[Vídeo] Miopia governamental sobe os preços dos combustíveis

"Se enfrentamos hoje os mesmos problemas da maioria dos países pelo preço do barril de petróleo acima de US$ 100, é por absoluta falta de planejamento"

mangueira bocal abastecendo carro flex postos combustivel gasolina brasileira
Brasil é dependente demais dos combustíveis fósseis (Foto: Shutterstock)
Por Boris Feldman
Publicado em 23/03/2022 às 19h07
Atualizado em 23/03/2022 às 20h03

A Rússia invadiu o Ucrânia, e aí disparou o preço do petróleo no mundo. No Brasil, os parlamentares ainda discutem que tipo de subsídio conceder a gasolina e ao diesel, pois nunca se pensou em investir nas alternativas aos combustíveis fóssil. Se enfrentamos hoje os mesmos problemas da maioria dos países pelo preço do barril de petróleo acima de US$ 100, é por absoluta falta de planejamento.

É pela incompetência dos governantes que não enxergam um palmo a diante do nariz e não investem na utilização racional de nossos recursos naturais. Assista ao vídeo e saiba mais!

VEJA TAMBÉM:

Inacreditável a nossa matriz energética tão atrelada ao petróleo, pois só nosso país tem quase toda a sua frota de automóveis projetada para o etanol. Mas nossos motoristas ainda fazem continhas para decidir por um dos dois combustíveis. E o pior é que, em geral, optam pela gasolina, pois ainda não se estabeleceu uma política para tornar os preços do etanol mais atrativos.

Já deveríamos também estar investindo pesado para substituir o diesel por dois combustíveis derivados de vegetais: o biodiesel, obtido a partir de vegetais com processo de transesterificação e já misturado na proporção de 10% ao diesel; e o diesel verde, a partir da hidrogenação de óleos vegetais ou gordura animal. Sua molécula é idêntica a do diesel e pode substituir-lo em até 100%.

Carro elétrico: alternativa aos altos preços dos combustíveis?

Ah, o carro elétrico… O Brasil tem um enorme potencial de energia limpa gerada em hidrelétricas. Além de vento e sol a vontade para obter em usinas fotovoltaicas ou eólicas.

E mais: será que só nossos governantes ignoram ser possível o carro elétrico sem bateria, abastecido com etanol? Como? Por meio de uma reação química que extrai, do etanol no tanque, o hidrogênio que alimenta a célula combustível fuel cell, que produz energia elétrica e que movimenta o automóvel.

Esse processo já existe em veículos pesados e está sendo desenvolvido para os leves. Já pensou abastecer o elétrico em um posto? Mas quem investe nessa pesquisa não é o Governo Federal, mas apenas a iniciativa privada por duas parcerias: da Nissan, com o Ipen, da USP, e da Volkswagen com a Unicamp.

Se nossos governantes enxergassem pelo menos dois palmos a diante do nariz, a vida seria mais fácil para todos. E o Brasil seria uma lição de tecnologia e modernidade para o mundo.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
2 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Vinicius 2 de abril de 2022

Tem que explicar o porquê do “vai doer no bolso deles” (dos políticos). Eles não votam nada em favor do povo porquê além dos bilhões do orçamento dedicado às campanhas eleitorais vindos do dinheiro dos impostos, eles tem o dinheiro também vindo dos empresários para financiar suas campanhas (farras). E só defendem seus “patrocinadores”. É melhor deixar o etanol(álcool) caro com a justificativa de uma baixa safra pra facilitar os dólares ganhos pelos empresários com a exportação, do que produzir mais e mais para baratear o preço e como consequência movimentar a economia. Fora o não incentivo de aumento do número de refinarias e adequação das existentes ao nosso petróleo mais grosso produzido aqui. Alterar o valor dos impostos é muito pouco para o que realmente precisa ser feito
OUTRA: passem a pedir SIM a nota fiscal quando forem abastecer. Se não conseguimos acabar com a adulteração de combustível, pelo menos acabamos com o não pagamento dos impostos. Até em postos de GNV, pois se o seu carro der problema, você comprova qual foi o posto onde abasteceu! Tem posto que não faz manutenção e injeta óleo junto com o gás no cilindro do seu carro.

OBS: Os postos de GNV são os que têm o pior atendimento e não oferecem nem para lavar o para-brisas do veículo. Achando que o público que abastece com esse combustível é de menor poder aquisitivo e não merece ter um tratamento de “primeira”. :/

CURIOSIDADE: O valor do combustível em postos de Campos dos Goytacazes RJ é alto, mesmo com a cidade dando nome à bacia petrolífera de onde é retirado sua matéria prima. Motivo: impostos.

Avatar
Andre Rocha 24 de março de 2022

Eles enxergam… o problema é que fazer isso tudo em prol do povo vai doer no bolso deles, e isso eles não querem. Enquanto tiverem dando o que o povo quer (dinheiro fácil (auxílio disso e daquilo), tendo futebol e cerveja), o povo vai continuar sorrindo e alheio a tudo o que acontece. O que esperar de um País onde quem chuta uma bola tem mais valor que um professor, onde “celebridades” não podem ser abordadas por policiais. Temos o país que merecemos.

Avatar
Deixe um comentário