[Vídeo] Audi repete a Ford? Empresa vai fechar fábrica no Brasil?

A marca das quatro argolas também interrompeu sua produção no Brasil. Diz que só volta se o governo federal acertar o calote que deu nos alemães

audi a3 sedan sendo produzido na fabrica de sao jose dos pinhais pr
A Audi interrompeu no ano passado a produção do A3 e do Q3 (foto: Audi | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 18/01/2021 às 18h01

Quando a Ford anunciou que está fechando suas fábricas no Brasil, muitos perguntaram: mas Mercedes e Audi também não estão?

Quanto à Mercedes, ela não vai fechar, ela já fechou (em dezembro) a fábrica que inaugurou em 2016 em Iracemápolis, no interior de SP, para fazer jus aos incentivos do plano Inovar Auto anunciado por “Dona” Dilma em 2012.

Em relação à Audi, ela não vai fechar fábrica nenhuma pelo simples motivo de ela não ter mais fábrica no Brasil. Como assim? Boris Feldman explica em vídeo:

A Audi foi sócia da VW numa fábrica em São José dos Pinhais, ao lado de Curitiba, para a produção conjunta do Golf e A3. Mas encerrou a produção do A3 hatch em 2006 e vendeu sua parte na fábrica para a Volkswagen. Na verdade, uma composição interna, pois ambas pertencem ao Grupo VW. Mas são empresas distintas.

VEJA TAMBÉM:

E daí para frente, passou a apenas importar carros para o nosso mercado. Entretanto, em 2012, diante das vantagens oferecidas pelo plano Inovar Auto que levaram Mercedes, BMW e Jaguar Land Rover a instalar fábrica no país, a Audi tomou mesma decisão.

Com uma diferença: ela não investiu numa fábrica, só combinou com sua “prima” VW , em 2016, voltar a utilizar a mesma linha do A3 Hatch para voltar a produzir no Paraná. Desta vez, o A3 Sedã e o SUV Q3.

Mas, não se passa a produzir dois novos modelos numa fábrica sem investimentos em ferramental, treinamento, engenharia, desenvolvimento de fornecedores de autopeças e mais uma pilha de ajustes e acertos.

Fábrica paranaense não produz mais veículos Audi, mas segue em operação

A Audi interrompeu no ano passado a produção do A3 e do Q3. Poderá voltar a fabricá-los aqui, mas a matriz só autoriza os investimentos, que  não são pequenos, se o governo acertar o calote de quase 200 milhões de reais que deve para a Audi em créditos gerados exatamente por ter aderido ao Inovar Auto de “Dona” Dilma.

Os alemães disseram que chega de levar calote no Brasil. Então, se receber a grana, a Audi volta a fabricar no Paraná. Caso contrário, faz como a Ford: torna-se uma simples importadora. E a fábrica de São José dos Pinhais volta a ser operada unicamente pela Volkswagen.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
39 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
jose edson g da silva 25 de outubro de 2021

A VOLKSWAGEN NAO VAI SAIR E VAI GERAR MUITOS LUCRO E EMPREGO PARA O POVO

Avatar
Ronaldo 21 de janeiro de 2021

Acho que compensaria mais fabricar o Golf no Brasil. Quando todos se equiparem para fabricar só SUV’s que tal ser diferente? Eu acho que brasileiro adora hatch; e é um mercado sendo deixado de lado cada vez mais. Tem que ser algo mais vw, audi fica muito inacessível para o brasileiro, fica “premium” muito caro e poucas concessionárias. Quantos audis vendem por mês? Quantos golfs vendiam, quando existiam no brasil? Aguardo uma nova plataforma para o gol também; motor aspirado e câmbio manual, por favor. EA211 1.6 16v cambio MQ200 tá ótimo para o gol. Salvem os carros! Chega de modinha SUV; pois que isso passe logo.

Avatar
Deco Santana 20 de janeiro de 2021

Vejo muitos defenderem a construção de carros genuinamente nacionais mais,se para conseguir máscaras de proteção individual por causa da pandemia precisa -se implorar para a China mesmo assim desviando rota por conta dos EUA que tinha a preferência,imagina construir um carro nacional,onde patentes precisam serem criadas e toda a burocracia que existe no meio. A tecnologia precisa ser explorada,mas no Brasil não se investe em pesquisa já diz como anda o CNPq entregue as moscas.

Avatar
Elias 20 de janeiro de 2021

Ora do Governo investir em nossa indústria e porque não fabricar uma marca nacional temos técnicologia, matéria prima e mão de obra.

Avatar
Roniely Rodrigues 20 de janeiro de 2021

Bom dia pessoal.Minha opinião e que as às coisas estão complicada pra nóssos politicamente já faz a muitos anos atrás, essa crise não he de agora.A culpa de tudo isso não são as montadoras de veículos.E claro que ano pos ano,e troca de governo,com essas lavagens de dinheiro,não tem países nem um que aguenta na economia…Os resultados das montadoras de parar às suas fábricas no Brasil isso são as mas investimentos que os governantes do Brasil está fazendo desde a muitos anos,,,Promete melhoras pela uma parte e por outro lado fica o prejuízo no Brasil…Resumindo só há crescimento no país se tiver uns bons investimentos.Mas quanto isso às fábricas de montadoras de veículos está fechado como todos os micropreendedores,estão parados…isso é a realidade…

Avatar
Becker 20 de janeiro de 2021

Eita Brasil, acorda nação …
Somos a 6° maior população do mundo, vamos acordar meu povo. O país de riqueza incalculável, seja ela no minério ou seja ela na agricultura, sem falar na Amazônia cobiça dos gringo etc. Não fico triste porquê a empresa Ford foi ou porquê a Mercedes vai embora, agora até a Audi que nem fábrica tem disse que vai embora deixa que vá… Já foi tarde! Agora senhor vamos tomar vergonha na cara e para de vender nosso minério in natura a preço banana… Quero vê como vai fabricar carro sem matéria prima… Vamos acordar Brasil, vamos corta o abastecimento da matéria prima… E só aqui no Brasil que vende tudo in natura !

Avatar
João Luiz 20 de janeiro de 2021

Respondendo a alguns comentários. Sou brasileiro, mas todos os brasileiros que tem capacidade pra ajudar o Brasil a construir o seu próprio carro, quer trabalhar em alguma dessas empresas estrangeiras aí. Fica a dica

Avatar
Ricardo Santos 19 de janeiro de 2021

Deixa fechar, quer subornar e extorquir o governo. Voltem para Alemanha.

Avatar
Roland Erwin linz 19 de janeiro de 2021

Eu particularmente acho que as montadoras europeias e americanas querem muito pelo pouco que dão

Avatar
mario wek 19 de janeiro de 2021

gente, as montadoras recebem incentivos para se instalarem aqui, pois o retorno que ela trás é enorme.
Em empregos, impostos, melhoria de vida para uma cidade.
Perguntem as milhares de desempregados, dezenas se milhares de trabalhadores indiretos.
Se uma montadora sai, temos que lamentar, pois o nosso prejuízo é muito maior daquilo que investimos.
Para tampar essas lacunas, todos nós pagaremos um alto valor.
Saíram por que não tem mais vantagens em ficar, por falta de nossas políticas.
Logo logo veremos o prejuízo, e saibam que isso reflete na vinda de outras montadoras, que ficam de olhos abertos.
E de se lamentar

Avatar
Robson Alves Feitoza 19 de janeiro de 2021

Boa noite porque não cria uma fábrica brasileira,e produz o próprio carro.e para de depender de europeu os brasileiros tem capacidade pra isso.

Avatar
Fagner 19 de janeiro de 2021

E pessoal brasileiro não sou de direita e nem de esquerda mas parem e pensem soa empresa multi nacionais q geram milhões de emprego concorrência faz bem pro mercado são empresa com tecnologia gigante só pra ter uma ideia pensa nois ter a vw ou só a Fiat o monopólio toma conta só pra abriu um empresa no Brasil tem q ter peito temos q ter mas consiencias

Avatar
Said Hamud 19 de janeiro de 2021

Tbem penso que se não tá dando lucro vaza da lugar pra outro, é igual a uma empresa prrcisa lucrar, e além do mais Audi é carro só pra quem pode e quem pode não vai se importar em pagar a taxa de importação se o cara quer aquele carro ele vai pagar e pronto, agora só pra dizer que tá produzindo tal veículo aqui no Brasil e o país e o povo só arcando com a festa, por favor né gente

Avatar
Mauricio Laurentino de Campos de Campos 19 de janeiro de 2021

Boa viagem para Audi, até porque eu não tenho verba com o salário que ganho para manter o luxo de poucos com os impostos que pago.

Avatar
José Roberto de Faria 19 de janeiro de 2021

Como esses governantes são burro, é muito simples, quer fechar fábrica pode fechar, quer importar para abastecer mercado pode sim,mas tem que pagar 100 por cento de imposto

Avatar
Geraldo 19 de janeiro de 2021

Infelizmente aqui no Brasil os impostos e tudo caro carros novos são caros se o preço fosse mais baixo venderiam mais carros mais como no Brasil tudo é circo fica dificil

Avatar
João Nascimento 19 de janeiro de 2021

Poxa, todas as outras mascas estão saindo do Brasil. Como sempre, o governo prejudicando e atrapalhando nossa vida. Como diria um amigo,”Brasil, o país o de a pipa empina o menino”.

