[Vídeo] Há 50 anos, Dodge Dart era lançado no Brasil

Boris Feldman comemora o aniversário do icônico modelo apresentando um exemplar da primeira série, 100% original

dodge dart
Por Alexandre Carneiro
Publicado em 18/12/2019 às 19h20

Em 2019, um dos automóveis mais icônicos da indústria nacional completa exatos 50 anos de existência: o Dodge Dart. Lançado em setembro de 1969, já como modelo 1970, o modelo tornou-se o principal produto da Chrysler no país.

Um dos pontos altos era o design, moderno para os padrões da época, mas sem abrir mão da sobriedade. Outro atributo era o motor V8: com 5.2012 cm³ de cilindrada, é até hoje a maior unidade movida a gasolina já produzida no Brasil. Com 198 cv de potência (bruta) a 4.400 rpm e 41,5 kgfm de torque (bruto) a 2.400 rpm. O câmbio era manual de três marchas, posicionado na coluna de direção.

O motor V8 logo colocou o Dodge Dart no rol dos carros mais rápidos do Brasil. O fabricante, inclusive, dava destaque ao desempenho nas campanhas publicitárias, comparando o modelo a veículos importados.

Linha completa

Inicialmente, o Dodge Dart foi comercializado unicamente com carroceria sedã. Mas já ma linha 1971 chegava a o modelo cupê, com capota mais baixa, vidro traseiro mais inclinado e sem as colunas centrais.

Naquele ano, chegou também o Dodge Charger: tratava-se de uma variação do Dart Cupê, mas com elementos próprios de design, como faróis duplos posicionados atrás da grade frontal e faixas pretas sobre a pintura. A versão top de linha R/T – havia também a LS, mais simples – tinha câmbio de quatro marchas no console central e 215 cv de potência bruta, graças à adoção de uma taxa de compressão mais alta e de um escapamento com duas saídas.

dodge dart

A estratégia de adotar elementos de design distintos para criar novos produtos foi, inclusive, bastante utilizada pela Chrysler. Vários modelos, entre os quais Grand Sedan, Grand Coupé, Magnum e LeBaron eram variações criadas a partir das carrocerias do Dart. Eles também se diferenciavam pelos padrões de acabamento e pelo nível de equipamentos.

Crise do petróleo mata o Dodge Dart

Apesar dos bons atributos, a linha Dodge equipada com motor V8 acabou sofrendo um grave revés em meados da década de 1970: a crise do petróleo. Altas seguidas e acentuadas nos preços dos combustíveis provocaram uma abrupta queda nas vendas de carros com motores grandes, com seis ou oito cilindros.

Em dificuldades no mundo todo, a Chrysler vendeu suas operações brasileiras para a Volkswagen em 1979. A multinacional manteve a marca Dodge no país somente até 1981, quanto o último Dart saiu das linhas de montagem.

Os modelos da marca sofreram acentuada desvalorização nos anos seguintes, mas voltaram a ser desejados, já antigos, na vidada do século. Hoje, os exemplares sobreviventes são verdadeiras preciosidades, disputadas por colecionadores e entusiastas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
4 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Carlao 11 de junho de 2020

Carrão, um ronco maravilhoso, estilosissimo. Só que realmente era beberrão. De 2 a 3,5 por litro o meu era o RT. E eu gostava de andar com o pé embaixo.

Avatar
Marcos 19 de dezembro de 2019

Ícone aqui, carro popular lá. Lançado aqui quando ninguém queria o modelo lá. Mas o lixo Americano sempre foi nosso luxo, nesta terra sofrida onde imperam carroças até hoje é quase nada feito aqui presta.

Avatar
Sergio Roberto Feliciano 23 de dezembro de 2019

Concordo. Foi assim com o galaxie, luxo aqui e carro de polícia por lá.

Avatar
lpm 24 de dezembro de 2019

Ta visto que vc nunca andou dodge!

Avatar
Deixe um comentário