[Vídeo] Como escolher o combustível? Preço não é único fator

"A 'regrinha' dos 70% já deixou de valer há muito tempo, embora até continue afixada nas bombas de muitos postos"

Existe momento certo para abastecer o tanque do veículo?
Tanto o etanol quanto a gasolina têm vantagens e desvantagens (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Boris Feldman
Publicado em 08/05/2022 às 15h04

Quais são dois enganos comuns para se escolher combustível ao abastecer um carro flex? Conversei com dezenas de donos de carros flex para saber o critério de decisão: gasolina ou etanol? A resposta foi quase unânime: “faço as de qual sai mais barato pela ‘regrinha’ dos 70% do preço da gasolina. Acima, é com ela. Abaixo, com o etanol”. Pois existem dois enganos aí: assista ao vídeo!

VEJA TAMBÉM:

O primeiro é que a ‘regrinha’ dos 70% já deixou de valer há muito tempo, embora até continue afixada nas bombas de muitos postos. A diferença de consumo entre gasolina e etanol não é mais de 30%, percentual de quando foi lançado o carro flex, em 2003, há quase vinte anos.

Hoje, pode ser de apenas 25% pelos avanços dos motores e dos combustíveis. Cada motorista tem que fazer as contas para descobrir a diferença de consumo e concluir o percentual ideal para o seu carro.

O segundo engano é se basear apenas na questão financeira. Qual dos dois é mais vantajoso? Claro que é importante para qualquer bolso, mas há situações em que ela não é tudo.

Uma primeira questão é ecológica, pois o etanol é mais limpo. Por que não optar por ele, pelo menos no caso de um empate entre os dois? Uma segunda questão aponta para autonomia.

Na estrada sempre vale mais a pena a gasolina, que tem menor consumo e reduz o número de paradas para abastecimento e o risco de encher o tanque com combustível adulterado em um posto, em geral, desconhecido.

Outros critérios para escolher  o combustível do carro flex

Outro ponto a ser considerado é o desempenho. Para quem gosta de melhor resposta do carro ao acelerador, quase todos oferecem um desempenho superior com etanol.

E, finalmente, ainda existe uma outra alternativa para se obter um desempenho um pouco melhor. Sem prejudicar excessivamente o consumo, existe a solução 50 por 50: metade gasolina, metade etanol.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário