Regular o farol do carro: aprenda com nosso tutorial em vídeo!

Vai viajar e encheu o porta-malas? Os outros motoristas estão reclamando do farol do seu carro? O Sérgio Melo ensina, em vídeo, como evitar esse problema

Por Sérgio Melo 20/01/18 às 09h52

Tudo pronto para viajar com a família e o porta-malas do carro está cheio. Na estrada, os carros que estão vindo no sentido contrário começam a piscar o facho alto para você. Mas qual será o motivo? Provavelmente você precisa regular o farol, pois está desnivelado devido ao peso na traseira do veículo.

LEIA MAIS:

E pode ficar calmo, é um problema fácil de resolver. Como? Sérgio Melo dá as dicas de como regular o farol do jeito correto.

Em alguns modelos, esse ajuste tem que ser feito manualmente. Atrás do farol, há uma alavanquinha para esse propósito. Em outros, o acerto é feito por meio de um botão no painel. Muito mais prático, além de permitir regular o farol com o carro em movimento.

Em carros equipados com farol de xenônio de fábrica (não instalados como acessórios), o nivelamento é feito automaticamente.

“Aposto que você gosta de um porta-malas bem grande para levar tudo nas viagens, não é mesmo?! Agora, o que talvez você não saiba é porque nas viagens mais longas, todo mundo em sentido contrário fica piscando pra você, reclamando que o seu farol está incomodando; já nos trechos curtos, isso não acontece. Por que será? Eu vou explicar.

É que quando você vai para mais longe, costuma levar mais peso, e esse peso abaixa a traseira do veículo, levanta a frente, e o seu farol passa a apontar direto para os olhos dos outros.

Como resolver isso? Eu te explico. Nos veículos mais modernos, em alguns, há uma alavanquinha atrás o farol que você gira para fazer a compensação. Em outros, você tem um sistema elétrico, através de um botão no painel, que você regula exatamente o quanto você quer.

Esse sistema é muito melhor, porque você pode fazer isso com o carro andando e dosar exatamente a melhor posição possível.

Agora, se o seu veículo tiver faróis de xenon, pode ficar tranquilo, porque o sistema de compensação é automático. Só mais uma coisinha: quando voltar, não se esqueça de deixar tudo como estava antes.”

Regular o farol após encher o port-malas é necessário

Foto Volvo | Divulgação

1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
  • Avatar
    Ademir da Silva e Souza 13 de dezembro de 2019

    Adorei todas as dicas, foram de muita valia.Parabéns.

Avatar
Deixe um comentário