SUVs, só que não: relembre 5 carros cujos fabricantes tentaram ‘promover’

Para tirar proveito do segmento que caiu nas graças dos consumidores, fabricantes fazem de tudo: até tentar mudar alguns produtos de categoria

kwid cifrao interrogacao
Até subcompacto já foi chamado de SUV pelo fabricante (Foto: Renault | Divulgação)
Por Alexandre Carneiro
08 de maio de 2022 08:02

Atualmente, os carros da moda são os SUVs. O consumidor brasileiro se encantou pelos modelos “altinhos”, tanto que eles extinguiram segmentos inteiros, como o das peruas. Consequentemente, os fabricantes priorizam os veículos desse gênero: na falta de novos produtos para colocar no mercado, alguns já chegaram até a classificar automóveis de outras categorias como utilitários.

VEJA TAMBÉM:

Esses 5 carros foram ‘promovidos’ a SUVs

Os casos são tantos que renderam até um listão: enumeramos 5 carros que “se transformaram” em SUVs pela simples ação dos departamentos de marketing dos fabricantes. Relembre todos eles!

1. Renault Kwid

thumb farol neblina kwid intense 014
Renault Kwid não é nem SUV, nem compacto

Talvez o mais famoso caso de “promoção a utilitário” do mercado seja o do Kwid: quem não se lembra do slogan “o SUV dos compactos”, veiculado em 2017, durante a campanha de lançamento? Mas o fato é que o modelo não é nem SUV, nem compacto: trata-se de um subcompacto, de 3,68 m de comprimento, com suspensão elevada e 18 cm de vão livre do solo.

Dirigimos o novo Renault Kwid ,na versão Outsider: assista ao vídeo!

2. Fiat Weekend Adventure

fiat palio weekend adventure locker vermelha de frente em estrada de terra
Perua aventureira foi chamada de “SUV light” pela Fiat

Tudo bem: graças à generosa altura de 19 cm em relação ao solo e ao sistema de bloqueio de diferencial batizado de Locker, a Weekend Adventure era até valente na terra. Mas o caso é que nem por isso ela deixava de ser uma autêntica perua, derivada do Palio. Em 2008, porém, quando lançou uma atualização do modelo, a Fiat o chamou de “SUV light” no material de divulgação.

3. Citroën C3 AirCross

citroen aircross
Citroën AirCross permaneceu no mercado de 2010 a 2021

Antes de se juntar à Fiat no grupo Stellantis, a Citroën também tentou inserir um de seus carros entre os SUVs: o C3 AirCross. Originalmente, ele não escondia ser uma versão aventureira do C3 Picasso, que por sua vez era um autêntico crossover, que mesclava características de monovolume e multivan. Só que a versão sem adereços ao estilo off-road fez pouco sucesso e saiu de linha em 2015. O fabricante, então, não hesitou em “promover” o modelo. E olha que ele tinha um vão livre de apenas 12,9 cm.

4. Honda WR-V

honda wr v 2021 14
Honda chamou o WR-V de SUV do início ao fim da produção

Desde o lançamento, em 2017, até o fim da produção, em 2021, a Honda sempre classificou o WR-V como SUV compacto. Contudo, esse rótulo é puro marketing: o modelo não passava de um Fit com alterações na suspensão e e retoques no design da dianteira e da traseira. O que não dá para negar é que o fabricante elevou bastante a altura em relação ao solo, que chegava a 19,9 cm.

5. Caoa Chery Tiggo 3x

caoa chery tiggo 3x na pista teste 1
Tiggo 3x saiu de linha neste mês

Lembra-se do Celer, hatch compacto que marcou a inauguração da fábrica da Chery em Jacareí (SP)? Pois bem, depois que a Caoa assumiu as operações da marca no Brasil, em 2018, tratou de reestilizar e elevar da altura do solo do modelo. Ele passou a se chamar Tiggo 2 e, claro, mudou de categoria, ao menos segundo o fabricante. Em 2021, veio outra atualização, envolvendo design e mecânica, com direito a mais uma mudança de identidade, agora para Tiggo 3x. Mas, no fim das contas, trata-se de outro dos carros ‘promovidos’ a SUVs.

Vale a pena gastar tanto para estar na moda com um SUV? Boris Feldman opina em vídeo!

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook Twitter Twitter Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Santiago 8 de maio de 2022

Pior ainda do que os marqueteiros que vendem essa lorota, é o consumidor que faz questão de acreditar nela, dispondo-se à pagar valores superfaturados e orgulhando-se de inflacionar o mercado – só pra “estar na moda”.

Avatar
Deixe um comentário