Avatar
Cassanjure da costa 19 de janeiro de 2021

Os direitos trabalhistas também fazem com que eu nunca mais abra uma empresa.
Você abre uma empresa e vai para dentro receber ordem de sindicato e empregados. ÉGUA

Avatar
Mario José 19 de janeiro de 2021

Pague 30 leve 1. Globo a gente se vê por aqui.

Avatar
Agnaldo vicente culler 19 de janeiro de 2021

Bom dia.Isso mesmo, tem que ser patriota.Deve pra Alemanha deve pro país todo.Nos brasileiros temos ser dignos mais nosso governo corre ao contrário.

Avatar
Silvio 19 de janeiro de 2021

E o Dono Bolsonaro o que fez até agora para incentivar a produção industrial?

Avatar
MARCOS VARELA 19 de janeiro de 2021

País refém de tecnologia e falta de investimento em EDUCAÇÃO será eterna COLÔNIA

Avatar
GILBERTO RIBAS DOS SANTOS 19 de janeiro de 2021

O mais sábio comentário nesse poço de opiniões

Avatar
Andrė da Paixão Rodrigues Neves 19 de janeiro de 2021

Pagar para produzir?? Eles querem aproveitar o atual momento para mais uma vez lucrar as nossas custas.

A VW não sai, pois gera lucro
Fiat não sai pois gera lucro
GM n ao sai pois gera lucro

Se uma sair, outras vão entrar.
É porta aberta para outras …

Avatar
GILBERTO RIBAS DOS SANTOS 19 de janeiro de 2021

Não esteja tão certo disso, pra alguém vir, tem de inspirar alguma confiança, coisa que no mercado brasileiro anda rara

Avatar
Luiz Antônio Spezzio 19 de janeiro de 2021

O interessante disso temos e que láfora em seus países não são subsidiados e aqui querem fazer com que os brasileiros paguem a conta, que fiquem por lá, aqui já temos VW e a Honda, Toyota, Nissan, são veículos que pouco se sabe com problemas, sendo os melhores no mundo globalizado. Chega de porcaria por aqui. Procurem outro meio a pra usurpar o brasileiro.
Sou muito feliz com o meu VW ano 97, não troco por nada, me leva aonde quero.”Quem corre muito, costuma morrer rápido”

Avatar
Jardel 19 de janeiro de 2021

Isso que é uma opinião idiota.

Avatar
Willy j saade 19 de janeiro de 2021

Verdade amigo 97 motores ae.ap 1.3 1.5 1.6 1.8 2.0 são os melhores da Volks

Avatar
Luiz Antônio 19 de janeiro de 2021

“segundo a matéria informa chega de calote do Brasil, será que nesse momento o nosso país precisa realmente desses empresários que só pensa neles e não no país”

Avatar
VALFRAN AQUINO SANTOS 19 de janeiro de 2021

E verdade

Avatar
Jhhh 19 de janeiro de 2021

Único País no Mundo, que mesmo sabendo que veneno faz mal, continua tomando, espero que logo logo, tudo aqui seja importado, Brasil lascado.

Avatar
Luis André 19 de janeiro de 2021

Bom dia simples o governo não é obrigado a pagar para uma empresa produzir carros no Brasil se não dá lucro=fecha é simples, não vai me dizer que não pode a tá é só olhar que já tem várias fábricas querendo vir montar seus carros aqui, os impostos são autos mas como as chinesas produzem aqui no nosso pais.

Avatar
André 19 de janeiro de 2021

É simples… qualquer que seja a marca, se não dá lucro = fecha, tchau !

Avatar
matheus 18 de janeiro de 2021

Uma pena. Era tão serio mas virou um passador de pano do governo veio gaga

Avatar
Pedro Gonçalves 19 de janeiro de 2021

Concordo. Usando termo “Dona Dilma” (2x), querendo agora transferir a culpa. Ele esqueceu o recorde de venda de veículos no país no período 2004-2016. Em 2012, no início do INOVAR AUTO, duvido que ele tenha feito críticas ao programa. Hoje esse blog, passa pano pra um governo familiar, corrupto, incompetente e genocida.

Avatar
Michael 18 de janeiro de 2021

O plano do governo pague dois veículos e leve um deu certo até quando durou, o termo “carro de patrão” para ricos é claro não dão conta de sustentar uma fábrica de automóveis no Brasil, por questões do dólar + impostos absurdos brasileiros.

Avatar
André santos 19 de janeiro de 2021

E inacreditável ver o que está sendo feito com a indústria brasileira, e achar normal.

Avatar
Inácio Aurélio 19 de janeiro de 2021

Eu não tenho conhecimento do plano Inovar Auto. Vou ler e saber quem tem razão.

Avatar
Sergio 19 de janeiro de 2021

Usaram o recurso do governo pra desenvolver produtos e ainda querem troco….por favor neh. Continuam achando que somos um bando de tupininquins, com todo respeito ao povo indigena.

Avatar
Deixe um comentário