[Vídeo] Carro automático com problema? Ele pode pegar no tranco?

"Esse é o problema do carro com câmbio automático: não tem jeito de fazê-lo pegar empurrado, no tranco ou similares"

cambio automatico carro automovel hyundai creta 2020
Solução para um carro automático sem bateria é fazer um enxerto de carga (Foto: Hyundai | Divulgação )
Por Boris Feldman
Publicado em 19/01/2022 às 18h16

Se a bateria de um carro automático acabar, como é que se faz para ligar o motor? Joga a ladeira abaixo e faz ele  pegar no tranco? Isso é só no carro manual, que você joga ladeira abaixo aperta a embreagem, deixa uma segunda ou terceira engatada, ok? E, lá pelos 20 km/h ou 30 km/h, você tira o pé da embreagem, as rodas fazem o motor movimentar. E no automático, por que que não é possível isso? Assista ao vídeo e entenda!

VEJA TAMBÉM:

No carro automático, você tem que vir com a chupeta ou trocar a bateria. Porque o automático tem, entre a caixa e o motor, o que se chama de conversor de torque. Ele faz, digamos,  o papel da embreagem: ele que acopla a caixa  ao motor, como a embreagem no carro manual.

Por que o carro automático não pega no tranco?

Esse conversor de torque só funciona com o motor ligado, pois é ele que faz o hidráulico  do conversor de torque funcionar. Ora,  você joga o automático ladeira abaixo, em qualquer velocidade, o motor vai estar sempre parado, e a caixa rodando junto com as rodas. Mas, entre a caixa e o motor, tem o conversor de torque, que também está parado, junto com o motor. Então, não tem jeito de acionar o motor.

É como se, no carro manual, você estivesse  sempre com a embreagem apertada.  Como é que você vai fazer girar, mesmo que as rodas, mesmo que a caixa esteja girando, mas se a embreagem estiver acionada, estiver desacoplada, não tem jeito de “virar” o motor.

Esse é o problema do carro com câmbio automático: não tem jeito de fazê-lo pegar empurrado, no tranco ou similares.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário