Conheça o Fiat 500 de ‘três rodas’; ele existe por um motivo

Em uma primeira impressão, de fato, o visual do Fiat 500 não é dos mais belos. Porém, existe um motivo por trás dessa modificação inusitada

Fiat 500 de três rodas é adaptado para menores de idade dirigirem na Alemanha
Fiat 500 de três rodas é adaptado para menores de idade dirigirem na Alemanha (Foto: Reprodução | Reddit | AccordingSquirrel0)
Por Bernardo Castro
Publicado em 21/07/2021 às 20h13
Atualizado em 22/07/2021 às 15h24

Quem vê esse fiat 500 diferenciado, logo imagina que tudo não passou de uma gambiarra realizada pelo dono em sua própria garagem. E, de fato, a realidade não é muito diferente disso. O que muda é que o veículo está – acredite se quiser – legalizado.

A imagem foi compartilhada no Reddit, após um usuário flagrar o modelo italiano que trafegava pela autobahn, na Alemanha. E o que se descobriu é que existe uma empresa, chamada Ellenator, especializada nesse tipo de conversão. Mas porque alguém faria isso com o próprio carro?

VEJA TAMBÉM:

A legislação alemã permite que jovens de 17 anos dirijam sendo supervisionados, e que os 18 dirijam sem restrição. Contudo, se o veículo tiver três rodas é permitido que a pessoa dirija sozinha a partir dos 16 anos.

Motivo da modificação do Fiat 500

Pensando nisso, por U$ 5 mil (R$ 26,1 mil na cotação atual) mais o custo do veículo, a Ellenator substitui o eixo traseiro – de um Fiat 500 ou Volkswagen Polo, por exemplo – por um novo que utiliza um par de rodas de 14 polegadas, que por serem tão próximas uma da outra, são efetivamente consideradas uma única entidade.

Essas rodas se encaixam em uma seção modificada no porta malas (fazendo você perder um pouco de espaço) e os arcos onde os pneus ficavam antes, é preenchido com uma chapa de metal.

Foto: Divulgação | Ellenator

Além da perda de espaço no bagageiro, a modificação tem mais alguns pontos negativos. A começar pela perda de estabilidade do veículo. Além disso, o carro não pode produzir mais do que 20 cv, e deve ter velocidade máxima de 55 mph (aproximadamente 88 km/h). Essa mudanças classificam o automóvel como um veículo três rodas e permite que os mais jovens dirijam, sem problemas com a lei.

O lado bom é que quando o proprietário completar 18 anos, ele pode voltar o carro ao estado normal sem muitas dificuldades.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
27 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Sir.Alves 29 de julho de 2021

Deve capotar muito fácil…kkkkkkkk fez me lembrar da serie do Mr. Bean…. Além do mais, deve ser ‘ótimo’ pra trocar pneu furado…

Avatar
Joel Paiva Pereira 29 de julho de 2021

Que coisa idiota, até alemão faz besteira!!

Avatar
Rij 29 de julho de 2021

Primeiro: na Alemanha não se usa milhas, e sim, quilômetros. A velocidade máxima permitida para esses veículos é de 55km/h

Segundo: logicamente, não pode trafegar nas Autobahns.

Terceiro: barbaridade econômica, existem dezenas de microcars ICE, bem como elétricos, por exemplo, o Twizzy da Renault ou o Ami da Citroen que custam pouco mais que a modificação e que podem ser revendidos e aproveitar o dinheiro para dar entrada num veículo comum após completar os 18 anos. Para que tenha uma ideia, um Ami 0 km, com subvenção governamental, sai por 6000 euros. E pode ser pago a prazo, com uma entrada de 2400 e parcelas de 20 euros, com parcela final opcional, ou seja , pode devolver depois de 3 anos. Faça a conta…

Quarto: o veículo pode ser de quatro rodas, desde que não pese mais de 500 kg e tenha limite de potência e velocidade.Na França pode ser conduzido a partir dos 14 anos, e na Espanha, dos 15 anos.

Avatar
Edvaldo Araújo 27 de julho de 2021

Tô vendo 4 rodas ,a diferença é que as traseiras estão mais próximas

Avatar
Alex sandro 28 de julho de 2021

Lê a matéria q nela tá a explicação de pq tem 4 pneus e mesmo assim é considerado um triciclo.

Avatar
José 27 de julho de 2021

Sabe o que é estranho? Não o carro. Mas uma matéria que dizia que os jovens europeus,ede outros paises “desenvolvidos” não estavam mais interessados em terem seus próprios veículos. A nova geração perfeitamente ecológica,pretende corrigir os erros cometidos pelas gerações passadas. Agora vem essa matéria totalmente oposta. Vai entender a humanidade.

Avatar
André Almeida 27 de julho de 2021

carro de três rodas mas roda com quatro pneus ?‍♂️

Avatar
Norberto 27 de julho de 2021

Legislação permite ser conduzido por adolescentes. E a responsabilização civil e penal também tá prevista na legislação?

Avatar
Pedro Emílio Dürr 27 de julho de 2021

Responsabilidade civil e penal???
Cara é na Alemanha!!!
Lá tem leis bem eficientes…

Avatar
EDISON SCHMITT 27 de julho de 2021

Na verdade,ele tem 5 rodas,considerando as 2 da frente,as traseira perto uma da outra e mais o estepe,totalizando 5 rodas.
Não sabem somar?

Avatar
Marcelo 27 de julho de 2021

Chique

Avatar
Luiz Paulo Kenny 27 de julho de 2021

A única coisa que faz sentido nesse caso é o limitação de velocidade para permitir que os jovens de 16 anos já dirijam … poderia ser um limite ainda menor, de 40km/h por exemplo, 80 km já acho demais pois ja fui atropelado eu estando a pé e sei a diferença entre 50 pra menos ou mais de 50 km/h … 50 é a velocidade maxima para o pedestre conseguir levantar o braço e defender a cabeça num atropelamento, à mais de 50 km/h o pedestre não comegue levantae os braços a tempo e o pedestre acaba indo com o corpo no chão e batendo a cabeça no chao, aí pode machucar feio o rosto, e rachar a testa e morrer, ou bater a cabeça em qualquer outra posição no asfalto e do mesmo modo o trauma see forte demais para o cérebro e a pessoa morrer por causa da força da pancada na cabeça ao bater a cabeça no chão… por isso a limitação deveria ser 40 km/h e não mais que isso….
E deveria ter um adesivo colado na traseira avisando aos outros motoristas que estes devem ultrapassar se estiverem com pressa
O carro ter 3 rodas isso é sem logica, afinal, além de perder estabilidade pode causar acidentes, imagine a pessoa ter de sair da pista para dar passagem à uma ambulância ou carro de bombeiros? Se a beira da pista for de terra e for mais baixo que o asfalto o carro pode tombar … o mesmo aconteceria em estradas de terra com buracos, ladeiras em que vira-se a curva pra outra rua no meio da subida ou descida …enfim… complicado neh… é benéfico que existam mérito de permitirem Os Jovens dirigir a partir dos 16, porém, só a limitação da velocidade e colocar aviso aos outros motoristas ja Seria suficiente.. Com certeza lá as pessoas usam por dois anos e depois revendem em vez de pagar para fazer a conversão reversa para o carro voltar ao normal

Avatar
Marco 27 de julho de 2021

Quanta bobagem …

Avatar
Bruno 27 de julho de 2021

Fonte: vozes na minha mente

Avatar
Bruno 27 de julho de 2021

Um 500 ou um Polo tem muito mais de 20cv, então o que fazem nos motores para adequar a esta legislação? Esta parte não foi falada… Imagino que empreguem alfum controle eletrônico para reduzir potência e limitar a velocidade. Outra coisa que já li mas precisa confirmar é que em Autobahns os veículos que não atinjam uma velocidade mínima de 110 ou 130km/h não poderiam trafegar por elas então esses já não poderiam circular por essas estradas …

Avatar
Nanael Soubaim 18 de novembro de 2021

O senhor não conheceria os Morgan, conheceria?

Avatar
Krakux2334 26 de julho de 2021

Bmw hommi isetta?

Avatar
André Carvalho da Silva 26 de julho de 2021

Mierda…. Pura mierda!

Avatar
Komeku 26 de julho de 2021

Q boxta!

Avatar
Amarilio Santos da Silva 23 de julho de 2021

Os alemães são de fato, muito inteligentes, como ninguém pensou nisso antes?! Aqui no Brasil temos o triciclo…

Avatar
Adriano de Souza Cruz 23 de julho de 2021

Ele tem quatro rodas

Avatar
Cristiano 23 de julho de 2021

Simplismente ridículo

Avatar
Diego 23 de julho de 2021

Se ele tem dias rodas atraz, então tem 4 rodas ?

Avatar
Alex 24 de julho de 2021

São 3 rodas. Leia a matéria

Avatar
Rodrigo 25 de julho de 2021

Não amigo , pelo q vejo na foto, tem 2 atras e 2 na frente um total de 4 e nem precisa ser especialista para ver isso.

Avatar
Paulinho 25 de julho de 2021

É que as duas rodas atrazeiras são tão perto uma da outra que a legislação alemã considera o conjunto (ou entidade como descrito na reportagem) como sendo uma roda só!

Avatar
LMG 25 de julho de 2021

Leia o artigo
…….considerado como 3 rodas….simples assim, é só ler

Avatar
Deixe um comentário