Com quase 900 mil carros, vendas de usados caem janeiro

Mercado de carros de usados anotou retração de 15,8% no comparativo com dezembro, mas ficou acima do registrado há um ano

vendas de usados
Volkswagen tem quase 20% do mercado usados (Foto: Shutterstock )
Por Marcelo Jabulas
Publicado em 14/02/2024 às 09h03

Janeiro é um mês morno para o mercado de carros, sejam novos ou usados. O primeiro mês de 2024 anotou 891 mil transferências de propriedade, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Foram 155 mil usados a menos em que em dezembro.

VEJA TAMBÉM:

Uma queda que corresponde a todos os carros novos vendidos e ainda deixa um “troco” de cerca de 3 mil unidades. Parece um desastre de 15,8% a menos, mas não é. Isso porque dezembro é um mês aquecido na economia. A Injeção do 13º salário estimula a venda de carros e janeiro é a ressaca da gastança.

Mas comparado com janeiro de 2023, as vendas de usados do mês passado foram 16,58% superiores. Número que segue a tendência do mercado de novos, com alta de 13,6%. A própria Fenabrave credita esse desempenho à combinação de fatores como queda na Taxa Básica de Juros (Selic) e aumento da oferta de crédito, este último com grande peso no varejo de usados.

Líderes de vendas de usados

Confia quais foram os 10 carros usados mais vendidos em janeiro de 2024. Não há muitas surpresas, uma vez que nesse varejo, tempo de produção e frota circulante são fatores determinantes para sustentar antigas dinastias.

volkswagen gol selecao amarelo frente em movimento
Gol manteve seus domínios em janeiro de 2024, com quase 60 mil unidades negociadas (Foto: VW | Divulgação)

No varejo de usados, ao contrário do mercado de automóveis novos que é dominado pela Fiat, quem lidera é Volkswagen. A marca alemã tem 19,3% de participação no mercado de segunda mão, enquanto Chevrolet anota 18,8% e Fiat figura na terceira posição com 18,2%.

Conta a favor da Volks o peso que o Gol ainda tem na praça, com mais de 8 milhões de unidades fabricadas em 42 anos, será difícil qualquer outro modelo destroná-lo. O modelo em linha com melhor desempenho entre os usados é o Onix, mas com a metade do volume. Confira a listas dos mais vendidos, abaixo.

Posição Modelo Quantidade
Volkswagen Gol 58.852
Fiat Palio 33.112
Fiat Uno 31.975
Chevrolet Onix 29.037
Fiat Strada 24.676
Hyundai HB20 22.113
Toyota Corolla 21.604
Chevrolet Celta 20.442
Volkswagen Fox 20.138
10º Ford Ka 19.487
Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário