevista no caput em caso de reincidência no período de até 12 (doze) meses.

No entanto, no caso de se recusar a soprar o etilômetro as penalidades administrativas são o máximo que podem ser aplicadas ao possível infrator. Afinal, enquadrar o condutor apenas com provas testemunhais ou vídeos (como previsto no § 2º do art. 306) não é permitido.

Penalizá-lo conforme determina a lei só é possível a partir da comprovação de que a taxa de álcool no sangue do condutor atingiu o indicado pelo artigo 306 do CTB.

Como recuperar a CNH depois de ser pego na Lei Seca

Legislação que altera pontuação para suspensão da CNH entrou em vigor em abril de 2021

Quando a carteira de habilitação é suspensa por dirigir embriagado, ele fica 12 meses impedido de dirigir. Mas é possível recuperá-lo ao cumprir dois requisitos.

O primeiro de todos é, obviamente, esperar o prazo de suspensão vencer. O outro é realizar o curso de reciclagem em qualquer Centro de Formação de Condutores e ser aprovado no teste.

Uma terceira opção para evitar de perder a CNH é recorrer, já que a suspensão acontece apenas após o término de todo o processo de recurso. Se o recurso for deferido em qualquer uma das etapas de defesa o documento que lhe permite dirigir sequer será suspenso.

No entanto, vale lembrar que caso você tenha soprado o bafômetro e tenha provas concretas que você dirigiu embriagado, as chances de você ganhar o recurso são praticamente nulas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sidney 6 de dezembro de 2022

Aqui na minha região praticamente não existe fiscalização preventiva, só dá ruim se o condutor bêbado causar uma tragédia.

Avatar
Deixe um comentário