[Vídeo] O ABS não funcionou? A culpa deve ser do motorista!

"Agora, quando o motorista pisa no freio com força, o ABS entra funcionamento e faz o pedal vibrar um pouquinho"

Não é permitido dirigir de chinelo de dedo
Motorista não deve aliviar o pedal do freio caso ele apresente vibrações (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 21/07/2021 às 19h02

Olha, outro dia a curiosidade jornalística falou mais alto e eu resolvi conversar com um motorista que tinha batido o seu carro atrás de outro; aquele esquema de freou e bateu. Eu estava com um pressentimento que se confirmou quando fui conversar com ele. Assista ao vídeo e entenda!

VEJA TAMBÉM:

Porque eu perguntei: “escuta, meu companheiro, o seu carro tem dois anos de fabricação, ele é 2019, então ele tem ABS, porque é obrigatório”. Ele falou: “ah sim, tem airbag e ABS”.

“Pois  é, e você bateu na traseira do carro que  estava na sua frente porque ele freou de repente?” Ele respondeu: “É, ele freou de repente”.

“E você não viu? Você não estava prestando atenção?” Ele disse: “eu estava prestando atenção, mas pisei no pedal do  freio e bati assim mesmo”. Eu falei: “Mas seu carro tinha ABS, ele saiu deslizando e bateu? Não pode!”

“Não, eu pisei no  freio e o pedal começou a trepidar. Aí eu pensei que tinha alguma coisa errada, então soltei um pouquinho só o pedal do freio então o carro bateu”. Aí eu falei: “é exatamente o que eu tinha pensado.”

Motorista precisa deixar o ABS funcionar

Dezenas, centenas de carros com ABS batem no carro da frente porque o ABS não funcionou. Mas não funcionou porque o motorista não deixou o ABS funcionar; dá pra acreditar?

Porque o motorista foi mal informado! Quando você pisa no pedal do freio rapidamente, com muita força e intensidade, o ABS vai entrar em ação  e não vai deixar as rodas deslizarem no asfalto, o pneu, e bater no carro da frente.

Agora, quando o motorista pisa no freio com força, o ABS entra funcionamento e faz o pedal vibrar um pouquinho. Quando o pedal vibra, o motorista acha que aquilo é algum alerta para ele tirar o pé do pedal, mas é o contrário!

Se estiver vibrando um pouquinho, pise com mais força ainda, senão o ABS não  funciona e você vai bater no carro da frente.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Navegante 3 de setembro de 2021

Bom saber! Meu próximo carro será o primeiro que comprarei com ABS e ficarei alerta caso precise frear numa emergência. Matéria útil e objetiva 😉

Avatar
Daniel Müller 14 de agosto de 2021

No meu caso o ABS não funcionou, travou o pedal bem no fundo, tinha óleo no hidro vácuo, mas até a Toyota assumir, foi um parto, carro com 20.000 km, depois trocaram na garantia, mas foi difícil eles acharem o problema, para não dizer incompetentes.

Avatar
Mister Gasosa 25 de julho de 2021

Na primeira vez que freio ABS do meu carro vibrou tomei um baita de um susto, mas continuei pisando firme no freio. Com o tempo vou acostumar.

Avatar
Fernando 22 de julho de 2021

Na boa, esse Boris deveria se aposentar!
Só bobagens lógicas!

Avatar
Fernando 22 de julho de 2021

Será que essa informação que a trepidação do pedal ao ativar o ABS consta no manual?

Mesmo que conste, quantas pessoas realmente lêem o manual do veículo?

Avatar
Giancarlo Luggeri 22 de julho de 2021

Abs eh so alegria, na minhaa cidade tem muito paralelepipedo nas ruas, quando chuvisca parece que vira um sabao com graxa meu carro e um omega 1995 e todas as vezes so meto o pe no freio e o carro faz o serviço de freio e aderencia sozinho, eh otimo mas tem um porem, deixa a gente mal acostumado, depois vc pega um carro sem abs e eh um perigo, leva cada susto……

Avatar
Davidkit 22 de julho de 2021

Não acredito . . .
Sério ?

Avatar
Deixe um comentário